Segundo o governador, o estado conseguiu cumprir as 28 condições impostas pela Anvisa para importação do imunizante

O governador Rui Costa afirmou em suas redes sociais que em 15 dias as primeiras doses da vacina Sputnik V contra a Covid-19 chegará ao estado. Segundo o chefe do Executivo estadual, a Bahia conseguiu cumprir as 28 condições impostas pela Anvisa para importação do imunizante.

Em março deste ano, o governo comprou 9,7 milhões de doses da vacina russa, mas que não foram enviadas em decorrência de “pendências”, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

BAIANOS 100% IMUNIZADOS

Rui Costa (PT), garantiu que 100% da população com mais de 18 anos estará vacinada contra a Covid-19 até novembro deste ano, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize a importação de todas as 10 milhões de doses da Spunik V, compradas pelo estado. A declaração foi dada em entrevista à TV Bahia, nesta quarta-feira (14).

No início de julho, a Anvisa autorizou a importação da vacina russa contra o coronavírus, mas limitou o quantitativo de doses de vacinas a serem importadas a 300 mil para a Bahia, parte das 9,7 milhões de doses compradas pelo estado. A decisão indica que, em um primeiro momento, o imunizante será utilizado em um estudo de efetividade para avaliar, posteriormente, a autorização da importação integral das doses.

“Como eu já antecipei, vamos definir quatro a seis cidades para completar a imunização de 100% da população acima de 18 anos. Com isso, nós queremos ter um efeito demonstração rápido, onde a gente possa comprovar a eficácia, eficiência, da vacina e possa, com isso, internalizar as 10 milhões de doses, o que nos daria condições de imunizar 5 milhões de baianos. Com esses 5 bilhões, nós passaríamos de 75% da população em condição de [se] vacinar [imunizada]. Com isso, a gente garante que 100% da população que pode receber a vacina estará vacinada ainda este ano. Eu diria, garantindo essa vacinação até o mês de outubro, novembro no máximo”, disse o dirigente.