WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

Deputado Rosemberg Pinto reforça compromisso com Itacaré em agenda no aniversário da cidade

Durante as comemorações do aniversário de Itacaré, o município recebeu, nesta semana, a visita do deputado estadual Rosemberg Pinto, em uma agenda marcada por diálogo, articulação política e anúncio de pautas estratégicas para o desenvolvimento da cidade.

Ao lado do deputado Paulo Magalhães e de lideranças locais, Rosemberg participou de encontros que resultaram na consolidação de importantes demandas já asseguradas para o município. Entre os principais temas discutidos estiveram investimentos estruturantes e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população itacareense.

Na pauta da reunião, destacaram-se:

 Aeródromo de Itacaré, fundamental para o fortalecimento do turismo e da economia local;

BA-654 (trecho Vila Maria – BR-101), obra estratégica para a mobilidade e integração regional;

Reforma e modernização do Hospital de Itacaré, ampliando e qualificando o atendimento à saúde da população.

As iniciativas são fruto de articulação política, diálogo constante e parcerias firmadas com o Governo do Estado da Bahia e o Governo Federal, reafirmando o compromisso do deputado Rosemberg Pinto com o desenvolvimento sustentável do município.

“Quem ganha o presente é o povo”, destacou a gestão municipal ao celebrar o avanço das pautas no aniversário da cidade, reforçando que o trabalho conjunto entre os poderes é essencial para garantir mais investimentos, progresso e bem-estar para a população de Itacaré.

Nota de Repúdio – Rádio Bahiana é impedida de exercer seu papel jornalístico no Salobrinho

A Rádio Bahiana de Ilhéus vem a público manifestar seu repúdio diante do impedimento sofrido por sua equipe de reportagem ao tentar realizar seu trabalho jornalístico no bairro Salobrinho.

A emissora recebeu denúncias graves sobre a situação da Escola Municipal São Pedro, que apresenta estrutura precária, com teto comprometido, paredes mofadas e sem condições adequadas para o início das aulas previstas para a próxima semana. Também foi denunciada a situação do Posto de Saúde do Salobrinho, onde a geladeira responsável pelo armazenamento das vacinas estaria sem funcionamento, colocando em risco a conservação dos imunizantes da unidade.

Ao se deslocar até os locais para apurar os fatos e informar a população, a equipe da Rádio Bahiana foi impedida de adentrar as dependências tanto da escola quanto do posto de saúde, sendo impossibilitada de realizar as filmagens e a produção das matérias. Tal atitude fere o direito à informação e o livre exercício da imprensa, que tem como missão comunicar, fiscalizar e buscar melhorias para o povo.

A Rádio Bahiana de Ilhéus reafirma seu compromisso com a verdade, com a população ilheense e com o jornalismo responsável, e seguirá cobrando transparência, respeito à imprensa e soluções urgentes para os problemas denunciados.

Governador Jerônimo Rodrigues inaugura escola histórica de tempo integral em Maracás

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, inaugurou no último sábado, em Maracás, o Colégio Estadual de Tempo Integral Iracy Marlene da Hora Passos, consolidando um marco histórico para a educação pública do estado. A nova unidade representa a 100ª escola de tempo integral entregue durante a atual gestão, reforçando o compromisso do Governo da Bahia com a ampliação e a qualificação do ensino.

Com investimento de aproximadamente R$ 34,7 milhões, a escola foi construída dentro de um padrão moderno e oferece uma ampla infraestrutura, incluindo 24 salas de aula climatizadas, biblioteca, laboratórios, teatro, restaurante estudantil, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society e pista de atletismo. A estrutura garante mais conforto e melhores condições de aprendizagem para estudantes e educadores.

Durante a solenidade, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que a educação é prioridade absoluta do governo estadual e fundamental para transformar realidades. A entrega da 100ª escola de tempo integral simboliza planejamento, investimento e compromisso com o futuro da juventude baiana, sendo celebrada pela comunidade local como um importante avanço para o desenvolvimento social e educacional da região.

Aposta em desistência de Caiado em 2026 cresce entre aliados e bolsonaristas


Cresceu nas últimas semanas, entre aliados do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e lideranças bolsonaristas, a avaliação de que o chefe do Executivo estadual pode desistir de concorrer à Presidência da República nas eleições de 2026. A percepção ganhou força diante da falta de desempenho da possível candidatura de Caiado nas pesquisas eleitorais divulgadas até o momento.

Segundo pessoas próximas ao governador, embora Caiado ainda não tenha dado sinais públicos ou explícitos de recuo, ele vem sendo aconselhado a abrir mão da disputa ao Palácio do Planalto. O tema passou a circular com mais intensidade nos bastidores políticos após recentes movimentos de articulação no campo bolsonarista em Goiás.

Entre esses movimentos está o acordo firmado no PL goiano entre o deputado federal Gustavo Gayer e o vereador de Goiânia Major Vitor Hugo. Ambos travavam uma disputa interna pela candidatura ao Senado, além de divergirem sobre a corrida ao governo estadual. Enquanto Gayer defendia apoio ao senador Wilder Morais (PL-GO), Hugo articulava uma aliança com o vice-governador Daniel Vilela (MDB), nome apoiado por Caiado.

Com o entendimento selado, Major Vitor Hugo abriu mão da candidatura ao Senado, deixando o caminho livre para Gustavo Gayer disputar a vaga. A pacificação interna reforçou, entre bolsonaristas, a leitura de que o cenário político em Goiás começa a se reorganizar independentemente de uma candidatura presidencial de Ronaldo Caiado.

Entrega de ambulância reforça saúde de Itapitanga e evidencia força política de Soane Galvão e Marão junto ao Governo do Estado

Itapitanga viveu um momento de grande relevância institucional com a visita do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, marcada por entregas concretas e pelo fortalecimento das parcerias políticas que impulsionam o desenvolvimento do município. Ao lado da deputada estadual Soane Galvão e do ex-prefeito de Ilhéus e liderança política Marão, o governador participou da entrega de uma ambulância tipo van, destinada ao município por meio de emenda parlamentar da deputada.

O novo equipamento representa um avanço significativo para a rede de saúde de Itapitanga, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo mais segurança, agilidade e dignidade no transporte de pacientes. A entrega reafirma o compromisso de Soane Galvão com políticas públicas que geram impacto direto na vida da população, transformando articulação política em benefícios reais.

A solenidade também marcou a entrega de equipamentos de saúde, a autorização de obras e investimentos em diversas áreas, incluindo infraestrutura urbana, a entrega de kits de equipamentos médicos, e a assinatura de convênios para a construção e reforma de unidades de saúde no município. Obras estruturantes em mobilidade urbana e serviços públicos também foram autorizadas na visita.

A agenda contou ainda com a presença de Ronaldo Carletto, presidente estadual do Avante, da prefeita de Itapitanga, Glis Dórea, ex-prefeito de Itapitanga Ró de Beto, além de lideranças regionais e moradores que acompanharam de perto o momento. A forte participação popular demonstrou o reconhecimento ao trabalho conjunto que vem sendo realizado em parceria com o Governo do Estado.

A entrega da ambulância simboliza mais do que um investimento em saúde: representa a força do diálogo, da parceria e da presença política responsável. Com trabalho, articulação e compromisso público, Soane Galvão e Marão seguem consolidando um projeto político voltado para resultados concretos, desenvolvimento regional e cuidado com as pessoas.

César Porto destaca parceria entre Câmara e Judiciário durante inauguração do novo Fórum de Ilhéus

O presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, vereador César Porto, participou da inauguração do novo Fórum Epaminondas Berbert de Castro, um marco importante para o fortalecimento da Justiça no município. A cerimônia reuniu autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de representantes da sociedade civil, celebrando a entrega de uma estrutura moderna e adequada para atender às demandas da população ilheense.

Durante o evento, o edil proferiu um discurso considerado histórico, no qual destacou a importância do diálogo e da cooperação entre a Câmara Municipal e o Poder Judiciário. César Porto reafirmou o compromisso do Legislativo em atuar de forma harmônica com as demais instituições, fortalecendo parcerias que contribuam para a promoção da justiça, da cidadania e do desenvolvimento de Ilhéus, sempre em defesa dos interesses da população.

Deputado Rosemberg Pinto entrega nova ambulância e reforça a saúde de Coaraci


O deputado estadual Rosemberg Pinto esteve no município de Coaraci, nesta terça-feira, para a entrega de uma nova ambulância que passa a integrar a frota da saúde municipal. O veículo foi adquirido por meio de emenda parlamentar de autoria do deputado e foi entregue ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e do prefeito de Coaraci, Miltinho, representando um importante reforço para o atendimento à população, especialmente nos casos de urgência e emergência.

Durante a agenda no município, Rosemberg Pinto destacou que investir na saúde pública é uma das prioridades do seu mandato, sobretudo em cidades do interior, que enfrentam dificuldades para garantir o acesso rápido e eficiente aos serviços de saúde. A nova ambulância vai assegurar mais segurança, agilidade e melhores condições no transporte de pacientes que necessitam de atendimento especializado em unidades de referência da região.

A entrega do equipamento reafirma o compromisso de Rosemberg Pinto com o fortalecimento das políticas públicas de saúde e com o desenvolvimento dos municípios baianos. Para Coaraci, a iniciativa representa um avanço significativo na estrutura da saúde municipal, contribuindo diretamente para a melhoria dos serviços prestados à população e fortalecendo a parceria entre o deputado, o Governo do Estado e a gestão municipal.

Lula lidera todos os cenários na primeira pesquisa eleitoral para 2026, aponta AtlasIntel


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança em todos os cenários simulados pela primeira pesquisa eleitoral de 2026 realizada pelo instituto AtlasIntel, divulgada nesta quarta-feira (21). No levantamento mais amplo, que inclui Flávio Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Lula soma 48,4% das intenções de voto, contra 28% do senador Flávio Bolsonaro e 11% de Tarcísio. Em outro cenário, Lula registra 48%, seguido por Flávio com 35%, enquanto Ronaldo Caiado (União Brasil), Renan Santos (Missão), Ratinho Jr. (PSD), Romeu Zema (Novo) e Aldo Rebelo (DC) aparecem com percentuais inferiores.

Em uma simulação alternativa, com Tarcísio substituindo Flávio Bolsonaro, Lula alcança 48,5% das intenções de voto, contra 28,4% do governador paulista. Na sequência surgem Caiado, Ratinho Jr., Zema, Renan Santos e Aldo Rebelo. Já em um cenário que inclui Michelle Bolsonaro (PL), Lula aparece com 48,2%, enquanto a ex-primeira-dama obtém 30,9%. Quando a disputa exclui nomes da família Bolsonaro e Tarcísio, o presidente mantém a liderança com 48%, seguido por Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Ratinho Jr., Renan Santos e Aldo Rebelo.

O instituto também simulou um cenário com os mesmos candidatos da eleição presidencial de 2022. Nesse caso, Lula aparece com 46,4%, Jair Bolsonaro (PL) com 43,4%, Ciro Gomes (PDT) com 3,2% e Simone Tebet (MDB) com 2,3%. Apesar de inelegível, Bolsonaro lidera o índice de rejeição, com 50%, seguido por Lula (49,7%) e Flávio Bolsonaro (47,4%). Fernando Haddad (PT) é o menos rejeitado, com 36,9%. A pesquisa ouviu 5.418 pessoas entre os dias 15 e 20 de janeiro, tem margem de erro de um ponto percentual e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02804/2026.

Polícia aponta que técnicos simulavam socorro após provocar mortes em hospital do DF


A Polícia Civil do Distrito Federal avança nas investigações sobre a morte de pacientes internados no Hospital Anchieta, em Taguatinga, e aponta que os técnicos de enfermagem presos no caso teriam tentado encobrir os crimes. De acordo com a apuração, após a administração de uma substância considerada letal, os suspeitos realizavam procedimentos de emergência com o objetivo de simular tentativas de socorro.

As investigações indicam que as manobras eram feitas apenas depois da aplicação do medicamento responsável pelas mortes, numa tentativa de afastar suspeitas sobre a autoria. Os crimes teriam ocorrido nos meses de novembro e dezembro do ano passado, envolvendo pacientes que estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Até o momento, três ex-técnicos de enfermagem dois homens e uma mulher foram presos. A Polícia Civil informou que o inquérito segue sob sigilo e que ainda não foi possível identificar a real motivação dos envolvidos. Também não há qualquer indício de que as mortes tenham ocorrido a pedido de familiares ou por decisão médica.

Segundo investigadores, está descartada a hipótese de abreviação de sofrimento por solicitação das famílias. Diante da gravidade do caso e da ausência de uma explicação definitiva, a polícia trabalha com diferentes linhas de investigação, que incluem possíveis interesses financeiros, atuação em grupo, distúrbios comportamentais e outras influências que ainda precisam ser confirmadas.

MPF investiga suspeita de desvio de recursos federais em escolas municipais de Salvador


O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento para apurar um suposto esquema de desvio de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), nas modalidades federal e municipal, em escolas da rede municipal de Salvador. A investigação, conduzida no âmbito da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão (5ª CCR), tem como foco unidades localizadas, principalmente, na área da Gerência Regional de Educação (GRE) Liberdade/Cidade Baixa.

 

A apuração foi formalizada por meio de portaria da Procuradoria da República no Estado da Bahia, publicada em 12 de janeiro de 2026. O procedimento tramita em caráter sigiloso e cita, entre os investigados, um servidor público chamado Rafael. O MPF apura possíveis irregularidades na aplicação dos recursos destinados à manutenção e ao desenvolvimento das escolas públicas.

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) informou que não teve acesso ao ato do MPF e afirmou que não existem irregularidades. Por meio de sua assessoria, a pasta declarou ainda que não há qualquer problema na gerência regional citada e que, até o momento, não foi formalmente notificada, oficiada ou citada nos autos.

O Ministério Público Federal destaca que o procedimento preparatório é uma etapa inicial da investigação, voltada à coleta de documentos e informações que poderão embasar a adoção de medidas futuras, como a instauração de inquérito civil ou o ajuizamento de ações judiciais, caso as irregularidades sejam confirmadas.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia