WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

SEMINÁRIO “DELAS PARA ELAS” INCENTIVA EMPREENDEDORISMO E TRAZ EXPERIÊNCIAS DE LIDERANÇAS FEMININAS

A secretária Soane Galvão trouxe ao centro do diálogo a importância da representatividade feminina em cargos de chefia

Espaço para fomentar o empreendedorismo e compartilhar experiências de lideranças femininas são alguns dos objetivos do I Seminário “Delas para Elas”, iniciativa promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com apoio da Prefeitura de Ilhéus e do Sebrae. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (31), no auditório do Barravento Praia Hotel e contou com a participação de Soane Galvão, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), além da diretoria da CDL, representantes do Sebrae e palestrantes de reconhecida atuação no mercado.

Com o tema “Mulher, Ilhéus precisa da sua força”, Soane Galvão trouxe ao centro do diálogo a importância da representatividade feminina em cargos de chefia. “Gratidão imensa em ter tido a oportunidade de servir. Sei que juntas somos capazes de ampliar iniciativas como essa para mais mulheres”.

Marcando as atividades alusivas ao mês da mulher, o seminário reuniu 110 empreendedoras, que puderam trocar ideias e dialogar sobre ações inclusivas, com foco na transformação da realidade feminina no município e na região. Entre as palestrantes, a juíza de direito, Karine Rehem, que abordou a temática “As dificuldades da mulher no mercado de trabalho”.

A empresária Jaqueline Silveira trouxe a discussão sobre “A influência da mulher nas redes sociais”. O impacto do empreendedorismo feminino foi abordado pela gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo.

Finalizando o ciclo de palestras, a CEO da rede Corujão 24h e integrante da Under 30 da Forbes, Daniela Lacerda, apresentou o tema “Mulher empreende sim”. Para Soane, além de estimular a autoconfiança dessas mulheres, a proposta fortalece a atividade empresarial e cria um círculo positivo de força e união.

“Foram muitos aprendizados adquiridos e conquistas alcançadas ao longo dessa trajetória. Trajetória que percorri para honrar a nós, mulheres aguerridas”, finalizou. Na ocasião, a secretária recebeu da filha mais nova, Ester, uma placa confeccionada pela CDL em homenagem ao trabalho de excelência desenvolvido à frente da pasta, bem como à sua contribuição para fomento ao comércio local.

PRESIDENTES DOS PARTIDOS ALIADOS SE REÚNEM PARA TRATAR DA SUCESSÃO ESTADUAL EM ILHÉUS

Na manhã desta terça-feira (29), os presidentes dos diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Social Democrático (PSD), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Verde (PV) e Partido Comunista do Brasil (PC do B) se reuniram num café da manhã no hotel Barravento, em Ilhéus, para tratar da pré-campanha eleitoral de Lula, Otto Alencar e Jerônimo Rodrigues no município.

O encontro teve o objetivo de planejar e organizar, entre as siglas partidárias, a pré-campanha eleitoral em Ilhéus para o candidato a presidente da república, senador e governador da Bahia. Para isso, ocorrerá a união da base de apoio estadual e a aliança nacional de apoio a Lula.

Estiveram presentes no encontro: Diego Messias (presidente do PSB), Josenaldo Cerqueira (presidente do Pc do B), José Vitor (presidente do Partido Verde), André Cesário (presidente do PSD) e Ednei Mendonça (Presidente do PT).

O evento também contou com as presenças de Bebeto Galvão (PSB), vice-prefeito de Ilhéus, e dos vereadores Gurita (PSD) e Cláudio Magalhães (PC do B).

JERBSON MORAES É O AUTOR DO PROJETO QUE REDUZ TARIFA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE ILHÉUS

Vitória do legislativo Ilheense! Defensoria Pública conseguiu que a justiça atestasse a constitucionalidade da lei de autoria do Dr Jerbson Moraes, qual o propósito é reduzir para 40% o percentual cobrado de tarifa do serviço de esgotamento sanitário efetuado pela Embasa

Após estudos de comparação da mesma situação com algumas cidades da Bahia como Feira de Santana, Guanambi e Jequié, o vereador notou que Ilhéus está entre os municípios que pagam a tarifa mais alta, que chega aos 80% do valor da conta. De acordo com Jerbson, “Pagar 80% de tarifa de esgotamento de água é abusivo. Nas cidades pesquisadas esse valor chega a 40%”. Em muitas cidades já existem leis que impedem que as concessionárias cobrem valores acima de 40%.
De acordo com o projeto, a concessionária será obrigada a cobrar o percentual máximo de 40% sobre o consumo de água para a tarifa de serviço de esgotamento sanitário em Ilhéus e caso não cumpra o estabelecido será penalizada com advertência na primeira infração e multa no valor de R$ 10.000,00 em caso de reincidência. A empresa será multada em R$ 100.000,00 na terceira infração e cassação da permissão da exploração do serviço na cidade na quarta infração.
A lei também prevê que após realização de intervenção na tubulação e fechamento de buracos, a empresa fica obrigada às suas expensas a recompor a pavimentação das vias públicas no prazo máximo de dois dias úteis. Jerbson acredita que o cidadão não pode ser explorado, pois muitos pagam a taxa sem ao menos ter tubulação de esgoto na rua em que residem.

ANDREA CASTRO DESISTE DE PRÉ-CANDIDATURA

Nesta 2ª feira (14.março), contrariando a previsão e o anúncio do prefeito Augusto Castro (PSD) feito anteriormente, a primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, anunciou que não vai mais concorrer a uma vaga na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia).

A primeira-dama confessou, com exclusividade, que, em breve, Augusto e o senador Otto Alencar (PSD) devem anunciar um novo nome que vai concorrer a uma cadeira na Alba. Em relação ao próprio futuro, Andrea declarou que, por enquanto, vai continuar com as ações voltadas para o segmento social e, depois, vai retomar as atividades no meio jurídico já que é advogada e empresária.

Grande reviravolta no cenário das eleições de outubro. Em entrevista, o prefeito Augusto, chegou a dizer que a candidatura da primeira-dama “foi algo que se desenhou naturalmente ao longo dos 14 meses de governo” e que o partido ao qual ela se filiaria estava sendo analisado.

Com informações de www.pauta.blog.br

JERBSON MORAES DISCUTE, JUNTO AO EXECUTIVO MUNICIPAL E INSTITUIÇÕES, SITUAÇÃO DE CRIANÇAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL

O Presidente da Câmara de vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), participou de uma reunião na segunda-feira, 7, para discutir o acompanhamento das crianças socialmente vulneráveis, que foram afetadas com as fortes chuvas que ocorreram em dezembro. O encontro aconteceu com a presença do prefeito Mario Alexandre, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão, o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Rubenilton Silva, o representante da Defesa Civil Municipal, Joandre Neres, os representantes da Defesa Civil Estadual, o Tenente Coronel Ednei Factum e a cabo Fernanda Leandro, além de Keila Rubi, representando o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Durante a reunião, os órgãos da Defesa Civil e a Unicef se colocaram à disposição do município, junto aos Poderes Legislativo e Executivo, para verificar as situações das regiões mais afetadas, acompanhando de perto as famílias atingidas, além de prestar auxílio às crianças que estão em vulnerabilidade no município de Ilhéus.

Primeiro Encontro

Na última quinta-feira (3), o presidente já havia recebido em seu gabinete a representante da UNICEF. Na oportunidade, o edil estava acompanhado do Tenente Coronel Ednei Factum, da Defesa Civil, Tenente Bombeiro Rômulo Nunes e do Pr. Serginho, da Igreja Bola de Neve. Neste primeiro momento, o vereador discutiu sobre os impactos causados na população devido às fortes chuvas. Jerbson apresentou o balanço de desabrigados, bairros mais atingidos e se colocou à disposição para caminhar junto com toda a equipe buscando soluções para as famílias prejudicadas.

MANUEL VITÓRIO: GOVERNO FEDERAL DEVE 500 MILHÕES À BAHIA

Manoel Vitório-Secretário da Fazenda da Bahia

O radialista Rildo Mota entrevistou nesta quarta 23/02 o Secretário Estadual da Fazenda Manoel Vitório. Na entrevista o secretário da falou que entre 2015 e 2021, a Bahia registrou uma economia real de R$ 9 bilhões em despesas com a manutenção da máquina pública, a exemplo de água, energia, material de consumo, combustíveis, viagens, tecnologia da informação, periódicos, contratos de prestação de serviços, entre outros. A economia foi obtida por meio do programa de Qualidade do Gasto Público.
Segundo Vitório no mesmo período a Bahia já investiu 18 bilhões de Reais em áreas como infraestrutura, mobilidade, estradas, saúde, educação, segurança e agricultura, entre outras. A Bahia tem mantido nos últimos anos o segundo lugar em investimentos públicos entre os estados brasileiros, a despeito das dificuldades de acesso a operações de crédito e das sucessivas crises econômicas brasileiras nos últimos anos. A Bahia mantém-se atrás apenas de São Paulo.

