:: ‘Bahia’
LIVE DE LANÇAMENTO DO PROJETO EDUCAÇÃO 4.0 E ENTREGA DE NETBOOKS ACONTECE NESTA QUARTA-FEIRA (10)

A secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) da Prefeitura de Ilhéus vai transmitir às 15h uma live no canal do Youtube amanhã, 10, quarta-feira, para o lançamento do Projeto Educação 4.0 e entrega dos Netbooks Classmate. Essa realização concretiza um convênio entre a Seduc e a Positivo.
O evento contará com a mediação de Altemira Felix, terá as participações do prefeito Mário Alexandre, da titular da Seduc Eliane Oliveira, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Briglia, da chefe de Divisão Pedagógica Cristiane Venturin, do diretor de Pesquisa & Desenvolvimento e Relações Governamentais da Positivo, José Goutier, do Gerente Industrial da Positivo, Elzo Bertaze Júnior, e do vice-presidente de Tecnologia Educacional da Positivo, Álvaro Cruz.
Gisleide Dantas e Joimara Medeiros são as tradutoras-intérpretes de língua de sinais no evento que vão conduzir a tradução do português para a Libras. :: LEIA MAIS »
CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS ESCLARECE CONTRATAÇÃO DE ASSISTÊNCIA JÚRIDICA

A Câmara Municipal de Vereadores de Ilhéus vem a público esclarecer que foi mais uma vez surpreendida com a veiculação de matéria tendenciosa e parcial, informando acerca da contratação do Escritório de Advocacia Costa Vieira e Niella Advocacia e Consultoria Pública.
O valor do contrato de R$ 143.000 mil é o global referente a todo o exercício de 2021 e está compatível com o reproduzido por outras Câmaras Municipais do mesmo porte, a exemplo de: Porto Seguro (R$ 194.400 mil) e Eunápolis (R$ 168.000 mil).
Principalmente pela ampla gama de serviços para os quais foi contratado, que envolve a assessoria jurídica e consultoria legislativa e institucional, de forma continuada para a Câmara, destacando-se: a emissão de pareceres técnicos-jurídicos nos projetos de lei, resoluções, decretos legislativos e todas as demais proposições previstas no Regimento Interno e determinações previstas na Lei Orgânica, assessoria institucional e jurídica à secretaria parlamentar, minutas de portarias, resoluções e proposições parlamentares, bem como presença de preposto em todas as sessões ordinárias realizadas na Câmara Municipal, além da assessoria na elaboração de um Novo Regimento Interno para o Legislativo Ilheense. :: LEIA MAIS »
COVID-19: 28 ÓBITOS SÃO REGISTRADOS NAS ÚLTIMAS 48 HORAS EM ITABUNA

Centro comercial de Itabuna.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira, 9, o município de Itabuna registrou mais 16 novos óbitos em decorrência da Covid-19. Somente nas últimas 48 horas, Itabuna registrou 28 mortes.
A Divisão de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, informou que esses números notificados no boletim ocorreram em meses anteriores, estavam sendo investigados e aguardando a confirmação.
Até o último boletim, Itabuna permanece com 583 casos ativos do vírus, 36 pacientes internados em leitos clínicos e 27 em Unidades de Terapia Intensiva – UTI. Desde o início da pandemia, o município já registrou 24.290 casos e 23.265 pessoas se recuperaram do vírus.
CVR GARANTE TRATAMENTO DE RESÍDUOS E ESTIMULA SUSTENTABILIDADE NO SUL DA BAHIA

Instalada na Rodovia Jorge Amado, em Ilhéus, a CVR Costa do Cacau iniciou neste ano a operação da sua Central de Tratamento de Resíduos (CTR). Com a estrutura, a companhia possibilita às empresas, outras instituições privadas e prefeituras a destinação adequada de resíduos sólidos, conforme a legislação nacional.
A unidade é a única credenciada para o serviço num raio de 200 quilômetros. Além de Itabuna e Ilhéus, a CVR vai atrair parceiros de toda a região da Costa do Cacau.
RESPEITO AO MEIO AMBIENTE
A CTR Ilhéus tem participação do grupo capixaba Marca Ambiental, que tem 25 anos de experiência na construção e operação de centrais de tratamento de resíduos. A empresa é pioneira e a maior do setor no Espírito Santo.
O foco da CVR Costa do Cacau é o gerenciamento integrado de resíduos para os setores de saneamento urbano, industrial, saúde, mineração, construção civil, portos, aeroportos, alimentos, petróleo, gás e etc. A empresa tem o objetivo de se tornar referência em inovação, tecnologia, qualidade e respeito ao meio ambiente no Sul da Bahia.
BAHIA RECEBE NOVAS DOSES DE VACINA CONTRA COVID-19 E JÁ INICIA DISTRIBUIÇÃO PARA INTERIOR

Uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia na noite desta terça-feira (9). Trazidas em um voo comercial que pousou no aeroporto de Salvador às 23h10, as 178.600 doses do imunizante produzido pelo Butantan começaram a ser distribuídas para o interior do estado na manhã desta quarta-feira (10). Este é a sétimo envio que chega ao estado. Com esta carga, a Bahia totaliza 1.289.800 doses recebidas, entre Coronavac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa.
As vacinas são enviadas para o interior pelo Grupamento Aéreo da Policia Militar, após a organização das doses feita pela equipe da coordenação de imunização do estado. Elas serão encaminhadas para as centrais regionais no interior da Bahia, de onde serão despachadas para os municípios. :: LEIA MAIS »
COVID-19: SAIBA COMO ESTÁ A OCUPAÇÃO DOS HOSPITAIS DE ILHÉUS E REGIÃO

Região de Ilhéus
UTI adulto:
Hospital de Ilhéus : 91%
Vida Memorial : 90%
Costa do Cacau : 86%
Centro de Convenções: 100%
Região de Itabuna
UTI adulto
Base : 90%
Calixto: 100%
Região de Jequié
UTI adulto
Prado Valadares : 89%
Hospital São Vicente Jequié ( 10 leitos): 100%
Região de Valença
UTI adulto
Gosto. Dr. Heitor Guedes (10 leitos) 40%
UTI Pediatrico: 67%
Leitos Clínicos
Vida Memorial: 70%
Hospital de Ilhéus: 55%
Costa do Cacau: 67%
AMEC Camacan: 95%
Calixto Midlej: 67%
Hospital de Base: 100%
Prado Valadares: 67%
Hospital São Vicente Jequié : 65%
João. Dr. Heitor Guedes : 80%
163 leitos clínicos adulto / 121 ocupados (74%)
135 leitos UTI adulto / 119ocupados ( 88%)
Dados: Painel Monitoramento COVID 19 SESAB – 09/03/2021 atualizado às 21:00
ILHÉUS: JERBSON ANUNCIA REUNIÃO COM EXECUTIVO PARA ESTUDAR CRIAÇÃO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA POPULAÇÃO CARENTE

O primeiro grande passo para viabilizar a criação do Auxílio Emergencial para famílias ilheenses em condições de vulnerabilidade social em função da pandemia, foi anunciado há pouco pelo presidente da Câmara Municipal, Jerbson Moraes, durante sessão ordinária desta terça-feira (9). Ele confirmou a realização de um encontro remoto com o secretário municipal de Gestão e Tecnologia, Bento Lima, na próxima segunda-feira (15), às 16 horas e convidou os vereadores dispostos à aderir a esta luta, a participarem da conversa com o Poder Executivo.
“Vivemos, de fato, um momento muito difícil. A segunda onda nos traz a um sentimento de agressividade do vírus, com pessoas morrendo todos os dias. E quem não pode sair de casa, vai sobreviver como?”, questionou. Jerbson destacou que apesar de Ilhéus estar iniciando este debate, já existem projetos mais consolidados, bem perto do município, a exemplo de Itabuna, que deve começar a pagar o auxílio no mês de abril.
O presidente da Câmara, entretanto, lembrou que Ilhéus pode agilizar o processo, considerando que o município já conta com uma lei que autoriza o governo municipal, em situação de calamidade pública, a oferecer um auxilio emergencial à população atingida. Esta lei foi aprovada durante a gestão do ex-prefeito Newton Lima. “É nessa discussão que precisamos saber se é possível adequar à realidade da Covid e agilizar o encaminhamento da medida”, assegurou.
Jerbson lembrou no Pequeno Expediente que é preciso usar a força do mandato e convencer à cidade que os vereadores estão ao lado do povo. “Precisamos assumir a responsabilidade do mandato para entender onde está a nossa possibilidade de transformar essa ideia numa ajuda real à população que mais precisa”, afirmou.
HOMEM É PRESO POR TENTAR MATAR VEREADORA EM ITAPEBI

Gidevan tentou matar vereadora a mando do tio, que é suplente, diz polícia.
Um homem de 21 anos, suspeito de envolvimento na tentativa de homicídio contra uma vereadora, ocorrida no dia 5 de fevereiro, em Itapebi, foi preso, nesta segunda-feira (8), por equipes da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis).
De acordo com as investigações, o homem é sobrinho do mandante do crime, um suplente a vereador pelo mesmo partido da vítima, que pretendia ocupar a vaga da vereadora na Câmara Municipal de Itapebi. Ele está sendo procurado.
O veículo utilizado na tentativa de homicídio foi apreendido na zona rural daquele município. A polícia realiza diligências para tentar localizar uma espingarda calibre 12 e uma pistola ponto 380, que estariam escondidas no forro do teto da casa onde o homem foi preso, conforme denúncias encaminhadas à 23ª Coorpin/Eunápolis.
Uma das armas foi usada no atentado contra a vereadora. Durante a execução da prisão, o homem quebrou seu aparelho de celular, na tentativa de inutilizar provas contra ele e o mentor intelectual do homicídio tentado.
COLÉGIOS ESTADUAIS MOBILIZAM ESTUDANTES PARA INÍCIO DO ENSIONO REMOTO

Com a aproximação do início do ano letivo 2020/2021, no próximo dia 15, gestores e professores das escolas estaduais estão mobilizados na busca ativa dos estudantes. Utilizando das várias estratégias de comunicação, como telefonemas e redes sociais, as escolas fazem o acolhimento aos estudantes, informam sobre o início do ano letivo, explicam o ano continuum e falam das possibilidades de aprendizagem para os estudantes com ou sem acesso à internet, explicando que a equipe escolar apoiará e guiará cada um nesta nova experiência do ensino remoto.
No Colégio Estadual Professora Áurea dos Humildes Oliveira, no município de Aporá, por exemplo, a mobilização está contando com o apoio dos líderes de classe. A diretora Cléa Dantas Gouveia fala que este processo começou ainda em 2020, com o projeto “Fortalecimento de vínculos”. “Com este projeto, fizemos uma escuta e demonstramos o nosso apoio e carinho por cada estudante. A ideia foi motivá-los e falar da importância de enfrentarmos os desafios na construção do conhecimento. Nas redes sociais da escola e da mídia local, estão sendo divulgados os cards relacionados à busca ativa e um grupo de estudantes está produzindo vídeos para também despertar os colegas para o chamado da escola”, enumera.
A professora de Língua Portuguesa, Nadja Souza Ribeiro, destaca que, para a busca ativa, foi adotada a estratégia de “Tutor de turma”. Assim, cada docente assumiu a responsabilidade de entrar em contato com os estudantes de uma turma. “O processo foi tranquilo e muito motivador, pois ouvi relatos que demonstraram saudades e desejo de retorno às atividades escolares, mesmo que remotamente. Acredito que a ação de engajamento está sendo fundamental para que os estudantes percebam que são importantes, bem como possibilita o fortalecimento do vínculo entre a escola e a família”, considera a professora. :: LEIA MAIS »
POSSE DA NOVA DIRETORIA DA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS ACONTECE EM 14 DE MARÇO

Na data regimental de 14 de março, data comemorativa do aniversário do poeta baiano Castro Alves e também do Dia da Poesia, a Academia de Letras de Ilhéus realiza sessão para abertura do ano acadêmico de 2021, ao tempo em que empossa a diretoria para o biênio de 2021 a 2023. A solenidade será presidida por André Luiz Rosa Ribeiro, atual Presidente, que dará posse ao próximo Presidente Pawlo Cidade, e a nova diretoria, formada por Vice-Presidente: Gustavo Cunha, Secretária Geral: Jane Hilda Badaró, 1º. Secretário: Sebastião Maciel, 2º. Secretária: Luh Oliveira, 1º. Tesoureiro: Anarleide Menezes e 2º. Tesoureiro: Leônidas Azevedo. Na oportunidade, o membro da Academia de Letras da Bahia e da Academia de Letras de Ilhéus, Aleilton Fonseca, falará sobre o tema “Castro Alves, entre a pandemia e o cancelamento”. Devido, ao distanciamento social imposto pelos riscos da pandemia do COVID-19, a sessão ocorrerá de forma remota, das 18 às 20 horas, e poderá ser acompanhada pelo Facebook “Academia de Letras de Ilhéus”.
Uma das mais antigas do Brasil, a Academia de Letras de Ilhéus, fundada a 14 de marco de 1959, mantém acesos, em mais de seis décadas de história, os ideais sonhados por seus fundadores e o propósito expresso no lema do sodalício: “Patriae Litteras Colendo Serviam”, que seja, servir à pátria cultuando as letras. Neste propósito, a Casa de Abel, assim chamada numa referência ao seu idealizador e fundador, poeta Abel Pereira, segue incentivando e promovendo a cultura, através da realização de conferências, concursos, cursos, premiações, e outras atividades de natureza literária, artística e cultural. Templo da inteligência e do espírito- desde a sua fundação, passaram intelectuais do mais alto quilate, à exemplo de Jorge Amado, Adonias Filho, Zélia Gattai, dentre tantos outros. No mesmo diapasão, encontra-se nos seus membros efetivos atuais, os atributos da intelectualidade – pessoas exponenciais no cenário artístico cultural de Ilhéus e da Bahia, sendo que muitos extrapolam esta fronteira e galgam reconhecimento nacional.
PLANO DE AÇÃO E MEMBROS DA DIRETORIA PARA BIÊNIO 2021/2023 :: LEIA MAIS »









