WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


CHOCOLATE DE ILHÉUS É SELECIONADO COMO UM DOS MELHORES DO PAÍS

Os chocolates do Sul da Bahia têm despontado entre os melhores chocolates artesanais do país. Uma empresária ilheense é finalista do Prêmio Brasil Artesanal 2021 Chocolates, promovido pelo Sistema CNA/Senar em parceria com o Centro de Inovação do Cacau (CIC) e com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Essa é a terceira edição do prêmio.

“É uma notícia que nos deixa muito feliz, pois essa é a prova de que Ilhéus se destaca também na qualidade de produtos produzidos aqui na nossa terra, o chocolate de origem. Além de ser muito saudável, o chocolate de Ilhéus guarda o aroma do nosso cacau, da nossa cultura e da nossa história. O empreendedorismo e a busca pelo constante aprimoramento, já está levando o nome da nossa amada cidade para muito longe”, destacou o prefeito Mário Alexandre, que parabenizou a ilheense pela classificação.

A finalista foi a empresária Marcela de Carvalho, de Ilhéus, representante da Cacau do Céu Chocolates Finos, cujo produto foi identificado e reconhecido na etapa classificatória entre os melhores chocolates artesanais do Brasil. Nesta fase, os degustadores do CIC e Ceplac avaliaram os produtos quanto ao aspecto, cor, sabor, aroma, textura, persistência e teor sólido do cacau.

A análise de juri popular, será a próxima etapa, onde o público vai degustar os sete chocolates e votar no que mais gostou.

UESC: INSCRIÇÕES PARA AUXÍLIO INCLUSÃO DIGITAL 2021.2 COMEÇA DIA 16 DE AGOSTO; SAIBA QUEM PODE SOLICITAR O BENEFÍCIO

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realizará inscrições, no período de 16 de agosto até às 16 horas do dia 10 de setembro, para a seleção de estudantes dos cursos de graduação e de pós graduação, visando a concessão do Auxílio Inclusão Digital durante o segundo semestre letivo de 2021. As normas para inscrição e seleção estão contidas no Edital nº 087\2021, disponível no portal www.uesc.br.

A medida tem como objetivo promover a inclusão digital, através do apoio ao acesso à internet, para possibilitar o desenvolvimento das atividades acadêmicas enquanto durar o período de ensino emergencial não presencial, devido à pandemia da Covid-19. O reitor Alessandro Fernandes Santana destaca que a concessão do auxílio integra as ações voltadas para a Assistência Estudantil da UESC, em caráter excepcional e temporário.

O Auxílio Inclusão Digital representa a “concessão de auxílio financeiro destinado a contratação de plano de internet móvel ou residencial, para uso exclusivo e com capacidade suficiente para o acompanhamento e desenvolvimento das atividades de ensino não presencial da UESC”. Serão disponibilizadas 950 vagas alunos dos cursos de graduação e 50 vagas para o nível de pós graduação. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO EM HOMICÍDIO DO PM ADIR PIRES É ACHADO MORTO

Homem foi morto horas depois de ser interrogado na terça (3).

Um dos suspeitos de envolvimento no homicídio do policial militar Adir Pires Fontes de Oliveira foi encontrado morto na noite de terça-feira (3).

Segundo a polícia, o homem foi interrogado na tarde de terça, na companhia de um advogado, e negou todas as acusações. Ele era suspeito de ajudar na fuga de pessoas envolvidas no homicídio do policial militar, atingido por disparos de arma de fogo ao sair de um bar de Ilhéus, no domingo (1º).

Horas depois de ser liberado do interrogatório, o homem foi encontrado morto dentro de casa, com marcas de tiros na cabeça. A polícia não deu detalhes autoria e motivação do crime. O caso será investigado.

SINEBAHIA DISPONIBILIZA CURSOS ONLINE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NESTE MÊS DE AGOSTO; 600 VAGAS ESTÃO ABERTAS

Interessados devem se inscrever até a próxima quinta-feira (5), pela internet.

O SineBahia abriu 600 vagas em cursos profissionalizantes online para o mês de agosto. Os interessados devem se inscrever até a próxima quinta-feira (5), por meio de formulário disponível na internet.

De acordo com o SineBahia, as vagas são para os cursos de Office, Excel, Oratória e Atendimento ao Público. Das 600 vagas, 100 são exclusivamente para a Associação de Mães de Filhos Autistas.

Os participantes recebem certificado, após a finalização do curso.

As atividades são realizadas na modalidade virtual. De acordo com o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, o principal objetivo é garantir a continuidade das ações de capacitação, mesmo diante das restrições impostas pela pandemia da Covid-19

A UESC É UM PATRIMÔNIO DA SOCIEDADE BAIANA, DIZ REITO NA CÂMARA DE ILHÉUS

Homenageado hoje (03) à tarde pela Câmara Municipal de Ilhéus, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes, dedicou a Moção de Congratulação que recebeu das mãos da vereadora Enilda Mendonça (PT), autora da iniciativa ao lado da colega Ivete Maria (DEM), à ciência e àqueles que acreditam que a ciência pode conduzir a um lugar melhor. “A UESC é um patrimônio da sociedade baiana”, destacou o reitor, lembrando que a “a universidade só serve e só faz sentido se for para servir à comunidade” e, para isso, precisa extrapolar seus muros. “Que eles sejam apenas simbólicos e que possamos ir onde a sociedade estiver”.

Alessandro Fernandes lembrou que a primeira vez que apresentou um trabalho científico fora do estado e se identificou como sendo da UESC, foi questionado se era representante de uma universidade do estado de Santa Catarina. A UESC não era conhecida. No entanto, agora, 30 anos depois, a instituição apresenta-se no patamar de uma das melhores universidades brasileiras. Este ano a UESC foi posicionada novamente no Times Higher Education Latin America University Rankings (THE), instituição que lista as melhores universidades da região da América Latina e do Caribe. :: LEIA MAIS »

BRASÍLIA: CÂMARA VOTARÁ PROJETO QUE CENSURA PESQUISAS ELEITORAIS E DIFICULTA PUNIÇÃO A POLÍTICOS

Com 372 páginas e 902 artigos, pode ser votado nesta quarta-feira, 4, pela Câmara dos Deputados um projeto de lei complementar que censura pesquisas eleitorais, enfraquece cotas para mulheres e negros na política e dificulta a punição a candidatos e partidos em caso de mau uso de recursos públicos, segundo a Folha.

Para modificar a legislação eleitoral já para as eleições de 2022, o texto precisa ser aprovado por Câmara e Senado e ser sancionado pelo presidente da República até o começo de outubro, um ano antes do pleito. A matéria é relatada pela deputada Margarete Coelho (PP-PI), aliada do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Entre as mudanças sugeridas, a proposta determina que pesquisas eleitorais só podem ser divulgadas até a antevéspera da eleição. Além disso, os institutos responsáveis pelos levantamentos seriam obrigados a informar um percentual de acerto das pesquisas realizadas pela entidade ou empresa nas últimas cinco eleições. A medida é criticada por especialistas, que apontam a natureza dos levantamentos em retratar a realidade de determinado momento, não o voto dado.

O projeto esvazia o poder da Justiça Eleitoral na análise das contas de partidos, ao limitar a apuração das prestações de contas entregues anualmente pelas siglas. Pela matéria, a análise deverá se restringir a averiguar se as legendas receberam recursos de fontes vedadas ou de origem não identificada e se destinaram as cotas estabelecidas na lei para suas fundações e o incentivo à participação das mulheres na política. O prazo para a Justiça Eleitoral julgar as contas partidárias diminui de cinco para dois anos. Se isso não ocorrer, o processo pode ser extinto. :: LEIA MAIS »

EM 24H, BAHIA REGISTRA 553 NOVOS CASOS DE COVID E MAIS 43 ÓBITOS PELA DOENÇA

A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 50%

Em 24 horas, a Bahia registrou 553 casos de Covid-19 e 43 óbitos pela doença, segundo boletim divulgado nesta terça-feira (3) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

No total, o estado tem 1.195.507 casos confirmados desde o início da pandemia, com 25.828 mortes pela doença. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com coronavírus está em 50%.

Vacinação
Com 6.415.948 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.625.341 receberam também a segunda aplicação, e mais 249.946 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta terça-feira, a Bahia já vacinou 60,1% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.084.666) com, pelo menos, a primeira dose.

SSP ADICIONA MAIS QUATRO CRIMINOSOS EM LISTA DE MAIS PROCURADOS DA BAHIA

Um deles integra baralho por segunda vez

Quatro criminosos foram adicionados, nesta terça-feira (3), na lista dos mais procurados da Bahia, conhecida como o Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os foragidos atuam em Salvador, Região Metropolitana de Saúde (RMS) e na cidade de Itaberaba, no interior do estado.

Os homens inseridos são Edson Silva de Santana, apelidado de ‘Jegue’; Cleber Santos da Silva, conhecido como ‘Keu’; Eric Santana Mota, o ‘Topa’; e Roque dos Santos Souza, ‘Baianão’. Eles representam, respectivamente,  os Rei e Damas de ‘Copas’ e os três e cinco de ‘Ouros’.

Cleber fez parte da lista em abril de 2017, na carta ‘Dois de Paus’ e foi preso um ano depois, quando foi retirado. Em julho de 2020, ele foi solto, mas teve mandado de prisão expedido novamente pela Justiça por tráfico de drogas.

TCE APROVA CONTAS DO GOVERNO RUI COSTA RELATIVAS A 2020

Aprovação por 5 votos a 1 agora segue para apreciação da Assembleia Legislativa

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) aprovou, em sessão ordinária virtual realizada nesta terça-feira (3), as contas do governador Rui Costa relativas ao exercício do ano de 2020. Com o placar de 5 votos a 1 o colegiado de conselheiros recomendou a aprovação das contas que seguem para apreciação dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa da Bahia.

A relatoria do processo ficou com a conselheira Carolina Matos Alves Costa, que votou recomendando a aprovação das contas, com ressalvas. Acompanharam a relatora os conselheiros Marcus Presídio, Inaldo Araújo, João Bonfim e Antonio Honorato. Contra a aprovação votou o conselheiro Pedro Lino. Participaram também da sessão o procurador geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno, e o procurador geral do Ministério Público de Contas do Estado, Tarciso Carvalho. As informações são do TCE.

VACINAÇÃO EM ILHÉUS SEGUE COM 1ª DOSE PARA 28 ANOS OU MAIS DE 2ª DOSE NAS UNIDADES DE SAÚDE

A Secretaria de Saúde informa que a segunda dose não será antecipada.

A Prefeitura mantém nesta quarta-feira (4) a estratégia de vacinação contra a Covid-19 com a aplicação da primeira e segunda dose em Ilhéus. A oferta da primeira dose continua para pessoas com idade igual ou superior a 28 anos, nas 13 unidades de saúde informadas em comunicados anteriores, de acordo com o horário de funcionamento das salas de vacinação.

Pessoas com segunda dose marcada até o dia 4 de agosto também podem comparecer às unidades de saúde, conforme horário específico, ou ao CMAE, das 8h às 12h e das 13h às 15h, para completar o esquema vacinal.

A Secretaria de Saúde (Sesau) informa que a segunda dose não será antecipada. A pessoa deve comparecer na data indicada no cartão, obedecendo ao intervalo necessário entre as duas aplicações. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia