:: ‘Bahia’
ILHÉUS: ENFERMEIRA DENUNCIA QUE HOMEM NÃO DEIXOU ELA APLICAR VACINA CONTRA COVID-19 POR SER NEGRA

Estudante está concluindo curso de enfermagem e atua, de forma voluntária, na vacinação contra o coronavírus em um Cras de Ilhéus.
Uma enfermeira voluntária denunciou um homem que se recusou a ser vacinado contra a Covid-19, porque ela, a vacinadora, era negra. O caso aconteceu na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, na segunda-feira (17).
A estudante Thaís Carvalho está concluindo curso de enfermagem. Ela também é maquiadora e todos os dias, ajuda, de forma voluntária, a vacinar pessoas no Cras Norte, no bairro Jardim Savoia.
‘O senhor, que estava acompanhado da filha dele, e ela pediu para que a gente fosse vaciná-lo no carro. Eu falei assim: ‘O senhor quer que eu te vacine logo? O senhor é o próximo’. Ele falou que não. Aí eu perguntei: ‘O senhor já fez a ficha?’ Ele: ‘Meu filho está fazendo a ficha, mas você não’. Aí eu abaixei na direção dele e perguntei o motivo. Aí ele virou para mim e disse: ‘Porque você é negra'”, contou a enfermeira voluntária.
VACINÔMETRO: ILHÉUS APLICOU 6,5 MIL DOSES CONTRA A COVID-19 NA ÚLTIMA SEMANA

Cerca de 30% da população já recebeu a primeira dose do imunizante.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou o balanço da vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus. De acordo com a Sesau, dos dias 10 a 14 de maio foram ministradas 6.561 unidades da vacina, das quais 3.150 correspondem ao primeiro ciclo (D1) e 3.411 referem-se ao segundo ciclo (D2) do esquema vacinal das pessoas que integram os grupos prioritários. Os dados também são divulgados diariamente no painel de acompanhamento da cobertura vacinal Covid-19 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
No período mencionado, foram imunizados os seguintes grupos: pacientes com hipertensão arterial sistêmica; obesidade mórbida; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; transplantados; pacientes diabéticos; renais crônicos e com cirrose hepática; portadores de Síndrome de Down; hemoglobinopatia; pneumopatia; trabalhadores do transporte coletivo; profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior; servidores da limpeza pública; profissionais das forças de segurança e salvamento; puérperas; idosos; pessoas com deficiência e imunossuprimidos.
Cerca de 30% da população já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que significa 43.684 pessoas imunizadas até o momento. Com o percentual, Ilhéus está acima da média nacional (18,54%) e da média da Bahia (19,98%). A Sesau reitera que mesmo com o início da vacinação de parcela da população, é necessário manter as medidas de prevenção, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico (social). :: LEIA MAIS »
BAHIA RECEBE REMESSA COM 39.780 DOSES DA VACINA DA PFIZER/BIONTECH

A Bahia recebeu nova remessa de vacinas contra Covid-19 produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com a empresa alemã BioNTech. O avião trazendo a carga com 39.780 doses pousou no aeroporto de Salvador por volta das 16h15 desta terça-feira (18). Com mais este envio, a Bahia ultrapassou a marca de 6 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 recebidas. São 3.035.800 da Coronavac, 2.849.000 AstraZeneca/Oxford e 135.720 da Pfizer.
Conforme ficou definido na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa que reúne gestores de saúde dos 417 municípios e do Estado, as doses da Pfizer serão destinadas para toda a região Metropolitana de Salvador, para os municípios de Conde, Santo Amaro e Saubara e também para as cidades que fazem parte das regionais de Feira de Santana, Serrinha, Alagoinhas, Cruz das Almas Santo Antônio de Jesus e Amargosa.
As doses serão enviadas de forma gradual da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI), em Simões Filho, em virtude do prazo de aplicação de até cinco dias quando refrigerado em temperaturas de 2°C e 8°C.
O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, explica que isso não significará acréscimo na distribuição do total de doses para os municípios que receberem a remessa. “Os 417 municípios baianos continuarão a receber equitativamente as vacinas, tendo como referência a quantidade de pessoas de cada público-alvo nas localidades”, afirma Fábio Vilas-Boas.
PREFEITO ACOMPANHA ENTREGA DE EQUIPAMENTOS PARA HOSPITAL MATERNO-INFANTIL DE ILHÉUS

Mário Alexandre frisou que o funcionamento do hospital materno-infantil vai evitar transferências para outras unidades de saúde.
O prefeito Mário Alexandre visitou o Hospital Materno-Infantil Dr Joaquim Sampaio na segunda-feira (17), onde acompanhou a primeira entrega de equipamentos e mobiliário que serão instalados na unidade de alta complexidade. O gestor destacou que o apoio do Governo da Bahia é primordial para suprir a demanda e melhorar o atendimento obstétrico e pediátrico em Ilhéus e na região. Entre os equipamentos, camas de parto motorizadas com tecnologia de ponta, aparelhos de tomografia computadorizada, raio-x e ultrassom. As entregas ocorrerão de forma gradativa no decorrer da semana.
“Um sonho que está se tornando realidade para atender nossas mães, crianças e nossos recém-nascidos com dignidade. Quantas pessoas não conseguimos salvar por não ter uma estrutura hospitalar adequada? Agradeço ao governador Rui Costa, ao secretário Fábio Vilas-Boas, aos deputados federais como Paulo Magalhães, que esteve com a gente durante esses dois anos de muita luta. Meu coração se enche de alegria quando eu vejo essa estrutura, que poucos não acreditaram, mas muitos acreditaram. Quando a gente tem fé em Deus as coisas acontecem. Aqui está mais um equipamento para salvar as vidas das nossas crianças e das nossas mães”. :: LEIA MAIS »
JOVEM DE 24 ANOS É PRESO COM COCAÍNA EM MALA, DENTRO DE ÔNIBUS NA CHAPADA DIAMANTINA

Suspeito contou que tinha recebido R$ 3 mil para transportar droga de Cuiabá (MT) para Feira de Santana. Ele foi detido em flagrante.
Um jovem de 24 anos foi preso transportando cerca de três quilos de pasta base de cocaína dentro de uma mala, em um ônibus, na BR-242, no trecho da cidade de Seabra, região da Chapada Diamantina. A prisão aconteceu na tarde desta segunda-feira (17).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus fazia a linha Alta Flores/Recife. Durante a abordagem, os policiais desconfiaram de um dos passageiros, que estava nervoso e se contradizia nas respostas.
Durante buscas no veículo, os policiais encontraram a droga na bagagem dele. Em depoimento, o suspeito contou que tinha recebido R$ 3 mil para transportar a droga de Cuiabá (MT) para Feira de Santana.
ILHÉUS: SAÚDE APLICA 2ª DOSE DA CORONAVAC PARA PÚBLICO AGENDADO ATÉ 18 DE MAIO

É indispensável a apresentação do CPF e do cartão de vacinação constando a primeira dose.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que o público com 2ª dose da CoronaVac agendada para data igual ou anterior a 18 de maio de 2021 será vacinado na Cruzada do Bem pelo Bem nesta terça-feira (18), das 8h às 13h. É indispensável a apresentação do CPF e do cartão de vacinação constando a primeira aplicação. De acordo com a secretaria, as doses também são destinadas para atender a população residente na zona rural e a população indígena.
A Sesau esclarece que o quantitativo recebido ainda é insuficiente para imunizar todo o público. Por esse motivo, foi adotada a estratégia de forma escalonada.
Serviço
Vacinação da 2ª dose CoronaVac
Data: 18.05.2021 (terça-feira)
Horário: Das 8h às 13h
Local: Cruzada do Bem pelo Bem
Endereço: Rua Teodoro Sampaio, Boa Vista – próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade
EM ÁUDIO ATRIBUÍDO AO VEREADOR LUCA LIMA, PARLAMENTARES DE ILHÉUS SÃO CHAMADOS DE SAFADOS E MENTIROSOS
Mais um áudio atribuído ao vereador de Ilhéus, Luca Lima, circula em redes sociais, onde o parlamentar do PSDB chama os colegas vereadores de safados e mentirosos.
Esse é mais um áudio vazado, que se junta a vídeos e denúncias contra o vereador Luca Lima, acusado por três assessoras de assédio moral, sexual, rachadinha de salários, e de utilizar servidores pagos com recursos públicos para funções em suas atividades empresariais.
Na última terça-feira (11), a Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou a abertura de uma comissão processante que irá analisar e julgar os fatos contidos na denúncia de quebra de decoro parlamentar do vereador Luca Lima.
Por decisão do plenário da Câmara, o vereador Luca Lima permanecerá no exercício do mandato, mas teve que se afastar da função de 2º Secretário da Mesa Diretora, enquanto durar o procedimento da comissão processante.
Além da Câmara, a denúncia também está tramitando no Ministério Público Estadual.
No campo partidário, segundo informações colhidas pelo Blog Agravo, uma comissão composta por filiados do PSDB foi criada para acompanhar as investigações e ouvir a defesa do vereador, que pode ser expulso do partido.
Tentamos contato com o vereador Luca Lima para ouvir sua defesa, mas não obtivemos êxito. O espaço está aberto para a defesa do vereador.
Por Blog Agravo
LACEN CONFIRMA DISPERSÃO DE VARIANTES MAIS AGRESSIVAS DA COVID-19 NA BAHIA

O Lacen concluiu 225 sequenciamentos genéticos em pacientes acometidos pela doença e detectou 21 linhagens em circulação.
O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen) detectou 21 novos conjuntos de variantes do novo coronavírus em circulação na Bahia. A informação foi dada nesta sexta-feira (14), pela Secretaria de Saúde da Bahia.
O Lacen-BA é referência nacional para sequenciamento genético de amostras da Bahia e de outros cinco estados do Nordeste (Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte). O trabalho de sequenciamento vem sendo realizado há oito meses
O laboratório sequenciou 225 genomas completos do Sars-CoV-2 em pacientes de 88 municípios baianos e detectou, em abril, 21 linhagens em circulação na Bahia, entre elas oito cepas e três variantes de atenção apontadas pelo Ministério da Saúde: a P.1 (Manaus), P.2 (Rio de Janeiro) e B.1.1.7 (Reino Unido).
BAHIA: GOVERNO PRORROGA ATÉ DE 25 DE MAIO TOQUE DE RECOLHER

O Governo do Estado decidiu prorrogar a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, em toda a Bahia e em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos decretos municipais, até o dia 25 de maio. A medida, que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus, foi publicada em decreto neste domingo (16), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE).
Em 227 municípios (ver lista abaixo), o toque de recolher vale das 20h às 5h. Já nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h. Por ter alcançado esta meta, o toque de recolher em Salvador continua em vigor das 22h às 5h. :: LEIA MAIS »
COVID-19: ILHÉUS VACINA PÚBLICO DA 2ª DOSE DA CORONAVAC COM DATA PROGRAMADA ATÉ 05/05 NESTA SEGUNDA

As pessoas que estavam com a data da segunda dose da vacina Coronavac/Butantan programada até o dia 5 de maio, terão a chance de serem imunizadas das 8h às 14h, nesta próxima segunda-feira, 17, em Ilhéus, nos drives thrus e, também, nos pontos fixos da Cruzada do Bem pelo Bem e nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Confira detalhes
“Recebemos 3.950 doses, do Núcleo Regional de Saúde Sul da Sesab. No entanto alertamos que cada frasco, não completa 10 doses. Neste contexto, iremos ofertar enquanto durar o estoque “, declarou o secretário Magela.
Além disso, a Sesau informa que as 3.950 doses recebidas não atenderão a necessidade do município em relação à demanda de segunda dose da Coronavac. :: LEIA MAIS »









