WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

É LEI EM ILHÉUS: VEREADOR JERBSON MORAES REGULAMENTA “CONDUTOR SOCORRISTA” COMO EMPREGO PÚBLICO EM ILHÉUS

“Ao excelentíssimo presidente da câmara Municipal de ilhéus, Jerbson Moraes, venho por meio desta expressar nossos profundos agradecimentos pela memorável iniciativa ao instituir a regulamentação da nossa profissão”, foram com essas palavras que o Condutor socorrista do SAMU, Luís Cláudio Catarino , iniciou o seu discurso de agradecimento pela publicação da Lei Municipal n• 4.180, no diário oficial do Legislativo ilheense, em 25 de Julho de 2022. A Lei em questão é de autoria do vereador Jerbson Moraes (PSD) e regulamenta a função de “Condutor Socorrista” como emprego público, em Ilhéus, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo explicou o vereador, a função do condutor socorrista é de extrema importância, pois ele não apenas conduz os veículos de emergência, mas também auxilia as equipes de saúde no atendimento e transporte de pacientes, quando necessário. Inclusive, esses profissionais, no exercício diário de sua função, expõe-se aos mesmos riscos biológicos a que estão sujeitos os profissionais da saúde”, defendeu o vereador.

O Condutor Socorrista enquadra-se na Classificação Brasileira de Ocupações, sob o número CBO5151-35, que é a classificação de Socorristas, pois, além de possuir habilitação para a condução de veículos de emergência,
através de certificação pelos órgãos e normativos de trânsito, eles possuem conhecimentos sobre Fisiologia humana e sobre as condutas necessárias para o auxilio da equipe médica e de enfermagem, nos gestos básicos de suporte à vida, nas imobilizações e no transporte de vítimas; além de identificar todos os tipos de materiais existentes nos veículos de socorro e sua utilidade. “Enfim, um profissional especializado em Biossegurança, dotado de atribuições e responsabilidades específicas, de acordo com Protocolos de Suporte Básico de Vida, balizados por certificações dos órgãos de saúde, e que precisa ser reconhecido no nosso município”, completou o autor da Lei, Jerbson Moraes.

O ingresso no emprego público de Condutor Socorrista será feito mediante concurso público de provas ou de provas e títulos obedecidos os requisitos contidos na Lei. Já os atuais condutores socorristas que exercem suas funções no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, segundo o Art. 5°., devem comprovar o preenchimento dos requisitos exigidos para o preenchimento desses cargos.

Veja a Lei na íntegra aqui

CENSO 2022 COMEÇA NESTA SEGUNDA (1º); 90 MIL DOMICÍLIOS SERÃO VISITADOS EM ILHÉUS

As entrevistas para a realização do Censo Demográfico 2022 começam nesta segunda-feira (1º). Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o início de novembro, 147 profissionais visitarão cerca de 90 mil domicílios em Ilhéus.

Durante a coleta, os recenseadores e supervisores estarão uniformizados com colete e boné e poderão ser identificados através do crachá e QR Code. No site https://respondendo.ibge.gov.br/ é possível verificar a identidade do entrevistador.

A Prefeitura prestará apoio na disponibilização da infraestrutura e instalação dos postos de coleta, auxiliando também no deslocamento das equipes nas áreas rurais.

Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população. O levantamento é fundamental para a gestão e execução de políticas públicas no município.

RÁDIO BAHIANA INAUGURA NOVA SEDE NO CENTRO DE ILHÉUS NESTA SEXTA-FEIRA; CONFIRA FOTOS

Na manhã desta sexta-feira (29) a Rádio Bahiana de Ilhéus apresentou para a sociedade sua nova sede. Com 64 anos de tradição a queridinha Bahiana está agora instalada no centro da cidade, na Rua Araújo Pinho, galeria Ilhéus Center, 1º andar.

Com uma estrutura aconchegante e mais perto do centro comercial de Ilhéus, a emissora 1310 promoveu um coquetel com a presença de grandes nomes, como o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes, que concedeu entrevista no Programa Política de Fato. Também esteve presente a vereadora Enilda Mendonça e o professor Gurita.

Os comunicólogos Maurício Maron, Fábio Roberto Notícias, Jamessom Araújo e Égilla Passos, também prestigiaram o coquetel de lançamento. Assim como os empresários Sônia e Carlos, proprietários da BigOtica, o médico e empresário Dr. Francisco Sampaio , Rubia Carvalho, o pré-candidato a deputado federal Carlos Massarolo , o pré-candidato a deputado estadual Luciano Sampaio, dentre outros convidados.

Recepcionando os convidados, o diretor geral da emissora Adilson Neves se mostrou animado com a casa nova e promete novidades na grade da Bahiana 1310. “Estamos localizados agora no centro de ilhéus, mais perto dos ouvintes, mais perto do comércio, mais perto do coração da cidade. Com uma locação mais aconchegante, estamos preparando  grandes novidades para os próximos meses, novos programas, novas parcerias”, finalizou Neves.

Com uma grande audiência, a Rádio Bahiana de Ilhéus leva a tecnologia como aliada, transmitindo toda sua programação através das mídias sociais. Além das ondas sonoras am 1310 que chegam até a capital baiana.

Veja as fotos a seguir : :: LEIA MAIS »

53% dizem não votar em Bolsonaro de jeito nenhum, ante 36% em Lula, mostra Datafolha

Fotos: Ricardo Stuckert/Alan Santos/Flickr

O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue como o candidato mais rejeitado pelo eleitorado brasileiro. Dizem que não votariam de forma alguma nele 53% dos ouvidos pelo Datafolha em sua nova pesquisa eleitoral, realizada nesta quarta (27) e quinta-feira (28).

O presidente está em segundo lugar na disputa, com 29% das intenções de voto no primeiro turno. O líder até aqui, o petista Luiz Inácio Lula da Silva (47% de intenções) vem a seguir no ranking dos rejeitados, com 36% dos brasileiros dizendo que nunca votariam nele.
Coincidindo a terceira colocação em intenção de voto (8%) e rejeição (25%) vem o ex-ministro e ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT), veterano de outras três disputas presidenciais (1998, 2002 e 2018).
O Datafolha entrevistou 2.566 eleitores em 183 cidades, e a margem de erro de seu levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa foi contratada pela Folha de S.Paulo. Seu número de registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-01192/2022.
Os três candidatos, com efeito, são os mais conhecidos. Lula é familiar a 98% dos brasileiros e Bolsonaro, a 97%, como seria natural a quem ocupou e ocupa o cargo de presidente. Ciro, que disputou sua primeira eleição em 1982, é nome reconhecido por 86%.
Os índices são todos semelhantes aos da pesquisa anterior feita pelo Datafolha, de 22 e 23 de junho. O mesmo se nota no pelotão dos candidatos que vêm abaixo.
O General Santos Cruz (Podemos), que foi ministro de Bolsonaro e rompeu com o presidente já no começo do governo, tem um caso à parte e pode servir de alerta para os muitos militares que buscam disputar eleição. Ele tem apenas 16% de conhecimento, mas 19% de rejeição.
Empatados com ele, mas numericamente abaixo, vêm os outros candidatos. Vera Lúcia (PSTU) tem 18%. Com 17% estão Pablo Marçal (Pros), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e Felipe Dávila (Novo). Simone Tebet (MDB), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) registram 17%. André Janones (Avante), 15%.

Por Bahia Notícias

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES, JERBSON MORAES, PROMULGA 24 LEIS MUNICIPAIS QUE BENEFICIAM ILHÉUS

Nesta última semana, o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), promulgou vinte e quatro leis municipais de autoria do Legislativo e aprovadas pelos vereadores. As Leis dispõem sobre diversos assuntos de interesse do município e foram publicadas no Diário Oficial do Legislativo nos dias 25, 27 e 28 deste mês.

A sanção das leis municipais é de responsabilidade exclusiva do prefeito. Porém, de acordo com o disposto nos parágrafos 2° e 7° do artigo 57 da Lei Orgânica do Município de Ilhéus, o presidente da Câmara pode assumir a responsabilidade e promulgar as Leis após um prazo determinado.

Segundo explicou Jerbson Moraes, todos os projetos são de interesse da comunidade.
“Este é um ato que marca Ilhéus, são mais de 20 leis municipais que passam a valer a partir de agora e que beneficiam a população ilheense. Foram projetos elaborados por mim e por meus colegas edis ouvindo e pensando unicamente na população. A maioria dos projetos foi aprovada com o voto de todos os vereadores”, explicou o presidente.

Entre as leis promulgadas pela Casa Legislativa e que já estão em vigor, estão a criação de centro de reabilitação para agressores de mulheres, criação do cargo de condutor socorrista, instituição do projeto jiu-jítsu na escola, instituição do programa cuidador de idosos, a instituição de políticas de educação preventiva contra a hanseniase, criação da Política e do sistema Municipal de economia solidária, entre outros.

Confira as novas Leis Municipais: :: LEIA MAIS »

BOTIJÕES DE GÁS SÃO APREENDIDOS EM ILHÉUS, CARGA SERIA VENDIDA ILEGALMETE

Treze botijões de gás foram apreendidos em Ilhéus, nesta quinta-feira (28). De acordo com a Polícia Civil, os produtos seriam comercializados de forma ilegal. Ninguém foi preso.

As apreensões aconteceram durante o cumprimento de três mandados de busca no bairro do Banco da Vitória.

A comercialização do gás de cozinha sem autorizações legais configura crime contra a ordem econômica e por isso a polícia abriu um inquérito para apurar o caso.

ILHÉUS:SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS DIVULGA CRONOGRAMA DA COLETA DE LIXO

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Distritais (Secsurb), divulgou os horários da coleta seletiva na cidade. A recomendação é que os moradores depositem os resíduos em sacos plásticos, até uma hora antes da passagem do caminhão coletor.

É considerado lixo domiciliar aquele gerado em cozinhas, banheiros e limpeza de casa, ou seja, o lixo comum e úmido. O turno diurno terá início às 7h e vai até às 14h20. Já o turno da noite se inicia às 17h e vai até às 00h20.

Para manter a cidade organizada e limpa, a população precisa ficar atenta aos dias e horários da coleta nos bairros, bem como ao armazenamento correto do lixo.

Orientações – Os munícipes não devem expor os resíduos domiciliares para a coleta, fora dos horários e dias programados. É aconselhável colocar o lixo devidamente embalado em sacos ou caixas de papelão. As garrafas PET podem servir para armazenar objetos pontiagudos ou cortantes, como vidro, agulhas e estiletes, garantindo assim, a segurança dos profissionais responsáveis pelo serviço.

Confira o itinerário completo.

As coletas diurnas começam a partir das 7h, nos seguintes locais:

Avenida Ubaitaba;

Ilhéus II; :: LEIA MAIS »

CENSO 2022: COLETA DE DADOS COMEÇA EM AGOSTO ENTENDA IMPORTÂNCIA DA PESQUISA

A Prefeitura de Ilhéus informa que a partir do dia 1º de agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dará início à coleta de dados do Censo Demográfico 2022. Realizado a cada dez anos, o levantamento é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população.

Durante a coleta, os recenseadores e supervisores estarão uniformizados com colete e boné e poderão ser identificados através do crachá e QR Code. No site https://respondendo.ibge.gov.br/ é possível verificar a identidade do entrevistador.

A Prefeitura prestará apoio na disponibilização da infraestrutura e instalação dos postos de coleta, auxiliando também no deslocamento das equipes nas áreas rurais. O levantamento é fundamental para a gestão e execução de políticas públicas no município.

O Censo Demográfico 2022 pretende visitar aproximadamente 90 mil domicílios em Ilhéus. Para isso, 147 recenseadores vão percorrer todos os 27 bairros e 11 distritos, os quais são divididos pelo IBGE em 415 setores censitários. Conforme o órgão, atualmente, a cidade acumula projeções populacionais decrescentes.

Isso ocorre porque a principal variável para o cálculo dessas estimativas é a variação populacional entre os dois últimos censos. A redução registrada nos números do Censo 2010 em comparação ao Censo 2000 tem sido a responsável pelas constantes estimativas decrescentes.

Sendo assim, a detecção e ajustamento de possíveis imprecisões nas estimativas dependem de outra operação censitária ou contagem populacional. Esse fato demonstra ainda mais a importância de participação de toda população em responder à pesquisa :: LEIA MAIS »

MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA SEIS INVESTIGADOS POR ESQUEMA CRIMINOSO NO DETRAN DA BAHIA

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações (Gaeco) do Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou seis investigados por um esquema criminoso no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran).

A denúncia foi recebida pela Justiça na sexta-feira (22), mas a informação foi divulgada pelo MP-BA no final da tarde desta segunda (25). Segundo o Gaeco, os denunciados se associaram para roubar veículos de locadoras e transferi-los para terceiros através de fraudes documentais efetivadas no Detran.

A estimativa é de que as fraudes tenham causado um prejuízo de mais de R$ 721 mil.

A denúncia, recebida pelo Juízo da 1ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador, é um desdobramento da “Operação Fake Rent”, que estima um prejuízo superior a R$ 9,5 milhões com esse tipo de crime na Bahia.

O MP-BA informou que foram denunciados:

  • O suspeito de ser o principal articulador do esquema criminoso, recrutador de pessoas para figurarem formalmente como locatários de veículos e um dos chefes da associação criminosa;
  • Dois despachantes que seriam responsáveis pela inserção de dados falsos nos sistemas informáticos, permitindo a consolidação das posses em nomes alheios;
  • Um homem que atuaria em conjunto com os despachantes;
  • Um suspeito que teria participado de transferência de veículo;
  • Um servidor do Detran que teria recebido valores dos despachantes como forma de contraprestação por serviços indevidamente prestados.

Segundo a denúncia, os crimes eram efetivados logo após a locação dos veículos. A organização utilizava documentos falsos, corrompia agentes públicos e inseria dados falsos no sistema informático do Detran.

Em seguida, transferia a propriedade do automóvel para um dos integrantes do esquema.

:: LEIA MAIS »

MORTE DE EX-PREFEITO DE ITABUNA, FERNANDO GOMES,ABALA REGIÃO CACAUEIRA

O ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes morreu na tarde deste domingo (24), aos 83 anos. Ele estava internado no Hospital Aliança, em Salvador, desde 14 de julho, após ter uma crise hepática causada por medicamentos usados para amenizar dores na lombar.

No domingo, em nota divulgada pela família  por volta das 14h,  foi informado que houve a necessidade de intervenção cirúrgica para conter o avanço de uma bactéria, levando a amputação de uma das pernas do ex- prefeito.  No entanto, às 16h, o político foi a óbito.

Fernando Gomes nasceu em Itabuna em 1939. Iniciou sua carreira política quando assumiu o cargo de Secretário Municipal de Administração, em 1973. Ficou no cargo até 1976, candidatando-se, em seguida, a prefeito. Permaneceu à frente do Executivo municipal por cinco mandatos, sendo a primeiro em 1978 e a última em 2017. Em 2020, foi impedido de disputar por decisão do Tribunal regional Eleitoral da Bahia, que indeferiu a candidatura.

Fernando é recordista de mandatos legislativos na história de Itabuna. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia