:: ‘Destaque1’
PARCERIA ENTRE PREFEITURA DE ILHÉUS E MP AMPLIA ACESSO DA POPULAÇÃO A SERVIÇOS DE CIDADANIA

Visando aperfeiçoar a proteção e defesa da cidadania e dos direitos humanos, a Prefeitura de Ilhéus e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) firmaram parceria para realização dos programas “Viver com Cidadania” e “Paternidade Responsável”, idealizados pelo MP e cujas ações estão previstas para os meses de julho e agosto do ano em curso.
A reunião aconteceu na última sexta-feira (27) e contou com as presenças da promotora Mayanna Ferreira; dos secretários André Cezário (Saúde); Átila Docio (Infraestrutura) e Eliane Oliveira (Educação), além do diretor-geral da Sutram, Valci Serpa, da assessora da Secretaria de Saúde, Daniella Navarro, e do assessor jurídico do Município, Matheus Dunkel.
Conforme o MP, o projeto Viver com Cidadania tem como finalidade aperfeiçoar a proteção e defesa da cidadania e dos direitos humanos, com foco na promoção do direito ao registro civil de nascimento, disponibilização de informações sobre a sua importância e os requisitos e procedimentos para emissão do documento.
O programa Paternidade Responsável, por sua vez, objetiva ampliar o número de reconhecimento formais de paternidade, assegurando o direito à filiação às crianças e aos adolescentes, por meio de audiências extrajudiciais com os supostos pais; da realização de exame de DNA, do respectivo acompanhamento psicopedagógico e posterior reconhecimento paterno, para que se estabeleça além da paternidade biológica e jurídica, a paternidade socioafetiva.
Treinamento da PM busca ampliar redução dos roubos a bancos na Bahia

Ampliar a redução dos roubos a bancos na Bahia, que em 2022, de janeiro a maio, alcançou o índice de 77%, é o principal objetivo da Simulação Policial de Ataque Contra Instituição Financeira promovida pela Polícia Militar. A segunda edição do treinamento foi realizada na madrugada desta sexta-feira (27), na cidade de Jacobina.
Coordenada pelo Comando de Policiamento Regional (CPR) Norte, com apoio dos Comandos de Operações (COPPM), de Inteligência (COINT) e de Policiamento Especializado (CPE), a instrução contou com a participação de 50 policiais.
“Registramos seis casos na Bahia, em 2022, contra 27 ocorrências, em 2021. Continuaremos com a nossa capacitação, qualificando ainda mais o nosso trabalho repressivo. A PM fazendo a sua parte de caráter ostensivo e a Polícia Civil com as ações de inteligência. O resultado desta parceria fica evidente nos números”, enfatizou o comandante do CPR-Norte, coronel Válter Araújo.
Simulado
Na Rua Pedro Lago, no centro de Jacobina, foi iniciada a simulação. Um grupo de oito assaltantes começa a ação criminosa, instalando os explosivos. Os criminosos estouram uma agência do Banco do Brasil, roubam dinheiro em aproximadamente 25 minutos e fogem com três reféns.
No momento do ataque, após ligações via 190 para o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), as unidades de pronta resposta da PM são acionadas e iniciam a montagem dos bloqueios, nas possíveis rotas de fuga. Os militares aguardam a passagem da quadrilha, em pontos distante do Centro, evitando confronto em área urbana.
Durante a fuga, os assaltantes queimam três veículos, com o objetivo de impedir uma perseguição por parte de viaturas e destruir vestígios. Nos bloqueios, a polícia utilizou dilaceladores que danificaram os pneus dos veículos usados pelo grupo criminoso e efetuou a prisão.
“Seguiremos firmes na missão de proteger os baianos e os turistas que nos visitam”, concluiu o coronel Válter.
Fonte: Ascom/Secretaria da Segurança Pública (SSP)
204 MIL BAIANOS SE DECLARAM HOMOSSEXUAIS OU BISSEXUAIS APONTA IBGE

Foto: João Souza/g1
Um levantamento inédito divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 204 mil pessoas se autoidentificam como homossexuais ou bissexuais na Bahia.
Este contingente corresponde a 1,8% da população com 18 anos ou mais, proporção menor que da parcela de pessoas que não souberam ou não quiseram responder (3,8%) à pesquisa.
O estudo mostrou que a maioria da população baiana se autodeclara heterossexual – 94,4% dos baianos assim se autoidentificaram. Mas o IBGE ponderou que “o fato de uma pessoa se autoidentificar como heterossexual não impede que ela tenha atração por ou relação sexual com alguém do mesmo sexo”.
Esta é a primeira vez que o instituto divulga dados sobre orientação sexual. A divulgação ocorreu após o órgão ter sido acionado na Justiça pelo Ministério Público Federal. O MPF questionou o fato de o Censo Demográfico de 2022 não ter incluído perguntas sobre a população LGBTQIA+.
De acordo com o IBGE, o questionário foi aplicado em cerca de 108 mil domicílios no Brasil, mas representa a totalidade da população. A amostra corresponde a, aproximadamente, 0,07% das pessoas com 18 anos ou mais de idade, estimada, em 2019, em 159,2 milhões. :: LEIA MAIS »
PEQUENO CIDADÃO: SAC PROMOVE ATENDIMENTO EXCLUSIVO PARA CRIANÇAS EM ILHÉUS NESTE SÁBADO (28)

