ILHÉUS GERA EMPREGO E RENDA COM A EXPANSÃO DA CLARO QUE TRAZ MAIS CONECTIVIDADE PARA O PÚBLICO

A empresa vai implantar também o Fala Bahia 1 e 2, com telefonia móvel de tecnologia 3G para alguns distritos da cidade, ainda neste ano de 2021.
Vai ser implantado amanhã, 29, em Ilhéus, o serviço de conectividade da Claro, uma das maiores internets de fibra ótica do Brasil, com uma tecnologia mais moderna e ofertas para 120, 240 e 500 megas. O anúncio foi feito na manhã de hoje no escritório da Claro, durante reunião com o secretário de Comunicação, Mauro Alves. A interlocução com a gestão municipal do prefeito Mário Alexandre, focada em atrair novos negócios, desenvolvimento para a cidade, geração de emprego e renda, viabiliza 800 novos postos de trabalho, entre diretos e indiretos, somente com a expansão dos negócios Claro Fibra. A empresa vai implantar também o Fala Bahia 1 e 2, com telefonia móvel de tecnologia 3G para alguns distritos da cidade, ainda neste ano de 2021.
“Agradecemos à Claro por acreditar em Ilhéus. São notícias muito positivas para a nossa cidade, que vai receber novas vagas no mercado de trabalho, além de mais conectividade e telefonia móvel para os distritos, com a instalação de antenas em localidades como Banco do Pedro, Inema, Ponta de Mamoã e Banco Central. Tudo isso é fruto da nossa parceria de credibilidade com o Governo do Estado, nosso secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti, a quem também agradeço. Vamos continuar trabalhando para trazer as benfeitorias para o nosso povo”, declarou o prefeito Mário Alexandre.
De acordo com o diretor regional Bahia Sergipe, Marco Aurélio, a Claro está trazendo o que há de mais moderno em termos de conectividade, com altíssimas velocidades para Ilhéus. “Todos nós precisamos de uma boa conexão, para tudo, seja para negócios, para casa, para o lazer. E isso chegou aqui. Agradeço ao prefeito Mário Alexandre pela parceria. O propósito é esse: a gente contribuir para o desenvolvimento da cidade, junto com o poder público. Continuamos muito fortes nesse projeto de trazer conexão para todo o Estado da Bahia”, disse.
A Claro oferece multisserviços ao conjugar telefonia móvel, conexão de internet por fibra ótica, telefonia fixa e tv. “Vamos trazer essas quatro tecnologias para o cliente ilheense, com ofertas especiais para a nossa cidade”, acrescentou o gerente da filial Ilhéus, Allan Rivail.
REFORMA ADMINISTRATIVA DA PREFEITURA É APROVADA PELA CÂMARA APÓS SESSÃO QUE DUROU 5 HORAS

Avanço ou retrocesso? Mais ou menos despesas para o erário público? Este foi o centro do debate ocorrido hoje (28) na Câmara Municipal de Ilhéus, durante a votação do Projeto de Lei da Reforma Administrativa da Prefeitura encaminhado pelo prefeito Mário Alexandre e aprovado pelo Poder Legislativo. Para os vereadores de oposição, a reforma representará um aumento de custo mensal para o Poder Executivo. Para a bancada de situação, uma pequena economia, mesmo que, com o PL, o governo não tenha sequer destacado a possibilidade de diminuição de despesa, mas, sim, uma maior eficiência administrativa.
O presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD), explicou que o que estava em debate era a votação dos pareceres de duas comissões permanentes da Casa Legislativa: de Legislação, Justiça e Redação Final; e de Finanças, Orçamento, Obras e Serviço Público. Ambas as comissões são compostas por três membros. Em cada uma delas, dois votaram favoravelmente ao Projeto de Lei e um dos membros decidiu exarar parecer, em separado, contrário à aprovação.
Na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, votaram favoravelmente ao Projeto de Reforma, os vereadores Ivo Evangelista (Republicanos) e Paulo Carqueija (PSD). Enilda Mendonça votou pela rejeição total do projeto. Na Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviço Público, votaram pelo projeto do governo os vereadores Nino Valverde (Podemos) e Gurita (PSD) e pela rejeição, o vereador Tandick Resende (PTB).
Apresentados em plenário, os pareceres foram votados e o PL da Reforma Administrativa foi aprovado na integra, pela maioria da Casa, com apenas quatro votos contrários: da bancada da minoria (Enilda Mendonça, Augustão e Cláudio Magalhães) e do vereador Tandick Resende (PTB). :: LEIA MAIS »
POLÍCIA CIVIL INTERCEPTA TÁXI QUE TRANSPORTAVA ARMAMENTO PARA FACÇÃO CRIMINOSA EM ILHÉUS

Na manhã desta quarta-feira (28), a Polícia Civil foi acionada pelo setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, informando que um táxi de placa policial PLK03C07, originário de Ilhéus, teria se deslocado para Irecê por ordem da facção Terceiro para transportar entorpecentes com destino a cidade de Ilhéus.
Policiais civis realizaram vigilância na BR 101, sendo o veículo identificado por volta das 22 horas e interceptado na ponte sobre o Rio de Contas, nas cidades de Aurelino Leal e Ubaitaba.
O motorista do táxi foi identificado como Gleidson Rocha dos Santos, ao ser questionado confessou que transportava material ilícito e informou que havia arma de fogo e munições.
No interior do veículo, foi encontrada uma pistola Glock .50 com carregador 13 cartucho .45, 7 blister com munições calibre .40 , 4 blister com muniçẽs calibre 38, 2 caixa de calibre 380, 2 caixas calibre 38 com 100 munições.
RONDA MARIA DA PENHA CAPTURA AGRESSOR FORAGIDO EM ITABUNA

BAHIA CRIA 9.820 POSTOS DE TRABALHO EM MARÇO E LIDERA O NORDESTE

A Bahia liderou a geração de emprego no Nordeste em março de 2021, com a criação de 9.820 postos de trabalho com carteira assinada. O resultado positivo decorre da diferença entre 57.868 admissões e 48.048 desligamentos. Os dados são do Ministério da Economia, que divulgou hoje (28) as Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o Novo Caged, sistematizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).
“Mesmo com o agravamento da pandemia do coronavírus em todo o país e a necessária intensificação das medidas restritivas, a Bahia lidera a geração de emprego no Nordeste em março e também no acumulado deste ano, com 42.718 postos criados entre janeiro e março, ocupando a sexta colocação entre os estados da Federação. Vale destacar que desde julho de 2020 a Bahia vem apresentando saldo positivo na geração de trabalho com carteira assinada”, ressalta o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.
No terceiro mês do ano, no Nordeste, cinco estados criaram posições de trabalho. A Bahia (+9.820 postos) foi acompanhada pelo Maranhão (+3.629 postos), Rio Grande do Norte (+2.116 postos), Paraíba (+2.082 postos) e Piauí (+1.236 postos). Em contrapartida, Alagoas (-8.310 postos), Pernambuco (-2.762 postos), Ceará (-1.564 postos) e Sergipe (-1.457 postos) encerraram posições celetistas. :: LEIA MAIS »
COM DIRETORIA DA UPB, PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE PROTOCOLA PAUTAS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que também é o segundo secretário da União dos Municípios da Bahia (UPB), cumpriu agenda na manhã de hoje, 28, na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Lago Sul, em Brasília. Com diretores da UPB, como o presidente e prefeito de Jequié, Zé Cocá, Mário Alexandre entregou nas mãos do líder dos deputados federais, Arthur Lira, uma lista de requerimentos voltados para o fortalecimento e ampliação dos municípios da Bahia.
“Foram diversas as pautas entregues. Todas voltadas para a melhoria da arrecadação de municípios baianos, e, claro, com o firme propósito de ampliarmos o desenvolvimento para bem atender a nossa comunidade”, destacou o prefeito ilheense, Mário Alexandre. Entre as pautas, estão a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/2017, que amplia em 1% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM); a abertura de um debate sobre a redução da alíquota da previdência para os municípios, dos atuais 22,5% para a ordem de 10%; além da limitação das parcelas pagas por dívidas previdenciárias em 1% da receita corrente líquida mensal do município.
Também se fizeram presentes o deputado federal Cacá Leão; o prefeito Wilson Cardoso, do município de Andaraí; o prefeito Ricardo Mascarenhas, do município de Itaberaba; a prefeita Vanessa Senna, do município de Lençóis; e o presidente Nacional do Progressistas, Ciro Nogueira.
INFORWORLD REALIZA GRANDE PROMOÇÃO EM PARCERIA COM A RÁDIO BAHIANA; CONFIRA!

Em parceria com o programa Na Boca do Povo , da Rádio Bahiana, a INFOWORLD preparou uma promoção imperdível!
Na inscrição no curso de informática, você não paga matrícula e a mensalidade fica no valor fixo de 99,90. Além disso, você ganha inteiramente grátis um curso de operador de caixa!
Para mais informações entre em contato com o tel.: (73) 98835-3070 / 3223-6200
POLICIA FEDERAL FAZ OPERAÇÃO CONTRA TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS EM CIDADES DA BAHIA

Operação da PF cumpre mandados de prisão e busca e apreensão em Salvador, Dias D’Ávila, Simões Filho e Barreiras — Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (28) uma operação que visa cumprir seis mandados de prisão e busca e apreensão contra organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, com ramificações na Bahia.
De acordo com a PF, cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária foram expedidos para os municípios de Salvador, Dias D’Ávila, Simões Filho e Barreiras.
A operação é um desdobramento das prisões e da grande apreensão realizada no último dia 5, em Santo Estêvão, quando quase uma tonelada de cocaína foi encontrada em fundos falsos de três caminhões-tanque, que tinham Salvador como destino.
Ainda de acordo com a PF, a partir da análise do material apreendido naquela oportunidade, e com o aprofundamento das investigações, foi possível constatar o envolvimento de pessoas ligadas à empresa transportadora, proprietária dos caminhões, que a usavam para a prática criminosa.
Os investigados irão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
SESAU INFORMA SOBRE APLICAÇÃO DA 2ª DOSE DA CORONAVAC EM ILHÉUS

Pessoas que estão dentro do prazo para aplicação da 2ª dose devem aguardar a chegada de nova remessa do imunizante.
Pessoas que tomaram a 1ª dose da vacina CoronaVac e estão dentro do prazo para aplicação da 2ª dose devem aguardar a chegada de nova remessa do imunizante, produzido pelo Instituto Butantan. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), à medida que novos lotes forem repassados ao município, a estratégia será retomada. Os dias, horários e pontos de vacinação serão informados previamente à população, por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Ilhéus.
Segundo comunicado do Ministério da Saúde (MS), o Brasil enfrenta dificuldades no recebimento de insumos destinados à fabricação do imunizante e consequente demora no fornecimento de vacinas para reforço da CoronaVac. Sendo assim, a continuidade da aplicação da 2ª dose é preocupante em todo o país, não apenas em Ilhéus. Até o mês de março, a orientação do MS era para que as doses não ficassem retidas, logo, o governo autorizou a vacinação da 1ª dose com a utilização dos imunizantes armazenados para completar o esquema de vacinal dos grupos prioritários.
A Sesau reitera que dará continuidade à vacinação do público que integra a lista de prioridades da primeira etapa da campanha contra a Covid-19, conforme o envio de novas doses. :: LEIA MAIS »
CÂMARA DE ILHÉUS TERÁ SESSÃO ESPECIAL INDÍGENA NA PRÓXIMA QUINTA (29), ÀS 16 HORAS

Cláudio Magalhães é o primeiro representante da etnia indígena tupinambá a ocupar uma cadeira da Câmara de Ilhéus
Aprovada no plenário, através de um requerimento apresentado pelo vereador Cláudio Magalhães (PCdoB), uma sessão especial indígena acontecerá na próxima quinta-feira (29), às 16h. O encontro será virtual, na plataforma Zoom e transmitido pelas redes sociais da casa legislativa ilheense, no Facebook e no YouTube.
A solenidade fará uma ampla abordagem sobre as questões indígenas no Brasil, como a demarcação de terras, direitos dos povos originários e a importância de sua representação e valorização cultural, com o tema central: “A importância do Abril Indígena para a Manutenção do Legado Cultural do Povo Tupinambá”.
Presenças confirmadas
Alguns caciques indígenas já confirmaram presença no evento, como Luciano Akauã, Maria Valdelice Jamopoty, Aruã Pataxó, Sival Susuarana, Gildo Amaral, Maria Jesuína Tupinambá, Valdenilson (APOIMNE), Agnaldo Pataxó (Coordenador Geral do Mupoiba) e Ramon Itagibá. A sessão ainda espera a participação de Joenia Wapichana (Rede-RR), primeira mulher indígena a ocupar um cargo de deputada na Câmara Federal.
Outros apoiadores e simpatizantes da causa indígena participarão do evento, como a deputada federal, Alice Portugal (PCdoB/BA); o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB/BA); a secretária estadual Fábia Reis, Promoção da Igualdade Racial – BA; o presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso; o presidente do Fórum de Igualdade Racial, Pai Val; o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Daniel Mendes; o representante dos Povos de Terreiro, Carlos Alabojy; o artista plástico Gildásio Rodriguez; entre outros convidados.
A sessão especial indígena ainda contará com a presença de Haroldo Heleno, coordenador do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) Leste, que fará uma explanação sobre o processo de demarcação do Povo Tupinambá.









