:: ‘Bahia’
ILHÉUS INICIA VACINAÇÃO CONTRA A COVID- 19 PARA PORTADORES DE HIV

Os pacientes foram imunizados com a vacina Oxford/AstraZeneca.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio do Centro de Tratamento e Acolhimento (CTA), iniciou na quarta-feira (28) a campanha da vacinação contra a Covid- 19 para usuários do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, ofertando a 1ª dose do imunizante aos pacientes portadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação ocorreu em atendimento aos protocolos do Ministério da Saúde. Os pacientes foram imunizados com a vacina Oxford/AstraZeneca.
O grupo foi elencado na lista de prioridade para receber a vacina nesta etapa da campanha, que também visa imunizar pacientes com comorbidades específicas. O Programa IST/AIDS e Hepatites Virais funciona no CAE III, antigo Sesp, situado à Avenida Canavieiras. A iniciativa pretende reduzir o risco de hospitalização e, consequentemente, óbito entre pessoas dos grupos mais vulneráveis.

POLÍCIA CIVIL INTERCEPTA TÁXI QUE TRANSPORTAVA ARMAMENTO PARA FACÇÃO CRIMINOSA EM ILHÉUS

Na manhã desta quarta-feira (28), a Polícia Civil foi acionada pelo setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, informando que um táxi de placa policial PLK03C07, originário de Ilhéus, teria se deslocado para Irecê por ordem da facção Terceiro para transportar entorpecentes com destino a cidade de Ilhéus.
Policiais civis realizaram vigilância na BR 101, sendo o veículo identificado por volta das 22 horas e interceptado na ponte sobre o Rio de Contas, nas cidades de Aurelino Leal e Ubaitaba.
O motorista do táxi foi identificado como Gleidson Rocha dos Santos, ao ser questionado confessou que transportava material ilícito e informou que havia arma de fogo e munições.
No interior do veículo, foi encontrada uma pistola Glock .50 com carregador 13 cartucho .45, 7 blister com munições calibre .40 , 4 blister com muniçẽs calibre 38, 2 caixa de calibre 380, 2 caixas calibre 38 com 100 munições.
RONDA MARIA DA PENHA CAPTURA AGRESSOR FORAGIDO EM ITABUNA

BAHIA CRIA 9.820 POSTOS DE TRABALHO EM MARÇO E LIDERA O NORDESTE

A Bahia liderou a geração de emprego no Nordeste em março de 2021, com a criação de 9.820 postos de trabalho com carteira assinada. O resultado positivo decorre da diferença entre 57.868 admissões e 48.048 desligamentos. Os dados são do Ministério da Economia, que divulgou hoje (28) as Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o Novo Caged, sistematizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).
“Mesmo com o agravamento da pandemia do coronavírus em todo o país e a necessária intensificação das medidas restritivas, a Bahia lidera a geração de emprego no Nordeste em março e também no acumulado deste ano, com 42.718 postos criados entre janeiro e março, ocupando a sexta colocação entre os estados da Federação. Vale destacar que desde julho de 2020 a Bahia vem apresentando saldo positivo na geração de trabalho com carteira assinada”, ressalta o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.
No terceiro mês do ano, no Nordeste, cinco estados criaram posições de trabalho. A Bahia (+9.820 postos) foi acompanhada pelo Maranhão (+3.629 postos), Rio Grande do Norte (+2.116 postos), Paraíba (+2.082 postos) e Piauí (+1.236 postos). Em contrapartida, Alagoas (-8.310 postos), Pernambuco (-2.762 postos), Ceará (-1.564 postos) e Sergipe (-1.457 postos) encerraram posições celetistas. :: LEIA MAIS »
COM DIRETORIA DA UPB, PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE PROTOCOLA PAUTAS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que também é o segundo secretário da União dos Municípios da Bahia (UPB), cumpriu agenda na manhã de hoje, 28, na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Lago Sul, em Brasília. Com diretores da UPB, como o presidente e prefeito de Jequié, Zé Cocá, Mário Alexandre entregou nas mãos do líder dos deputados federais, Arthur Lira, uma lista de requerimentos voltados para o fortalecimento e ampliação dos municípios da Bahia.
“Foram diversas as pautas entregues. Todas voltadas para a melhoria da arrecadação de municípios baianos, e, claro, com o firme propósito de ampliarmos o desenvolvimento para bem atender a nossa comunidade”, destacou o prefeito ilheense, Mário Alexandre. Entre as pautas, estão a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/2017, que amplia em 1% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM); a abertura de um debate sobre a redução da alíquota da previdência para os municípios, dos atuais 22,5% para a ordem de 10%; além da limitação das parcelas pagas por dívidas previdenciárias em 1% da receita corrente líquida mensal do município.
Também se fizeram presentes o deputado federal Cacá Leão; o prefeito Wilson Cardoso, do município de Andaraí; o prefeito Ricardo Mascarenhas, do município de Itaberaba; a prefeita Vanessa Senna, do município de Lençóis; e o presidente Nacional do Progressistas, Ciro Nogueira.
POLICIA FEDERAL FAZ OPERAÇÃO CONTRA TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS EM CIDADES DA BAHIA

Operação da PF cumpre mandados de prisão e busca e apreensão em Salvador, Dias D’Ávila, Simões Filho e Barreiras — Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (28) uma operação que visa cumprir seis mandados de prisão e busca e apreensão contra organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, com ramificações na Bahia.
De acordo com a PF, cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária foram expedidos para os municípios de Salvador, Dias D’Ávila, Simões Filho e Barreiras.
A operação é um desdobramento das prisões e da grande apreensão realizada no último dia 5, em Santo Estêvão, quando quase uma tonelada de cocaína foi encontrada em fundos falsos de três caminhões-tanque, que tinham Salvador como destino.
Ainda de acordo com a PF, a partir da análise do material apreendido naquela oportunidade, e com o aprofundamento das investigações, foi possível constatar o envolvimento de pessoas ligadas à empresa transportadora, proprietária dos caminhões, que a usavam para a prática criminosa.
Os investigados irão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
CÂMARA DE ILHÉUS TERÁ SESSÃO ESPECIAL INDÍGENA NA PRÓXIMA QUINTA (29), ÀS 16 HORAS

Cláudio Magalhães é o primeiro representante da etnia indígena tupinambá a ocupar uma cadeira da Câmara de Ilhéus
Aprovada no plenário, através de um requerimento apresentado pelo vereador Cláudio Magalhães (PCdoB), uma sessão especial indígena acontecerá na próxima quinta-feira (29), às 16h. O encontro será virtual, na plataforma Zoom e transmitido pelas redes sociais da casa legislativa ilheense, no Facebook e no YouTube.
A solenidade fará uma ampla abordagem sobre as questões indígenas no Brasil, como a demarcação de terras, direitos dos povos originários e a importância de sua representação e valorização cultural, com o tema central: “A importância do Abril Indígena para a Manutenção do Legado Cultural do Povo Tupinambá”.
Presenças confirmadas
Alguns caciques indígenas já confirmaram presença no evento, como Luciano Akauã, Maria Valdelice Jamopoty, Aruã Pataxó, Sival Susuarana, Gildo Amaral, Maria Jesuína Tupinambá, Valdenilson (APOIMNE), Agnaldo Pataxó (Coordenador Geral do Mupoiba) e Ramon Itagibá. A sessão ainda espera a participação de Joenia Wapichana (Rede-RR), primeira mulher indígena a ocupar um cargo de deputada na Câmara Federal.
Outros apoiadores e simpatizantes da causa indígena participarão do evento, como a deputada federal, Alice Portugal (PCdoB/BA); o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB/BA); a secretária estadual Fábia Reis, Promoção da Igualdade Racial – BA; o presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso; o presidente do Fórum de Igualdade Racial, Pai Val; o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Daniel Mendes; o representante dos Povos de Terreiro, Carlos Alabojy; o artista plástico Gildásio Rodriguez; entre outros convidados.
A sessão especial indígena ainda contará com a presença de Haroldo Heleno, coordenador do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) Leste, que fará uma explanação sobre o processo de demarcação do Povo Tupinambá.
18 MESES APÓS MANCHAS DE ÓLEO NA BAHIA, LABORATÓRIO DIZ QUE CONSUMO DE PEIXES NÃO REPRESENTA RISCOS

Em agosto de 2019, um intenso vazamento de óleo atingiu o litoral brasileiro e em outubro, as manchas alcançaram as águas da Bahia. Na época, óleo foi detectado no sistema digestivo ou respiratório de todos os animais que foram submetidos a análise. Hoje, 18 meses após o acidente, o consumo de pescados não apresenta riscos à saúde.
“Fazíamos as análises dos pescados e a partir daí recomendávamos o cuidado na ingestão dos frutos do mar. Atualmente, entretanto, desconheço a existência de pronunciamento oficial que proíba o consumo de frutos do mar por causa da contaminação por estas manchas de óleo”, explica Francisco Kelmo, diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
De acordo com Kelmo, os resíduos do material ainda estão presentes no litoral baiano. Ele explica que o óleo possui uma alta densidade e ao afundar é rapidamente coberto por sedimentos. Ou seja, há uma quantidade razoável de óleo “enterrado” nas praias da Bahia. Segundo o diretor do instituto, “esse material enterrado continua afetando os animais invertebrados que habitam o fundo do mar e continuará aparecendo na superfície de tempos em tempos na superfície, especialmente durante os períodos de tempestades”. :: LEIA MAIS »
TEATRO POPULAR DE ILHÉUS ESTREIA O PROJETO AUDIOVISUAL “IntimIDADES” NESTE SÁBADO (1º)

Para abrir a programação do mês de maio o Teatro Popular de Ilhéus estreará sua mais nova produção, a performance audiovisual “IntimIDADES”. A montagem apresenta o relato de três atrizes sobre o tempo, o corpo e o sonho. A partir de cenas gravadas e também de cenas ao vivo, o público fará uma viagem na memória das três atrizes/personagens, sua relação com o corpo que se transforma no tempo, as lutas diárias contra o patriarcado e os seus sonhos.
“O espelho deve ser o lugar para me contemplar, não para me punir”.
A performance busca refletir sobre os conflitos que o tempo nos impõe, abrindo uma janela num diálogo entre passado, presente e futuro. Com Tânia Barbosa, Iara Colina e Mãe Ilza Mukalê, o espetáculo tem dramaturgia coletiva, encenação de Romualdo Lisboa, músicas de Eloah Monteiro e letras de Romualdo Lisboa com arranjos de Pablo Lisboa.
O projeto, que vem sendo maturado pelo grupo desde 2020, teve inicialmente a direção de Luís Alonso-Aude e a participação de Bárbara Lima, recém integrados ao Teatro Popular de Ilhéus. A pesquisa começada no segundo semestre do ano passado foi o pontapé inicial da encenação de Romualdo Lisboa.
Juntam-se ainda às três atrizes/personagens os depoimentos em vídeo de mais 9 mulheres, trabalhadoras, ativistas, sonhadoras, sendo elas Janira França, Jennifer Gomes, Hortência Brito, Glória Cunha, Patrícia Casaes, Clara Espada, Soraya Monteiro, Cláudia Mar e Ivana Nistico. A apresentação acontecerá no dia 1º de maio, dia em que se comemora o Dia Internacional de Lutas da Classe Trabalhadora, temática a qual se relaciona em diversos modos com a proposta da performance. :: LEIA MAIS »
GOVERNO FEDERAL APROVA CONCESSÃO DE MAIS DOIS TRECHOS DA FIOL

O Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), do governo federal, aprovou, nesta terça-feira (27), a concessão de mais dois trechos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) para a iniciativa privada. O governo espera que quem vencer o leilão faça investimento de R$ 9,8 bilhões para a conclusão da ferrovia.
De acordo o governo, serão leiloados o segundo trecho da ferrovia, entre Caetité a Barreiras, na Bahia, com 485 km de extensão; e o terceiro trecho, de 505 km, que concluirá a interligação com a Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, no estado de Tocantins. O leilão deve ocorrer no terceiro trimestre do próximo ano.
O primeiro trecho da ferrovia, entre os municípios baianos de Ilhéus e Caetité, foi leiloado no início deste mês. O trecho foi arrematado pela Bahia Mineração (Bamin), que assumiu o compromisso de investir R$ 3,3 bilhões. A ferrovia será administrada pela empresa por um período de 35 anos.









