:: ‘Destaque1’
VEM AÍ ! NOVO PROGRAMA DA RÁDIO BAHIANA DE ILHÉUS PROMETE AGITAR BASTIDORES POLÍTICOS; ESTREIA ACONTECE NESTA SEXTA (29)

Estreia nesta sexta-feira (29) na programação da Rádio Bahiana de Ilhéus AM1310 o ‘Política de Fato‘. Com exibição semanal, às sextas-feiras, a partir das 07h, o novo programa tem o intuito de levar informações exclusivas, análise de governos e os bastidores da política regional para os ouvintes da queridinha de Ilhéus.
Com um quadro de apresentadores e comentaristas de peso, o Política de Fato terá as participações de Adilson Neves, Rildo Mota, Danilo Matos e Jamesson Araújo.
Questionado, Adilson Neves se diz entusiasmado e com grandes expectativas para a estreia. “Política de Fato tem tudo para ser um sucesso, um time de peso, com perspectivas políticas distintas, tudo que nossos ouvintes precisam, ainda mais nesse momento pré-eleições, nosso slogan é política sem segredos, pois assim será, falaremos tudo”, exaltou o Neves que também é o diretor-geral da emissora.
Para acompanhar a grande estreia do Política de Fato, você poderá sintonizar na frequência AM1310, ou acessar as plataformas digitais, da Rádio Bahiana que é a primeira rádio 100% áudio e vídeo de Ilhéus. Poderá acompanhar também pelas redes sociais do apresentador Rildo Mota, como também pelos Blog Agravo e Blog Ilhéus 24h e suas respectivas redes sociais.
APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS COMEÇAM A RECEBER HOJE (25) A PRIMEIRA PARCELA DO 13º SALÁRIO; SAIBA COMO CONSULTAR O BENEFÍCIO

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta segunda-feira (25) a primeira parcela do 13º salário. Os pagamentos serão feitos junto com os benefícios referentes a abril.
Entre os dias 25 de abril e 6 de maio, serão liberados benefícios aos grupos de aposentados e pensionistas. Confira mais abaixo os calendários de pagamento dos benefícios.
O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
ILHÉUS MANTÉM SALDO POSITIVO NA GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS, APONTA CAGED

O trabalho realizado pela Prefeitura de Ilhéus continua dando resultados positivos para a recuperação econômica do município. Conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade fechou o período entre janeiro e fevereiro deste ano com saldo de 171 vagas de trabalho formal criadas.
Mesmo com os efeitos causados pela pandemia, Ilhéus manteve a linha de crescimento, registrando de 2020 até os primeiros dois meses deste ano saldo positivo de 1.667 vagas com carteira assinada. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), 2021 apresentou maior saldo da série histórica de novos postos de trabalho criados em um único ano, desde a criação do Caged. :: LEIA MAIS »
CÂMARA DE ILHÉUS MANTÉM COMPROMISSO COM OS SERVIDORES E PAGA SALÁRIO E VALE ALIMENTAÇÃO ANTES DO FERIADO

A Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou nesta terça-feira, 19, o pagamento antecipado dos salários dos servidores da Instituição referente ao mês de abril, assim como os salários dos Vereadores. Nesta quarta-feira, 20, a Casa Legislativa realizou o pagamento do Vale-alimentação, que virou obrigatório nesta última gestão do Presidente Jerbson Moraes (PSD).
A medida é mais uma demonstração de compromisso e respeito com os servidores, “o pagamento do salário em dia além de valorizar o funcionário ajuda na geração de renda da cidade e movimenta o comércio local”, ressaltou o vereador Jerbson Moraes, que vem mantendo o pagamento dos funcionários em dia desde o início de sua gestão. Lembrando que nesta quinta-feira, 21, é feriado nacional de Tiradentes e os “servidores passarão com dinheiro na conta”, destacou o gestor.
“Sempre trabalhamos para pagar todos os nossos servidores dentro do prazo, além do vale alimentação. Aqui na Casa Legislativa acontecia de pagar o salário dos vereadores antes e o dos servidores deixava atrasar, acabar com essa prática foi uma das ações que tivemos. Sabemos da importância do recebimento do salário em dia”, finalizou Jerbson.
PRF DIVULGA BALANÇO DA OPERAÇÃO ‘SEMANA SANTA’ NA BAHIA

Quase 4 mil infrações de trânsito são registradas durante o feriado da Semana Santa na Bahia — Foto: Divulgação/PRF
Quase 4 mil infrações de trânsito foram registradas durante o período da Operação Semana Santa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia. De acordo com órgão, três pessoas morreram e 10 ficaram feridas entre a quinta-feira (14) e o domingo (17).
Segundo a PRF, foram registrados 35 acidentes. Desse total, quatro foram considerados graves, pois resultaram em, pelo menos, um óbito ou ferido gravemente.
De acordo com o órgão, a Operação Semana Santa focou na fiscalização das rodovias, principalmente, no combate ao excesso de velocidade, embriaguez ao volante e as ultrapassagens irregulares. Foram fiscalizados 6.950 veículos e 9.277 pessoas no período da operação.
GOVERNO FEDERAL ANUNCIA FIM DA EMERGÊNCIA SANITÁRIA POR COVID-19 NO PAÍS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, faz pronunciamento em Rede Nacional Obrigatória de Emissoras de Rádio e Televisão.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou em pronunciamento de rádio e TV, na noite deste domingo (17), o fim da emergência de saúde pública em decorrência da pandemia. Segundo o ministro, o anúncio foi possível por causa da melhora do cenário epidemiológico, da ampla cobertura vacinal e da capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda segundo o ministro, nos próximos dias será editado um ato normativo sobre a decisão. Queiroga afirmou que a medida não significa o fim da covid-19. “Continuaremos convivendo com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros, em total respeito à Constituição Federal.”
Vacinação
No pronunciamento, o ministro falou que o país realizou a maior campanha de vacinação de sua história, com a distribuição de mais de 476 milhões de doses de vacina. Foi ressaltado que mais de 73% dos brasileiros já completaram o esquema vacinal contra a covid-19 e 71 milhões receberam a dose de reforço.
O ministro também destacou os investimentos feitos na área nos últimos dois anos. “O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, fortaleceu o SUS, com a expansão da capacidade de vigilância, ampliação na atenção primária e especializada à saúde. Foram mais de R$ 100 bilhões destinados exclusivamente para o combate à pandemia, além dos mais de R$ 492 bilhões para o financiamento regular da saúde desde 2020”, disse Queiroga.
Emergência sanitária
ILHÉUS NÃO REGISTRA NOVOS CASOS DE COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

A vacina é o método mais eficaz para manter a queda de casos ativos e na taxa de óbitos
Pela primeira vez desde o início da pandemia, Ilhéus não registrou nenhum caso positivo da Covid-19 em 24 horas. Além disso, a cidade não contabiliza mortes em decorrência da doença há mais de um mês. Para o prefeito Mário Alexandre, a queda acentuada é resultado das ações para conter a transmissão do vírus, que incluem o avanço da vacinação. As informações foram dadas pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (14).
“Esses dados demonstram a eficiência do trabalho desenvolvido na nossa gestão, que tem se comprometido no enfrentamento da Covid-19 e presta todo cuidado necessário à nossa população, sempre colocando a vida dos ilheenses em primeiro lugar. Mas para que o resultado continue sendo favorável é fundamental que as pessoas se conscientizem e compareçam aos postos de saúde para receber as doses contra a doença”, frisou Mário Alexandre. :: LEIA MAIS »
ENCENAÇÃO ‘ A PAIXÃO DE CRISTO’ SERÁ REALIZADA HOJE (14); ESPETÁCULO ACONTECE NA CATEDRAL

O espetáculo é promovido pelo Grupo Via Sacra, com apoio da Prefeitura de Ilhéus.
As escadarias da Catedral de São Sebastião serão palco para a encenação da “Paixão de Cristo”, nesta quinta-feira (14), às 20h30. O espetáculo é promovido pelo Grupo Via Sacra, com apoio da Prefeitura de Ilhéus. A entrada é gratuita. Conforme os organizadores, a encenação é um convite à reflexão e representa um momento para renovar a fé em Cristo. As apresentações teatrais e artísticas foram suspensas na cidade devido às restrições impostas pela pandemia.
Contudo, com a redução dos casos ativos e flexibilização das normas, o público já pode retornar aos espaços e acompanhar o trabalho desenvolvido pelos artistas locais. A apresentação é dirigida por Márcio Emílio e coordenada por Sandro Almeida.
ILHÉUS ESTÁ ENTRE AS DEZ MELHORES CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA PARA ABRIR UM NEGÓCIO

Para a consultora técnica do Sebrae, Taiane Jambeiro, um dos aspectos que coloca a região interiorana nessa posição, é o fator da demanda e oferta.
Contrariando o que à primeira vista pode parecer duvidoso para quem deseja abrir um negócio, muitas cidades no interior da Bahia oferecem um cenário positivo para atrair investimentos. Fora da capital baiana e da Região Metropolitana, dez municípios se destacam.
Para a consultora técnica do Sebrae, Taiane Jambeiro, um dos aspectos que coloca a região interiorana nessa posição, é o fator da demanda e oferta. Enquanto na capital, a cartilha de serviços ofertados pelos negócios que atuam no centro urbano é vasta e consegue atender grande parte da procura, no interior, há maior possibilidade de surgirem novas demandas.
Dentre as cidades que mais se destacam, está Ilhéus, Vitoria da Conquista, Teixeira de Freitas, Lençóis, Luiz Eduardo Magalhães, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Irecê e Senhor do Bonfim.
Seguindo suas características, cada cidade pode apresentar um setor de negócios com maior tendência de sucesso para aquela região, e no interior, adicionando sua característica de maior possibilidade de apresentar novas demandas, não é diferente. Por isso, a consultora do Sebrae, Taiane Jambeiro, listou, com base nos dados levantados pela ferramenta Radar do Sebrae, as 10 melhores cidades do interior para abrir um negócio.
BOX:
Feira de Santana
Porque investir: segunda maior cidade da Bahia e setor comercial forte.
Tendências de mercado: eletrônicos, casa lotérica, motel e calçados
Vitória da Conquista
Porque investir: setor comercial mais forte da região Sul
Tendências de mercado: aluguel de roupas, consultórios médicos, serviço veterinário e dentista
Lençóis
Porque investir: setor turístico aquecido e proximidade com região turística
Tendências de mercado: floriculturas, suvenires, bijuterias e artesanatos
Luiz Eduardo Magalhães
Porque investir: crescimento do agronegócio
Tendências de mercado: transportadora de cargas, equipamentos para escritório, autopeças e contabilidade
Teixeira de Freitas
Porque investir: setor turístico aquecido e proximidade com estados do Sudeste do Brasil
Tendências de mercado: comércio de tecidos, bar e restaurante, lavanderia e
serviços advocatícios
Ilhéus
Porque investir: setor turístico aquecido e forte produção de cacau
Tendências de mercado: floriculturas, suvenires, bijuterias e artesanatos
ITABUNA LIBERA USO DE MÁSCARAS EM AMBIENTES ABERTOS E FECHADOS

Recomenda-se que os indivíduos idosos, imunossuprimidos e gestantes, ainda que em dia com o esquema vacinal, mantenham o uso da máscara.
Considerando os indicadores – número de óbitos, taxa de ocupação de leitos de UTI e número de casos ativos divulgados diariamente nos boletins epidemiológicos, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, assinou hoje, dia 11, o Decreto nº 14.872 , autorizando em todo o território do município eventos e atividades com a presença de público.
Ficam autorizados eventos tais como: em logradouros públicos ou privados, eventos urbanos e rurais, circos, parques de exposições, passeatas, solenidades de formatura, cerimônias de casamento e afins, desde que permitam o cumprimento dos protocolos de segurança e saúde estabelecidos.
Os eventos e atividades referidos deverão ocorrer com a ocupação ao máximo de 75% da capacidade do local. Além disso, torna-se facultativa a utilização de máscara de proteção contra o coronavírus (COVID-19) em ambientes abertos e fechados, respeitado o distanciamento social adequado e os protocolos sanitários estabelecidos.
Todavia, permanecerá obrigatória a utilização de máscara nos seguintes casos: no uso de transporte coletivo; na prestação dos serviços de saúde; nas unidades de saúde; indivíduos que estejam apresentando sintomas gripais, que mantiverem contato com outros sintomáticos ou que testaram positivo para a doença.
Recomenda-se que os indivíduos idosos, imunossuprimidos e gestantes, ainda que em dia com o esquema vacinal, mantenham o uso da máscara.
As secretarias municipais de Segurança e Ordem Pública; Indústria, Comércio, Emprego e Renda; Infraestrutura e Urbanismo; Saúde; Transporte e Trânsito, por meio dos fiscais e agentes, adotarão as medidas necessárias, tendo em vista o disposto neste Decreto, em conjunto com a Polícia Militar da Bahia – PMBA, nos termos do que dispõe o Decreto Estadual n° 21.027 de 10 de janeiro de 2021.