Foto: Divulgação/Saeb
O Projeto Pequeno Cidadão, que promove um atendimento exclusivo a crianças e adolescentes até 17 anos, para a emissão de 1ª via de RG, acontece em nove postos SAC no interior da Bahia. A ação será realizada neste sábado (28). O atendimento, em um ambiente lúdico e preparado para o público infantil, será de 8h às 12h, por ordem de chegada, em todas as unidades contempladas na ação.
Para ter acesso aos serviços da Rede SAC é necessário apresentar comprovante de vacinação completa contra a covid-19 (incluindo a dose de reforço). Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
Confira os postos SAC que participam do Projeto Pequeno Cidadão:
| Alagoinhas | 8h às 12h |
| Barreiras | 8h às 12h |
| Brumado | 8h às 12h |
| Guanambi | 8h às 12h |
| Ilhéus | 8h às 12h |
| Itabuna | 8h às 12h |
| Juazeiro | 8h às 12h |
| Paulo Afonso | 8h às 12h |
| Valença | 8h às 12h |
CÂMARA DE VEREADORES CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO ILHEENSE AO DESEMBARGADOR MÁRIO AUGUSTO ALBIANI ALVES JÚNIOR

Na noite da última sexta-feira (20), o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes, e o vereador Ederjúnior entregaram o título de cidadão ilheense ao Desembargador Mário Augusto Albiani Filho em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Ilhéus. A entrega aconteceu na Academia de Letras, durante solenidade em homenagem póstuma ao desembargador Mário Augusto Albiani Alves, que foi membro da Instituição.
Mário Augusto Albiani Alves Júnior é natural de Salvador e segui a carreira do pai, que foi homenageado durante o evento. Albiani é atualmente desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e ingressou na magistratura estadual em 1990, sendo designado para a Comarca de Coração de Maria, lá permanecendo até abril de 1993, colecionando de lá até hoje uma vasta história e um currículo extenso.
Albiani também desempenhou a função de Juiz Eleitoral nas Comarcas de Coração de Maria, Itaparica e Vera Cruz e, ao ser promovido para a Capital, foi nomeado Juiz Eleitoral, atuando nas 17ª e 16ª Zonas Eleitorais desta Capital. Foi também Coordenador-Geral e professor da Escola de Magistrados da Bahia EMAB. Quando esteve na condição de Coordenador do Comitê Executivo Estadual do Fórum Nacional da Saúde, viabilizou a tramitação de proposta de convênio, junto à Procuradoria do Estado da Bahia, objetivando a criação no Estado da Câmara de Resolução de Litígios de Saúde.
Durante a solenidade, o desembargador discursou emocionado sobre o seu pai, o homenageado da noite, que faleceu em 11 de julho de 2021, em Salvador. Na sequência, recebeu o título de Cidadão Ilheense pelas mãos dos vereadores Jerbson e Ederjúnior. A solenidade contou com a participação de familiares e autoridades, como o juiz e membro da ALI, Antônio Carlos de Souza Hygino e o prefeito de Ilhéus Mario Alexandre.
SINEBAHIA DIVULGA VAGAS DE EMPREGO PRA ILHÉUS NESTA SEGUNDA-FEIRA (23)

Interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão.
O SineBahia divulgou as oportunidades de trabalho e estágio disponíveis nesta segunda-feira (23) para Ilhéus.
Os interessados devem buscar atendimento em uma unidade do órgão. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem de chegada.
É preciso levar a carteira de trabalho física ou digital, RG, CPF, comprovantes de residência, escolaridade e de vacinação contra Covid-19, além dos documentos específicos pedidos por cada vaga
Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas vagas disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos.
AUXILIAR EM LINHA DE PRODUÇÃO (PCD)
Exclusivas para pessoas com deficiência
Ensino Médio completo
Experiência na função
Obrigatório apresentar laudo médico atualizado
2 VAGAS
AUXILIAR DE FARMÁCIA
Ensino Superior cursando na área
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade de horário
1 VAGA
TÉCNICO EM SEGURANÇA ELETRÔNICA
Ensino Técnico completo
Experiência na Função
1 VAGA
INSTRUTOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE
Ensino Superior completo em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Matemática ou afins
Experiência mínima de 6 meses na carteira
1 VAGA
PROFESSOR DE FRANCÊS
Ensino Superior completo em Francês
1 VAGA
DESTINO BAHIA É PROMOVIDO ENTRE AGENTES DE VIAGENS DO PAÍS

No Roadshow “Viva a Bahia”, promovido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), na segunda-feira (16), em Brasília, foram apresentados os atrativos das 13 zonas turísticas baianas e as oportunidades de negócios nos destinos. Na plateia do evento itinerante, 115 agentes de viagens que atuam na capital federal e região. Os profissionais participaram também de uma atualização em vendas no setor.
“Nossa equipe tem desenvolvido ações contínuas para promover o turismo baiano, em todas as regiões do país. Dessa vez, escolhemos cinco dos mais importantes polos emissores de turistas para a Bahia, localizados no Sul, Sudeste e Centro-Oeste”, explicou a diretora de Promoções da Setur-BA, Regina Ahmed.
Nesta terça-feira (17), o Roadshow “Viva a Bahia” estará em Belo Horizonte; na quarta (18), será a vez de Curitiba; e, fechando o circuito, São Paulo e Campinas, quinta (19) e sexta-feira (20), respectivamente. As quatro apresentações deverão reunir mais de 500 agentes de viagens. :: LEIA MAIS »
“TEMOS O MELHOR GOVERNADOR DO BRASIL, O RUI COSTA” ,DECLARA VEREADOR JERBSON MORAES

Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 17, o presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Moraes (PSD), destacou o trabalho que o governador Rui Costa tem realizado na Bahia, mais precisamente em Ilhéus. Durante o seu discurso, Jerbson ainda declarou que nunca havia visto um trabalho como o que o governador Rui Costa tem realizado na região.
O vereador relembrou a visita que realizou, na manhã da terça-feira, à obra de construção da nova BA-649, rodovia Ilhéus-Itabuna, que vai encurtar o tempo de viagem entre as duas cidades. De acordo com Jerbson, “a grandiosidade da obra é algo que nunca havia presenciado antes. São mais de 400 empregos diretos, o projeto é surpreendente, totalmente moderno. Um governador para investir assim em nossa região precisa confiar muito no potencial de desenvolvimento que ela possui”, ressaltou Jerbson.
Além da construção dessa nova rodovia, a região já foi beneficiada com a construção da primeira ponte estaiada da Bahia, a ponte Jorge Amado, o Hospital Regional Costa do Cacau, o Hospital Materno-Infantil, a duplicação da BA 001, entre muitas outras. “Só tenho a agradecer ao melhor governador do Brasil por todo desenvolvimento que trouxe e ainda está por vir para a nossa cidade!”. O presidente finalizou o seu discurso ressaltando que Rui costa tem mostrado visão de crescimento com a região.
‘CACAU VALLEY iFESTIVAL’ É UMA DAS ATRAÇÕES DA SEMANA DE INOVAÇÃO DE ILHÉUS NA PRÓXIMA SEMANA; SAIBA COMO PARTICIPAR

O primeiro Cacau Valley iFestival será uma das atrações da Semana de Inovação de Ilhéus, de 25 a 27 de maio, no Hotel Praia do Sol, na zona sul da cidade. Promovido pelo Sebrae, o evento tem apoio da Prefeitura de Ilhéus, do Senai/Cimatec e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.
Os empreendedores que passarem pelo Cacau Valley iFestival terão acesso a uma programação exclusiva, com painéis, oficinas, palestras e dinâmicas interativas. Os temas serão variados, desde o marketing digital no metaverso, passando pela moda, até o futuro do setor automotivo.
A gerente do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, fala sobre os objetivos do evento. “Durante todo o período, será ofertada às micro e pequenas empresas a possibilidade de acessar informações sobre as principais tecnologias, aplicadas ao universo das MPEs, com possibilidade de experimentar o mundo da inteligência artificial, metaverso, blockchain, desenvolvimento e prototipagem de produtos, storytelling, branding e outros”. :: LEIA MAIS »
PREFEITURA CRIA SECRETARIA DE AGRICULTURA E INTERIOR PARA FORTALECER AÇÕES NA ZONA RURAL DE ILHÉUS

Uma das prioridades da gestão do prefeito Mário Alexandre é o fomento à atividade agrícola de Ilhéus, que agora recebe atenção especial. Com a proposta de promover o desenvolvimento na zona rural, o Município instituiu a Secretaria Especial de Agricultura, Pesca e Interior, após aprovação da reforma administrativa na Câmara de Vereadores.
O gestor ressaltou que a criação da pasta representa novas alternativas para fortalecer a agricultura familiar, bem como gerar emprego, renda e impulsionar a economia local.
“Mais um passo fundamental no processo de desenvolvimento da nossa cidade. A gente atende uma demanda do setor agrícola, que tem destaque dentro do nosso projeto de governo. Todo trabalho é pensado para dar melhores condições de vida ao nosso cidadão, pais e mães de família que tiram seu sustento da agricultura. Vamos continuar lutando para garantir que Ilhéus continue sendo referência em planejamento, gestão e cuidado”.
A Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior será formada a partir de cargos já existentes, mas que atualmente pertencem à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Mário Alexandre reiterou que o objetivo é estreitar o diálogo com assentamentos, associações, sindicatos e cooperativas rurais. O pequeno produtor também é parte primordial para alcançar as metas estabelecidas nesta nova formatação.









