:: ‘Destaque1’
ILHÉUS REGISTRA UMA SEMANA SEM ÓBITOS DE MORADORES POR COVID-19

Dos dias 9 a 16 de agosto não houve confirmação de óbitos de munícipes
O avanço da vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus já apresenta resultados positivos. No momento em que a cidade atinge a marca de 100 mil imunizados com a primeira dose, a Prefeitura registra uma semana sem óbitos de munícipes em decorrência da doença. Conforme os dados repassados pela Secretaria de Saúde (Sesau), dos dias 9 a 16 de agosto não houve confirmação de morte de moradores.
A Sesau esclarece que o quantitativo leva em consideração a variável ‘óbitos por residência’, ou seja, o número de mortes contadas segundo o local de residência do falecido. Há registro de óbitos de moradores de Ilhéus ocorridos em outras cidades ou em outros estados. Nesse caso, a Vigilância Epidemiológica necessariamente precisa aguardar as informações contidas na Declaração de Óbito (DO) para atualizar os dados.
Por outro lado, há registro de mortes de pessoas não residentes em Ilhéus, considerando o local de ocorrência do óbito. Em outras palavras, pacientes oriundos de outras cidades que assistidos nas unidades hospitalares de referência no tratamento da Covid-19 e falecem fora do seu município.
De acordo com a Sesau, em junho, foram registrados 51 óbitos e média diária de 26 pacientes internados na UTI. Já em julho, média de internação diária de 23 pacientes e 26 óbitos, contabilizados até o final do mês passado. Os dados referem-se aos pacientes de Ilhéus.
Embora o cenário apresente certa estabilidade, a Prefeitura alerta que a pandemia não acabou. A colaboração da população continua sendo decisiva para frear o ritmo de transmissão do vírus. Todas as medidas de prevenção, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico (social) devem ser rigorosamente mantidas.
O boletim epidemiológico desta quarta-feira (18) contabiliza 19.497 pessoas curadas e 53 infectadas pelo coronavírus. Dos 81 leitos de UTI habilitados, 10 estão ocupados com pacientes de Ilhéus e 10 abrigam pacientes residentes em outras cidades baianas. Desde o início da pandemia, foram computados 558 óbitos de munícipes, sendo o último registrado na terça-feira (17). Os dados são informados diariamente pela Sesau.
CANOÍSTAS DO SUL DA BAHIA SÃO CONVOCADOS PARA PROVA NA REPÚBLICA TCHECA

Depois do triathlon, é a vez de a canoagem baiana dar continuidade à excelência no esporte com a convocação dos atletas Jonata Coutinho dos Santos, Evely Santos Gomes e Radija Ferreira da Conceição para a prova Olympic Hopes 2021, competição internacional que ocorrerá de 9 a 12 de setembro, na cidade de Racice, República Tcheca.
Os três atletas passaram por edições do projeto social de iniciação na canoagem Remando no Rio de Contas e que no ano passado foi rebatizado como Remando no Litoral Sul. Mantido, desde 2017, pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o projeto desenvolve aulas de iniciação esportiva na canoagem em núcleos nos municípios de Itacaré, Ubaitaba, Ubatã e, desde 2020, em Maraú. :: LEIA MAIS »
PRESIDENTE JERBSON MORAES EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE NOVA FAKE NEWS; CONFIRA

Em atenção a notícia veiculada no site de notícias Inforilheus, no dia 17 de agosto de 2021, no qual foi divulgada equivocadamente notícia, cujo título é “MAIS UM SUPOSTO ESQUEMA DE RACHADINHA E DESVIO DE FUNÇÃO DO PRESIDENTE JERBSON”, cumpre mencionar que tais informações são inverídicas e prestam um verdadeiro desserviço aos leitores.
Ora, o Presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Morais, não é dono, muito menos sócio da Rádio Bahiana, ele apresenta apenas um programa no referido canal de comunicação, intitulado “Falando Direito”.
No que tange as escolhas das rádios, programas, sites e blogs que são veiculados as propagandas da Câmara Municipal, esta é uma decisão conjunta entre a agência de publicidade contratada e a necessidade de veiculação a Câmara de Vereadores de Ilhéus, de acordo aos critérios técnicos de audiência, agência esta que foi contratada mediante licitação.
Devemos informar também que a supramencionada agência possui seus próprios critérios e apresenta mensalmente relatórios com as inserções e propagandas que foram realizadas em TODOS os veículos de comunicação, portanto, resta claro que não existe qualquer irregularidade na contratação desses veículos de imprensa. :: LEIA MAIS »
PREFEITURA DE ILHÉUS PRORROGA REFIS EM RAZÃO DOS EFEITOS ECONÔMICOS DA COVID-19

Os interessados podem procurar o setor de Tributos da Prefeitura que fica no Palácio Paranaguá, Centro da cidade, para a negociação dos débitos.
Quem ainda não aproveitou a oportunidade de regularizar débitos tributários municipais em razão dos efeitos econômicos da pandemia, terá uma nova chance de pagamento parcelado, com redução de juros e multas, em Ilhéus. O prefeito Mário Alexandre baixou o decreto que prorroga o Refis (Programa Especial de Recuperação de Crédito) por 40 (quarenta) dias.
De acordo com o titular da pasta de Fazenda e Orçamento, Mozart Aragão, “o prefeito adotou uma série de medidas para minimizar o impacto financeiro da Covid-19, sendo uma delas o Refis, que desde 2019 vem sendo operado e prorrogado progressivamente em Ilhéus. Assim, as pessoas que passaram tantas dificuldades na pandemia com a redução de lucros, poderão pagar suas dívidas de forma parcelada e com incentivos fiscais”. Mozart associou as medidas tributárias adotadas pelo município à continuidade da arrecadação de receita, que entre 2019 a 2021, o município alcançou cerca de 17 milhões de reais, momento em que as pessoas e empresas puderam pagar as dívidas de acordo com suas possibilidades.
Quem optar o parcelamento em cota única, o desconto de juros e multa será de 100%; para parcelamento em três vezes, o desconto de juros e multa é de 50%; em cinco vezes, 40%; em seis vezes, 30%; em oito vezes, 20% de desconto nos juros e multa; e de 10% de desconto de juros e multa para quem optar o parcelamento em dez vezes. O valor mínimo de cada parcela é de R$ 80,00.
Os interessados podem procurar o setor de Tributos da Prefeitura que fica no Palácio Paranaguá, Centro da cidade, para a negociação dos débitos.
SAC OFERECE ATENDIMENTO AOS SÁBADOS EM OITO POSTOS NO INTERIOR; CONFIRA

Aos sábados, as unidades abrem de 8h às 12h
O SAC está oferecendo atendimento aos sábados em oito postos no interior da Bahia: Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Ilhéus, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. Aos sábados, as unidades abrem de 8h às 12h.
Em Ilhéus, o funcionamento é destinado apenas para CNH.
O atendimento na Rede SAC é somente realizado por agendamento, através do SAC Digital. Para ter acesso à plataforma, basta baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço eletrônico.
Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
ELEIÇÕES 2022: COM APOIO DE LULA, JAQUES WAGNER SE APROXIMA DE ACM NETO EM DISPUTA NA BAHIA

Embora mantenha a dianteira nas intenções de voto para a eleição para o governo da Bahia em 2022, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) pode encontrar um cenário mais apertado com uma variável na disputa: a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha de seu adversário, Jaques Wagner (PT), no ano que vem. É o que mostra levantamento do instituo Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira (11).
Em dois cenários apresentados aos entrevistados, ACM Neto lidera com folga, com mais que o dobro das intenções de voto de seu principal concorrente, o ex-governador Jaques Wagner. Embora tenha sido reeleito e feito seu sucessor, Rui Costa, o petista amplia suas chances e encosta no candidato do DEM quando seu nome é associado ao de Lula.
No primeiro cenário, ACM Neto tem 50% das intenções de voto contra 24,1% de Wagner. Bem atrás deles estão a médica Raíssa Soares (3,7%), o ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, João Roma (3%), Marcos Mednes (1,3%) e Alexandre Aleluia (1%) – nenhum/branco/nulo somam 11,7% e não sabe/não respondeu, 5,2%. :: LEIA MAIS »
RUI COSTA ANUNCIA NOVOS VOOS DA LATAM NA BAHIA

A malha de voos na Bahia ganha novos voos. A LATAM anunciou uma nova rota entre Vitória da Conquista e o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Será inaugurada no próximo dia 6 de dezembro com cinco voos por semana, operando com aeronave Airbus 320, com capacidade para 170 passageiros. A companhia já começou a vender as passagens aéreas.
A informação foi dada pelo governador Rui Costa nesta terça-feira (10).
“Recebi esta boa notícia em ofício enviado hoje pelo CEO da LATAM, Jerome Cardier. Ele também informou que o novo voo regular entre Comandatuba e o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, será inaugurado já no próximo mês, em Setembro”, comemorou Rui Costa, destacando os investimentos que o Governo do Estado tem feito em aeroportos e pistas de pouso visando incrementar a aviação regional. Para os novos voos na Bahia, Ceará e Pernambuco, a LATAM vai contratar 1 mil funcionários de aeroporto em todo o território nacional.
SAÚDE INFORMA SOBRE LANÇAMENTO DE DADOS DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM ILHÉUS

A Prefeitura prioriza vacinar o maior número possível de pessoas, com adoção de estratégia para ampliar a oferta do imunizante.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que os dados sobre o número de pessoas vacinadas em Ilhéus são lançados diretamente no BI-Saúde, painel de acompanhamento de cobertura vacinal da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De acordo com a pasta, a Prefeitura prioriza vacinar o maior número possível de pessoas, com adoção de estratégia para ampliar a oferta do imunizante nas zonas urbana e rural da cidade.
As informações levam em consideração a população elegível, ou seja, os munícipes com idade acima de 18 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina. Conforme atualização da última quinta-feira (5), Ilhéus possui 92.857 pessoas vacinadas com a primeira dose e 44.595 pessoas imunizadas com as duas doses, o que representa 33,05% da população elegível.
Tomei a vacina e preciso viajar. Como faço? :: LEIA MAIS »
ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DE TODOS OS MUNICÍPIOS RECEBEM QUARTA PARCELA DO BOLSA PRESENÇA

O programa deve alcançar 311 mil famílias de 357 estudantes, totalizando R$ 280 milhões de investimentos com recursos próprios do Estado.
Estudantes da rede estadual de unidades de todos os municípios vão receber, nesta terça-feira (10), a quarta parcela do Bolsa Presença. O programa do governo do Estado e beneficia famílias de alunos em condição de vulnerabilidade socioeconômica e com cadastro no CadÚnico. Cada família recebe um crédito de R$ 150 por mês.
De acordo com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), o programa deve alcançar 311 mil famílias de 357 mil estudantes, totalizando R$ 280 milhões de investimento com recursos próprios do Estado. A concessão do benefício está vinculada à assiduidade nas aulas (remotas, híbridas ou presenciais) ministradas pela unidade escolar em que o aluno esteja matriculado; à participação obrigatória dos alunos nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar, visando orientar o acompanhamento pedagógico; e à manutenção dos dados cadastrais atualizados na unidade escolar e de sua família no CadÚnico.
NOVO DECRETO SUSPENDE TOQUE DE RECOLHER NA BAHIA; PROIBIÇÃO DE SHOWS E FESTAS ESTÁ MANTIDA

De acordo com o governo, o decreto, que passa a vigorar a partir de sexta, autoriza, a realização de alguns eventos com até 300 pessoas até o dia 17 de agosto.
O Governo do Estado vai publicar na sexta-feira (6) um decreto que suspende o toque de recolher na Bahia e mantém a proibição de shows e festas, independentemente do número de participantes. De acordo com a gestão estadual, a flexibilização de algumas atividades ocorreu após a queda da taxa de ocupação de leitos de UTI Covid.
O toque de recolher na Bahia foi anunciado pelo governador Rui Costa, no dia 16 de fevereiro deste ano, e passou a valer três dias depois. Na época, foi informado que a decisão ocorreu por causa da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado, que alcançava uma taxa de 74%.
De acordo com o governo, o decreto, que passa a vigorar a partir de sexta, autoriza, a realização de alguns eventos com até 300 pessoas até o dia 17 de agosto. [Veja a lista abaixo]
- Cerimônias de casamento
- Eventos urbanos e rurais em espaços públicos ou privados
- Circos
- Parques de exposições
- Solenidades de formatura
- Passeatas e afins
- Funcionamento de zoológicos (Antes estava proibido)









