WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Bahia’

COVID-19: SAÚDE AMPLIA VACINAÇÃO PARA LACTANTES A PARTIR DE 18 ANOS EM ILHÉUS

Para receber a dose do imunizante, a lactante precisa estar amamentando crianças do 46º dia de nascimento (pós-parto), até 12 meses de vida.

A secretaria de saúde da Prefeitura de Ilhéus (Sesau) ampliou a oferta da vacinação contra a Covid-19 para o público das lactantes, a contemplar também as que possuem a partir de 18 anos. As vacinas de Oxford estarão disponíveis a partir desta quinta-feira, 10, nas unidades de saúde já divulgadas como pontos de imunização. Para receber a dose do imunizante, a lactante precisa estar amamentando crianças do 46º dia de nascimento (pós-parto), até 12 meses de vida.

De acordo com o órgão municipal, as unidades de saúde que estão ofertando as doses são o PSF Conquista; a UBS Joaquim Sampaio; a UBS Euler Ázaro; a UBS Banco da Vitória; a UBS Posto Sarah Kubitscheck; o PSF Nelson Costa; a UBS Hernani Sá; o PSF Nossa Senhora da Vitoria; o PSF Ilhéus II; e a UBS de Olivença. A genitora além da própria documentação como RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e Cartão de Vacina, deve levar a xérox da certidão de nascimento da criança.

A vacinação estará sendo ofertada enquanto durarem os estoques das doses da vacina de Oxford, até que uma nova remessa possa ser enviada e a Saúde municipal informe as novas datas para a continuidade da oferta.

Serviço: Vacinação contra a Covid-19 (1ª dose Oxford) :: LEIA MAIS »

“NÃO HÁ NADA CONTRA O GOVERNO DESDE QUE SEJA CORRETO E POSITIVO PARA A CIDADE”, DIZ JERBSON MORAES EM ENTREVISTA AO PROGRAMA TROPA DE ELITE

Na manhã dessa quarta-feira (9) o vereador e atual Presidente da Câmara de Ilhéus Jerbson Moraes (PSD), concedeu entrevista ao Programa Tropa de Elite da Rádio Gabriela FM, na oportunidade de esclarecer acerca dos últimos acontecimentos políticos da cidade, Jerbson deixou claro que não existe oposição contra o governo por sua parte,” Não há nada contra o governo desde que seja correto e positivo para a cidade. Não serei presidente bom ou ruim, serei um presidente justo” ressaltou o edil.

Quando questionado pelos apresentadores, Marinho Santos e Robertinho Scarpitta, sobre a luz amarela que se acendeu, Jerbson esclareceu que a mesma não foi acesa pelo legislativo ilheense, e sim por apenas um membro da casa.

Ainda de acordo com o Presidente, o poder legislativo é independente e nunca deve ser usado com os problemas políticos. “Precisamos mostrar a população essa capacidade de entender a responsabilidade do poder legislativo dentro do sistema político da cidade, das melhorias necessárias. E nós estamos conduzindo a Câmara dessa forma respeitosa. Deixando claro não ter problema algum com nenhum dos 20 vereadores, seja de qual partido for, respeitando sempre o mandato de cada parlamentar.
Sobre a devolução dos dois Projetos de Lei encaminhados pelo Poder Executivo, que tratam da abertura de crédito suplementar e da abertura de crédito especial, por existirem irregularidades no teor dos referidos projetos, Moraes explicou que em um dos Projetos de Lei foi identificado o cancelamento de dotações em saldos inexistentes e de emendas impositivas de vereadores. No outro, o Executivo não informou quais dívidas não seriam amortizadas no exercício financeiro de 2021.

E que os projetos de lei não se referem a abertura de crédito suplementar e de crédito especial para promover ações que visam conter o avanço da covid-19 na cidade. Como foi divulgado por alguns meios de comunicação, Jerbson atribui a um “Comitê de ódio” a autoria e divulgação das fake news.

Conforme o presidente, o projeto corrigido foi entregue na Câmara na ultima terça-feira (8).

Balanço da gestão de JM: Quando questionado sobre esses primeiros seis meses a frente da Câmara Municipal de Ilhéus, suas decisões, e a “mágica” de conduzir a casa com um déficit de aproximadamente R$ 2 milhões de reais em caixa, Jerbson disse ser necessário planejar, arrumar e fazer a gestão conforme as diretrizes, e que a atitude de diminuir em 19% o salário dos vereadores foi para que a casa atingisse o limite permitido por lei, de usar somente 70% dos recursos recebidos em pagamentos. ” A redução foi uma adequação à lei”, acrescentou.

Para o presidente, com a economia feita durante esses primeiros seis meses, a Câmara Municipal terá uma realidade mais confortável, com saldos positivos e garante aos servidores o retorno do pagamento do ‘ticket’ alimentação, a primeira parcela do 13.º salário e o pagamento de 1/3 de férias.

BAHIA RECEBE MAIS DE 146 MIL DOSES DE VACINA PZIFER; ESTE É O MAIOR LOTE DO IMUNIZANTE RECEBIDO PELO ESTADO

Voo comercial com nova remessa pousou no aeroporto de Salvador às 20h41. Doses foram produzidas pela farmacêutica Pfizer, em parceria com o laboratório BioNTech.

Bahia recebeu mais 146.250 mil doses de vacina contra Covid-19 nesta terça-feira (8). O voo comercial trazendo a nova remessa pousou no aeroporto de Salvador às 20h41. Este é o maior lote do imunizante produzido pela farmacêutica Pfizer em parceria com o laboratório BioNTech, que chegou ao estado, até o momento.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) detalhou que as vacinas serão conferidas pela equipe da Coordenação Estadual de Imunizações e devem começar a ser enviadas para os municípios ainda esta semana.

Segundo a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, os municípios estão com estoque de imunizantes, por isso, há a possibilidade de fazer o envio junto com a remessa da vacina Astrazeneca/Fiocruz que deve chegar nos próximos dias.

Com esta carga, a Bahia chegará ao total de 6.959.400 doses de vacinas recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.566.750 da AstraZeneca/Oxford e 356.850 da Pfizer/BioNTech.

OPERAÇÃO DE COMBATE À PORNOGRAFIA INFANTIL CUMPRE TRÊS MANDADOS NA BAHIA

A Operação Luz na Infância 8 cumpre 176 mandados judiciais no Brasil e em outros países

O Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou, nesta quarta-feira (9), a Operação Luz na Infância 8. A operação tem como objetivo identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet.

Na Operação Luz na Infância 8, a Polícia Civil da Bahia está cumprindo três mandados de busca e apreensão no estado. Os policiais cumprem 176 mandados de busca e apreensão no Brasil e em mais cinco países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Panamá e Equador.

Houve a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI), que ofereceu cursos, compartilhamento de boas práticas e capacitações.

No Brasil, a operação conta com a participação da Polícia Civil de 18 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Espírito Santo, Rondônia, Mato Grosso, Paraná, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Alagoas, Piauí, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Sul e Amazonas, além de agentes de aplicação da lei dos países envolvidos.

SUSPEITA DE ATROPELAR E MATAR CRIANÇA DE 4 ANOS EM PAU BRASIL É PRESA

Criança foi atropelada por uma caminhonete dirigida pela mulher, que pertence ao namorado dela, na noite do dia 3 de junho, na cidade de Pau Brasil.

A mulher suspeita de atropelar o menino Enzo Gabriel Oliveira dos Santos, de 4 anos, com uma caminhonete foi presa na manhã desta terça-feira (8), na cidade de Camacan, no sul da Bahia, de acordo com a Polícia Civil. O caso aconteceu na noite da última quinta-feira (3), na cidade de Pau Brasil. A criança chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com a polícia, a mulher tem 18 anos e não possui habilitação para dirigir. No momento do crime, ela dirigia o veículo do namorado, que também foi preso. Segundo a polícia, os dois ingeriram bebidas alcoólicas em um bar na zona rural do município de Pau Brasil, antes de o homem passar a direção da caminhonete para ela.

Ainda segundo a polícia, a condutora do veículo perdeu o controle e invadiu a calçada, atropelando Enzo Gabriel, que estava ao lado da mãe. Ela e o namorado fugiram com o carro ainda ligado, pressionando o corpo da criança contra a parede de uma casa.

Além da omissão de socorro e de terem fugido do local, o casal cometeu, segundo a polícia, homicídio doloso. O crime foi cometido na modalidade dolo eventual, uma vez que assumiram o risco de matar. A identidade dos dois não foi divulgada. O caso é investigado pela Delegacia Territorial de Camacan.

:: LEIA MAIS »

JUSTIÇA MANTÉM CONDENAÇÕES DE EX-SECRETÁRIOS ACUSADOS DE FRAUDES EM LICITAÇÕES

Essa foi a segunda vez que Kácio Clay Silva Brandão e Jamil Chagouri Ocké, condenados a nove anos de reclusão por crimes de fraudes em licitações, tiveram recursos negados pelo TJ-BA.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) manteve mais uma vez a condenação dos ex-secretários de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Kácio Clay Silva Brandão e Jamil Chagouri Ocké – que foi eleito vereador.

A decisão aconteceu na segunda-feira (7). Não há detalhes de se os acusados recorreram da decisão.

Essa foi a segunda vez que Kácio Clay Silva Brandão e Jamil Chagouri Ocké, condenados a nove anos de reclusão por crimes de fraudes em licitações, tiveram recursos negados pelo TJ-BA. A primeira vez aconteceu em fevereiro deste ano.

A dupla foi presa em 2017 durante a “Operação Citrus”, deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e que apura fraudes em licitações. Entretanto, a ação não detalhou se em algum momento eles foram soltos para responderem em liberdade.

RELEMBRE O CASO

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS: SESAU REALIZA TREINAMENTO PARA APLICAÇÃO DA VACINA PFIZER/BIONTECH

 O imunizante possui características específicas de armazenamento e manuseio, sendo necessária a qualificação das equipes para aplicação correta das doses.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou na última semana uma capacitação destinada às equipes que atuam na estratégia de imunização da cidade de Ilhéus. O treinamento aconteceu na Cruzada do Bem pelo Bem, com a finalidade de orientar as equipes sobre a administração da vacina Pfizer/BioNTech. O imunizante possui características específicas de armazenamento e manuseio, sendo necessária a qualificação das equipes para aplicação correta das doses.

Enfermeiros; técnicos; agentes de combate às endemias; agentes comunitários de saúde e voluntários da Sesau participaram do encontro que abordou informações sobre dosagem, diluição da vacina e uso de agulhas e seringas específicas dos fabricantes, que requerem vigilância na administração. A capacitação atende à recomendação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

De acordo com Walkíria Freitas, coordenadora do setor de Imunização, as informações e orientações repassadas às equipes sobre a metodologia da vacina foram adquiridas durante capacitação prévia, ministrada por representantes da Pfizer. A Sesau aguarda repasse do imunizante, que será destinado à vacinação de gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), com ou sem comorbidades, a partir de 18 anos.

BAHIA: PUBLICADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO NA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL (SDR)

Foi publicado na edição do Diário Oficial do último sábado (05), edital de abertura de inscrições do Processo Seletivo Simplificado N° 001/2021, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), para o preenchimento de vagas na Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e na Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), ambas unidades da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Confira edital (https://bit.ly/3z9N6VV)

As vagas são para Técnico de Nível Superior nas áreas de atuação em Geoprocessamento, Engenharia de Agrimensura, Ciências Jurídicas, Ciências Jurídicas Agrárias, Administração, Ciências da Computação, Ciências Agrárias, Recursos Humanos, Arquivologia e Prestação de Contas e Sistemas.

O prazo de inscrição é de 14 de junho a 18 de junho. Para realizar a inscrição, os interessados deverão acessar www.selecao.ba.gov.br e preencher a ficha de inscrição.

SPUTNIK V DEVE CHEGAR EM JULHO AO BRASIL; ESTADOS DESCARTAM IDA AO STF

Governadores se reuniram neste sábado (5) para definir próximos passos para importação do imunizante após aval da Anvisa.

As primeiras doses da vacina Sputnik V contra a Covid-19 estão previstas para chegar ao Brasil no mês que vem, de acordo com o governador do Maranhão, Flávio Dino, após uma renegociação do contrato assinado entre os estados do Nordeste e o Fundo Russo de Investimento Direto, responsável pelo desenvolvimento da vacina.

No momento, governadores descartam ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar aumentar a quantidade a ser importada. A decisão, segundo Dino, foi tomada neste sábado (5), durante reunião dos governadores das regiões Nordeste e Norte, marcada após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar a importação, sob condições controladas, de 928 mil doses do imunizante.

“O primeiro passo é sentar para uma reunião com os russos para fazer uma revisão do contrato. A Anvisa colocou condições que não estavam previstas no acordo, então precisamos adequar”, afirmou à CNN o governador do Maranhão, Flávio Dino.

O Consórcio de Estados do Nordeste assinou, em março, contrato por 37 milhões de doses da Sputnik V. “O contrato precisa ser readequado ao quantitativo que a Anvisa estabeleceu. E neste momento, não iremos ao STF para aumentar o número de doses autorizado”, garantiu. :: LEIA MAIS »

AMARGOSA REGISTRA NOVO TREMOR DE TERRA; ABALO É DÉCIMO NA BAHIA EM 2021

O laboratório informou ainda que moradores da região entraram em contato e relataram sentir o tremor de terra, que aconteceu por volta das 23h30,do último sábado (5).

Um novo tremor de terra foi registrado na cidade de Amargosa, no recôncavo da Bahia, na noite do último sábado (5). Segundo o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora a região, o tremor teve magnitude preliminar calculada em aproximadamente em 1.3 mR.

O laboratório informou ainda que moradores da região entraram em contato e relataram sentir o tremor de terra, que aconteceu por volta das 23h30.

O último abalo que ocorreu no município foi registrado no dia 17 de maio, de magnitude preliminar 1.8 mR.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia