A Prefeitura de Ilhéus faz alerta para falsificação do cartão de vacinação contra a Covid-19. Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), com as exigências em relação à imunização, houve aumento do número de relatos de fraude do documento, que contém informações sobre data da aplicação e imunizante utilizado, dados cruciais para controle dos munícipes vacinados.

Além de dificultar o lançamento das informações no sistema, a adulteração do cartão configura prática criminosa, que pode causar danos à saúde pública, uma vez que a vacinação é a forma mais segura de proteger a população contra a doença.

A Sesau repudia veementemente o ato e informa que os profissionais estão atentos no sentido de impedir a ocorrência de qualquer tentativa de fraude do comprovante. Todos os casos serão apurados pelos órgãos competentes.

“Pedimos a conscientização de todos, porque trabalhamos de forma incessante para garantir a proteção da população contra o vírus. Não deixe de se vacinar. A pandemia não acabou. Todos nós somos responsáveis por essa luta”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

Importância da guarda do cartão de vacinação

O público que tomou a primeira dose deve comparecer aos postos previamente informados na data marcada para retorno ou conforme orientações do setor responsável.

A perda do cartão dificulta o acesso à segunda dose e à dose de reforço, comprometendo a eficácia da vacina aplicada e dificultando o serviço prestado pelo Município.