WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

JERBSON MORAES, PRESIDENTE DA CÂMARA DE ILHÉUS É O CONVIDADO DO PROGRAMA ‘ POLÍTICA DE FATO’ DESSA SEXTA-FEIRA (13)

O convidado do Programa ‘Política de Fato’, dessa sexta-feira (13) será o Presidente da Câmara de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD).

O programa da Rádio Bahiana de Ilhéus, vai ao ar a partir das 7h , e tem o comando de Adilson Neves, Danilo Matos (Blog Ilhéus 24h), Jamesson Araújo (Blog Agravo) e Rildo Mota.

Para acompanhar a entrevista acesse as redes sociais dos Blogs e apresentadores, ou as redes sociais da Rádio Bahiana de Ilhéus.

 

ILHÉUS: REFORMA ADMINISTRATIVA É APROVADA PELA CÂMARA DE VEREADORES

A Câmara de Vereadores aprovou nesta quarta-feira (11) a reforma administrativa do Poder Executivo de Ilhéus. A matéria recebeu maioria dos votos favoráveis e agora segue para sanção do prefeito Mário Alexandre.

O documento autoriza a transformação da Superintendência de Operações e Ações Regionais em Secretaria Especial de Agricultura, Pesca e Interior, bem como implantação do Setor de Intensificação e Apoio a Doações de Órgãos e Tecidos para Transplantes (SIADOTT), vinculado à Secretaria de Saúde.

O projeto visa também aperfeiçoar a oferta de serviços públicos e agilizar o atendimento das demandas apresentadas à gestão municipal. Com as mudanças, haverá transferência de cargos. Conforme o prefeito, a reforma concede atenção especial às ações desenvolvidas na zona rural e ao setor produtivo de Ilhéus.

“A gente dá mais um passo, com responsabilidade e dentro do compromisso firmado com o nosso povo para garantir que a Saúde, Educação, Infraestrutura e o Social, áreas de extrema importância para o desenvolvimento do nosso município, continuem recebendo investimentos. Tudo isso é feito para elevar a autoestima do nosso cidadão”, explicou o gestor.

A pasta será chefiada pelo vereador Nino Valverde. A escolha revela, acima de tudo, a sensibilidade do prefeito com a população residente nas comunidades rurais e distritos de Ilhéus. Integram a nova secretaria os cargos atualmente pertencentes à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, são eles: Diretoria de Assistência à Agricultura; Divisão de Agricultura; Coordenação de Pesca e Coordenação de Cooperativismo e Associativismo.

Ressalta-se que a nova pasta está sendo criada a partir de funções já existentes.

PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE DEFENDE AJUDA FEDERAL PARA “SALVAR” SETOR DE TRANSPORTE COLETIVO

O prefeito Mário Alexandre (Marão) voltou a questionar o sistema público de transporte de Ilhéus. Na última semana, o Município notificou mais uma vez as concessionárias e cobrou a retomada imediata de 100% da frota. O gestor ressaltou que além de exigir melhoria do atendimento prestado aos usuários, as notificações visam garantir a circulação dos ônibus na zona rural aos finais de semana, posicionamento já assumido pelas empresas responsáveis pelo serviço.

Contudo, segundo frisou, o funcionamento regular da frota não depende apenas das determinações e reinvindicações apresentadas pela Prefeitura. É necessário unir forças para salvar as empresas. Ele lembrou da existência de um projeto de lei que tramita na esfera federal, cuja proposta é conceder verbas e benefícios fiscais, a fim de evitar o colapso do sistema público de transporte em várias cidades brasileiras.

Para Marão, o auxílio federal é a decisão mais assertiva neste momento e representa uma saída emergencial para dar fôlego ao sistema. Como se não bastassem os prejuízos causados desde o início da pandemia, as empresas enfrentam a alta no preço dos combustíveis. Mesmo envidando todos os esforços, sozinha, a Prefeitura não consegue impedir a falência do setor. “Ilhéus não é a única cidade que sofre com a defasagem. Hoje, esse é o maior problema enfrentado por diversos municípios da Bahia e do Brasil”, explicou o prefeito.

O Executivo precisou pagar parcela da conta provocada pela pandemia, ainda que não seja obrigação da gestão municipal subsidiar o transporte público. Marão destaca que os efeitos negativos atingem a todos, desde as empresas que estão na iminência de suspender as operações por falta de financiamento, até os passageiros, que estão insatisfeitos com a qualidade do serviço oferecido.

CONFIRA AS DATAS DE VENCIMENTO DO IPVA NESTE MÊS DE MAIO

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) alerta os contribuintes para as datas de vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em maio. Os donos de automóveis de placas com finais 1, 2, 3, 4, 5 e 6 possuem prazos terminando neste mês. Mais informações estão disponíveis no www.sefaz.ba.gov.br, Canal Inspetoria Eletrônica, ou via 0800 071 0071 e faleconosco@sefaz.ba.gov.br.

Os proprietários de veículos com placas de final 5 podem quitar o imposto em cota única com 10% de desconto até o dia 30 e os de placa final 6 até o dia 31, também com o abatimento de 10%. Outra opção é pagar a primeira das cinco cotas do IPVA, sem desconto, nessas mesmas datas. Já os donos de automóveis com placas 3 e 4 que dividiram o tributo em cinco vezes precisam quitar a segunda cota até 27 e 30 de maio, respectivamente. Por fim, os proprietários de carros com placas 1 e 2 que também parcelaram o imposto precisam pagar a terceira cota até dias 30 e  31 de maio, respectivamente.

Para realizar pagamento, o contribuinte deve ir até uma agência, um caixa eletrônico ou então utilizar o aplicativo ou o site do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o contribuinte deve estar atento pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

Descontos e parcelamento ampliados :: LEIA MAIS »

SINEBAHIA DIVULGA VAGAS DE EMPREGO PARA ILHÉUS NESTA SEGUNDA-FEIRA (09)

Interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão.

O SineBahia divulgou vagas de empregos para Ilhéus nesta segunda-feira (9).

Interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem de chegada.

Todos devem levar carteira de trabalho física ou digital, RG, CPF, comprovante de residência, escolaridade e de vacinação contra Covid-19, além dos documentos específicos pedidos por cada vaga.

Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas das vagas disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos. Confira abaixo:

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Ensino Médio Técnico em segurança do trabalho
Experiência mínima de 6 meses com Registro em Carteira
01 VAGA

GARÇONETE
Ensino Médio Incompleto
Experiência na Função
01 VAGA

GARÇOM
Ensino Médio Incompleto
Experiência na Função
01 VAGA

EMPREGADA DOMESTICA
Ensino Fundamental Completo
Experiência na Função e habilidades em forno e fogão
01 VAGA

PIZZAIOLO
Ensino Médio Completo
Experiência na função
01 VAGA

JARDINEIRO DIARISTA
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com Registro em Carteira
Possuir equipamentos de jardinagem
01 VAGA

:: LEIA MAIS »

REGISTRADOS 286 CASOS DE COVID-19 NA BAHIA E DOIS MORTOS

Foram registrados na Bahia 286 casos ativos de Covid-19 e dois mortos, de acordo com dados do boletim epidemiológico deste sábado (7), emitido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Nas últimas 24 horas, foram 257 casos da doença (taxa de crescimento de +0,02%) e 280 recuperados (+0,02%).

Dos 1.544.552 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.514.395 já são considerados recuperados e 29.871 tiveram óbito confirmado.

A Sesab informou que os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

:: LEIA MAIS »

EM BRASÍLIA, VEREADORES PARTICIPARAM DA MARCHA EM DEFESA DOS MUNICÍPOIOS E CONSEGUIRAM RECURSOS PARA ILHÉUS

Na última semana, de 25 a 28 de abril, os vereadores de Ilhéus estiveram na capital brasileira para participar da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, além de percorrer gabinetes de deputados federais. O evento reuniu mais de 8 mil participantes, entre prefeitos, vereadores e gestores municipais de todo o país, e teve como tema Município: O caminho para um Brasil melhor.

O presidente da câmara de Ilhéus, o vereador Jerbson Moraes (PSD), disse ser uma honra participar desse momento ao lado dos colegas parlamentares e do prefeito Mario Alexandre, representando o município de Ilhéus. “Este encontro foi importante para adquirir mais conhecimento e ter ciência das novas ações sustentáveis e econômicas para os municípios. Com certeza Ilhéus ganha muito com essa ação. Trazer todas as informações que lá foram apresentadas para beneficiar e executar em nosso município fará extrema diferença”, explicou o Presidente.

O evento foi realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e disponibilizou aos gestores atendimento técnico especializado e direcionado para a realidade municipal de cada um, além de painéis técnicos que abordaram os mais diversos temas. Durante o encontro, foram realizados diversos debates, oficinas e capacitações com foco em setores do serviço público, como a saúde pós-crise sanitária da Covid-19, Os desafios da mobilidade e trânsito no município, Gestão urbana e habitacional, assistência social e política, agrícola nacional, reforma tributária, reforma previdenciária municipal, lei de improbidade e licitações e o Marco Regulatório do Saneamento foram temas discutidos no Congresso. :: LEIA MAIS »

LUTA DE SOANE EM FAVOR DOS SERVIDORES DE ILHÉUS É DESTACADA EM EVENTO DO DIA DO TRABALHADOR

No dia 1° de maio, data de homenagem ao trabalhador, a pré-candidata a deputada estadual, Soane Galvão, foi abraçada calorosamente pelo povo ilheense no In Fest, que lotou o Centro de Convenções de Ilhéus, e no bairro Teotônio Vilela, durante o concurso do garoto e garota Vilela.

“Muitos direitos dos trabalhadores já foram conquistados ao longo dos anos, mas há ainda muito a ser efetivado. E é por isso, que vamos lutar para que dignidade e respeito sejam colocados em prática, inclusive os direitos das mulheres que ainda precisam conquistar mais e mais espaços no mercado de trabalho. Chegar aqui hoje e receber o agradecimento e carinho do povo, nos incentiva e impulsiona. O maior patrimônio que existe são as pessoas e suas vidas”, disse, emocionada, Soane Galvão. Além de reconhecer a atuação dos vereadores ilheenses e dos trabalhadores, Soane destacou o desafio e permanente trabalho do governo Marão de tocar a administração pública com muito empenho e esforço diário. No governo municipal, Soane exerceu os cargos públicos como secretária de Promoção Social, bem como de Desenvolvimento Econômico e Inovação, se destacando com importantes realizações em ambas as pastas. :: LEIA MAIS »

COVID-19: BAHIA REGISTRA 332 CASOS ATIVOS DA DOENÇA; UM ÓBITO NAS ÚLTIMAS 24H

A Bahia tem 332 casos ativos de Covid-19, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (29), pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Além disso, nas últimas 24 horas, foram registrados 200 casos conhecidos da doença e um óbito.

De acordo com a Sesab, dos 1.542.601 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.512.413 são considerados recuperados e 29.856 morreram.

O boletim contabiliza ainda 1.848.182 casos descartados, 331.889 em investigação e 63.208 profissionais da saúde que foram confirmados para Covid-19.

Os dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta sexta-feira.

O boletim completo está disponível no site da Sesab e no Business Intelligence.

BAHIA REGISTRA MAIS DE 24,5 MIL CASOS DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA EM 2022

Foto: Camila Souza/GOVBA

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia (Divep/Sesab) está em alerta para situação epidêmica de dengue e chinkungunya nas macrorregiões de saúde Sudoeste e Norte. De acordo com levantamento realizado até a 16ª Semana Epidemiológica de 2022, (até 23 de abril), foram notificados 24.500 casos das três arboviroses urbanas em todo o estado: dengue, chinkungunya e zika. Somente de dengue, foram 14.732 casos, registrados em 271 municípios, com 16 óbitos.

Levantamento das últimas quatro semanas epidemiológicas revela dez municípios em epidemia para dengue: Urandi, Coaraci, Floresta Azul, Potiraguá, Apuarema, Mirangaba, Caatiba, Santa Cruz da Vitória, Remanso e Oliveira dos Brejinhos. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia