:: ‘Destaque1’
UESC: INSCRIÇÕES PARA AUXÍLIO INCLUSÃO DIGITAL 2021.2 COMEÇA DIA 16 DE AGOSTO; SAIBA QUEM PODE SOLICITAR O BENEFÍCIO

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realizará inscrições, no período de 16 de agosto até às 16 horas do dia 10 de setembro, para a seleção de estudantes dos cursos de graduação e de pós graduação, visando a concessão do Auxílio Inclusão Digital durante o segundo semestre letivo de 2021. As normas para inscrição e seleção estão contidas no Edital nº 087\2021, disponível no portal www.uesc.br.
A medida tem como objetivo promover a inclusão digital, através do apoio ao acesso à internet, para possibilitar o desenvolvimento das atividades acadêmicas enquanto durar o período de ensino emergencial não presencial, devido à pandemia da Covid-19. O reitor Alessandro Fernandes Santana destaca que a concessão do auxílio integra as ações voltadas para a Assistência Estudantil da UESC, em caráter excepcional e temporário.
O Auxílio Inclusão Digital representa a “concessão de auxílio financeiro destinado a contratação de plano de internet móvel ou residencial, para uso exclusivo e com capacidade suficiente para o acompanhamento e desenvolvimento das atividades de ensino não presencial da UESC”. Serão disponibilizadas 950 vagas alunos dos cursos de graduação e 50 vagas para o nível de pós graduação. :: LEIA MAIS »
COMPANHEIRA DE SUSPEITO DE TRÁFICO É PRESA COM ARMA E MACONHA EM ITABUNA

Material apreendido seguiu para o Departamento de Polícia Técnica para ser periciado.
Uma mulher, companheira de um suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, foi presa com arma de grosso calibre e maconha nesta terça-feira, 3, em uma casa no bairro Pedro Gerônimo, no município de Itabuna, Sul da Bahia, por investigadores das delegacias de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e Territorial (DT).
O companheiro dela segue sendo procurado, visto que é alvo de uma denúncia apurada pelos policiais. Com a mulher foram apreendidos quatro cartuchos calibre 38, uma escopeta calibre 12, maconha e embalagens para acondicionar entorpecentes.
Ela foi autuada em flagrante e encaminhada para o Complexo Policial de Itabuna. Já o material apreendido seguiu para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser periciado. Além disso, uma equipe da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) também participou da ação.
BAHIA: SECRETÁRIO DE SAÚDE, FÁBIO VILAS-BOAS, PEDE EXONERAÇÃO DO CARGO APÓS XINGAR DONA DE RESTAURANTE; CONFIRA NOTA DO GOVERNO DO ESTADO

O governo do estado agora trabalha para apagar o incêndio causado por Vilas-Boas, que já protagonizou outras polêmicas enquanto esteve à frente da pasta.
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, não aguentou a pressão e encaminhou, nesta terça-feira (3), seu pedido de exoneração, após protagonizar uma polêmica com a dona do restaurante Preta, na Ilha dos Frades, nesta segunda-feira (2). O anúncio foi feito no Twitter. Vilas-Boas ofendeu a empresária Angeluci Figueiredo, chamando-a de “vagabunda”, após não ser atendido no restaurante.
As declarações ganharam repercussão nacional, ficando insustentável para o secretário. Nos bastidores, a informação é a de que o governador Rui Costa, amigo e paciente de Vilas-Boas, ficou estarrecido com a situação e apostou no pedido de exoneraçao do secretário.
O governo do estado agora trabalha para apagar o incêndio causado por Vilas-Boas, que já protagonizou outras polêmicas enquanto esteve à frente da pasta, como postar fotos sem máscaras em meio à pandemia e cobrar da cantora Ivete Sangalo mais engajamento nas causas sociais :: LEIA MAIS »
PREFEITURA DE ILHÉUS GARANTE REGULARIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS EM CEMITÉRIOS DA CIDADE

O Município realiza o recadastramento de todos os espaços destinados aos sepultamentos
A Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) informa que os serviços prestados nos cemitérios de Ilhéus seguem dentro da normalidade. A pasta esclarece que houve aumento da demanda por sepultamentos, em virtude da pandemia da Covid-19, contudo desmente a insuficiência de vagas.
A Prefeitura não suspendeu a oferta dos serviços cemiteriais e presta assistência e acolhimento necessários a todas as pessoas que perderam um ente querido. Os enterros das vítimas da Covid-19 são realizados em atendimento aos protocolos de segurança sanitária e prevenção à doença.
Ainda que a sobrecarga tenha atingido o sistema funerário em todo o país e que o Município não tenha investido em ampliação dos cemitérios, Ilhéus cria alternativas para evitar o colapso do sistema. A secretaria realiza o recadastramento de todos os espaços destinados aos sepultamentos, com o objetivo de identificar e evitar o abandono de túmulos e covas. :: LEIA MAIS »
BAHIA REGISTRA NOVE MORTES POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS, MENOR NÚMERO DE ÓBITOS DO ANO

A Bahia registrou nove mortes por covid-19 neste domingo, 1º. O número é o menor no estado desde o início do ano. Porém, as mortes aconteceram em diferentes datas, só sendo contabilizadas no domingo. Conforme o boletim, nas últimas 24 horas também foram contabilizados 627 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.125 recuperados (+0,1%).
Dos 1.194.316 casos confirmados desde o início da pandemia, 25.759 tiveram óbito confirmado, 1.162.989 já são considerados recuperados e 5.568 encontram-se ativos, diz a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.441.472 casos descartados e 231.083 em investigação. Na Bahia, 51.429 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Com 6.338.146 vacinados contra o coronavírus com a primeira dose, dos quais 2.559.626 receberam também a segunda aplicação, e mais 249.627 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17h deste domingo, 1º, a Bahia já vacinou 59,08% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a primeira dose.
COM AVANÇO DA VACINAÇÃO, ILHÉUS REGISTRA QUEDA DA TAXA DE INTERNAÇÕES CASOS E MORTES POR COVID-19

O prefeito Mário Alexandre reiterou que a colaboração da população continua sendo decisiva para frear o ritmo de transmissão do vírus
Após seis meses do início da vacinação contra a Covid-19, Ilhéus começou a apresentar redução progressiva no percentual de internações e índice de casos e mortes em decorrência da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), houve diminuição de aproximadamente 1.500 atendimentos no Centro Covid-19, comparando junho e julho deste ano.
Referência na região sul da Bahia, a unidade prestou 3.146 atendimentos no mês passado, com registro de 51 óbitos e média diária de 26 pacientes internados na UTI. Já em julho, o número de atendimentos caiu para 1.865, com média de internação diária de 23 pacientes e 26 óbitos, contabilizados até esta quinta-feira (29).
Além das medidas restritivas adotadas pela Prefeitura para conter a disseminação do vírus, a estratégia de vacinação estruturada contribuiu significativamente para manter a tendência de queda. Embora o cenário apresente certa estabilidade, a Sesau alerta que a pandemia não acabou.
O prefeito Mário Alexandre reiterou que a colaboração da população continua sendo decisiva para frear o ritmo de transmissão do vírus. “Todas as medidas adotadas são necessárias para que a gente consiga manter a taxa de contaminação baixa e prestar uma assistência adequada. É fundamental que a população continue seguindo todas as medidas, com uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”. :: LEIA MAIS »
RECONHECIMENTO FACIAL: GOVERNADOR ASSINA ORDEM DE SERVIÇO QUE VAI LEVAR TECNOLOGIA A MAIS 77 CIDADES BAIANAS

Até o final de 2022, a tecnologia será implantada em 77 cidades baianas, além de ser expandida na capital baiana e receber atualizações
Setenta e sete cidades baianas passarão a contar com os Sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas, que integram o ‘Projeto Vídeo Polícia’, lançado em 2018, e que agora será ampliado para a Região Metropolitana e interior do estado. A ordem de serviço foi assinada, nesta terça-feira (27), pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino. Desde o lançamento, a tecnologia já foi responsável pela prisão de 211 procurados pela Justiça.
O investimento, avaliado em aproximadamente R$ 665 milhões, inclui a prestação de serviço através do consórcio vencedor da licitação, o conglomerado Oi SA e Avante SA, por cinco anos. Na primeira fase da expansão, a tecnologia chegará a 39 cidades da Região Metropolitana e do interior até o final deste ano. Os demais municípios terão os sistemas implantados até o final de 2022. :: LEIA MAIS »
SINEBAHIA OFERECE VAGAS DE EMPREGO EM ILHÉUS NESTA QUARTA (28); CONFIRA A LISTA

Interessados devem enviar e-mail com dados e vaga pretendida ou agendar atendimento por meio do SAC Digital.
O SineBahia divulgou as vagas de emprego disponíveis para quarta-feira (28/07), em Ilhéus. [Veja lista abaixo] .
Os atendimentos já estão sendo feitos presencialmente mediante agendamento pelo SAC Digital. Site: https://www.sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo SACDIGITAL.
Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas das vagas disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos.
O SAC Ilhéus fica situado na Rua Eustáquio Bastos, no centro da cidade, e funciona de 7h às 15h30, de segunda a sexta-feira.
VENDEDOR
Ensino Médio Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho na área automotiva
Possuir CNH categoria AB
01 VAGA
REPRESENTANTE COMERCIAL
Ensino Médio Completo
Experiência mínima de 6 meses na função
Possuir veículo e CNH categoria B
01 VAGA
ATENDENTE DE LANCHONETE
Ensino Médio Completo
01 VAGA
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
01 VAGA :: LEIA MAIS »
ILHÉUS GANHARÁ POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE, AFIRMA RUI COSTA

De acordo com Rui, o projeto visa atender cerca de 400 mil habitantes das cidades que integram a região sul da Bahia
Com a proposta de expandir a oferta de serviços de saúde, o governador Rui Costa anunciou na última sexta-feira (23) a construção de uma Policlínica Regional em Ilhéus. A informação foi dada durante o ato de entrega da unidade em Itaberaba. Para o prefeito Mário Alexandre, a implantação do modelo no município marca o processo de ampliação da assistência no interior do estado, tendo Ilhéus como polo de saúde, que abriga o Hospital Regional Costa do Cacau, já em funcionamento, e o Hospital Materno-Infantil Dr Joaquim Sampaio, ambos com atendimento de alta complexidade.
“Esse equipamento consolida a parceria com o Governo do Estado e faz com que a qualidade da saúde pública avance de uma forma jamais vista. Agradeço a atenção, o apoio e carinho que o governador Rui tem com a população de Ilhéus e da nossa região, investindo em áreas fundamentais para a saúde e bem-estar do nosso povo”, afirmou Mário Alexandre.
Segundo Rui, o projeto visa atender aproximadamente 400 mil habitantes das cidades que integram a região sul da Bahia. Juntas, Ilhéus e Itabuna atenderão cerca de 800 mil pessoas, oferecendo acesso ambulatorial e especialidades diversas, em articulação com o setor de Atenção Básica e assistência hospitalar.
“Já estamos dialogando com os municípios da região sul para abrir uma policlínica em Ilhéus, onde o projeto está mais encaminhado. Na região o debate está adiantado, por isso eu falo na vigésima sexta unidade. O povo é apaixonado por esse modelo e graças a Deus nós estamos entregando aos baianos um serviço de alto padrão”, declarou o governador. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS VACINA PROFISSIONAIS DA REDE ESTADUAL DO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR NESTA SEGUNDA (26)

Serão imunizados trabalhadores com idade entre 18 e 30 anos
A vacinação contra a Covid-19 para os profissionais da área de educação continua nesta segunda-feira (26) em Ilhéus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), os trabalhadores da rede estadual de educação, nos níveis superior, técnico e básico, com idade entre 18 e 30 anos receberão a primeira dose do imunizante na Cruzada do Bem pelo Bem, das 8h às 16h.
A Sesau informa que a aplicação da vacina acontece mediante lista previamente emitida pelos respectivos estabelecimentos de ensino. A medida assegura o retorno seguro das atividades letivas na modalidade semipresencial, garantindo a proteção de toda a comunidade escolar e acadêmica. O público deve apresentar CPF, cartão do SUS e cartão de vacinação, caso possua.
Serviço
Vacinação contra a Covid-19 (1ª dose)
Público-alvo: Profissionais da rede estadual de educação, nos níveis superior, técnico e básico
Data: 26/07/2021
Horário: Das 8h às 16h
Local
Cruzada do Bem pelo Bem
Endereço: Rua Teodoro Sampaio, Boa Vista – próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade









