WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Bahia’

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA DE ILHÉUS PREVÊ CENTRO CULTURAL E LIGAÇÃO ENTRE VIAS

O projeto elaborado para revitalizar o prédio histórico da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, onde era o antigo Colégio General Osório, em Ilhéus, situada na Praça Castro Alves, já foi aprovado pelo Conselho de Cultura. Além de apresentar uma proposta de criação de um centro cultural e a integração entre a Rua Bento Berilo com a Praça Castro Alves, até a Avenida Soares Lopes, o estudo tem como objetivo despertar nos ilheenses o pertencimento em relação ao patrimônio.

Na visão do arquiteto da Prefeitura de Ilhéus, Bruno Sitta, o projeto vai além da proposta de uma reforma estrutural do prédio, a fim de que o equipamento seja abraçado pela comunidade por meio da criação de um novo espaço público, abrindo os muros de onde era o pátio de recreação dos estudantes do antigo Colégio, para que as pessoas se sintam parte da biblioteca e despertem o entendimento desse lugar como espaço de memória, cultura e conhecimento.

“A ideia é que com a ligação a ser promovida nesse pátio, as pessoas consigam contemplar com mais clareza o prédio e perceber o significado dessa grande arquitetura histórica que temos no nosso município”, explicou Sitta, que salientou a projeção de um piso intertravado com preferência para pedestres e acesso para a passagem de carros, entre a Biblioteca e a Praça Castro Alves. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS APRESENTA REDUÇÃO NA OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI APÓS MEDIDAS MAIS RESTRITIVAS

Um mês após a aplicação de medidas mais restritivas de combate à Covid-19, Ilhéus registrou redução na ocupação de leitos de UTI para tratamento da doença. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), desde o dia 20 de março, a cidade mantém uma média diária de 28 pacientes internados. Nos primeiros 15 dias do mês passado, por exemplo, a média diária de internações era de 32 pessoas. O resultado pode ser atribuído diretamente às restrições adotadas pelo Executivo para frear a propagação do vírus.

“Participamos de uma videoconferência com o governador Rui Costa e prefeitos da região para avaliar a situação atual da pandemia e discutir novas medidas de combate a esse terrível vírus. Neste momento precisamos da compreensão e do entendimento de cada cidadão. Estamos avançando com a vacinação, inicialmente, das pessoas mais vulneráveis à doença, mas é fundamental manter todos os cuidados para evitar a contaminação, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento social”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na quinta-feira (8), dos 81 leitos exclusivos para pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, 42 estão ocupados com pacientes oriundos de outros municípios e 27 abrigam pacientes residentes em Ilhéus, o que representa uma taxa de ocupação de 34,56%. :: LEIA MAIS »

DEPUTADO FEDERAL FÉLIX MENDONÇA JR FOI O ENTREVISTADO DO PROGRAMA NA BOCA DO POVO DESSA SEXTA (09)

Deputado Federal Félix Mendonça Jr., concedeu entrevista via telefone nessa sexta (09) na Rádio Bahiana.

Nessa sexta-feira (09), o programa Na Boca do Povo, da Rádio Bahiana de Ilhéus entrevistou o Deputado Federal Félix Mendonça Jr., na oportunidade o parlamentar que é natural de Itabuna, falou sobre a cacauicultura.

Félix de Almeida Mendonça Júnior, natural de Itabuna, filho do ex-deputado federal Félix de Almeida Mendonça, entrou na vida política no ano de 2011, quando foi eleito Deputado Federal pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), em que se mantém até hoje, ocupando o cargo de presidente no partido na Bahia.

“O PDT foi um partido o qual me identifiquei em primeira mão, pois, defende a educação, como seu alicerce principal, por que só com a educação de qualidade, universal, gratuita, podemos ter um Brasil melhor daqui a 20, 30 anos”. Disse o deputado, que também é defensor da cacauicultura, e recentemente cobrou ao Ministério da Economia, esclarecimento sobre as concessões concedidas pela pasta para a importação de cacau no país através de regime aduaneiro, método conhecido como drawback, que consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado.

Félix explicou que enviou o requerimento a pasta federal, com o objetivo de proteger a produção nacional da concorrência que tem sido desleal, além de preservar a lavoura cacaueira que desde o surgimento da vassoura de bruxa vem passando por crises.

De acordo com o parlamentar, o cacau é importado de países como Gana e Costa do Marfim, vem para Ilhéus, passam pelo processamento, e logo após são exportadas, livres de tributos. “O que estamos requerendo ao Ministério, é uma explicação de como esse cacau esta sendo utilizado, como esta a autorização do ir e vim, quanto de tributos o país esta deixando de receber” explicou Félix Mendonça Jr., que ainda informou que o requerimento deve ser respondido em breve pelo Ministro Paulo Guedes, pois, o prazo foi estendido devido à pandemia.

CEPLAC — Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira

Ao ser questionado sobre a atuação do governo federal com a instituição, o deputado federal classificou como criminosa, “Vejo como criminosa, o governo vem deixando a Ceplac sucumbi, a instituição vem aos poucos morrendo”, disse Félix, que explicou a importância da Ceplac como forma de repassar conhecimentos científicos já descoberto para as novas gerações.

“A Ceplac tem que ser revigorada, sou a favor da criação da Embrapa Cacau, assim como já existe a Embrapa Café, que é uma empresa maior que a Ceplac, com reconhecimento internacional, que absorveria todos os funcionários, minando assim desmoralização que a Ceplac vem sofrendo”, finalizou.

Clique aqui e confira a entrevista na íntegra

VEREADORA ESQUECE CÂMERA LIGADA DURANTE SESSÃO E MOSTRA OS SEIOS

A vereadora Luciana Tavares do (PCdoB) da cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), figurou uma situação desconfortável durante uma sessão virtual da Câmara de Vereadores. Ao esquecer a câmera do celular ligada, a vereadora deixou os seios à mostra ao trocar de roupa durante a sessão.

Em nota, Tavares pediu desculpas pelo ocorrido e condenou a divulgação das imagens. “Aproveito para destacar aqui a existência de leis que penalizam aqueles que divulgam materiais íntimos sem o consentimento da pessoa registrada. Enfatizo que a pessoa que divulga este tipo de conteúdo, mesmo não tendo produzido o registro, já está cometendo um delito”, escreveu.

No vídeo é possível ver a edil, que é vice-presidente da casa, em um local semelhante a um provador trocando de blusa. A sessão foi interrompida pouco depois, após os vereadores Loxa e Débora Régis chamarem atenção para o ato. “Questão de ordem presidente, a câmara da vereadora está ligada”, disse Régis.

PRODUTOR DA TV RECORD É MORTO A TIROS NA PORTA DE CASA

Crime aconteceu na manhã desta sexta-feira (9), no Engenho Velho da Federação.

O produtor da TV Record José Bonfim Pitangueiras foi morto a tiros na rua onde morava, no bairro da Federação, na manhã desta sexta-feira (9). Ele estava a caminho do trabalho quando foi atacado.

Segundo informações da Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 8h, na Rua Manoel Marques. Testemunhas relataram à polícia que os atiradores estavam dentro de um carro branco e fugiram logo após a ação.

A área foi isolada para a realização da perícia. A autoria e a motivação do crime serão apuradas pela 1ª Delegacia de Homicídios (Atlântico), de acordo com a Polícia Civil.

ILHÉUS: CABANAS DE PRAIA E COMÉRCIO IRÃO FUNCIONAR NESTE FINAL DE SEMANA

Cabanas de praias e  comércio  de Ilhéus irão funcionar normalmente neste final de semana. O comércio funcionará normalmente até ás 13h, a decisão vale também para os segmentos “não essenciais”.

Sobre as cabanas de praia, estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo os bares, restaurantes e congêneres estão liberadas para funcionar. Contudo, a venda de bebidas alcoólicas está proibida a partir das 21h de hoje, 09 de abril até às 05h da segunda-feira, 12 de abril de 2021.

Ambos deverão encerrar as suas atividades com até 30 (trinta) minutos de antecedência do período estipulado para início do toque de recolher, de modo a garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências.

Vale ressaltar que, em Ilhéus, o toque de recolher passou a ser das 21h ás 5h do dia seguinte, de acordo com o decreto municipal.

 

BAHIA FAZ DEPÓSITO DE R$ 250 MILHÕES EM FUNDO GARANTIDOR DA PONTE SALVADOR- ITAPARICA

Projeto da ponte Salvador-Itaparica, que terá 12,4 km de extensão.

O Governo do Estado depositou R$ 250 milhões, nesta quarta-feira (7), no Fundo Garantidor para Construção da Ponte Salvador-Itaparica (Sistema Viário Oeste), como parte do compromisso firmado no contrato que prevê a implementação, nos próximos cinco anos, de um dos mais emblemáticos projetos de Parceria Público-Privada (PPP) do país. O equipamento com 12,4 quilômetros de extensão, destinado a ser a maior ponte sobre lâmina d’água da América Latina, terá investimento de R$ 5,4 bilhões e aporte total do Estado de R$ 1,5 bilhão.

A construção ficará a cargo do consórcio vencedor da licitação realizada em 2020, formado pelas empresas China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20). As obras devem começar no final de 2021, com duração de quatro anos.

A previsão é que sejam gerados aproximadamente oito mil empregos durante a construção do equipamento. Espera-se que o novo equipamento beneficie diretamente 4,4 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e indiretamente, mais de 5,4 milhões de baianos em outros 100 municípios do Recôncavo e do Baixo Sul da Bahia. :: LEIA MAIS »

TRECHO DA FIOL, ENTRE ILHÉUS E CAETITÉ, É ARREMATADO PELA BAMIN

Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante o leilão.

A Bahia Mineração (Bamin) venceu o leilão de concessão do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Ilhéus e Caetité, na Bahia, nesta quinta-feira, 8. A companhia foi a única a participar da disputa, a sede da B3, em São Paulo, com lance de 32,73 milhões de reais. O lance mínimo era de 32 milhões de reais.

Ao longo dos próximos 35 anos, prazo de duração da concessão, a companhia investirá ao menos 3,3 bilhões de reais na ferrovia, 1,6 bilhão de reais para concluir as obras na região. A Fiol começou a ser construída em 2010, mas, até agora, cerca de 80% das obras da ferrovia estão prontas. A Bamin vai assumir a parte que falta.

O Governo da Bahia atuou ativamente para retomar a obra, de responsabilidade da União, por entender a importância do equipamento para o desenvolvimento econômico do estado.

“Mais um dia de vitória. A Fiol será uma locomotiva de desenvolvimento da Bahia e agora vai rodar, carregando minério, soja, melhorando as condições de Ilhéus à Caetité – que vai se transformar em uma grande cidade em função da mineração -, além de Barreiras, um dos principais polos do agronegócio no estado. Essa ferrovia trará ainda mais progresso”, afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico. :: LEIA MAIS »

PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE VISITA ÁREA DESTINADA À CONSTRUÇÃO DO SHOPS JEQUITIBÁ ILHÉUS

Durante vistoria ao terreno onde será erguido o Shops Jequitibá Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre destacou que a construção do empreendimento é mais um compromisso assumido com a população para o desenvolvimento do município, alavancando a geração de novas oportunidades de empregos e renda.

“Ilhéus integra um grande projeto, no qual empresários importantes apostam no desenvolvimento da cidade. O Grupo Chaves é um exemplo, pois está investindo em uma área que era ruína. Então, junto com a Prefeitura, o empresariado está trazendo benfeitorias que vão gerar emprego, renda e desenvolver a nossa economia. Esse é um projeto de quem pensa em Ilhéus, de quem acredita que a cidade continuará dando bons frutos, como está dando para a nossa região, para a Bahia e o Brasil”.

As intervenções, com demolição da estrutura e limpeza do local, marcam o início da construção do empreendimento, localizado no bairro Cidade Nova, centro da cidade. Com o conceito de mall urbano de vizinhança, o espaço vai diversificar as opções de compras, lazer e oferta de serviços. :: LEIA MAIS »

COLO COLO RECEBE MOÇÃO DE 73 CONGRATULAÇÕES PELOS SEUS 73 ANOS DE FUNDAÇÃO DO TIME

No último dia 3 de abril, o Colo Colo Futebol e Regatas celebrou 73 anos de fundação. A data representa muito para o esporte baiano, que no dia 03 de abril de 1948 passou a contar com um dos mais importantes times do interior da Bahia.

Em sessão ordinária remota, o vereador Ivo Evangelista (Republicanos) apresentou a moção 016/2021 como forma de parabenizar o time local por mais de sete décadas dedicadas a promoção do futebol.

“O Tigrão, como é carinhosamente chamado por seus torcedores, tem um papel fundamental na história do futebol na Bahia. Entre seus títulos, destaco o de 1999, quando o time sagrou-se campeão da Segunda Divisão do futebol baiano e o grande título de campeão baiano conquistado em 2006, quebrando uma hegemonia de quatro décadas da dupla Bahia e Vitória’, destacou o parlamentar. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia