:: ‘Bahia’
COVID-19: BAHIA AMPLIA VACINAÇÃO PARA MÃES LACTANTES DE BEBÊS COM ATÉ 12 MESES

Mães que se enquadram no requisito, com ou sem comorbidades, podem procurar postos de saúde para receber a imunização.
As mães lactantes, com bebês de até 12 meses, podem ser vacinadas na Bahia a partir desta sexta-feira (21). A decisão foi divulgada pelo governo da Bahia, na manhã desta sexta-feira (21), e se estende para lactantes com ou sem comorbidades.
Inicialmente, somente mães lactantes com comorbidades estavam sendo imunizadas. Depois a imunização se estendeu para grupos de mulheres com bebês de até seis meses de idade e, agora, o público foi ampliado novamente, para incluir lactantes com filhos de até 12 meses.
A mudança veio a partir da mobilização do movimento “Lactantes pela Vacina”, que buscou ampliar o grupo e agora busca que as mães com crianças de até dois anos sejam incluídas. Segundo texto do grupo em carta ao governo da Bahia, o Brasil está entre os países com mais mortes de bebês por Covid-19 no mundo.
ILHÉUS: APLICAÇÃO DA 1ª DOSE ESTÁ SUSPENSA POR FALTA DO IMUNIZANTE ENVIANDO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

A Prefeitura aguarda o envio de novo lote para retomar a estratégia.
A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 está suspensa em Ilhéus devido à falta do imunizante enviado pelo Ministério da Saúde, conforme esclarece a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). No momento, o estoque disponível atende o público com data marcada para receber a segunda dose da CoronaVac ou da vacina de Oxford/AstraZeneca. A Prefeitura aguarda o envio de novo lote para retomar a estratégia. Os dias, horários e pontos de vacinação serão informados previamente à população, por meio dos canais oficiais.
A aplicação da segunda dose segue no Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE), no antigo Colégio Fênix, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. O CMAE está localizado na Avenida Canavieiras, 275 – Cidade Nova.
Especificamente na segunda-feira (24), a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 também será ofertada das 8h às 13h, na Cruzada do Bem pelo Bem, situada à Rua Teodoro Sampaio, Boa Vista – próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade.
É indispensável a apresentação do CPF e do cartão de vacinação constando a primeira dose.
RUI COSTA TEM DÚVIDAS SOBRE CONCORRER AO SENADO, E DECISÃO DEVE FICAR PARA 2022

Com o final do mandato se aproximando, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), tem o nome aventado como possível candidato ao Senado. Ele, contudo, ainda não sabe se levará à frente este projeto político.
O Bahia Notícias apurou com uma fonte que acompanha o processo que, no momento, o petista não sabe se deixará o Palácio de Ondina antes do fim do mandato – uma vez que, para concorrer a algum cargo eletivo, ele precisa se afastar do governo – e, por conta disto, a decisão deve ser tomada apenas no ano que vem.
Dentro do PT, o assunto é encarado como “importantíssimo” e, por isto, a avaliação interna do partido é de que não pode ser tratado com pressa. No momento, a possibilidade obrigaria uma reconfiguração do projeto citado como provável, liderado pelo senador Jaques Wagner – pré-candidato do PT ao governo do estado – e que deve protagonizar o embate com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Rui, no entanto, ainda não teria certeza se esta é a melhor tática.
O governador evita falar sobre o caso. Em fevereiro, horas antes de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter os direitos políticos restaurados por conta de uma decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), Rui não descartou totalmente a possibilidade de concorrer ao Senado, mas indicou que este cenário não era prioridade.
“Sou uma pessoa de projeto coletivo, não acho que a gente vá transformar Brasil com projetos individuais […] aqui na Bahia, a prioridade não é candidatura de senador, é que a gente consiga manter o projeto que vem transformando a Bahia”, disse, na ocasião, ao programa Bahia Notícias no Ar, da rádio Salvador FM, apresentado pelos jornalistas Mauricio Leiro e Patricia Abreu. :: LEIA MAIS »
BAHIA: VAGAS ABERTAS PARA CONCURSO COM CARGO DE DEFENSOR PÚBLICO ; VEJA EDITAL

O concurso será realizado em quatro etapas eliminatórias e/ou classificatórias e as provas serão aplicadas em Salvador.
A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) publicou, nesta quarta-feira (19), Edital que visa o preenchimento de 18 vagas destinadas ao cargo de defensor público. As inscrições começam às 10h da próxima segunda-feira (24) e devem ser feitas pelo site www.concursosfcc.com.br até as 14h do dia 23 de junho. A taxa é de R$ 280,00.
O concurso será realizado em quatro etapas eliminatórias e/ou classificatórias e as provas serão aplicadas em Salvador. A prova objetiva seletiva será no dia 1º de agosto de 2021; as Provas Discursivas de Caráter Específico serão aplicadas nos dias 2 e 3 de outubro de 2021.
Já o prazo para envio das comprovações para a Avaliação de Títulos é de 6 a 10 de janeiro de 2022 e a Prova Oral será aplicada no período de 15 a 17 de janeiro de 2022. A previsão é que o resultado final seja publicado no dia 17 de março de 2022. O concurso tem validade de dois anos a partir da homologação. Esse prazo pode ser prorrogado por igual.
Do total de 18 vagas iniciais, 12 são para ampla concorrência, 1 vaga para candidatos com deficiência e 5 vagas são reservadas aos candidatos integrantes da população negra. O concurso prevê, também, a vaga reservada aos povos indígenas, que será oferecida quando o total de vagas (somando as iniciais e as que surgirem durante o prazo de validade) chegar a 26.
PRESIDENTE DA CÂMARA PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DE TORRE DE TREINAMENTO PARA SALVAMENTO EM ALTURA, DO CORPO DE BOMBEIROS

O presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, vereador Jerbson Moraes (PSD).
O presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, vereador Jerbson Moraes (PSD), participou hoje (20) da solenidade de inauguração da Torre de Treinamento para Salvamento em Altura construída recentemente no 5º Grupamento de Bombeiros Militares, com sede em Ilhéus.
O evento contou com a presença do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Cel BM Adson Marchesini; do Comandante do Interior da Bahia, Cel BM Miguel Filho, Coronel do Exército Júlio Renó e o Capitão-de- Corveta da Marinha e Comandante da Capitania dos Portos de Ilhéus, Giovani Andrade.
A estrutura é a simulação de um prédio, com escadas, janelas, sacadas, sistema de hidrante tudo pensado para simular o cotidiano de um prédio convencional. “Este tipo de equipamento melhora a qualidade de atuação do Corpo de Bombeiros e amplia a capacidade técnica de enfrentamento a incêndios em prédios de toda a cidade”, elogia Moraes.
SECRETÁRIO ALERTA PARA CRESCIMENTO PROGRESSIVO DA MÉDIA MÓVEL DE CASOS ATIVOS DA COVID-19 NA BAHIA

Em 45 dias, média móvel de casos em uma semana teve crescimento de mais de 13%: cerca de 2 mil registros a mais
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, alertou, nesta quinta-feira (20), para o crescimento da média móvel de casos ativos da covid-19 no estado. O indicador, que registra a média de casos em uma semana, iniciou o mês de abril abaixo de 15.000 registros e, no início desta semana, a média chegou a praticamente 17.000. Em cerca de 45 dias, então, o aumento foi de mais de 13%.
O gestor da pasta afirmou que o aumento é progressivo, ou seja, tende a continuar evoluindo. E, com o São João chegando, período onde geralmente há grandes aglomerações, ele reforçou a importância de seguir as medidas sanitárias de proteção à doença. “[Para] interromper essa curva, apenas com medidas de distanciamento e uso de máscaras”, afirmou.
Vilas-Boas também citou a demora na chegada de novas remessas de vacinas contra o coronavírus, o que torna a vacinação lenta e não abrange ainda um público imunizado suficiente para a diminuição dos casos e mortes pela doença. De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, a Bahia aplicou a primeira dose da vacina em 3.052.551 pessoas até esta quarta-feira (19), o que representa 20,44% da população. Destas, 1.396.873 receberam o reforço: 9,36% dos habitantes do estado.
Até esta quarta-feira (19), segundo dados do boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o estado registrou, desde o início da pandemia, 966.268 casos confirmados da doença e 20.131 mortes. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com covid está em 85%.
CANOÍSTA DE ITACARÉ ESTÁ NA FINAL DO MUNDIAL DA RÚSSIA

Valdenice Conceição
Uma canoísta de Itacaré, no sul da Bahia, está na final da 2ª Etapa da Copa do Mundo, disputada em Barnaul, na Rússia. Nesta quinta-feira (20), a atleta Valdenice Conceição disputou a prova do C1 200 metros e ficou na terceira posição na classificatória.
Uma canoísta de Itacaré, no sul da Bahia, está na final da 2ª Etapa da Copa do Mundo, disputada em Barnaul, na Rússia. Nesta quinta-feira (20), a atleta Valdenice Conceição disputou a prova do C1 200 metros e ficou na terceira posição na classificatória.
MP OFICIA SDS E CONSELHO TUTELAR DE ILHÉUS PARA ADOTAR MEDIDAS DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ÓRFÃOS POR CONTA DA COVID-19

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Maria Amélia Sampaio Góes, oficiou a Secretaria Municipal de o Conselho Tutelar do Município de Ilhéus para que adote providências com relação a crianças e adolescentes que, em virtude da pandemia da Covid 19, ficaram órfãos ou necessitam da efetivação de medidas de proteção, vez que perderam seus responsáveis ou enfrentam “a desestruturação familiar decorrente das consequências da pandemia mundial causada pelo novo coronavírus”.
No ofício, a promotora requisita que o Conselho e, em especial a no que toca à rede CRAS e CREAS, averiguem quanto à ocorrência de situações de crianças e adolescentes que se tornaram órfãs no contexto da pandemia, pedindo que, no caso da ocorrência dessas situações, o MP seja informado acerca das medidas já tomadas na proteção dessas crianças e adolescentes e, caso ainda não tenham sido tomadas, que “urgentemente as implementem”. A promotora de Justiça deu um prazo de 15 dias para que Conselho e Secretaria comuniquem as providências adotadas ao MP.
ILHÉUS TEM SALDO DE 409 NOVOS EMPREGOS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021

Ilhéus gerou 221 contratações em janeiro, 154 empregos formais em fevereiro e 34 postos de trabalho em março de 2021.
Apesar do cenário de crise ocasionado pelos efeitos econômicos da pandemia da Covid-19, o município de Ilhéus vai na contramão do desemprego, que atinge a maioria das cidades e estados do país. Com um saldo de 409 novos postos de trabalho com carteira assinada no primeiro trimestre de 2021, considerados os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) fornecidos na análise econômica pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Ilhéus (SDE), a cidade gerou 221 contratações em janeiro, 154 empregos formais em fevereiro e 34 postos de trabalho em março.
“Ilhéus mantém o saldo positivo que vem apresentando nos últimos 8 meses, desde agosto de 2020. Isso reflete um cenário de crescimento econômico no último ano. Uma tendência iniciada em maio de 2020 que de acordo com os dados levantados, permanece até março de 2021. Motivo de alegria e orgulho para todos nós, ilheenses”, comemorou o prefeito Mário Alexandre.
A redução de contratações no mês de março de 2021, é momentânea, e a perspectiva é que volte a subir, é o que explica o titular da SDE, Vinicius Briglia. “A queda apresentada entre os meses de fevereiro e março se deve exclusivamente às medidas restritivas de isolamento que foram decretadas pelo estado, que alterou o funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais, afetando principalmente os setores de bares e restaurantes. Contudo, entendemos que não afeta o ciclo de crescimento que Ilhéus tem apresentado, haja vista que, com a retomada e regularização das atividades, os postos perdidos devem ser retomados normalmente”, completou Briglia.
O saldo de empregos é extraído da dedução entre as admissões e demissões em cada mês. Assim, em janeiro foram 765 admissões, 637 em fevereiro e 593 em março, contra 544 desligamentos em janeiro, 483 em fevereiro e 559 em março. :: LEIA MAIS »
PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO SERÃO VACINADOS COMO GRUPO DE PRIORIDADE NA BAHIA

Decisão foi tomada após uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada nesta terça-feira (18).
Os jornalistas com idade superior a 40 anos foram inclusos na vacinação contra Covid-19 após uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada nesta terça-feira (18). O grupo prioritário abrange ainda cinegrafistas e blogueiros registrados. Apesar de ter informada sobre a inserção do novo grupo, não há data para início da vacinação dessa categoria.
“Para tomar a vacina, será necessário apresentar carteira profissional ou carta da empresa onde trabalha. A ideia é proteger os profissionais que estão em risco desta classe essencial para a sociedade”, explicou o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas.
Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na reunião, ficou definido ainda que 70% das doses recebidas serão destinadas à continuidade da vacinação de grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Imunização. Os demais 30% serão usados para vacinar a população em geral, com idade de 59 a 18 anos, de forma escalonada.
A decisão da CIB será publicada no Diário Oficial do Estado na próxima quinta-feira (20).