O Secretário também afirmou além de promover investimentos e estar preparada para ações emergenciais como o socorro às vítimas das chuvas, a Bahia assegurou em 2020 e 2021, por meio do programa Estado Solidário, os recursos para combate aos efeitos da pandemia e para suporte aos baianos afetados pelos efeitos econômicos da crise sanitária. Também acaba de conceder um dos maiores reajustes salariais para o funcionalismo entre os estados brasileiros. Este conjunto de iniciativas foi possível graças ao Modelo Bahia de Gestão, que assegura o equilíbrio das contas estaduais e envolve, além de ações de qualidade do gasto, a modernização do fisco e o combate à sonegação.

Um pontos de maior surpresa da entrevista foi quando o titular da Fazenda da Bahia Manoel Vitório, afirmou que o Governo Federal deve à Bahia mais de 500 milhões  de Reais, recursos que fazem falta para que o estado pudesse fazer ainda mais investimentos que beneficiariam milhões de baianos.

Vice-prefeito Bebeto Galvão discute instalação de indústrias em Ilhéus

Cumprindo agenda em Salvador nesta semana, o vice-prefeito Bebeto Galvão participou de diversas reuniões, a fim de discutir demandas relacionadas à atração de investimentos para Ilhéus. Durante audiência com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal, foi avaliado o andamento do projeto voltado ao cultivo de peixe em alto mar, desenvolvido pela Forever Oceans Brasil. Com o titular da Superintendência de Desenvolvimento e Monitoramento de Empreendimentos, Deraldo Alves, Bebeto dialogou sobre a proposta para instalação da fábrica da Dengo Chocolates na cidade.

A pauta positiva atende à solicitação do prefeito Mário Alexandre e representa uma conquista econômica para Ilhéus e toda a Bahia, com foco na ampliação das vagas de empregos formais no município. Acompanhado do presidente da Forever Oceans, Jonh Lopes, o gestor ilheense apresentou a proposta, que prevê na primeira fase a instalação de 12 gaiolas, cada uma com 360 mil peixes.

O empreendimento, cujo investimento é avaliado em 60 milhões de dólares, deverá processar 155 toneladas por mês e gerar 300 empregos diretos e centenas de postos de trabalho indiretos. Por ser altamente sustentável, não poluente, inovadora e com alto padrão tecnológico, a iniciativa produzirá proteína para o Brasil e destinada ao mercado internacional. O projeto é pioneiro na América Latina e o terceiro da companhia no mundo.

Com a gerente de Rede de Fornecedores da Dengo, Andresa Adami, a reunião girou em torno do projeto angariado para dinamizar a atividade econômica, com a implantação da primeira fábrica na cidade. De acordo com a Dengo Chocolates, a instalação da indústria prevê investimento de R$ 30 milhões, com geração de cerca de 100 empregos diretos e dezenas de postos de trabalho indiretos.

“O Governo do Estado incorporou os projetos e se colocou à disposição para consolidar as propostas. O Município, por sua vez, permanece como catalisador das demandas, conforme já dito por mim, pelo prefeito Mário Alexandre e pela secretária Soane Galvão, que tem trabalhado de forma assertiva para construir um planejamento sólido e conduzir ações voltadas ao desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, frisou Bebeto.

Também estiveram presentes nas reuniões o subprocurador-geral de Ilhéus, Régis Aragão; o gerente do Programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, do Instituto Arapyaú, Ricardo Gomes e o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), Luiz Gugé.

“Além de melhorar o ambiente de negócios, os investimentos inauguram uma nova matriz econômica para a cidade, em compasso com o desenvolvimento e a sustentabilidade ambiental, visando sobretudo a redução das desigualdades sociais”, finalizou o vice-prefeito.

MARÃO APRESENTA PROJETOS PARA AS ZONAS NORTE E SUL DE ILHÉUS

Nesta quarta-feira (9), o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), deu detalhes dos projetos de requalificação das zonas norte e sul de Ilhéus, que foram objeto de reunião no Centro Administrativo da Conquista, sede do governo municipal.

Segundo o prefeito, além da nova etapa da duplicação da BA-001 –obra do governo estadual-, 31 barracas de praia da zona sul serão revitalizadas. A via de barro que fica entre a BA-001 e os estabelecimentos à beira-mar vai receber calçamento, com novos passeios, banheiros públicos e área de estacionamento.

“Já o projeto da nova zona norte prevê a requalificação de 9km da via, saindo do Parque Infantil até o distrito industrial, no Iguape, com execução de todo serviço de drenagem, novo asfalto com sinalização, com iluminação em Led, ciclovias, calçadas e requalificação de 04 praças com quiosque, banheiro, paisagismo, parquinho infantil, pergolado, academia ao ar livre, banco, lixeira e bicicletário”, escreveu Mário Alexandre em publicação numa rede social.

 

CICLOVIA NORTE-SUL

Marão também anunciou a implantação de uma ciclovia ligando as praias do norte, desde o limite do território municipal com o município de Uruçuca, ao litoral sul, alcançando o Cururupe. “Uma das maiores da Bahia, proporcionando segurança para os ciclistas e, com isso, diminuir o fluxo de carros na rua”, concluiu.

ILHÉUS MONTA PONTOS FIXOS DE VACINAÇÃO INFANTIL; SERVIÇO ESTÁ DISPONÍVEL ÀS QUARTAS E SEXTAS-FEIRAS

A Secretaria de Saúde (Sesau) divulgou os locais de vacinação infantil contra a Covid-19 em Ilhéus. De acordo com a Sesau, a estratégia acontece toda quarta e sexta-feira, nas unidades de saúde Sarah Kubitschek, Euler Ázaro, Hernani Sá e no CAE III, antigo Sesp, das 9h às 12h. Nesta quarta (2), o serviço contempla crianças de 6 a 11 anos. Já a partir da próxima sexta-feira (4), as doses serão aplicadas em crianças de 5 a 11 anos.

No ato da vacinação a criança deverá estar acompanhada da mãe, do pai ou de um responsável legal e portar CPF, cartão do SUS, bem como caderneta de vacinação. É necessário que o adulto apresente documento de identificação com foto.

A imunização dos demais públicos será ofertada em outros pontos da cidade, conforme horários específicos.

Serviço

Vacinação infantil contra a Covid-19

Período: Quartas e sextas-feiras

Horários: Das 9h às 12h

Locais:

– UBS Sarah Kubitschek (Malhado – Parque Infantil);

– UBS Euler Ázaro (Teotônio Vilela);

– UBS Hernani Sá;

– CAE III (antigo Sesp – Avenida Canavieiras)

ANDRÉ CEZÁRIO: CHEGAMOS A ATENDER 400 PESSOAS POR DIA COM SINTOMAS GRIPAIS

O Secretário Municipal de Saúde de Ilhéus, André Cesário foi o entrevistado do Jornal Regional da nossa Rádio Bahiana programa que é apresentado pelos radialistas Adilson Neves e Emerson Silva e que vai ao ar de segunda à quinta às 7:00h . Demonstrando já estar completamente a par da pasta que está comandando, Cesário falou sobre suas ações, planos e reorganização da saúde da cidade.

O médico secretário, disse que em ilhéus mais de 80% dos internados por covid-19 são de pessoas com ciclo vacinal incompleto ou de não vacinados. Mas mesmo assim o número de doentes muito graves é baixo, evento que ele reputa à vacinação e o fato de termos no município uma quantidade grande de vacinados faz com que a situação não está incontrolável. Mas indiscutivelmente a busca pelo sistema de saúde municipal aumentou significativamente o que determinou uma ação urgente da secretaria no sentido de reforçar as equipes das unidades e com isso diminuir a espera por atendimento. Em algumas chegaram a ser atendidas mas de 400 pessoas por dia, mas o esforço para oferecer atendimento continua.

Cesário disse ainda, que realmente vivemos um surto de gripe que já avança pelo segundo mês o que quase colapsou os serviços médicos, principalmente pelo fato de que vários profissionais também foram infectados e se ausentaram do trabalho, causando demora e estresse nos usuários do sistema. Segundo ele na próxima quinta-feira 20 de janeiro, um gripário funcionará na UPA do bairro da conquista visando dar vasão ao excesso de demanda utilizando até mesmo a quadra de esportes localizada ao do prédio.

Apesar do trabalho duro Dr. André Cesário se disse otimista com o resultado obtido até agora e afirma que tem recebido total apoio do prefeito Mário Alexandre na busca de oferecer à população o melhor serviço de saúde pública que for possível a toda população Ilheense.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia