COVID-19: ILHÉUS DÁ CONTINUIDADE À VACINAÇÃO NESTA QUINTA (26)

A estratégia acontece nas unidades de saúde informadas em comunicados anteriores
A aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 segue nesta quinta-feira (26) para o público de 18 anos ou mais. A estratégia acontece nas unidades de saúde informadas em comunicados anteriores, de acordo com o horário de funcionamento das salas de vacinação. Pessoas com segunda dose marcada até 26 de agosto também podem comparecer às unidades de saúde, conforme horário específico, ou ao CMAE, das 8h às 12h e das 13h às 15h, para completar o esquema vacinal.
Os postos ofertarão a segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca. O CMAE, por sua vez, segue aplicando a segunda dose tanto da CoronaVac quanto da vacina de Oxford/AstraZeneca.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que a segunda dose não será antecipada. A pessoa deve comparecer na data indicada no cartão, obedecendo ao intervalo necessário entre as duas aplicações.
Documentação – Para tomar a primeira dose o público deve portar CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação, caso possua. Já para receber a segunda dose é imprescindível a apresentação do CPF, cartão SUS e cartão de vacinação constando a primeira aplicação do imunizante.
Serviço :: LEIA MAIS »
SUSPEITO DE PARTICIPAÇÃO NA MORTE DE PM MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA EM ILHÉUS

Jovem suspeito de participação na morte de PM morre em confronto com policiais no sul da Bahia
Um jovem de 21 anos suspeito de participação na morte do policial militar Adir Pires Fontes de Oliveira morreu em confronto com policiais da Cipe Cacaueira, nesta quarta-feira (25), em Ilhéus.
Segundo informações da Polícia Civil, o confronto aconteceu após uma tentativa de abordagem do suspeito, identificado como Igor Nascimento Giovita, na localidade de Lagoa Encantada, na zona norte da cidade.
A polícia informou que o jovem chegou a ser levado para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos.
INVESTIGADO POR INTEGRAR GRUPO CRIMINOSO NA BAHIA MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA EM SERGIPE

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a morte ocorreu durante o cumprimento de um mandado de prisão.
Um homem investigado por envolvimento em tráfico de drogas e pertencente a uma organização criminosa na Bahia morreu em confronto com a Polícia Civil na noite desta quarta-feira (25), no município da Barra dos Coqueiros, na Grande Aracaju.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a morte ocorreu durante o cumprimento de um mandado de prisão. O homem estaria escondido em Sergipe, onde mantinha uma pizzaria.
Além do tráfico de drogas, ele era investigado por homicídios praticados, principalmente, na região de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.
Durante a abordagem, ele portava uma pistola, que foi apreendida após a troca de tiros. A polícia informou que chegou a encaminhar o suspeito para um hospital, mas ele morreu no caminho.
COVID-19: BAHIA APLICARÁ 950 MIL TERCEIRAS DOSES EM IDOSOS E IMUNOSSUPRIMIDOS EM SETEMBRO

Além disso, a partir do próximo mês, intervalos entre doses da Pfizer e Atrazeneca serão reduzidos
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) anunciou, nesta quarta-feira (25), que as terceiras doses de vacinas contra a Covid-19 serão aplicadas em idosos e pessoas imunossuprimidas a partir da segunda quinzena de setembro no estado. A ação segue a deliberação do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.
Para receberem o reforço, os indivíduos imunossuprimidos devem esperar ao menos 28 dias após a segunda dose e as pessoas acima dos 70 anos, seis meses. De acordo com a Sesab, a imunização será realizada com as vacinas da Pfizer, Janssen e Oxford/AstraZeneca.
Além disso, o intervalo entre as duas doses dos imunizantes da Pfizer e AstraZeneca serão reduzidos a partir do próximo mês. A espera entre as aplicações passará de 12 semanas para oito para toda a população.
A dose de reforço está estimada para um público superior a 950 mil baianos. O governo da Bahia reforça que “as mudanças não interferem na logística de distribuição do estado para os municípios”. Um déficit de mais de 1 milhão de doses na entrega de imunizantes pelo governo federal está sendo reclamado pela Bahia na Justiça. :: LEIA MAIS »
PREFEITURA PRESTIGIA TORNEIOS DE FUTEBOL AMADOR E REALIZA VISITA TÉCNICA EM DISTRITOS DE ILHÉUS

Atendendo ao pedido do prefeito Mário Alexandre, o secretário Kaique Souza visitou alguns equipamentos esportivos do município
Levando o apoio da Prefeitura de Ilhéus, o titular da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Kaique Souza, participou no último final de semana de eventos envolvendo o futebol amador na sede e distritos do município. Atendendo ao pedido do prefeito Mário Alexandre, o secretário visitou alguns espaços, a fim de ouvir as demandas da comunidade em relação à melhoria dos equipamentos esportivos.
No sábado (21), foi realizada a abertura da Copa da Ilha-Sub 15, no Estádio Mário Pessoa. O evento, organizado pela Liga Ilheense de Futebol (LIF), tem duração de 15 dias e conta com a participação de equipes de 12 escolinhas da cidade. Kaique Souza ratificou o apoio da gestão municipal à competição. “É uma satisfação enorme acompanhar a retomada do esporte nos bairros e distritos da nossa cidade. Isso é fruto do comprometimento do prefeito Mário Alexandre com o segmento que promove dignidade, cidadania e oportunidade para a nossa juventude”.
De acordo com o presidente da LIF, Dernivaldo Ribeiro, “o objetivo é criar valores, oportunizar e incentivar os jovens que jogam e sonham em trilhar carreira”, pontuou. O secretário marcou presença no torneio de futebol no distrito de Ribeira das Pedras, onde será realizado um evento amplo envolvendo times de futebol feminino da sede e do interior, também com a parceria da Prefeitura. :: LEIA MAIS »
BAHIA RECEBE MAIS 540 MIL DOSES DE VACINAS CONTRA A COVID-19 NESTA QUINTA

Os lotes serão divididos para primeira e segunda doses
Para evoluir na campanha de vacinação contra a Covid-19, a Bahia irá receber nesta quinta-feira, 26, duas novas remessas que irão totalirar mais541.210 doses de vacinas. Os imunizantes que chegam ao estado são o CoronaVac/Butantan e da Pfizer/BioNtech.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o primeiro lote chega às 9h35, com 341.140 doses de Coronavac. O segundo desembarca às 20h45, com 200.070 doses da Pfizer.
A Sesab também informou que os lotes serão divididos para primeira e segunda doses e serão distribuídos aos municípios após conferência.
MANDATO DE LUCA LIMA É CASSADO PELA CÂMARA COM 18 VOTOS A FAVOR; SAIBA COMO FOI O VOTO DE CADA VEREADOR

Por 18 votos a favor, um voto contra, uma abstenção e uma ausência (a do próprio julgado no momento da votação em plenário) o vereador Luca Lima (PSDB) teve o seu mandato cassado pela Câmara de Ilhéus, na noite desta quarta-feira (25). Lima é o primeiro vereador da história do município a perder o mandato. A maioria dos vereadores decidiu acompanhar o relatório da Comissão Processante que investigou a quebra de decoro parlamentar. O vereador é acusado da prática de “rachadinha”, assédio moral e sexual, desvio de função dos seus servidores no legislativo para atuação em sua clínica particular que atende a dependentes químicos em Ilhéus.
Luca Lima necessitaria de, no mínimo, sete votos para evitar a cassação. “Não é um momento fácil esse de julgar um colega”, destacou Jerbson Moraes (PSD). Mas segundo o presidente da Câmara, foi durante todo o tempo respeitado o contraditório e a decisão é de todo o Parlamento. “Sei o que passei nas últimas semanas, com tantas acusações apócrifas. Sei quem foi e de onde partiu e vou agir na justiça”, disse Jerbson durante discurso na tribuna do Plenário Gilberto Fialho, em tom de desabafo.
Legalidade
O vereador Tandick Resende (PTB) destacou o cumprimento de todos os encaminhamentos até chegar à sessão de hoje. “O processo seguiu todo o rito legal e a Câmara acaba de dar um exemplo de moralidade pública”, assinalou. O vereador Vinícius Alcântara (PV) elogiou o documento final elaborado pela Comissão Processante e disse que a sua decisão passou, justamente, pelo conteúdo e provas expressados no documento, de autoria dos vereadores Ederjúnior dos Anjos (PSL), Alzimário Belmonte, o “Gurita” (PSD) e Augusto Cardoso (PT), que compuseram a comissão processante.
Foram cerca de cinco horas de sessão. A segurança da Câmara foi reforçada. Além do movimento no plenário Gilberto Fialho, do lado de fora do Palácio Teodolindo Ferreira, sede do Parlamento, populares exigiam punição rigorosa do vereador denunciado. Depois da leitura do relatório, os vereadores puderam se pronunciar. Depois foi a vez dos advogados de defesa de Luca Lima, que tentaram as últimas cartadas de convencimento antes da votação. Pouco adiantou na prática. :: LEIA MAIS »
PREFEITURA DE ILHÉUS LEVA MUTIRÃO SOCIAL ÀS COMUNIDADES DE COUTOS E SANTO ANTÔNIO NESTA QUINTA (26)

A ação é vinculada ao Cras e acontece na Escola Municipal de Coutos, das 8h às 14h
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, realiza nesta quinta-feira (26) Mutirão Social com oferta de atendimento às comunidades de Coutos e Santo Antônio, zona rural do município. A ação é vinculada ao Centro de Referência de Assistência Social Sul (Cras Sul) e acontece na Escola Municipal de Coutos, das 8h às 14h.
Confira abaixo os serviços
– Atendimento técnico: Assistente Social e psicóloga;
– Programa Criança Feliz
Público-alvo: Gestantes; crianças de até 3 anos, com cadastro Único (CadÚnico); crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou afastadas do convívio familiar;
– Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
Público-alvo: Crianças a partir de 6 anos, adolescentes, adultos e idosos.
– Benefício de Prestação continuada (BPC-Loas)
Serviço: Solicitação e acompanhamento
Público-alvo: Idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
– Cadastro Único
Serviços: Atualização do Programa Bolsa Família; atualização do BPC; Tarifa Social e Cartão do Idoso. :: LEIA MAIS »
42 ANOS DA APPI/APLB É PAUTA DE ENTREVISTA NA RÁDIO BAHIANA NESTA QUARTA-FEIRA

Esteve presente a vereadora e ativista sindical Enilda Mendonça (PT) , junto ao Presidente da APPI, Osman Nogueira
Hoje (25), é comemorado o aniversário da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI). Fundada há 42 anos e posteriormente se filiando ao sindicato em Salvador, levando à criação da APPI/APLB Sindicato Costa do Cacau, a instituição possuí anos de dedicação e luta junto a classe educacional da região. Diante de tal data, a Rádio Bahiana promoveu na manhã dessa quarta-feira, por meio do Programa Na Boca do Povo, uma entrevista com o Presidente da APPI, Osman Nogueira, e a vereadora e ativista sindical Enilda Mendonça (PT).
Conforme o Presidente Osman, é necessário enfatizar a importância e a trajetória do sindicato, “É valido ressaltar a importância dos nossos ex-presidentes que começou com a fundação em 1979, onde um grupo de professores primários começou a se organizar em associação. E naquele momento não era fácil, devido à Ditadura Militar, as reuniões eram realizadas em bares, locais diferentes, para que não tivesse a presença de policiais que não queriam deixar esse tipo de associação continuar”, enfatizou.
A ex-presidente do sindicato e agora vereadora ilheense Enilda Mendonça (PT), classifica a história da APPI/APLB as memórias de tenência, segundo a edil, nesses 42 anos de existência o sindicato nasceu na resistência e necessidade de organização, e perpetua no mesmo caminho presentemente. “Nós nascemos como associação para representar a luta de trabalhadores, e 42 anos depois, a nossa marca, que sempre deixamos em sociedade é de que a APPI representa a luta dos trabalhadores. Essa é uma história que ninguém vai apagar, da nossa resistência, e da nossa posição intransigente na defesa dos trabalhadores”, finalizou.
O sindicato que é atualmente composto por sete membros titulares e três suplentes, não realizará ato festivo devido ao momento pandêmico, contudo divulgou em redes sociais um vídeo em homenagem à fundação. Confira:
CÂMARA DE ILHÉUS JULGA PROCESSO DE CASSAÇÃO DE LUCA LIMA NESTA QUARTA-FEIRA

Acusado de “rachadinha” e assédio sexual por ex-assessoras, vereador afirma que é vítima de farsa armada por adversários políticos.
O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), colocou o julgamento do processo de cassação do vereador Luca Lima (PSDB) na pauta da sessão ordinária desta quarta-feira (25), que foi publicada ontem (23) no Diário Oficial da Casa.
Processado no Legislativo por suposta quebra de decoro parlamentar, Luca Lima é suspeito de se apropriar de parte dos salários de ex-assessoras do seu gabinete (rachadinha), que também o acusam de assédio sexual. O vereador afirma que é vítima de uma farsa armada por adversários políticos.









