WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Bahia’

ILHÉUS: HOMENAGEM AOS TRABALHADORES DO CENTRO COVID-19 MARCA 1 ANO DO HOSPITAL DE CAMPANHA

Homenagem aconteceu no auditório do Centro de Convenções de Ilhéus.

A terça-feira deste 27 de abril de 2021 foi marcada por gratidão e reconhecimento em Ilhéus. Todos os profissionais e parceiros do Centro Covid-19 foram homenageados por meio de uma iniciativa da secretaria de Comunicação da Prefeitura de Ilhéus, no dia em que o hospital de campanha completou 365 dias de relevantes serviços prestados à comunidade. Todas as regras de distanciamento social, protocolos de segurança e limite de pessoas, foram respeitados.

O prefeito Mário Alexandre e a primeira dama Soane Galvão transmitiram dois comunicados por vídeo, saudando os homenageados e os parabenizando por este um ano de muita luta no cuidado para com a população. “Vamos na direção de dias melhores”, acresentou o prefeito. A coordenadora do Centro Covid-19, Daniela Navarro, proferiu um discurso encorajador a todos os presentes, ressaltando a importância dos profissionais de saúde e o juramento de salvar vidas, na continuidade da missão.

A mesa foi composta com as presenças do presidente da Câmara de vereadores, Jerbson Moraes, a coordenadora da Alta e Média Complexidade, Erika de Jesus, o secretário de Saúde, Geraldo Magela, e o coordenador do Comitê Operacional de Emergência (COE), André Cezário. “Ilhéus saiu na frente com a criação desse hospital de campanha, o que ajudou o município a controlar o avanço da pandemia na cidade e no tratamento dos pacientes de Ilhéus e de mais 41 municípios”, lembrou Cezário, que enfatizou uma gestão de visão do prefeito Mário Alexandre. :: LEIA MAIS »

CENTRO COVID-19 DE ILHÉUS COMPLETA 1 ANO DE FUNCIONAMENTO E COBERTURA A 42 MUNICÍPIOS

A unidade realizou presencialmente 33.148 mil atendimentos, desses, 16.390 casos foram confirmados, com 2.258 internamentos, sendo 1.316 internações clínicas e 942 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Há um ano, foi aberto o Centro de Atendimento à Covid-19 no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus, no dia 27 de abril de 2020, com funcionamento ininterrupto em regime de 24 horas, para atendimento à pessoas com suspeita e ou infectadas pela Covid-19. Primeiro hospital de campanha do interior, a unidade atende 42 municípios da região e é referência estadual, criada por meio da parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o Governo do Estado da Bahia. Atualmente, conta com atendimento ambulatorial 24 horas e 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com informações da Coordenação de Enfermagem do Centro Covid-19, em doze meses, a unidade realizou presencialmente 33.148 mil atendimentos, desses, 16.390 casos foram confirmados, com 2.258 internamentos, sendo 1.316 internações clínicas e 942 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entre testes rápidos e do tipo swab, 49.437 exames foram realizados para detecção da Covid-19. Pelo menos, 46 mil casos ao todo do município de Ilhéus foram monitorados pela equipe do Centro Covid-19, que comporta um total de 110 profissionais como enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, recepcionistas, auxiliares administrativos, maqueiros, condutores e biomédico. 72 óbitos aconteceram na unidade, dos 417 óbitos de Ilhéus registrados até o momento.

Para a coordenadora do Centro Covid-19 e enfermeira, Daniela Navarro, este um ano representa um período de luta, expectativas e esperança em meio a sorrisos e lágrimas, com muitas histórias para contar. “Momentos inesquecíveis para toda a equipe. Agradecemos a Deus por ter nos guiado até aqui e pedimos força para continuar sendo essenciais na restauração da vida daqueles que cuidamos. Somos um exército de homens e mulheres com a grande missão: salvar”.

Com estrutura classificada como excepcional por Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde do Estado da Bahia, o Centro Covid-19 é reconhecido pelo prefeito Mário Alexandre como um modelo de atendimento humanizado para todo o país. “Os nossos pacientes são tratados com carinho, respeito e dignidade. Graças a Deus, temos tido o reconhecimento da comunidade pela qualidade dos atendimentos, onde cada pessoa é vista e cuidada com amor, pelo ser humano que é”, destacou o prefeito Mário Alexandre, que parabenizou a todos os profissionais do Centro Covid-19 por doarem seus dons à serviço do próximo.

.. :: LEIA MAIS »

BAHIA: GOVERNO DO ESTADO ABRE INSCRIÇÕES PARA 200 MIL VAGAS EM CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO

A Secretaria de Educação do Estado abriu, nesta segunda-feira (26), as inscrições para 200 mil vagas de cursos de Qualificação Profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD).

Voltada para estudantes e egressos da rede estadual de ensino, a inscrição no programa pode ser feita até dia 5 de maio, por meio do preenchimento de formulário eletrônico e questionário socioeconômico, disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Entre os requisitos para a inscrição, o candidato deve ser residente e domiciliado na Bahia; possuir registro de matrícula junto à Secretaria da Educação do Estado; possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) válido; ser estudante regularmente matriculado no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021 e possuir frequência neste ano letivo; ser egresso de curso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual, no período de 2017 a 2019; e possuir documentação pessoal atualizada junto à unidade escolar na qual está ou esteve matriculado.

As vagas estão distribuídas em 11 Eixos Tecnológicos e 44 cursos de Qualificação Profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), em um total de 3.567 turmas.

O superintendente da educação profissional e tecnológica da Secretaria da Educação, Ezequiel Westiphal, destaca que todo o processo de inscrição e as aulas serão feitas virtualmente. “Um curso de qualificação profissional garante uma oportunidade no mundo do trabalho. São cursos reconhecidos pelo código brasileiro de ocupações e no mercado de trabalho. São 200 mil vagas que contemplam egressos da educação profissional de 2017 a 2019, independentemente do curso que fez, e os estudantes matriculados também nas diversas formas de oferta de cursos da rede estadual, seja do ensino médio regular ou da educação profissional. O estudante irá acessar o nosso site e de forma muito simples fazer sua inscrição”, explica.

:: LEIA MAIS »

VACINAÇÃO EM ILHÉUS: SESAU ULTRAPASSA 45 MIL DOSES APLICADAS CONTRA A COVID-19

Ilhéus aplicou 46.362 doses da vacina contra a Covid-19 até a última sexta-feira (23).

Ilhéus aplicou 46.362 doses da vacina contra a Covid-19 até a última sexta-feira (23), conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Desse total, 31.742 doses correspondem ao primeiro ciclo (D1) e 14.620 referem-se ao segundo ciclo (D2) do esquema vacinal das pessoas que integram os grupos prioritários. Os dados são divulgados diariamente no painel de acompanhamento da cobertura vacinal Covid-19 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Balanço semanal– De acordo com a Sesau, dos dias 19 a 23 de abril, foram aplicadas 2.612 unidades da vacina referentes à primeira dose e 3.724 doses de reforço, relativas ao segundo ciclo do esquema vacinal dos grupos prioritários da primeira fase da campanha. No total, foram imunizadas 6.336 pessoas, entre trabalhadores da saúde, idosos, indígenas, pacientes renais e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A Sesau reitera que mesmo com o início da vacinação de parcela da população, é necessário manter as medidas de prevenção à Covid-19, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico (social). :: LEIA MAIS »

GOVERNO PRORROGA TOQUE DE RECOLHER E PROIBIÇÃO DE EVENTOS EM TODA A BAHIA ATÉ 3 DE MAIO

Prorrogação das medidas, que têm o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) on-line deste domingo (25).

O Governo da Bahia informou que decidiu prorrogar as medidas restritivas em todo estado. A prorrogação das ações, que têm o objetivo de conter a disseminação da Covid-19, foi publicada na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE), deste domingo (25). Diante disso, o toque de recolher noturno e a suspensão de shows, festas e atividades esportivas coletivas continuam até 3 de maio.

A restrição de locomoção noturna segue das 21h às 5h em Salvador e outras 189 cidades. Já em outros 227 municípios, o toque de recolher é das 20h às 5h.

Nesse período é vedado a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS: UAQUIM ASSUME PRESIDÊNCIA DO PTB E REINALDO ESTÁ FORA

A nova direção do PTB já está definida e o presidente é Luiz Uaquim. A composição ainda conta com o vereador Tandick Resende; o médico Jorge Vianna, o Major Rosevaldo, a Jornalista Caliana Mesquita, , o advogado GIlbert Lorens, o empresário Paulo Calasans, o servidor público Chico Xavier e o advogado Dante Valadares, que eram do MDB e se filiaram.
Anunciada esta semana, a direção da legenda já foi motivo de muita discordância, entre membros do partido e o grupo formado pelo candidato à prefeitura de Ilhéus pela legenda Reinaldo Soares.

Reinaldo montou o diretório do PTB,  com mais de 600 filiados, mas não recebeu apoio para a candidatura, além disso, segundo o mesmo o vereador eleito pela legenda declarou que o vereador  Tandick Resende Junior abandonou o grupo após ter sido eleito para a Câmara de vereadores de Ilhéus. “ Foi eleito e saiu do partido. Está em carreira solo” , afirmou.

Em fevereiro o  diretório municipal do PTB de Ilhéus foi destituído. No mesmo mês , quem assumiu a presidência do partido no estado é o advogado Gean Prates. As alterações geraram mudanças também em Ilhéus.

POLICIAL MILITAR SALVA BEBÊ ENGASGADO EM BRUMADO

Sargento Joel estava de plantão e atendeu ao chamado

Um policial militar salvou um bebê de três meses, na sexta-feira (23), no município de Brumado, no centro-Sul da Bahia. Os pais perceberam que o filho tinha dificuldade para respirar e correram até a sede da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Brumado).

O sargento Joel dos Santos Marcelino, que estava de plantão, atendeu ao chamado e realizou a manobra de HeimLich, para desobstruir as vias. “Eu estava de plantão, quando o casal chegou desesperado, me entregou o recém nascido engasgado, roxo e com os membros já parados”, lembra.

Após o susto, a criança foi encaminhada ao hospital da cidade, passou por atendimento médico e foi liberada. Os pais retornaram à unidade para agradecer o gesto do PM.

ILHÉUS: SAÚDE VACINA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, FORÇAS DE SERGURANÇA E SALVAMENTO NESTA SEGUNDA (26)

As pessoas que estão dentro do prazo de agendamento para aplicação da 2ª dose da CoronaVac devem comparecer aos pontos de drive-thru

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que na próxima segunda-feira (26) dará continuidade à estratégia de vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus, contemplando profissionais da educação e agentes das forças de segurança e salvamento. De acordo com a Sesau, a aplicação da 1ª dose da vacina Oxford acontece mediante lista previamente emitida pelos respectivos órgãos.

O serviço será ofertado na Escola Municipal Heitor Dias, das 8h às 15h. A vacinação da 2ª dose da CoronaVac também acontece na segunda-feira, das 8h às 13h, via drive-thru, e na terça-feira (27), na Cruzada do Bem pelo Bem e nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), das 8h às 14h.

Para aplicação da 1ª dose é necessária a apresentação do documento pessoal com foto; cartão de vacinação; cartão do SUS e comprovante de residência. Nesta etapa serão imunizados profissionais da educação com idade a partir de 55 anos e integrantes das forças de segurança e salvamento, a partir de 45 anos, de acordo com a lista de prioridades da vacinação. O profissional precisa necessariamente estar com o nome cadastrado para receber a primeira dose do imunizante. À medida que novos lotes forem entregues, um novo cronograma será divulgado.

As pessoas que estão dentro do prazo de agendamento para aplicação da 2ª dose da CoronaVac devem comparecer aos pontos de drive-thru, montados na Avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções, e na Praça São João Batista, no Pontal, na segunda-feira (26), das 8h às 13h. Na terça-feira (27), o público deve se dirigir à Cruzada do Bem pelo Bem, próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade, e às unidades do CRAS, das 8h às 14h. É indispensável a apresentação do CPF e do cartão de vacinação constando a primeira dose. Os pontos são alternados para dar acesso ao público que comparece aos locais com e sem veículo. :: LEIA MAIS »

CORPO DE PRESIDENTE DA CÂMARA DE ITAPETINGA É ENCONTRADO EM REPRESA; REDE DE PESCA PODE TER CAUSADO A MORTE

O corpo do presidente da Câmara de Itapetinga, Leonardo Rodrigues Matos, de 46 anos, foi encontrado, na manhã deste domingo (25), na zona rural do município.

O vereador estava desaparecido desde sexta-feira (23), quando saiu para a fazenda onde o corpo foi localizado.

Léo Matos, como é mais conhecido, teria ido para a fazenda para fazer o pagamento de salário dos seus funcionários. Na manhã do domingo (25), o  corpo foi encontrado boiando na represa, enroscado com uma tarrafa (rede de pesca), sem sinais de violência.

Nascido em Itapetinga em 14 de abril de 1975, Léo Matos, formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Foi eleito vereador pela primeira vez nas eleições municpais de 2020, com 890 votos, posteriormente, tornou-se presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga para o biênio 2021-2022.

O velório ocorreu no Plenário Ulysses Guimarães, na sede da Câmara de Vereadores. Léo deixa mulher e um filho.

BAHIA RECEBE MAIS 222.500 DOSES DE VACINA CONTRA COVID-19

Uma nova remessa com 222.500 doses de vacinas contra a Covid-19 chegou a Bahia nesta quinta-feira. O avião que trouxe os imunizantes pousou no aeroporto de Salvador por volta das 17h. Do total, 180.500 foram produzidas pela Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e 42.000 pelo Butantan/Sinovac. Com esta nova carga, a Bahia chega ao total de 3.893.450 doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas.

Os imunizantes que chegaram hoje começarão a ser enviados para os municípios em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

Esta nova remessa dará possibilidade para que continuem sendo imunizados os idosos acima de 60 anos, de forma escalonada, profissionais de saúde, população quilombola, pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise, profissionais das forças de segurança e trabalhadores da educação com 55 anos ou mais.

Os munícipios que conseguiram concluir a vacinação dos idosos podem também começar a aplicar as doses na população com comorbidades.

Na avaliação do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “a chegada de mais doses de vacinas representa uma esperança para a sociedade”. Vilas-Boas ainda destaca que a “Bahia continua aguardando a liberação da Anvisa para importação da vacina Sputnik V adquirida pelo governador Rui Costa para avançarmos mais rápido na imunização”.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia