:: ‘Bahia’
“O PRESENTE É PARA REGIÃO, MAS QUEM GANHA SÃO ELAS” DIZ MÁRIO ALEXANDRE SOBRE HOSPITAL DA MULHER

Em suas redes sociais, o governador Rui Costa Anunciou que se aproxima a inauguração e entrega do Hospital da Mulher em Ilhéus, um novo equipamento construído pelo Governo do Estado onde estava instalado o antigo Hospital Regional. A nova unidade de saúde, é um sonho do prefeito Mário Alexandre desde o início de sua primeira gestão, quando ainda em 2017, já convencia o governo baiano sobre a necessidade de Ilhéus aportar um hospital de qualidade, digno para o atendimento das mulheres da região, e para o atendimento pediátrico-infantil.
O sonho tomou forma e hoje já é realidade. Com a obra praticamente concluída e prestes a ser entregue pelo governador, a mulher ilheense e da região está às vésperas de ser presenteada com uma nova unidade hospitalar materno-infantil de média e alta complexidade, com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica. São cerca de 20,5 milhões investidos no equipamento, para um atendimento digno, humanizado e a altura do que a mulher merece.
“Graças a Deus e à parceria com o governador Rui Costa, estamos trazendo para as nossas mulheres, nossas mães, um lugar digno para dar à luz, para as crianças serem atendidas, onde partos naturais e cesárias serão feitos em um ambiente acolhedor, com uma estrutura moderna. Isso me deixa muito feliz, porque podemos ver mais essa conquista. Mesmo nesse momento difícil da pandemia, sentimos alegria de poder participar dos sonhos de tantas mães que precisam de um atendimento adequado”, comemorou o prefeito Mário Alexandre, que parabenizou a todas as mulheres pelo seu dia. :: LEIA MAIS »
A FORÇA, A LUTA E OS DESAFIOS DAS MULHERES DEBATIDOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Música, depoimentos, reflexões sobre avanços das mulheres na sociedade, com experiências de vida de representantes dos mais diversos segmentos sociais, marcaram a Sessão Especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizada hoje (8) à tarde pela Câmara Municipal de Ilhéus. A Sessão Especial também serviu para oficializar a reativação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, em ato assinado pelo presidente Jerbson Moraes. Logo após a abertura oficial, a presidência da sessão especial foi entregue à vereadora Enilda Mendonça (PT), em reconhecimento à retomada da representatividade feminina no Parlamento ilheense.
A Frente será coordenada pela vereadora Enilda Mendonça, contando com a participação da colega parlamentar Ivete Maria (DEM) e os vereadores Cláudio Magalhães (PCdoB), Ivo Evangelista (REP), Kaíque Souza (Podemos), Tandick Resende (PTB), Luciano Luna (PV) e Augusto Cardoso (PT). A Frente Parlamentar vai provocar o debate sobre políticas públicas que possam identificar, registrar e diagnosticar os principais problemas enfrentados pela mulher ilheense, bem como apontar soluções e caminhos que garantam acesso, segurança, saúde e mais qualidade de vida a essas mulheres.
Pandemia
A situação das mulheres de Ilhéus em tempos de pandemia foi lembrada pelos participantes. “A pandemia deixou muitas mulheres psicologicamente afetadas e economicamente abaladas”, lamentou a vereadora Ivete Maria. “Este é, sem dúvida, um momento de reflexão desta luta que considero perene. E porque perene? Por que ainda são muitos os desafios a ser vencidos”, completou o vereador Tandick Resende. Presidente da Comissão Permanente de Defesa da Mulher, Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Kaíque Souza lamentou o avanço no número de feminicídio no estado, especialmente durante o isolamento social. Para o vereador Cláudio Magalhães, as mulheres são as que, neste momento, mais sofrem com desemprego, já que a maioria atua na área de serviço.
A participação da palestrante Rachel de Oliveira, professora da UESC e militante do Movimento Negro Unificado (MNU), foi bastante elogiada. Ela falou sobre “A Luta da Mulher, hoje e sempre, na sociedade” e destacou a importância de eventos onde são aproveitados espaço para a construção de políticas públicas para as mulheres. “Precisamos exercitar a capacidade de olhar para a outra e com a outra estabelecer alianças”, reforçou a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, professora Adélia Pinheiro. :: LEIA MAIS »
PRESIDENTE DA CÂMARA INICIA CICLO DE VISITAS A HOSPITAIS QUE ESTÃO PRÓXIMO AO COLAPSO POR CONTA DA COVID

No momento em que os hospitais públicos e privados de Ilhéus estão próximos ao colapso por conta da gravidade da Covid-19 no município, o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), iniciou hoje (08) uma série de visitas à estas instituições, com o objetivo de verificar in loco o funcionamento das unidades e o atendimento que está sendo oferecido à população.
O presidente abriu a série sendo recebido pela direção do Hospital Regional Costa do Cacau. Jerbson visitou as instalações, conversou com familiares de pacientes nas recepções, ouviu dos profissionais médicos, enfermeiros e servidores administrativos, relatos sobre o dia-a-dia de quem vive o drama da doença. “É função do vereador fiscalizar, conhecer de perto a realidade do povo e se colocar à disposição no sentido de contribuir para melhorar o serviço prestado à coletividade”, destacou.
No Costa do Cacau, o presidente da Câmara percorreu toda a sua estrutura acompanhado pelo diretor técnico, médico José Américo Resende Júnior; pelo Assessor Técnico, médico Márzio Ázaro; pelo gerente de Enfermagem, Anderson Luís Franco e pela diretora Operacional, Cristine Alves Câmara.
Central Covid-19 :: LEIA MAIS »
OPERAÇÃO NACIONAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER CUMPRE MAIS DE 100 MANDADOS DE PRISÃO NA BAHIA

Ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com atuação da Polícia Civil.
Uma operação de combate à violência contra a mulher cumpre mais de 100 mandados de prisão nesta segunda-feira (8), em Salvador, região metropolitana e cidades do interior. A Operação Resguardo é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com atuação da Polícia Civil, e acontece em em todo o país.
De acordo com a Polícia Civil, a ação, deflagrada na data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, tem como alvo suspeitos de ameaça, tentativa de feminicídio, lesão corporal, descumprimento de medida protetiva, estupro, importunação, entre outros crimes.
Não foi divulgada a lista de cidades onde os mandados estão sendo cumpridos.
Ao todo, participam da operação na Bahia 270 policiais dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Inteligência Policial (DIP) e da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter).
PREFEITO MARIO ALEXANDRE REGULAMENTA LEI QUE CRIA AGÊNCIA ILHÉUS 500 ANOS

Diogo Medrado, da Bahiatursa, Prefeito Mario Alexandre e Secretário de Turismo Fábio Júnior
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, regulamentou em 24 de fevereiro de 2021, a lei 4.094/2020, que institui a Agência Municipal Ilhéus 500 anos. A lei foi instituída em 20 de novembro do ano passado.
A agência Municipal Ilhéus 500 anos é uma Autarquia que tem como finalidade cuidar do planejamento, implantação, implementação de programas, projetos e ações, bem como o legado posterior à comemoração dos 500 (quinhentos) anos da cidade de Ilhéus.
Na oportunidade, Mario nomeou o atual Secretário de Turismo do Município, Fábio Júnior, como superintendente da agência e Mozart Aragão Leite como tesoureiro. Ambos foram nomeados com vínculo pro nono, ou seja, com atuação voluntária gratuita.
SEM SABER QUE ESTAVA GRÁVIDA, MULHER TEM BEBÊ EM BANHEIRO DE UPA

ma mulher de 22 anos deu entrada, na tarde deste domingo, 7, no Pronto Atendimento Maria Conceição Imbassahy, no Pau Miúdo, em Salvador. Assim que foi atendida, ela pediu para ir ao banheiro e então veio a surpresa: ela deu à luz a uma criança. A mulher disse que não sabia que estava grávida.
A jovem estava acompanhada do marido e se queixava de dores abdominais. Apesar do parto incomum, mãe e bebê passam bem.
Ambos receberam os primeiros atendimentos no posto de urgência, unidade administrada pela Fabamed, e foram encaminhados para Maternidade José Maria de Magalhães Netto, no bairro de Caixa D´Água.
GOVERNADO RUI COSTA ANUNCIA RETORNO DO VALE-ALIMENTAÇÃO ESTUDANTIL

Benefício é para estudantes da rede estadual de ensino.
O governador Rui Costa anunciou, nesta segunda-feira (8), que o estado voltará a fazer o pagamento do vale-alimentação estudantil de R$ 55, oferecido como forma de compensar o não recebimento da merenda escolar. O benefício é para os estudantes da rede estadual de ensino.
Esse pagamento começou a ser feito no período de suspensão das aulas, por causa da pandemia da Covid-19. Apesar do anúncio, ainda não há data para o retorno do pagamento. Uma reunião será feita para estabelecer quando os pagamentos começam a ser feitos.
“Nós vamos voltar, esse mês, com o auxílio alimentação que nós damos aos 800 mil alunos da rede estadual. Hoje [segunda, 8] pela manhã vamos definir a data com o secretário da Fazenda e o secretário da Educação”.
DOCUMENTOS DE JOCIVALDO SANTIAGO FORAM ENCONTRADOS E ENTREGUE NA RÁDIO BAHIANA DE ILHÉUS

Uma carteira com documentos em nome de Jocivaldo Cordeiro Santiago, com CPF final 44, foi encontrada na rua e entregue na sede da Rádio Bahiana de Ilhéus, na Conquista, na manhã desta segunda-feira (08).
O dono dos documentos pode entrar em contato pelo telefone (73) 3231-1605 ou (73) 99969-0648 para recuperar o pertence.
“EXISTE ECONOMIA SEM SAÚDE?”, QUESTIONA O VEREADOR JERBSON MORAES SOBRE ATITUDES DO GOVERNO FEDERAL ACERCA DA PANDEMIA

Durante edição do programa Falando Direito dessa sexta-feira (05) o vereador e advogado Jerbson Moraes, falou sobre o atraso na aquisição de vacinas e da postura negacionista que o presidente da república tem em relação a decisão de estados e municípios brasileiros decretarem lockdown, devido ao aumento de casos e mortes causadas pela Covid-19. “Existe economia sem saúde?” questionou JM.
Na bancada da Am1310, Jerbson fez um paralelo de como o governo de Portugal — país que começou 2021 com o sistema de saúde perto do colapso e apresentava uma das piores tendências de alta de infecções e mortes por Covid-19 do mundo — lidou com o aumento de casos confirmados e mortes, “O presidente português, decretou imediatamente lockdown nacional quando viu os números crescerem, agora as infecções estão controladas, a população está sendo vacinada, e aqui no Brasil?” ,disse.
De acordo com o vereador, o governo federal vem realizando um ciclo de atitudes inexatas, situações como atraso na aquisição de imunizantes, a não conscientização à população, a desacreditação da pandemia, além de propagar o uso de medicações sem eficácia comprovada.
“Nós temos 200 milhões de habitantes, a vacina não chega, as mortes só aumentam, será que existe economia sem saúde? Desenvolvimento sem saúde?” finalizou Jerbson.
CASOS CONFIRMADOS :: LEIA MAIS »
VEREADOR FABRÍCIO NASCIMENTO RECEBE ALTA APÓS CONTRAIR COVID-19

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Fabrício Nascimento (PSB) recebeu alta nesta quarta-feira (03). O parlamentar testou positivo para o novo coronavírus no dia 22 de fevereiro.
Fabrício que a princípio apresentava o quadro leve da doença, com febre, coriza, dor de cabeça e tosse, precisou posteriormente ser transferido para UTI, para receber tratamento mais intensivo.
Na atual casa, 03 dos 21 parlamentares já testaram positivo, sendo eles, Aldemir (PP) e Fabrício Nascimento (PSB) que já receberam alta, e a vereadora Ivete (DEM), que ainda está cumprindo isolamento domiciliar.
Vale ressaltar, que a o legislativo ilheense está as atividades presencias suspensas desde o dia 22 de fevereiro, a decisão foi tomada pelo presidente Jerbson Moraes, devido ao aumento de casos do novo coronavírus. Desse modo, as sessões parlamentares estão ocorrendo de forma remota.









