:: ‘Geral’
ILHÉUS: HOMEM CAI DO OITAVO ANDAR DE UM PRÉDIO NA CIDADE NOVA

Um homem identificado como André caiu do 8° andar do Edifício Toulose Lautrec, na Avenida Bahia, em Ilhéus. Com o impacto, o rapaz não resistiu e morreu. Até o momento, não há informações suficientes para afirmar se foi suicídio ou um fato acidental.
Segundo o site FRN, a vítima era filho de Josuelito Brito e Pandora, advogados de Ilhéus.
O SAMU constatou o óbito e a área que o rapaz caiu foi protegida pela PM. Até o momento , a causa da tragédia é desconhecida.
Por Fabio Roberto Notícias
ILHÉUS: RETORNO HÍBRIDO E INSCRIÇÃO PARA CURSO DE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS SÃO DESTAQUE NA EDUCAÇÃO

Reunião integrada da Seduc com os diretores será na sexta-feira, via Google Meet
A secretaria de Educação da Prefeitura de Ilhéus lançou a programação pedagógica desta semana, onde o retorno híbrido das aulas e as inscrições abertas para o curso de relações étnico-raciais no contexto escolar, dia 29, são destaque na agenda da semana.
Na segunda-feira, 27, famílias e alunos participaram do retorno híbrido nas unidades escolares, etapa 2 da proposta pedagógica da educação municipal para o período de pandemia. O plantão pedagógico com a entrega presencial do roteiro de aprendizagem e do bloco de atividades às famílias, também foi realizado nas escolas com a participação dos diretores.
Pela manhã, aconteceu na Seduc a entrega simbólica de pré-livros produzidos pelos alunos do projeto Nas Ondas da Leitura, para o público escolar. A tarde, houve o encontro formativo para os trabalhadores dos serviços gerais e merendeiros, via Google Meet.
Na próxima quarta-feira, 29, estarão abertas as inscrições para o curso de relações étnico-raciais no contexto escolar para os profissionais da educação pela plataforma Doity. Também acontecerá uma reunião para orientações do setor de matrículas com secretários e gerentes administrativos via Google Meet. :: LEIA MAIS »
AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DESTACARÁ O SETEMBRO AMARELO EM ILHÉUS NESTA QUINTA

O Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, será destacado pela Câmara Municipal de Ilhéus, com a realização de uma Audiência pública. A iniciativa, proposta pelo vereador Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD), acontece nesta quinta-feira (30), a partir das 15 horas, no plenário da Câmara, com transmissão pelas redes sociais do Poder Legislativo.
O autor da proposta destaca a importância do debate, especialmente neste momento de pandemia. Dados oficiais revelam que são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.
Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. A campanha – explica Gurita – nasceu com o objetivo de prevenir e reduzir estes números. Cresceu e hoje conquista o Brasil inteiro.
A Audiência pública será aberta pelo próprio Gurita, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Em seguida, ocorrerá a primeira palestra, tendo como convidada Rozemere de Souza, doutora em Enfermagem Psiquiátrica e docente da UESC, que falará sobre “Depressão e Suicídio: causas e consequências”. Logo depois, “As Causas do Suicídio” será o tema da palestra da psicóloga Deusemeire Herculano. :: LEIA MAIS »
BOLSONARO ANUNCIA LICITAÇÃO DA DUPLICAÇÃO DA BR 415, TRECHO ENTRE ILHÉUS E ITABUNA

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entregou , nesta terça-feira (28), novos trechos de pista duplicada liberados ao tráfego de veículos, nas BRs 116 e 101, no estado da Bahia além de anunciar novos investimentos na região sul. A cerimônia simbólica foi realizada na cidade de Teixeira de Freitas (BA) e contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O evento faz parte das ações em comemoração aos 1000 dias de Governo.
Na BR-116/BA, o segmento de 5,4 quilômetros liberado nesta terça (km 413,81 ao km 419,21) faz parte do lote 6, com 40,34 quilômetros de extensão e está localizado no trecho que liga Feira de Santana, segunda maior cidade baiana e grande polo comercial da região, à cidade de Santa Bárbara.
Além deste trecho, o lote 6 já conta com 25,3 quilômetros liberados ao tráfego e com frentes de serviço em duas interseções. Durante essa fase de construção, os empregos diretos gerados somam cerca de 370, com reflexos positivos na economia da região.
As obras de duplicação nesta rodovia vão contribuir para melhorar o escoamento da produção, uma vez que a pista é um importante eixo de ligação entre os municípios do noroeste baiano. O investimento do Governo Federal em todos lotes do empreendimento é de aproximadamente R$ 358 milhões.
Já a duplicação da BR 101/BA, com 165,4 quilômetros de extensão, liga o Norte e o Nordeste do Brasil, por meio da divisa entre os estados da Bahia e de Sergipe, à BR-324/BA, rodovia de grande importância regional, por conectar Salvador à Feira de Santana.
Essa duplicação é dividida em quatro lotes, de aproximadamente 41 quilômetros de extensão, e corta os municípios de Rio Real, de Esplanada, de Entre Rios, de Alagoinhas, de Aramari, de Pedrão, de Teodoro Sampaio, de Coração de Maria e de Conceição do Jacuípe.
No lote 4, onde estão sendo executados 22 quilômetros de pavimento rígido, foram liberados 4,14 quilômetros nesta terça-feira (Km 149,12 ao Km 153,26). Somando aos 6,40 quilômetros (Km 159,00 ao Km 165,40) que já estavam abertos ao tráfego, o lote 4 da BR-101/BA, totaliza 10,54 quilômetros duplicados e liberados, de um total de 40,80 quilômetros, do lote de duplicação.
No lote 01, estão executados 36,51 quilômetros de pavimento rígido, sendo que 22,56 quilômetros estão com tráfego de veículos liberado. Já no lote 02, estão executados 33,93 quilômetros e 28,6 quilômetros estão liberados.
Com as novas liberações, os lotes 01,02 e 04, da BR 101/BA, contam agora com um total 61,70 quilômetros duplicados e liberados para o tráfego, de um total de 165,4 quilômetros dos lotes de duplicação. Ao todo já foram investidos aproximadamente R$ 546 milhões nos quatro lotes de construção.
BENEFÍCIOS – A duplicação na BR-116/BA vai evitar o acúmulo de veículos na região da zona urbana de Feira de Santana, dando vazão ao tráfego intenso ocasionado pelo elevado número de veículos. Quando concluída, a obra vai trazer ainda mais benefícios, como o escoamento de diversos insumos para o nordeste brasileiro e a redução do tempo de viagens. :: LEIA MAIS »
CÂMARA DE ILHÉUS DISCUTIRÁ POLÍTICIAS PÚBLICAS PARA POVOS TRADICIONAIS DE TERREIRO E RELIGÕES AFRODESCENDENTES

Na manhã da próxima quinta-feira (30), às 9h, durante audiência pública, o plenário da Câmara Municipal de Ilhéus terá um debate com o tema “Ações afirmativas de políticas públicas para povos tradicionais de terreiros e religiões afrodescendentes” da cidade. A pauta dessa discussão foi requerida pelos vereadores Cláudio Magalhães (PCdoB) e Enilda Mendonça (PT).
De acordo com Cláudio Magalhães, a audiência visa demonstrar como a relação entre o Estado, os direitos e as tradicionais religiões afrodescendentes são empreendidos em nosso território. “A partir desse contexto, vamos vislumbrar quais estratégias podem ser utilizadas para garantir o acesso e a efetivação de políticas públicas voltadas para estas populações” disse o edil.
“A programação do dia 30 de setembro irá oportunizar e dar voz a um rol de sujeitos sociais que são invisibilizados em nossa sociedade, mas que deram enormes contribuições para a formação da identidade cultural e religiosa do povo ilheense”, concluiu o vereador. :: LEIA MAIS »
PREFEITURA DE ILHÉUS E EMBASA ASSINAM CONVÊNIO PARA AMPLIAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO DA CIDADE

O planejamento inclui as zonas urbana e rural, além do reparo do pavimento nas áreas atendidas pela Embasa
O convênio que autoriza as obras para ampliação dos serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgoto em Ilhéus foi assinado na segunda-feira (27), durante visita do prefeito Mário Alexandre à sede da Embasa. O planejamento inclui as zonas urbana e rural, além do reparo do pavimento nas áreas atendidas pela Embasa.
“Uma cidade desenvolvida é uma cidade com esgotamento e água tratada em toda a sua extensão. Por meio desse convênio solicitamos que o Município possa recuperar a pavimentação nos trechos onde ocorrem as intervenções, contribuindo na durabilidade do asfalto e demais obras ligadas ao saneamento. São investimentos que levam mais saúde e melhoram a qualidade de vida do nosso povo”, destacou Mário Alexandre.
Com o apoio do Governo do Estado, Ilhéus tem recebido investimentos de forma sistêmica e contínua para ampliar 100% a cobertura. Somado à conclusão da segunda etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), já em andamento, a cobertura chegará a 80%, passo fundamental para o progresso econômico e social do município. Na ocasião também foram discutidas propostas para incorporar as novas diretrizes pautadas na Lei do Marco Legal do Saneamento, que visa garantir a universalização dos serviços.
AMBEV ANUNCIA AUMENTO DE PREÇO DAS CERVEJAS

A Ambev concentra 60% de participação de mercado no Brasil
A Ambev, proprietária das marcas Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois, anunciou, na noite desta terça, 28, o aumento do preço das cervejas. A empresa fez o anúncio através de comunicado enviada a clientes e distribuidores e afirmou que o reajuste vai seguir a variação da inflação, dos custos, câmbio e carga tributária.
De acordo com a Ambev, o reajuste pode variar entre regiões, marcas, embalagens e segmentos. A cervejaia diz que “reforçamos o nosso compromisso com a competitividade das nossas marcas no mercado, visando sempre a boa performance do volume de vendas da indústria”.
A Ambev, que concentra 60% de participação de mercado no Brasil, não informou qual será a faixa de reajustes. De acordo com a a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o aumento de preços deve ser alinhado com a inflação acumulada nos últimos 12 meses, ou seja, em torno de 10%.
PREFEITO DE ILHÉUS BUSCA INVESTIMENTOS NO LANÇAMENTO DO PLANO DE RETOMADA DO TURISMO NA BAHIA

Capacitação profissional, feiras de artesanato, eventos esportivos e culturais serão realizados nas zonas turísticas, inclusive em Ilhéus.
Implementar projetos e ações para impulsionar o turismo na Bahia, é o objetivo do VivaTur, evento que o prefeito Mário Alexandre participa na manhã desta segunda-feira, 27, em Salvador. O gestor, presente no lançamento do plano estratégico de retomada das atividades turísticas apresentado pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), solicita investimentos e melhorias para o turismo de Ilhéus, na parceria com o governo baiano.
“Feliz em participar dessa retomada, buscando recursos para a nossa cidade e colocando Ilhéus entre os municípios contemplados com as medidas do plano, como capacitação profissional, feiras de artesanato e eventos esportivos nas zonas turísticas, dentro do projeto Qualifica Turismo. Além de atrair visitantes e turistas, isso ajuda na geração de emprego e renda”, comemorou o prefeito Mário Alexandre. A iniciativa trata-se da cooperação técnica entre a Setur e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
De acordo com o gestor, eventos culturais da secretaria de Cultura do Estado da Bahia, também serão promovidos para incentivar a retomada.
BAHIA TEM 77,5% DA POPULAÇÃO ACIMA DE 12 ANOS VACINADA COM PELO MENOS UMA DOSE

Com 9.869.889 vacinados contra o coronavírus com a primeira dose ou dose única, a Bahia vacinou 77,52% da população com 12 anos ou mais. Esse público é estimado em 12.732.254. Cerca de 5.273.283 completaram a imunização, ou seja, 41,4% do público alvo.
Em Salvador, 2.059.888 receberam a primeira dose ou dose única da vacina, o que corresponde a 97,2% do público alvo (2.119.195 pessoas, sendo 1.977.574 indivíduos com 18 anos ou mais e 141.621 adolescentes cadastrados) vacinado. A parcela da população totalmente imunizada é de 1.193.704 pessoas, ou seja, 56,3%.
Já a terceira dose, de reforço, para os idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos, foi aplicada em 28.472 indivíduos na capital baiana.
CÂMARA CRIA COMISSÃO ESPECIAL PARA, EM 120 DIAS, APRESENTAR DIAGNÓSTICO SOBRE ALTOS E MORROS DE ILHÉUS

Os segmentos da sociedade civil organizada, são convidados a participar através de seus representantes legais, bem como os cidadãos em geral.
A Câmara Municipal de Ilhéus oficializou a criação da Comissão Especial para tratar da situação dos altos e morros de Ilhéus. A iniciativa é resultado da Audiência Pública realizada no último dia 13, por iniciativa do vereador e vice-presidente da Casa, Fabrício Nascimento (PSB). A comissão, além do próprio Fabrício, que será o seu presidente, é formada pelos vereadores Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD), como relator; e, como membros, Enilda Mendonça (PT), Ivo Evangelista (Republicanos), Luciano Luna (PV) e Sérgio da Silva, o Sérgio do Amparo (Podemos). De acordo com a resolução que cria o grupo de trabalho, assinada pelo presidente da Câmara Jerbson Moraes (PSD), terá um prazo de 120 dias de funcionamento, quando deverão apresentar relatório conclusivo do trabalho, com diagnóstico sobre a parte alta da cidade, os seus perigos e necessidades.
A ocupação dos altos e morros de Ilhéus começou na década de 1920. Hoje, 100 anos depois, a cidade convive com 45 regiões habitadas em pontos altos. Números estimados pela Defesa Civil apontam que, hoje, residem nos altos e morros de Ilhéus 17 mil famílias em áreas de anormalidade (não possui regulamentação de imóveis e aonde sequer chegam serviços essenciais), 5 mil famílias em áreas de risco e mais 20 mil famílias em áreas de morro. A geografia acidentada da zona urbana e o crescimento populacional acentuado registraram, em apenas um século, um cenário preocupante: absolutamente em todos estes locais há necessidade de intervenções para garantir a segurança dos seus habitantes.
Geógrafo e engenheiro civil, pós-graduado em planejamento de cidades e em gestão e invasão costeira, o coordenador da Defesa Civil, Joandre Neres, destaca a complexidade que se tem ao debater este tema em Ilhéus. “Começa desde a denominação”, explica. “O que diferencia a expressão altos e morros, por exemplo, é a infraestrutura da região e a quantidade de pessoas que nela reside”, completa. Neres lembra que as condições de acessibilidade continuam sendo um dos maiores dramas dos moradores destas comunidades. “Dos 45 altos e morros, apenas 12 têm acessibilidade de veículos com serviço de transporte público. Mesmo assim de forma precária”, enumera. “A maioria destas localidades conta apenas com escadarias”, completa.









