:: ‘Destaque1’
Prefeitura de Ilhéus prorroga entrega de vouchers do Kit Natalino

Atendimento será realizado nesta quarta-feira (17), em todos os CRAS, das 8h às 14h, com quantidade limitada
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, prorrogou por mais um dia a entrega dos vouchers para retirada do Kit Natalino. A ação acontece nesta quarta-feira (17), com atendimento em todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
A iniciativa busca ampliar o alcance da ação e contemplar um maior número de famílias. No entanto, a Prefeitura informa que a quantidade de vouchers é limitada, podendo ser encerrada antes do horário final, conforme a disponibilidade.
O atendimento seguirá das 8h às 14h, em todos os CRAS. A orientação é que os beneficiários compareçam o quanto antes ao seu CRAS de referência.
A gestão municipal reforça o compromisso com a assistência social e segue trabalhando para garantir um Natal mais digno às famílias ilheenses.
Via: Blog Agravo
Câmara de Ilhéus vota Projeto de Lei Orçamentária Anual nesta quarta-feira (17)

A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) vai votar, nesta quarta-feira (17/12), o Projeto de Lei (PL) nº 182/2025, encaminhado à Casa pelo Executivo municipal e que estabelece a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. A votação se dará em duas sessões – a primeira será extraordinária, a partir das 14h, e a segunda, ordinária, a partir das 16h.
O PL estima as receitas que serão arrecadadas pelo Município no ano que vem e autoriza a realização das despesas. A apreciação da matéria fecha um processo que contou com duas audiências públicas realizadas pela CMI, para apresentar a proposta à sociedade e ouvir as demandas.
Nas sessões desta quarta-feira, serão apreciadas as sugestões da população, além das emendas propostas pelos vereadores – as impositivas ou não. Ao todo, foram apresentadas pelos edis 291 propostas de emendas ao PL nº 182/2025.
O projeto e as propostas de emendas podem ser consultados aqui: https://sapl.ilheus.ba.leg.br/sessao/pauta-sessao/439/
*Orçamento* – Segundo relatório da administração pública municipal, a previsão é de que, para o próximo ano, a média de receitas e despesas de Ilhéus seja de pouco mais de R$ 900 milhões. As áreas com as maiores receitas previstas são Educação (R$ 239 milhões), Saúde (R$ 180 milhões) e Infraestrutura/Defesa Civil (R$ 112 milhões).
As sessões podem ser acompanhadas presencialmente, na sede da Câmara (Rua Araújo Pinho, nº 19, Centro), ou pelo canal da TV Câmara de Ilhéus no YouTube (https://www.youtube.com/@camarailheus4494).
— —
_Comunicação da Câmara Municipal de Ilhéus (CMI)_
_@camaradeilheusoficial_
Câmara de Ilhéus realiza sessão solene para entrega dos Títulos de Cidadão Ilheense Honorário 2025

A Câmara Municipal de Ilhéus promoveu, na última quinta-feira, a sessão solene de entrega dos Títulos de Cidadão Ilheense Honorário referentes ao ano de 2025. A cerimônia marcou o reconhecimento oficial a personalidades que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento social, econômico, cultural e institucional do município. Ao longo do ano legislativo, mais de 85 propostas de concessão dos títulos foram apresentadas pelos vereadores, analisadas e aprovadas em plenário, culminando na realização da solenidade que oficializou a homenagem aos agraciados.
A sessão solene contou com a presença do prefeito Valderico Júnior, da vice-prefeita Wanessa Gedeon, secretários municipais, vereadores e convidados, sob a presidência do vereador César Porto. À frente dos trabalhos, César Porto conduziu a solenidade com equilíbrio, respeito institucional e organização, reafirmando seu compromisso com a valorização do Legislativo e com o fortalecimento das tradições da Casa. Sua gestão tem sido marcada pela seriedade, diálogo e dedicação às pautas que engrandecem Ilhéus, garantindo que momentos como a entrega dos títulos honorários reforcem o reconhecimento público àqueles que ajudam a construir a história e o futuro do município.

Câmara de Ilhéus dá posse à segunda turma de aprovados no concurso

Screenshot
A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) realizou, nesta quarta-feira (10/12), uma cerimônia para dar posse à segunda turma de servidores aprovados no concurso público de 2024. Foram empossadas, desta vez, as servidoras Bruna Vieira Gomes (analista de controle interno) e Adélia Fernanda Santana Souza Oliveira (analista jurídica).
Nesta segunda turma, também foi convocado um aprovado para o cargo de analista de recursos humanos, mas o primeiro lugar da lista não compareceu para a entrega da documentação. Novas convocações foram feitas e, quando for concluído esse processo, haverá mais essa posse.
A chegada da primeira turma aconteceu em setembro, quando seis servidores foram empossados. Pelo novo calendário de convocações da CMI, todos os aprovados dentro das vagas devem ser convocados no primeiro semestre do ano que vem.
Ao todo, o concurso de 2024 da Câmara de Ilhéus ofertou 19 vagas imediatas, em diversas áreas.
— —
_Comunicação da Câmara Municipal de Ilhéus (CMI)_
_@camaradeilheusoficial_
Rádio Bahiana cresce em visibilidade e se torna palco das maiores lideranças políticas da Bahia

Nas últimas semanas, a Rádio Bahiana de Ilhéus tem se consolidado como um dos mais importantes e respeitados espaços de diálogo político do sul da Bahia. A emissora vive um período de grande projeção e reconhecimento estadual, reflexo direto da sua programação qualificada e da condução firme, profissional e visionária do seu diretor, o radialista Adilson Neves. Sob sua liderança, a rádio ampliou ainda mais sua credibilidade, tornando-se referência na promoção de entrevistas com autoridades de grande relevância para a Bahia.
Entre os nomes que recentemente passaram pelos estúdios da Rádio Bahiana estão figuras de destaque na gestão pública, como o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola; a secretária de Educação do Estado, Rowenna Brito; o deputado estadual Rosemberg Pinto; e a deputada estadual Soane Galvão. A emissora também recebeu o deputado federal Paulo Magalhães e Jabes Ribeiro, ex-prefeito de Ilhéus e atual secretário-geral do Partido Progressista na Bahia, reforçando ainda mais o peso político das entrevistas conduzidas.
O momento de maior destaque foi a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que escolheu a Rádio Bahiana para uma entrevista especial e exclusiva. A participação da maior autoridade do Estado evidencia o respeito e a visibilidade que a emissora alcançou, especialmente por meio do trabalho comprometido, técnico e responsável de Adilson Neves, que tem colocado a rádio em um novo patamar de influência regional.
Com esse conjunto de conquistas, a Rádio Bahiana de Ilhéus reafirma seu papel como um dos principais veículos de comunicação do interior baiano, fortalecendo a conexão entre a população e as decisões que impactam diretamente a vida da sociedade. A emissora segue crescendo, inovando e ampliando sua relevância graças ao empenho de sua equipe e à direção competente de Adilson Neves.

Soane e Marão Articulam com a SEINFRA Obras Prioritárias para Ilhéus, Una, Ibicuí, Almadina e Itapitanga

A deputada estadual Soane Galvão e o ex-prefeito Marão participaram, durante a semana, de uma audiência estratégica com o secretário interino de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes, reforçando o compromisso de ambos com a aceleração de obras essenciais para o desenvolvimento de Ilhéus e de toda a região Sul.
*Obras Prioritárias em Foco*
Durante a reunião, a dupla apresentou uma pauta robusta, destacando:
• Pavimentação do trecho Ilhéus–Buerarema até Couto (2,7 km), considerada fundamental para a segurança viária e o escoamento da produção;
• Nova Central de Abastecimento, demanda registrada pessoalmente por Soane e vista como
imprescindível para a economia local;
• Ampliação da pista do Aeroporto de Ilhéus, investimento estimado em R$ 70 milhões, com potencial de ampliar o turismo e melhorar a operação aérea;
• Requalificação do acesso ao Polo Industrial e ao Polo de Informática, obra já com recursos assegurados pelo Estado;
• Retomada da 2ª etapa da BA-001 – Orla Sul, uma das mais importantes vias costeiras do município;
Após o encontro, Marão destacou o alinhamento com o Governo do Estado e a importância da articulação para garantir “boas notícias e avanços concretos” para Ilhéus.
Além das pautas de Ilhéus, Soane e Marão aproveitaram a audiência para defender demandas estruturantes de municípios vizinhos, reforçando o papel regional da deputada e do ex-prefeito:
• Ibicuí: pavimentação da BA-130 (Ibicuí–Dario Meira);
• Almadina: instalação de sinalização e redutores de velocidade;
• Una: manutenção emergencial da estrada Una–Santa Luzia e requalificação da via Ilhéus–Una;
• Itapitanga: pavimentação asfáltica;
• Santo Amaro: melhorias na Encosta da Rua H, na Candolândia.
• Itororó:Requerimento para construção da passarela na ponte Eujácio Simões
• Condeuba: pavimentação asfáltica da Av. Integração Irmã Dulce; Pavimentação da Av. Brasília com início na BA-148 e Sinalização Viária (Vertical e horizontal).
• Colônia de Una: Requalificação asfáltica da estrada Ilhéus x Una (BA-001), da entrada da cidade.
Com articulação firme e diálogo direto com a SEINFRA e o Governo da Bahia, Soane Galvão e Marão seguem ampliando conquistas, acelerando projetos e garantindo que as principais demandas de Ilhéus e região permaneçam no centro das decisões estaduais.
Rádio Bahiana de Ilhéus recebe o governador Jerônimo Rodrigues em edição especial do programa Falando Direito

Os estúdios da Rádio Bahiana de Ilhéus irão receber, neste sábado, o governador Jerônimo Rodrigues para uma edição especial do programa Falando Direito. A presença do chefe do Executivo estadual marca um momento significativo para a emissora, que abre espaço para uma conversa direta sobre ações, projetos e prioridades do Governo da Bahia.
Apresentado pelo radialista Adilson Neves, o Falando Direito será transmitido ao vivo pelas plataformas digitais da Rádio Bahiana e pela frequência 1310 AM, alcançando ouvintes de toda a região. A expectativa é de que o governador aborde temas importantes para Ilhéus e para o estado, fortalecendo o diálogo com a população.
Exclusivo: Já disponível para uso, transporte coletivo de Ilhéus pode ser acompanhando em tempo real pelo aplicativo “nosso buzu”

Em entrevista exclusiva ao programa Falando Direito, da Rádio Bahiana, o superintendente da SUTRAN, Cláudio Cardoso, revelou uma novidade importante para os usuários do transporte coletivo da cidade de Ilhéus. Segundo ele, a partir de agora, a população poderá acompanhar, em tempo real, a localização dos ônibus por meio do aplicativo Nosso Buzú, oferecendo mais comodidade, previsibilidade e segurança aos passageiros.
Cláudio Cardoso destacou que a ferramenta representa um avanço significativo na mobilidade urbana do município, permitindo que os usuários tenham acesso imediato aos horários, rotas e deslocamento dos veículos. A iniciativa integra o pacote de modernizações que a SUTRAN vem implementando, com foco na melhoria da qualidade do serviço e na transparência das operações do transporte público.

Governo entrega PL para reestruturação do Planserv e PEC que altera regras de aposentadoria das Polícias Civil e Penal

A entrega oficial foi realizada pelo secretário da Serin, Adolpho Loyola, e pelo secretário da Saeb, Rodrigo Pimentel_
O Governo da Bahia encaminhou, nesta segunda-feira (01), à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), duas proposições: o projeto de lei (PL) que promove a reestruturação do Planserv e uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera as regras de aposentadoria para policiais civis e agentes penitenciários, com foco na paridade e integralidade. As propostas são resultado de um processo construído em conjunto com sindicatos e entidades representativas e têm como objetivo modernizar as estruturas do funcionalismo público estadual. A entrega foi realizada pelo secretário de Relações Institucionais (Serin), Adolpho Loyola, e o secretário de Administração da Bahia (Saeb), Rodrigo Pimentel.
O projeto do Planserv apresenta um conjunto de melhorias significativas, entre elas a adoção de um novo critério de contribuição. As faixas salariais serão substituídas por um percentual único aplicado sobre a remuneração do servidor, reforçando um princípio estruturante de justiça social: todos contribuem com o mesmo percentual, de forma proporcional ao salário. Com essa mudança, estima-se que cerca de 130 mil servidores terão redução no valor pago. Além disso, a proposta prevê a interiorização da rede com cidades-polo; a revisão da remuneração dos médicos; e a prospecção de novos profissionais para ampliar atendimentos.
“Sob a condução da Serin chegamos a um produto que visa reequilibrar o Planserv e possibilitar, a partir da aprovação da lei, a mudança na questão do critério de contribuição do participante, tornando um plano de justiça social. O percentual irá iniciar com 5.5% em 2026 e em 2027 chega a 6%. No patronal estamos propondo elevar de 2,5% para 3,25% em 2026, e para 4,0% em 2027. Além disso, pretendemos aprimorar a interiorização, fortalecendo as micro-regiões, levando serviços itinerantes a locais desassistidos e ampliando a oferta de telemedicina, especialmente nas especialidades com menor disponibilidade. Dessa forma, garantimos um atendimento mais rápido e maior conforto para quem vive no interior. Quero agradecer ao empenho de todos e dizer que hoje é um dia especial, pois estamos comemorando a vitória do diálogo”, afirmou o secretário da Saeb, Rodrigo Pimentel.
Em relação à PEC, para os policiais civis e agentes penitenciários que ingressaram até a entrada em vigor da Emenda Constitucional nº 26, de 31 de janeiro de 2020, e que se aposentarem após a publicação da nova Emenda Constitucional, está prevista a garantia da paridade, também garantida para aqueles que já tinham seus proventos calculados com base na integralidade até a data de entrada em vigor da nova Emenda. A proposta também estabelece uma diferença mínima na idade exigida para aposentadoria entre homens e mulheres. As mulheres terão uma redução na idade, tanto na regra especial transitória quanto na permanente, aplicada aos policiais civis, agentes penitenciários e servidores expostos a agentes nocivos.
Já a proposta de PEC tem foco na paridade e integralidade das Polícias Civil e Penal e modifica a regra dos proventos de aposentadoria, estabelecendo uma regra única baseada na última remuneração em atividade. A proposta também define idades mínimas diferentes para a aposentadoria de homens e mulheres, assegura a integralidade e paridade nas pensões por morte e prevê revogação do §3º do art. 9º da Emenda Constitucional nº 26/2020, eliminando duas regras praticamente iguais.
“Viemos aqui em nome do governador Jerônimo trazer estas propostas e quero agradecer aos sindicatos pela construção conjunta, através do diálogo que sempre mantivemos aberto. Nosso objetivo é melhorar ainda mais o nosso plano de saúde e dizer que o Planserv é um patrimônio do Estado baiano e dos servidores públicos da Bahia. Por isso que temos mais de 60 dias entre idas e vindas dialogando e construindo essa proposta. Além disso peço as nossas bancadas de governo e da oposição uma atenção a essa PEC das polícias civil e penal e ressaltar que também foi uma construção coletiva do movimento sindical com o governador Jerônimo”, pontuou o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola.
As propostas, que foram recebidas pela presidente da Alba, Ivana Bastos, e pelos demais deputados, serão submetidas à apreciação. Caso aprovadas, entrarão em vigor assim que foram sancionadas pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.









