DIA MUNDIAL DE LIMPEZA ACONTECE NESTE SÁBADO (18) EM ILHÉUS

Acontecerá no próximo sábado, 18 de setembro de 2021 a ação de limpeza global denominada World Cleanup Day . Mutirões em mais de 150 países e milhares de cidade inclusive Ilhéus.
A meta deste ano é limpar totalmente os 2,5 km de extensão da Praia da Avenida Soares Lopes do Porto à Ponte estaiada , limpando faixa de areia , restinga , praças e quadras inclusive o fundo do Centro de Convenções.
Em 2019 foram mais de 3000 sacos de lixo recolhidos, infelizmente a Praia da Avenida recebe todos os resíduos e dejetos vindos do Rio Cachoeira , Fundão e Santana.
Este ano o movimento conta com mobilização conjunta do GAP- Grupo de Amigos da Praia, Marinha do Brasil através da Capitania dos portos e Prefeitura de Ilhéus.
São esperados mais de 400 voluntários de empresas , escolas e instituições além do efetivo da Cippa, Bombeiros e Marinha. Uma das empresas confirmadas é a Socicam que administra o aeroporto de Ilhéus que mobilizará seus funcionários.
O GAP organiza a ação há 03 anos e montou 4 frentes de trabalho : equipe de organização , divulgação, acolhimento , e líderes de praia . Interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp +55 73 8210-7898. :: LEIA MAIS »
‘OPERAÇÃO KAUTERION’ AFASTA PROMOTOR EVERALDO NUNES DO EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES

Promotor é investigado por crimes de corrupção e de ocultação de bens; Mandado de busca e apreensão foi cumprido nesta terça (14)
O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), deflagrou a “Operação Kauterion”, na manhã desta terça-feira, 14, na região metropolitana de Salvador.
O promotor de Justiça Everaldo Nunes foi afastado do exercício das funções públicas, pelo período de um ano e está proibido de acessar dependências do Ministério Público do Estado da Bahia, se comunicar com funcionários ou utilizar os serviços do órgão. A advogada Fernanda Manhete, esposa de Everaldo, também recebeu as mesmas sanções. O casal é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e extorsão.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e local de trabalho da advogada e do promotor, com o objetivo de coletar documentos indicativos de associação entre os investigados, bem como de corrupção e de ocultação de bens, além de mídias de armazenamento e aparelhos celulares.
As medidas foram deferidas pela Seção Criminal do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, com base nas provas apresentadas. :: LEIA MAIS »
EM APENAS 100 ANOS, 45 ALTOS E MORROS DE ILHÉUS PASSARAM A SER HABITADOS

A ocupação dos altos e morros de Ilhéus começou na década de 1920. Hoje, 100 anos depois, a cidade convive com 45 regiões habitadas em pontos altos da cidade. Números estimados pela Defesa Civil apontam que, hoje, residem nos altos e morros de Ilhéus 17 mil famílias em áreas de anormalidade (não possui regulamentação de imóveis e aonde sequer chegam serviços essenciais), 5 mil famílias em áreas de risco e mais 20 mil famílias em áreas de morro. A geografia acidentada da zona urbana e o crescimento populacional acentuado registraram, em apenas um século, um cenário preocupante: absolutamente em todos estes locais há necessidade de intervenções para garantir a segurança dos seus habitantes.
Geógrafo e engenheiro civil, pós-graduado em planejamento de cidades e em gestão e invasão costeira, o coordenador da Defesa Civil, Joandre Neres, destaca a complexidade que se tem ao debater este tema em Ilhéus. “Começa desde a denominação”, explica. “O que diferencia a expressão ´altos e morros´, por exemplo, é a infraestrutura da região e a quantidade de pessoas que nela reside”, completa. Neres lembra que as condições de acessibilidade continuam sendo um dos maiores dramas dos moradores destas comunidades. “Dos 45 altos e morros, apenas 12 têm acessibilidade de veículos com serviço de transporte público. Mesmo assim de forma precária”, enumera. “A maioria destas localidades conta apenas com escadarias”, completa.
Audiência :: LEIA MAIS »
BAHIA JÁ REGISTROU 18 CASOS DA DOENÇA DE HAFF NESTE ANO E SESAB ALERTA PARA CUIDADOS

A doença está relacionada ao consumo de peixes
O estado da Bahia recebeu, esse ano, a notificação de 18 casos da Doença de Haff, caracterizada pela coloração escura da urina das pessoas acometidas pela enfermidade. Foram 13 casos confirmados em Salvador e em outros quatro municípios.
De acordo com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Eleuzina Falcão, a doença está relacionada ao consumo de peixes.
“Os sintomas são dores musculares, dormência, perda de força, mudança na coloração da urina. Diante desses sintomas, após a ingestão de peixe, é muito importante que se busque imediatamente uma unidade de saúde.”, explicou Falcão, em conversa com o programa Isso é Bahia, da Rádio A Tarde FM, nesta segunda-feira, 13.
“É importante ficar atento aos locais onde estamos adquirido os pescados. Checar se as normas sanitárias estão sendo obedecidas, se os produtos estão bem conservados, não só para peixes, mas para qualquer outro tipo de alimento”, observou. :: LEIA MAIS »
PREFEITURA DE ILHÉUS INTENSIFICA MANUTENÇÃO DE VIAS PÚBLICAS

O serviço atende a uma determinação do prefeito Mário Alexandre
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Distritais (Secsurb), dá continuidade ao cronograma de melhorias em diversos pontos, com patrolamento e encascalhamento de logradouros localizados no Teotônio Vilela, Jardim Atlântico, Nossa Senhora da Vitória e no litoral norte da cidade. A ação vem sendo executada conforme as condições climáticas.
“Essa é uma determinação do prefeito Mário Alexandre, por isso estamos realizando um trabalho pontual em diversas localidades, incluindo a zona rural do município. O serviço é necessário para garantir boas condições de tráfego e promover a segurança de todos os usuários das vias”, destacou João Aquino, titular da Secsurb. :: LEIA MAIS »
QUASE 35% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA JÁ TEM IMUNIZAÇÃO COMPLETA CONTRA COVID-19

Outros 105,5 mil brasileiros já foram “revacinados” com terceira dose
Cerca de 138,6 milhões de pessoas já tomaram pelo menos uma dose de vacina contra Covid-19. O número corresponde a 64.99% da população. Entre esses, 74,29 milhões estão com a imunização completa contra o coronavírus, o que representa 34,83% da população total. Nas últimas 24 horas, 1,1 milhão de pessoas receberam a segunda dose e outras 2,6 mil receberam um imunizante de aplicação única.
Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul aplicaram 16,2 mil doses de reforço nesta segunda-feira. Assim, o total de brasileiros que já foram “revacinados” é de 105,5 mil. Somando todas as vacinas aplicadas, o Brasil administrou 1,64 milhão de doses nesta segunda-feira. Os dados são do consórcio de imprensa formado por G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL,
ILHÉUS: SEDUC DIVULGA AGENDA SEMANAL; PLANTÃO PEDAGÓGICO ACONTECE DE 13 A 17 DE SETEMBRO

Amanhã, terça-feira, 14, familiares e alunos vão participar da escuta ativa pela plataforma do Google Form disponibilizado pelos gestores escolares.
A secretaria de Educação da Prefeitura de Ilhéus divulgou a programação da agenda semanal de atividades da rede municipal. Nesta segunda-feira, 13, foi realizada uma reunião com a coordenação do programa Um Por Todos pelo Google Meet. Até o dia 17, sexta-feira, acontece o plantão pedagógico com entrega presencial do roteiro de aprendizagem e bloco de atividades às famílias, responsáveis ou alunos, das 8h às 17h, nas unidades escolares. Confira a programação dos demais dias.
Amanhã, terça-feira, 14, familiares e alunos vão participar da escuta ativa pela plataforma do Google Form disponibilizado pelos gestores escolares.
Quinta-feira, 16, acontece a reunião com gestores escolares sobre internet nas escolas através do PIEC e Plano de Aplicação Financeira PDDE PAF, às 14h, via Google Meet.
Na sexta-feira, 17, é dada a continuidade do curso de libras, de nível intermediário, às 10h, para inscritos, nas plataformas Doity e Youtube.
BRASIL FOI MAIOR POLO DE MUTAÇÕESE DO NOVO CORONAVÍRUS NO MUNDO, AFIRMA ESTUDO

No Brasil, uma nova linhagem de mutação foi achada a cada 278 amostras
Um grupo de cientistas brasileiros apontaram através de estudo que o baixo distanciamento social e brandas medidas de restrição fizeram do Brasil um polo para o surgimento de novas variantes do SARS-CoV-2. Junto com a Àfrica do Sul, o Brasil foi o principal local do mundo para as mutações do vírus causador da Covid-19. As informações são do UOL.
“Mutações virais são eventos probabilísticos devido à transmissão aleatória de um vírus entre pessoas infectadas. A carga viral é variável e depende de fatores como o curso de infecção e imunidade do hospedeiro. Alguns indivíduos são ‘super espalhadores’, o que significa que as variáveis comportamentais e ambientais são relevantes para a infecciosidade, aumentando o sucesso da transmissão”, explica o estudo. publicado na última sexta-feira, 10, por seis cientistas brasileiros.
O estudo avaliou a distribuição das mutações nas cinco regiões brasileiras entre março de 2020 e junho de 2021 e as comparou com o restante do mundo. No Brasil, uma nova linhagem de mutação foi achada a cada 278 amostras. Na Europa, por exemplo, esse número foi de uma a cada 1.046 amostras.
“Com o vírus tendo todo o espaço disponível para se multiplicar e infectar pessoas, a gente tem visto que isso acaba se refletindo em um registro de uma diversidade maior. Foi o caso que o estudo encontrou particularmente do Brasil. De tanto a gente ter diversidade, enxergamos a geração de um número de mutações bastante grande; e essas mutações podem dar origem ao longo do tempo a novas variantes, que foi o que aconteceu no caso brasileiro”, afirma Fernando Spilki, um dos cientistas responsáveis pelo estudo. :: LEIA MAIS »
PM BAIANO É MORTO POR ENGANO EM AÇÃO DA POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO

Soldado foi o terceiro policial morto em três dias
O soldado da Polícia Militar da Bahia Joanilson da Silva Amorim morreu após ser baleado por três tiros, na noite desta segunda-feira (13), em Petrolina, no estado de Pernambuco. O crime ocorreu próximo à residência do policial militar da Bahia, no bairro Jardim São Paulo. De folga, Joanilson foi chamado por vizinhos, por volta das 18h, para ajudar na captura de suspeitos que fugiam após invadirem imóveis do bairro.
Após a chegada dos policiais civis de Pernambuco, o soldado foi confundido com um dos criminosos, e foi baleado com três tiros, que atingiram cabeça, braço e perna. O policial não resistiu aos ferimentos. Petrolina faz divisa com Juazeiro, no norte da Bahia, onde Joanilson era lotado, na 75°CIPM. O policial foi morto por engano por policiais civis de Pernambuco, que o confundiram com um criminoso.
Joanilson é o terceiro PM morto em três dias. No sábado (11), um soldado foi morto em Porto Seguro. Já o tenente Mateus Grec morreu a serviço no bairro de Cosme de Farias, em Salvador na noite de domingo (12).
PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE DIALOGA COM INVESTIDORES DOS EMIRADOS ÁRABES PARA COMERCIALIZAÇÃO DE CACAU

Através da Câmara de Comércio Árabe/Brasileira outra reunião será agendada para o avanço das tratativas.
O prefeito Mário Alexandre e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão, se reuniram neste domingo, 12, com representantes dos Emirados Árabes interessados da comercialização do cacau, por meio do intermédio da Câmara de Comércio Árabe/Brasileira.
No encontro, o CEO e presidente do DMCC Authority nos Emirados Árabes, o Ahmed Bin Sulayem junto com sua comitiva, demonstrou interesse em implantar um Centro de Distribuição do Cacau em Dubai, denominada Cacau Center.
“A gente fica feliz em receber investidores de várias partes do mundo, desta vez, a primeira visita de investidores dos emirados árabes, interessados em expandir negócios e contribuir com o crescimento da nossa cidade de Ilhéus e região. Isso reflete em mais arrecadação e receita, bem como reflete positivamente na nossa economia e de toda a região Sul, gerando emprego e renda para a nossa população”, destacou o prefeito Mário Alexandre. :: LEIA MAIS »









