:: ‘Bahia’
ILHÉUS JÁ APLICOU 40 MIL DOSES DA VACINA CONTRA A COVID-19

Até o momento, foram aplicadas 29.110 doses correspondentes ao primeiro ciclo e 11.252 doses de reforço.
Ilhéus aplicou 40.362 doses da vacina contra a Covid-19 até o momento, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Desse total, 29.110 doses correspondem ao primeiro ciclo (D1) e 11.252 referem-se ao segundo ciclo (D2) do esquema vacinal das pessoas que integram os grupos prioritários. Os dados são divulgados diariamente no painel de acompanhamento da cobertura vacinal Covid-19 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Balanço – Conforme a Sesau, dos dias 12 a 16 de abril, foram aplicadas 1.360 unidades da vacina referentes à primeira dose e 2.640 doses de reforço, relativas ao segundo ciclo do esquema vacinal dos grupos prioritários da primeira fase da campanha. No total, foram imunizadas 4 mil pessoas, entre trabalhadores da saúde, idosos, indígenas e profissionais das forças de segurança e salvamento.
A Sesau reitera que mesmo com o início da vacinação de parcela da população, é necessário manter as medidas de prevenção à Covid-19, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico (social). :: LEIA MAIS »
BAHIA: GOVERNO AMPLIA TOQUE DE RECOLHER; CONFIRA OUTRAS MUDANÇAS

O político revelou que pacientes chegam a esperar cerca de dois a três dias para conseguir uma vaga nas unidades do Estado
Em 208 municípios baianos (ver lista no Anexo 1 abaixo), o toque de recolher passa a vigorar das 20h às 5h de 18 a 26 de abril. Nos demais municípios, fica restrita a locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 21h às 05h, de 18 de abril até 26 de abril. A medida foi publicada neste domingo (18), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE).
Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres, localizados nos municípios do Anexo I deverão encerrar o atendimento presencial às 19h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h.
Fica vedada em todo o estado a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no período das 18h do dia 23 até as 5h de 26 de abril. Excepcionalmente, essa medida não se aplicará aos municípios listados no Anexo 2 abaixo em que a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantenha, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 75%.
Aulas e eventos :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: VEREADORES RETORNAM AO PLENÁRIO NA PRÓXIMA TERÇA, MAS TRANSMISSÃO DAS SESSÕES CONTINUARÁ REMOTA

A partir da próxima terça-feira (20), os vereadores de Ilhéus voltarão a atuar presencialmente no plenário Gilberto Fialho, durante as sessões programadas pela Mesa Diretora da Casa Legislativa, no Palácio Teodolindo Ferreira, sede do Parlamento municipal. O acesso ao plenário de assessores e da população ainda não será liberado, mas as transmissões das sessões continuarão sendo feitas pela TV Câmara, através das redes sociais oficiais da Câmara.
Durante todo o mês de março e a primeira quinzena de abril, as sessões ocorreram de forma virtual, por intermédio da plataforma Zoom, atendendo a uma portaria da Mesa Diretora que decidiu unir-se às medidas de segurança e proteção ao cidadão, anunciadas pelo município e pelo estado, que ampliaram o período de Toque de Recolher em Ilhéus. Outra justificativa à época dada pelo presidente Jerbson Moraes era a falta de leitos de UTI para atendimento à população, no momento em que crescia o número de pessoas atingidas pela pandemia.
O presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD), explica que para o retorno presencial dos parlamentares, o plenário Gilberto Fialho contará com um rigoroso protocolo sanitário, atendendo a todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
BAHIA: MAJOR DA PM MORRE APÓS MOTO SER ATINGIDA POR CARRO

Um policial militar morreu após a moto em que estava ser atingida por um carro na noite de sábado (17) na BR-116, no município de Cândido Sales, sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi identificada como Major Nivaldo Góes de Oliva Júnior, de 48 anos.
De acordo com informações iniciais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a moto conduzida pelo policial foi atingida por um carro, que invadiu a pista no sentido contrário e bateu de frente com a motocicleta. Ainda segundo a PRF, a suspeita é que o motorista do carro estava sob efeito de álcool.
A Polícia Civil informou que um suspeito foi conduzido para a delegacia da cidade, autuado em flagrante por homicídio culposo na direção de veículo automotor e está à disposição da Justiça. A delegacia do município vai apurar o caso.
De acordo com a PM, o Major comandava a 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em Vitória da Conquista, e fazia parte da corporação há 28 anos. O policial será sepultado na cidade de Alagoinhas, interior da Bahia.
ILHÉUS RETOMA DRIVE-THTU DE VACINAÇÃO PARA IDOSOS DE 61+ NESTA SEGUNDA (19)

O público-alvo deve comparecer aos locais definidos para receber a respectiva dose.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou a programação para aplicação da 1ª e 2ª doses contra a Covid-19 em Ilhéus. A nova remessa da vacina Oxford/AstraZeneca será usada para dar continuidade à aplicação da 1ª dose em idosos. O serviço será ofertado a partir das 8h, via drive-thru, na segunda-feira (19) para imunização de pessoas com mais de 61 anos; e na terça-feira (20) para pessoas com 60 anos, nascidas entre 1º de janeiro e 30 de junho de 1960. A vacinação da 2ª dose da CoronaVac também acontece nos dois dias, das 8h às 13h, nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Cruzada do Bem pelo Bem.
Para aplicação da 1ª dose é indispensável a apresentação do CPF; cartão de vacinação; cartão do SUS e comprovante de residência. As doses serão ofertadas enquanto durar o estoque do dia. Os pontos de drive-thru serão montados na Avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções; e na Praça São João Batista, no Pontal. À medida que novos lotes forem entregues, um novo cronograma será divulgado. :: LEIA MAIS »
COM APOIO DA PREFEITURA, CASAL CONSEGUE INCLUIR SOBRENOME INDÍGENA NOS DOCUMENTOS, EM ILHÉUS

O prefeito Mário Alexandre destacou a importância do papel da justiça baiana com o reconhecimento dos direitos dos povos originários.
Após um período de espera, o casal Taynã e Xauã comemorou na última quarta-feira (14) a oficialização do sobrenome indígena na certidão de nascimento e inclusão na etnia Tupinambá de Olivença. A ação movida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), representa mais uma conquista para a população indígena do município. O prefeito Mário Alexandre destacou a importância do papel da justiça baiana com o reconhecimento dos direitos dos povos originários.
“Uma alegria para todos nós e, especialmente, para os nossos amigos Tupinambás de Olivença. Essa vitória é prova do respeito aos povos indígenas, que têm seu espaço valorizado e as mesmas condições garantidas aos demais cidadãos. Também aproveito para agradecer à Defensoria Pública pelo excelente trabalho desenvolvido em prol de todas as pessoas, sem distinção. Continuaremos avançando para promover uma assistência digna à nossa população”. :: LEIA MAIS »
TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE 55 A 59 ANOS SERÃO VACINADOS CONTRA A COVID-19 EM ILHÉUS

Uma reunião realizada na manhã da última sexta-feira (16) entre a secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e a secretaria de Saúde (Sesau), da Prefeitura de Ilhéus, definiu que os trabalhadores da educação, de 55 a 59 anos, serão vacinados contra a Covid-19, assim que a vacina chegar na cidade. Esse público foi incluído como grupo prioritário pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) esta semana.
O prefeito Mário Alexandre ressalta a importância da imunização dos trabalhadores da educação. “É fundamental que nossos trabalhadores sejam imunizados logo. São pessoas que precisam ter garantida a vacina, não só pelo direito à saúde, mas principalmente porque em breve, chegará a fase do ensino híbrido, com atividades na escola, e, por isso, é fundamental que recebam logo a vacina”, disse Mário Alexandre.
Dentre os trabalhadores da educação, serão contemplados os professores, serviços gerais, porteiros, merendeiras, assistentes administrativos e vigilantes.
Assim que a vacina chegar em Ilhéus, a Seduc e a Sesau vão informar as datas, locais e horários para a imunização desse grupo.
CONEXÃO ON COACH PASSA A SER TRANSMITIDO TAMBÉM PELA RÁDIO BAHIANA DE ILHÉUS

O programa Conexão ON Coach – líder de audiência nas manhãs de sábado na Cacau FM 88,5 – apresentado por Otaviano Neto (ON), com a participação do locutor Boninho Klayver – está dando um grande passo para se tornar sucesso de audiência no Sul e Extremo Sul da Bahia.
Neste sábado, dia 17 de abril, a Cacau FM inicia mais uma parceria de sucesso com a Rádio Bahiana de Ilhéus, AM 1310, transmitindo ao vivo o programa E Haja Babado (das 9 às 11h), apresentado por Monique Madureira, Arthur Bernard e Égila Passos. Na sequência a Bahiana transmitirá o Conexão ON Coach (das 11 às 13h). Com essa fusão entre as duas rádios, mais de 60 municípios do interior da Bahia estarão interligados na programação das duas emissoras.
Essa parceria já existe durante a semana entre as duas rádios, que compartilham os programas Falando Direito, das 12h às 13:30h (Bahiana) e Dias em Foco, das 13:30h às 15h (Cacau FM).
PROGRAMA “E HAJA BABADO” COMEÇA A SER TRANSMITIDO TAMBÉM NA CACAU FM A PARTIR DESTE SÁBADO (17)

Apresentadores Égila Passos, Arthur Bernard, Monique Madureira
A partir deste sábado (17), o Programa E Haja Babado, sucesso consolidado na Rádio Bahiana de Ilhéus – AM 1310, será retransmitido na Cacau FM 88,5 – que possui sede em Ibicaraí. Além de Ibicaraí, mais 19 cidades circunvizinhas poderão acompanhar todo sábado a programação, das 09h às 11h, através da Cacau Fm. E, uma vez no mês o programa será apresentado direto do estúdio da Cacau FM, a partir de maio.
Há dois meses no ar, o E Haja Babado é apresentado por três profissionais renomados da comunicação de Ilhéus: Arthur Bernard, Égila Passos e Monique Madureira e traz uma linguagem leve, descontraída, com bastante diversão e informação a nível internacional, nacional e regional.
Os ouvintes podem acompanhar a transmissão do programa em vídeo pelo canal da Rádio Bahiana no Facebook e YouTube, como também acessar o site www.radiobahiana.com.br ou baixar o aplicativo da rádio disponível para Android.
ILHÉUS: PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE AUTORIZA PAGAMENTOS À PROJETOS DO CMDCA

Em reunião com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o prefeito Mário Alexandre, autorizou, nesta quinta-feira, 15, pagamentos para a execução de projetos sociais em Ilhéus. Doze instituições cadastradas são beneficiadas com os recursos para o desenvolvimento de iniciativas dedicadas à crianças e adolescentes.
“Nesse momento de pandemia, estamos preocupados em salvar a vida das pessoas, mas também em cuidar das pessoas. Autorizei pagamentos à projetos sociais para ajudar a nossa comunidade e famílias nesse momento tão difícil, principalmente os mais vulneráveis, que são nossas crianças e adolescentes. Quero agradecer ao Ministério Público, através da Dra. Amélia, à Vara da Infância e da Juventude, Dra. Sandra, e ao CMDCA. Graças a Deus, tudo deu certo e vamos trabalhar cada vez mais para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, declarou o prefeito Mário Alexandre.
“Comemoramos mais uma vitória para o povo de Ilhéus, para os nossos irmãos ilheenses. Graças a Deus, alcançamos essa conquista para as nossas crianças e adolescentes, é uma vitória. O braço do município, que são as entidades, vão receber dos fundos um benefício para trabalhar com esse público”, comemorou Soane Galvão, que à época em que foi secretária de Desenvolvimento Social, no ano de 2017, iniciou o processo de viabilização desses recursos, buscando, no executivo municipal, o apoio técnico necessário para a criação dessa iniciativa e o financiamento dos projetos. :: LEIA MAIS »









