WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


APÓS ANEEL VER ALTA DE 16,6% EM 2022, GOVERNO DIZ BUSCAR MEDIDAS PARA REDUZIR REAJUSTES

Entre as medidas está a devolução aos consumidores de créditos tributários

Após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) indicar que as contas de luz podem subir em média 16,68% no próximo ano, principalmente por conta da crise hídrica, o Ministério de Minas e Energia informou nesta quinta-feira (19) que o governo busca medidas para que as tarifas não subam tanto em 2022.

O ministério reconhece que haverá pressão sobre as tarifas no próximo ano, causada pela crise hídrica, pelo fato de alguns contratos serem reajustados pelo IGPM, e pela alta do dólar.

O IGPM tem subido muito mais que o índice oficial de preços, o IPCA.

O ministério diz já haver medidas em elaboração, como a devolução aos consumidores de créditos tributários gerados por decisões judiciais que excluem o ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins na conta de luz.

CID AUTORIZA QUE CIDADES BAIANAS POSSAM APLICAR 2ª DOSE DA VACINA PARA MORADORES DE OUTROS MUNICÍPIOS

Segundo a comissão, medida definida nesta quinta-feira (19), será válida com apresentação de justificativas para não haver atraso na imunização.

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) regulamentou nesta quinta-feira (19) que cidades baianas podem aplicar a 2º dose da vacina contra a Covid-19 para moradores de outros municípios após apresentação de justificativas para não haver atraso na imunização.

De acordo com a coordenadora adjunta da CIB, secretária de Saúde de Madre de Deus, Stela Souza, ficou assegurado a reposição das doses dos municípios que derem essa 2º dose para moradores de outras cidades.

“Todos os municípios, conforme até a orientação do Ministério da Saúde, poderão aplicar a segunda dose de pessoas que tomaram a primeira dose em outros municípios ou outros estados”, disse Stela Souza.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS: SECRETÁRIA SOANE GALVÃO DIALOGA COM SETOR DA INDÚSTRIA MOAGEIRA E DEFENDE AMPLIAÇÃO INDUSTRIAL

Secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE) da Prefeitura de Ilhéus, Soane Galvão.

À frente da nova secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE) da Prefeitura de Ilhéus, Soane Galvão chega mostrando para o que veio. Por videoconferência, nesta quarta-feira, 18, ela se reuniu representantes das indústrias processadoras de cacau instaladas em Ilhéus, para a defesa da permanência e ampliação industriais. A necessidade da reunião surgiu após rumores de uma suposta transferência das indústrias moageiras de Ilhéus para o Pará, em detrimento do atual parque industrial moageiro. Rumor esse que foi desmistificado.

“Fizemos questão de dialogar com a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (ANIPC), e com diretores da Barry Callebaut, OLAM e Cargil, empresas instaladas em nosso território, para afirmar a defesa do nosso parque industrial de moagem, nos colocando à disposição e para ajudar no que for preciso. Ficaram muito claras as importantes posições das indústrias quanto às suas permanências em nossa cidade e os planos de expansão. É isso o que queremos, fortalecer a nossa atividade econômica, estabelecendo diálogo e colaboração. Tudo isso para que mais emprego e renda possam ser gerados”, destacou.

A secretária frisou ainda que o município está dialogando com duas grandes indústrias de moagem de cacau com pretensões para se instalarem em Ilhéus. “Por meio dos incentivos fiscais para implantação e ampliação de empresas em nossa cidade, buscamos atrair novos investidores. Sem dúvidas, será importantíssimo para o nosso parque industrial receber novas processadoras, atraídas principalmente com toda a logística que Ilhéus está recebendo, como a Fiol e o Porto Sul”, completou.

Ilhéus é o maior polo industrial moageiro da América Latina. :: LEIA MAIS »

EM QUATRO MESES DE REDUÇÃO DE INTERNAMENTOS, BAHIA JÁ DESMONTOU 925 LEITOS COVID

Com a redução dos internamentos, a Bahia desmontou 925 leitos de hospital exclusivos para o tratamento da Covid-19 em um período de quatro meses. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), em maio, o estado alcançou o número máximo de leitos reservados para a doença, com 1.835 clínicos e 1.624 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Na época, a taxa de ocupação da UTI adulto estava na faixa dos 80% e o registro de casos chegava a mais de 6 mil por dia. Agora, com uma menor quantidade de leitos, a ocupação da UTI adulto está em 39%, a menor faixa dentro do período de um ano. Nesta quinta-feira (19), foram registrados 978 novos casos da Covid-19.

Até o momento, a Bahia já vacinou 71,4% da população com 18 anos ou mais (estimada em 11.087.169) com, pelo menos, a primeira dose ou com a vacina de dose única.

PM APREENDE 420 KG DE MACONHA EM ITABUNA

Quatrocentos e vinte e seis tabletes de maconha prensada foram apreendidos, na noite desta quarta-feira (18), em um caminhão que circulava na região do semi anel rodoviário de Itabuna, sul do estado. Dois homens acabaram presos na ação.

Foram também apreendidos dois veículos quatro portas modelos Chevrolet Corsa Classic e Renault Sandero, um caminhão Volvo, mais de R$ 4,6 mil, uma máquina de cartão de crédito, uma balança e celulares.

Segundo o comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, major Rodrigo Melo, as unidades foram acionadas pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom), após uma denúncia revelar que dois veículos interceptaram um caminhão na região e seus ocupantes retiraram a carga. “No local, as equipes foram recebidas a tiros pelos suspeitos”, explicou o oficial.

A droga foi transportada coberta com lonas e está avaliada em mais de R$ 420 mil reais. “Eles traziam a droga do Paraguai para distribuir na cidade”, detalhou. Dois homens acabaram presos e encaminhados a 6a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Itabuna).

Participaram da ação a Cipe Cacaueira, o 15° Batalhão de Polícia Militar (Itabuna), a Rondesp Sul e o Tático Ostensivo Rodoviário da Companhia de Policiamento rodoviário de Itabuna.

ILHÉUS SEGUE COM APLICAÇÃO DA 2ª DOSE NESTA SEXTA; 1ª DOSE SERÁ RETOMADA APÓS ENVIO DE NOVAS VACINAS

A 1ª dose será retomada, imediatamente, assim que nova remessa for enviada pelo Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 segue normalmente para o público com data marcada no cartão igual ou anterior a 20 de agosto. As pessoas podem comparecer às unidades de saúde, à Cruzada do Bem Pelo Bem ou ao CMAE, conforme horários específicos.

A primeira dose, contudo, não será aplicada nos pontos de imunização nesta sexta-feira (20). O órgão esclarece que a estratégia será retomada, imediatamente, assim que nova remessa for enviada pelo Ministério da Saúde.

A Sesau reitera que o público deve comparecer na data indicada no cartão, obedecendo ao intervalo necessário entre as duas aplicações.

Os 13 postos e a Cruzada do Bem pelo Bem ofertarão a segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca. O CMAE, por sua vez, continua aplicando a segunda dose tanto da CoronaVac quanto da vacina de Oxford/AstraZeneca. É indispensável a apresentação do CPF e do cartão de vacinação constando a primeira aplicação do imunizante. :: LEIA MAIS »

SINEBAHIA OFERECE VAGAS DE EMPREGO EM ILHÉUS E ITABUNA; VEJA LISTA

Interessados devem enviar e-mail com dados e vaga pretendida ou agendar atendimento por meio do SAC Digital.

SineBahia divulgou vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (20) em Ilhéus e Itabuna. [Veja lista abaixo].

Interessados devem agendar atendimento através do site do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Para se candidatar, é necessário apresentar currículo, nome completo, número para contato, RG, CPF e PIS.

Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas das oportunidades disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos. Confira lista:

VAGAS PARA ILHÉUS EM 20/08/2021

AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO (PCD)
Exclusiva para Pessoas com Deficiência
Ensino Fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
04 VAGAS

VIGIA (PCD)
Exclusiva para Pessoas com Deficiência
Ensino Fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
02 VAGAS

AUXILIAR ADMINISTRATIVO (PCD)
Exclusiva para Pessoas com Deficiência
Ensino Fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
02 VAGAS

MECÂNICO (PCD)
Exclusiva para Pessoas com Deficiência
Ensino Fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
01 VAGA

OPERADOR DE CALL CENTER (ESTÁGIO)
Ensino Superior em qualquer área, exceto em saúde
01 VAGA

:: LEIA MAIS »

GRUPOS DE TRABALHO SE REÚNEM PELA PRIMEIRA VEZ E ORGANIZAM AÇÕES PARA BENEFICIAR CULTURA E TURISMO

Na semana passada, a Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou uma Audiência Pública para debater políticas de valorização e incentivo aos segmentos da Cultura e do Turismo do município. Hoje, o Grupo de Trabalho formado a partir da iniciativa, se reuniu pela primeira vez e se debruçou sobre um minucioso trabalho que visa sintetizar as ações propostas e executá-las na prática. A ideia, de acordo com o propositor da iniciativa, o vereador Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD), é que, a partir deste trabalho possa se definir o que deverá ser proposto por seu mandato, em forma de indicações, requerimentos e Projetos de Lei.

As ideias, de fato, começaram a ser vislumbradas. Presidente da Associação dos Cabaneiros da Praia do Sul, o chef Jorge Fonseca apresentou a proposta de se criar, no mês de agosto, um festival gastronômico, oferecendo aos visitantes pratos com iguarias criadas pelo escritor Jorge Amado em sua obra literária. A filha de Jorge, Paloma Amado, tem uma publicação dedicada à “gastronomia literária” do escritor, que serviria de inspiração para donos de cabanas e restaurantes da cidade.

“Porque não? É uma ideia que devemos avançar”, revela Jorge. Para isso, o grupo entende que é preciso que o município crie um calendário de atividades voltadas para o Turismo, promovendo um planejamento antecipado sobre o que a cidade pode oferecer para atrair os visitantes. “Pensamos este festival gastronômico para agosto, que é o mês de aniversário do escritor”, sugere.

A cantora e compositora Laís Marques é mais uma integrante do grupo de trabalho. Ela acredita que estas reuniões semanais reascendem uma esperança da classe artística de Ilhéus. “É que saímos da teoria para a ação. Saimos do discurso repetitivo e vamos para as demandas reais”, justificou. Para a artista, quando o Grupo de Trabalho começa a atuar e há uma frequência de encontros, os dois segmentos envolvidos na iniciativa passam a ter a possibilidade de cobrar mais ação ao poder público. :: LEIA MAIS »

GOLFINHO É ENCONTRADO MORTO NA PRAIA DE ARRAIAL D’AJUDA

O golfinho era uma fêmea com cerca de 1,75 metros e aparentava estar saudável

Um golfinho foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira, 19, na praia de Araçaípe, que fica localizada em Arraial d’Ajuda, distrito que pertence ao município de Porto Seguro (distante a 707 km de Salvador), no sul do estado.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de uma veterinária do Projeto Baleia Jubarte, foram acionadas por banhistas que estavam no local e flagraram o animal caído. A coleta de material do golfinho foi realizada para análise.

Segundo informações passadas pela profissional de saúde animal, o golfinho era uma fêmea com cerca de 1,75 metros e aparentava estar saudável, bem alimentada e sem sinais de doenças.

Logo após a realização dos exames, a pasta municipal do Meio Ambiente informou que o animal foi enterrado.

” POLÍTICAS PÚBLICAS PARA OS ALTOS DE ILHÉUS” ESSA SERÁ A BASE DO MEU TRABALHO, DIZ VEREADOR SÉRGIO DO AMPARO EM ENTREVISTA A RÁDIO BAHIANA

A entrevista está disponível na íntegra nos canais oficiais da Bahiana no YouTube e Facebook

Na edição desta quinta-feira (19) do Programa Na Boca do Povo, da Rádio Bahiana de Ilhéus, foi entrevistado o vereador Sérgio Luiz, o Sérgio do Amparo (Podemos).  Ele que tomou posse na última terça (17) na Câmara Municipal de Ilhéus, assumindo a vaga do vereador Kaíque Souza (Podemos).

Formado em Serviço Social, e com atuação em áreas diversas, possui mais de 20 anos de trabalho social nos altos da cidade. O edil empossado diz que chegou o momento de se discutir políticas públicas eficientes para os altos, “Chegou o tempo de discutirmos mudanças para a favela, das favelas serem ouvidas, delas terem acessibilidade, oportunidades de gerarmos políticas públicas para as favelas. É tempo de fomentar novos projetos”, disse em entrevista o edil, que garante ser uma rica oportunidade, um filho do morro está no plenário.

Questionados pelos apresentadores Adilson Neves e Luke Rei acerca futuros projetos, Sergio do Amparo diz que sua luta será voltada em combater às mazelas sociais das comunidades, buscando projetos sociais para os jovens, ascensão do turismo nos morros, que segundo o parlamentar, fomentará diretamente na geração de renda aos moradores locais.

Confira aqui a entrevista na íntegra

 

 

 



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia