18 MESES APÓS MANCHAS DE ÓLEO NA BAHIA, LABORATÓRIO DIZ QUE CONSUMO DE PEIXES NÃO REPRESENTA RISCOS

Em agosto de 2019, um intenso vazamento de óleo atingiu o litoral brasileiro e em outubro, as manchas alcançaram as águas da Bahia. Na época, óleo foi detectado no sistema digestivo ou respiratório de todos os animais que foram submetidos a análise. Hoje, 18 meses após o acidente, o consumo de pescados não apresenta riscos à saúde.
“Fazíamos as análises dos pescados e a partir daí recomendávamos o cuidado na ingestão dos frutos do mar. Atualmente, entretanto, desconheço a existência de pronunciamento oficial que proíba o consumo de frutos do mar por causa da contaminação por estas manchas de óleo”, explica Francisco Kelmo, diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
De acordo com Kelmo, os resíduos do material ainda estão presentes no litoral baiano. Ele explica que o óleo possui uma alta densidade e ao afundar é rapidamente coberto por sedimentos. Ou seja, há uma quantidade razoável de óleo “enterrado” nas praias da Bahia. Segundo o diretor do instituto, “esse material enterrado continua afetando os animais invertebrados que habitam o fundo do mar e continuará aparecendo na superfície de tempos em tempos na superfície, especialmente durante os períodos de tempestades”. :: LEIA MAIS »
CAIXA LIBERA LOTE DE AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA 206 MIL PESSOAS QUE TIVERAM CADASTRO INDEFERIDO

Cerca de 206,1 mil trabalhadores informais que corrigiram informações no cadastro foram incluídos na nova rodada do auxílio emergencial, anunciou a Caixa Econômica Federal nesta terça-feira (27). Os contemplados receberão o benefício a partir de 16 de maio, junto com o pagamento da segunda rodada, quando serão creditadas duas parcelas nas contas poupança digitais.
Após a segunda parcela, esse público será incorporado ao calendário tradicional e receberá a terceira e a quarta parcelas nas datas estabelecidas. A relação dos beneficiados pode ser consultada no portal consultaauxilio.cidadania.gov.br, no site auxilio.caixa.gov.br ou pelo telefone 111.
Segundo o Ministério da Cidadania, foram aprovados 206.126 novos benefícios. Desse total, 142.531 têm direito à cota de R$ 150 (pessoas que moram sozinhas), 39.719 receberão R$ 250 e 23.876 mulheres chefes de família que sustentam a casa sozinhas receberão R$ 375.
O trabalhador que teve o pedido processado, mas continuou com o benefício negado, terá dez dias para contestar a decisão.
MINISTÉRIO DA SAÚDE INCLUI GESTANTES E PUÉRPERAS EM GRUPO PRIORITÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Segundo a pasta, evidências científicas e dados epidemiológicos evidenciaram que a gestação e puerpério são fatores de risco para desfechos desfavoráveis da doença
O Ministério da Saúde incluiu todas as gestantes e puérperas no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. A medida consta em nota técnica enviada na segunda-feira, 26, a Estados e municípios. Antes, apenas gestantes, puérperas e lactantes pertencentes a algum grupo prioritário poderiam ser vacinadas nesta etapa inicial.
Segundo a pasta, evidências científicas e dados epidemiológicos evidenciaram que a gestação e puerpério são fatores de risco para desfechos desfavoráveis da Covid-19, tanto no que diz respeito ao risco de hospitalização e óbito, mas também em desfechos gestacionais desfavoráveis como parto prematuro e abortamento. Mesmo que a segurança e eficácia das vacinas contra Covid-19 não tenham sido avaliadas neste grupo, o Ministério da Saúde avaliou que os benefícios da imunização de gestantes e purpúreas sejam maiores do que os riscos. Ainda de acordo com a pasta, a as vacinas de plataformas de vírus inativado já são utilizadas por esse grupo de mulheres no Calendário Nacional de Vacinação.
Estima-se que existam cerca de 3 milhões de gestantes e puérperas anualmente no País. Na fase I, serão vacinadas pessoas com gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade. Neste caso, deverá ser comprovada a condição de risco por meio de exames, receitas, relatórios e prescrição médica. Na fase II, começa a imunização de gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes.
A nota técnica não cita data específica, mas estima que a administração da primeira dose ocorrerá até o final de maio. O ministério orienta que a vacinação poderá ocorrer independentemente da idade gestacional e o teste de gravidez não deve ser um pré-requisito para a administração das vacinas nas mulheres. Segundo a pasta, vacinação poderá ser realizada com qualquer vacina de plataforma de vírus inativado (CoronaVac), vetor viral (vacina de Oxford/AstraZeneca) ou mRNA (Pfizer). O intervalo de no mínimo 14 dias entre a administração da vacina Influenza e a da Covid-19 deverá ser respeitada. No caso da puérpera, ao ser vacinada, na condição de lactante deverá ser orientada a não interromper o aleitamento materno.
TEATRO POPULAR DE ILHÉUS ESTREIA O PROJETO AUDIOVISUAL “IntimIDADES” NESTE SÁBADO (1º)

Para abrir a programação do mês de maio o Teatro Popular de Ilhéus estreará sua mais nova produção, a performance audiovisual “IntimIDADES”. A montagem apresenta o relato de três atrizes sobre o tempo, o corpo e o sonho. A partir de cenas gravadas e também de cenas ao vivo, o público fará uma viagem na memória das três atrizes/personagens, sua relação com o corpo que se transforma no tempo, as lutas diárias contra o patriarcado e os seus sonhos.
“O espelho deve ser o lugar para me contemplar, não para me punir”.
A performance busca refletir sobre os conflitos que o tempo nos impõe, abrindo uma janela num diálogo entre passado, presente e futuro. Com Tânia Barbosa, Iara Colina e Mãe Ilza Mukalê, o espetáculo tem dramaturgia coletiva, encenação de Romualdo Lisboa, músicas de Eloah Monteiro e letras de Romualdo Lisboa com arranjos de Pablo Lisboa.
O projeto, que vem sendo maturado pelo grupo desde 2020, teve inicialmente a direção de Luís Alonso-Aude e a participação de Bárbara Lima, recém integrados ao Teatro Popular de Ilhéus. A pesquisa começada no segundo semestre do ano passado foi o pontapé inicial da encenação de Romualdo Lisboa.
Juntam-se ainda às três atrizes/personagens os depoimentos em vídeo de mais 9 mulheres, trabalhadoras, ativistas, sonhadoras, sendo elas Janira França, Jennifer Gomes, Hortência Brito, Glória Cunha, Patrícia Casaes, Clara Espada, Soraya Monteiro, Cláudia Mar e Ivana Nistico. A apresentação acontecerá no dia 1º de maio, dia em que se comemora o Dia Internacional de Lutas da Classe Trabalhadora, temática a qual se relaciona em diversos modos com a proposta da performance. :: LEIA MAIS »
GOVERNO FEDERAL APROVA CONCESSÃO DE MAIS DOIS TRECHOS DA FIOL

O Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), do governo federal, aprovou, nesta terça-feira (27), a concessão de mais dois trechos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) para a iniciativa privada. O governo espera que quem vencer o leilão faça investimento de R$ 9,8 bilhões para a conclusão da ferrovia.
De acordo o governo, serão leiloados o segundo trecho da ferrovia, entre Caetité a Barreiras, na Bahia, com 485 km de extensão; e o terceiro trecho, de 505 km, que concluirá a interligação com a Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, no estado de Tocantins. O leilão deve ocorrer no terceiro trimestre do próximo ano.
O primeiro trecho da ferrovia, entre os municípios baianos de Ilhéus e Caetité, foi leiloado no início deste mês. O trecho foi arrematado pela Bahia Mineração (Bamin), que assumiu o compromisso de investir R$ 3,3 bilhões. A ferrovia será administrada pela empresa por um período de 35 anos.
ILHÉUS: HOMENAGEM AOS TRABALHADORES DO CENTRO COVID-19 MARCA 1 ANO DO HOSPITAL DE CAMPANHA

Homenagem aconteceu no auditório do Centro de Convenções de Ilhéus.
A terça-feira deste 27 de abril de 2021 foi marcada por gratidão e reconhecimento em Ilhéus. Todos os profissionais e parceiros do Centro Covid-19 foram homenageados por meio de uma iniciativa da secretaria de Comunicação da Prefeitura de Ilhéus, no dia em que o hospital de campanha completou 365 dias de relevantes serviços prestados à comunidade. Todas as regras de distanciamento social, protocolos de segurança e limite de pessoas, foram respeitados.
O prefeito Mário Alexandre e a primeira dama Soane Galvão transmitiram dois comunicados por vídeo, saudando os homenageados e os parabenizando por este um ano de muita luta no cuidado para com a população. “Vamos na direção de dias melhores”, acresentou o prefeito. A coordenadora do Centro Covid-19, Daniela Navarro, proferiu um discurso encorajador a todos os presentes, ressaltando a importância dos profissionais de saúde e o juramento de salvar vidas, na continuidade da missão.
A mesa foi composta com as presenças do presidente da Câmara de vereadores, Jerbson Moraes, a coordenadora da Alta e Média Complexidade, Erika de Jesus, o secretário de Saúde, Geraldo Magela, e o coordenador do Comitê Operacional de Emergência (COE), André Cezário. “Ilhéus saiu na frente com a criação desse hospital de campanha, o que ajudou o município a controlar o avanço da pandemia na cidade e no tratamento dos pacientes de Ilhéus e de mais 41 municípios”, lembrou Cezário, que enfatizou uma gestão de visão do prefeito Mário Alexandre. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: ALAN MARINHO DEIXA A PRESIDÊNCIA DO PSDB

Com informações do Blog Agravo
Nesta terça- feira (27) chegou a informação de que o presidente do PSDB/ Ilhéus, Alan Marinho, teria desfiliado e se afastado do comando do partido.
O Blog Agravo entrou em contato com Alan, que confirmou a informação, e salientou que sai do partido por motivos particulares.
O Blog Agravo apurou que a executiva estadual tentou mudar a decisão de Alan Marinho, mas não obteve êxito.
“O objetivo de organizar o partido, conseguir eleger um parlamentar e contribuir na política, foi concluído”, salientou Alan.
Sob o comando de Alan Marinho, o PSDB voltou a ter um representante no Legislativo de Ilhéus depois de 25 anos, e retornou com força à política ilheense.
ILHÉUS: EMBASE INFORMA INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ÁGUA NESTA QUARTA (28)

Embasa informa suspensão de água temporariamente em algumas localidades.
A Embasa informou que vai realizar manutenção das instalações elétricas da captação de água na Barragem do Iguape, e o abastecimento em vários bairros de Ilhéus será interrompido, temporariamente, nesta quarta-feira (28) a partir das 10 horas. A previsão é que os serviços sejam concluídos às 17 horas, a partir de quando a operação do sistema será retomada com previsão de regularização total do abastecimento nas 48 horas seguintes.
Localidades afetadas
Subsistema Norte – Sambaituba, Urucutuca, Aritaguá, Iguape, Novo Ilhéus, São Miguel, Jardim Savóia, São José, Barra de Itaípe, São Domingos, Barra Norte e Cachorro Pelado.
Subsistema Centro: Teresópolis, Boa Vista, Princesa Isabel, Esperança, Cidade Nova, Av. Itabuna, Conquista, Tapera, Banco da Vitória, Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Vila Cachoeira, Agrovila Frei Vantuy, Pacheco, Basílio, Malhado e Salobrinho.
Nesse período, a Embasa recomenda o uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares e lembra que os moradores de imóveis com reservatório capaz de atender às necessidades de seus moradores não serão afetados por esta interrupção.
Mais informações, entre em contato com o Escritório Local (73 3234-7250), WhatsApp (71 99717-0999) ou pelo 0800 0555 195.
BAHIA REGISTRA 1.811 CASOS E 84 MORTES POR COVID-19 EM 24H

A Bahia registrou, nesta segunda-feira (26), 1.811 novos casos de covid-19 e 84 óbitos pela doença. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) ressalta que as mortes aconteceram em diversas datas, mas foram confirmadas no dia da divulgação.
Ao todo, desde o início da pandemia, foram 885.855 casos confirmados, dos quais 852.616 já são considerados recuperados, 15.152 encontram-se ativos e 18.087 tiveram óbito confirmado. Na Bahia, 46.979 profissionais da saúde foram confirmados para covid-19.
Dos 1578 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adultos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), exclusivos para coronavírus, 1294 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 82%. Vale lembrar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia.
ILHÉUS
Segundo o último boletim divulgado no domingo (25), Ilhéus contabiliza 16.390 casos confirmados do novo coronavírus. Desses 5.723 pessoas já estão curadas da Covid-19.
No momento, 250 pacientes estão com a doença ativos, dos quais 22 estão internados na UTI . Dos 81 leitos de UTI, 55 estão ocupados com pacientes de outros municípios.
Desde o início da pandemia, foram registrados 417 óbitos em Ilhéus.
PRAZO PARA INCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS DO BPC NO CADÚNICO É PRORROGADO NOVAMENTE

Foi prorrogado, mais uma vez, o prazo para a inclusão de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para o público que ainda não realizou a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), por meio da Portaria n° 623, de 31 de março de 2021 do Ministério da Cidadania. Um novo calendário para inscrição foi adiado, assim como os procedimentos que envolvam bloqueio ou suspensão do BPC pelo motivo de falta de inscrição no CadÚnico.
Em Ilhéus, a Prefeitura está realizando atendimento remoto de segunda à sexta, das 8h às 13h, por meio do Whats App, pelos números: (73) 98899-8977, 98825-0801 e 98825-6248.
As novas datas passam a ser as seguintes:
Lote Mês de aniversário da/o beneficiária/o Data limite para o cadastramento
9º Setembro 30/10/2021
10º Outubro 30/11/2021
11º Novembro 30/12/2021
12º Dezembro 30/01/2022
A inscrição no Cadastro Único permanece como requisito obrigatório para os beneficiários do BPC. Além deste benefício, a inclusão cadastral permitirá que essas pessoas possam ter acesso a outros serviços, programas e benefícios sociais.
As visitas domiciliares podem continuar sendo realizadas, quando preciso – sobretudo levando em conta as características do público que recebe o BPC, com dificuldades adicionais pela idade avançada ou condição de deficiência, desde que tomados os devidos cuidados para preservação da saúde dos usuários e da equipe do município.









