:: ‘Bahia’
PASSAGENS INTERMUNICIPAIS SOFREM AUMENTO A PARTIR DE TERÇA-FEIRA

Aumento de 6,8% é válido para toda Bahia.
Um reajuste de 6,8% vai atingir o valor da passagem em ônibus intermunicipais na Bahia a partir da próxima terça-feira (1º). A informação foi divulgada neste domingo (30) pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia (Agerba). De acordo com o órgão, o reajuste é anual e será concedido com base na correção de uma “cesta de índices”, como o diesel, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e Índice Geral de Preços (IGPM)
A Agerba alega, ainda, que “a margem é determinada através de pesquisas que analisam o gasto das empresas com os funcionários, peças dos ônibus, combustível, entre outros insumos”. O último reajuste ocorreu em março de 2020.
ILHÉUS VACINA PESSOAS COM COMORBIDADES, PÚBLICO 53+ E FORÇAS DE SEGURANÇA E SALVAMENTO NESTA SEGUNDA

O público 53+ será imunizado tanto em pontos de drive-thru quanto nas unidades de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) convoca pessoas com idade igual ou superior a 53 anos; maiores de 18 anos com comorbidades e profissionais das forças de segurança e salvamento com idade acima de 30 anos para receber a primeira dose contra a Covid-19 nesta segunda-feira (31). O público 53+ será imunizado tanto em pontos de drive-thru quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os trabalhadores das forças de segurança e salvamento serão vacinados na Cruzada do Bem pelo Bem e as pessoas com comorbidades podem se dirigir tanto ao CMAE quanto às UBSs.
Os pontos de drive-thru funcionarão das 8h às 14h, na Avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções, e na Praça São João Batista, no Pontal. O CMAE funcionará das 8h às 12h e das 13h às 15h. Já a Cruzada do Bem pelo Bem funcionará das 8h às 14h. Nas unidades de saúde o serviço será ofertado conforme o horário de funcionamento de cada unidade.
Documentação – O público com 53 anos ou mais precisa apresentar CPF, cartão do SUS, carteira de vacinação e comprovante de residência. As pessoas com comorbidades devem apresentar CPF, cartão do SUS, carteira de vacinação e receita, laudo ou relatório médico que comprove a comorbidade. Os servidores das forças de segurança e salvamento devem portar CPF, cartão do SUS, carteira de vacinação e identidade funcional.
As salas de vacina funcionam nos seguintes postos: :: LEIA MAIS »
ONG PLANETA DOS BICHOS E VILLA73 REALIZAM FEIRA DE ANIMAIS NESTE SÁBADO (29)

A ONG Planeta dos Bichos acredita que pessoas e animais fazem companhia uns aos outros e, por isso, uniu-se a Villa73 para organizar uma feira de animais na cidade de Ilhéus neste sábado (29).
O evento de adoção vai acontecer das 10:00 às 16:00 no espaço da Villa73, localizada no estacionamento do GBarbosa, respeitando todas as normas da secretaria de saúde e da prefeitura.
Além de lindos cachorrinhos para adoção, o evento contará com deliciosas tortas doces, que serão vendidas a 5 reais por fatia. O dinheiro arrecadado será destinado a manutenção da ONG Planeta dos Bichos, que cuida de cachorrinhos abandonados.
Além do mais, visitantes do evento poderão conhecer a loja pop-up da ONG, onde serão vendidas lindas caminhas para pets, canecas, camisas, rifas e panos de prato decorados. O evento ficará mais animado ainda ao som de Solange Skromov, que trará um repertório inovador de piano.
Na feira, haverá um ponto de coleta de tampinhas do Recicla Tampinha Pet, onde os visitantes poderão entregar tampinhas plásticas para encaminhamento para reciclagem.
A entrada é gratuita, no entanto a ONG Planeta dos Bichos pede para que os visitantes colaborem com 1Kg de ração para filhotes ou doando material de limpeza.
Interessados em adotar um bichinho devem ter mais de 18 anos e apresentar a carteira de identidade e comprovante de residência. Adotar é um ato de amor!
Sobre a ONG Planeta dos Bichos:
Atuando há 12 anos no município de Ilhéus, em 2017 o Instituto Planeta dos Bichos se oficializou como ONG. Entre outras ações, fazemos o importante trabalho de resgate de animais das ruas da cidade e de tutores que os tratam cruelmente, contribuindo, também, com a saúde pública de Ilhéus e da região. :: LEIA MAIS »
CONSELHO DA UESC PERMITE REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DE FORMA PRESENCIAL PARA 11 CURSOS

De acordo com o grupo, 95 disciplinas serão ministradas conforme um protocolo criado pela Comissão de Biossegurança e a legislação sanitária em vigor.
O Conselho Universitário da Universidade Estadual De Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, cidade do sul da Bahia, liberou nesta quinta-feira (27), a realização de atividades presenciais, com carga horária prática, no segundo semestre desse ano.
Segundo o conselho, a autorização é para o seguintes cursos: Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Agronomia, Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia Civil.
De acordo com o grupo, 95 disciplinas serão ministradas conforme protocolo criado pela Comissão de Biossegurança e a legislação sanitária em vigor.
COVID-19: PREFEITURA E SINDICATOS DIALOGAM SOBRE VACINAÇÃO PARA SETOR PRODUTIVO DE ILHÉUS

A categoria apresentou propostas e dialogou sobre as dificuldades impostas pela pandemia.
Representantes de entidades e sindicatos ligados ao setor produtivo de Ilhéus solicitaram a inclusão dos trabalhadores do comércio e da indústria nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19. Durante reunião com o vice-prefeito Bebeto Galvão na última quinta-feira (27), a categoria apresentou propostas e dialogou sobre as dificuldades impostas pela pandemia, enfatizando a importância da atividade para a retomada econômica do município.
“Recebemos todas as entidades representativas, que estão imbuídas no propósito de realizar um esforço complementar com o poder público para a superação dessa crise sanitária. Vamos analisar a solicitação com todo cuidado e com toda a responsabilidade dentro dos marcos legais e da capacidade e disponibilidade das vacinas”, explicou Bebeto.
Para Anselmo Clement, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), a ação é fundamental para reforçar a oferta de serviços com segurança, tanto para os funcionários quanto para os consumidores. “Devemos atender o plano nacional de vacinação, observando as categorias. Começando pelos comerciários que sempre trabalharam na parte de serviços essenciais, como supermercados, padarias e mercearias”, destacou. O presidente da CDL pontuou ainda que os estabelecimentos seguem com rigor as medidas sanitárias contra a Covid-19.

Conforme Geraldo Magela, secretário municipal de Saúde, há uma orientação para que os municípios sigam a lista preconizada pelo Plano Nacional de Imunizações. Todavia, ele frisou a importância de vacinar o grupo, que também está exposto ao contágio e atua em contato direto com a população.
“Esse profissionais devem ser vacinados, porque o setor representa a fonte econômica, que gera emprego e há um risco de contaminação maior entre os trabalhadores da categoria”. Magela ressaltou que Ilhéus tem capacidade para aplicar cerca de cinco mil doses por dia, contudo, devido ao quantitativo reduzido de vacinas foi adotada a estratégia de forma escalonada.
FORAGIDOS INSCRITOS NO CONCURSO DA PF SÃO PRESOS DURANTE PROVA NA BAHIA E OUTROS ESTADOS

Inscritos tinham mandados de prisão em aberto. Exame ocorreu no domingo (23), mas prisões foram divulgadas nesta quarta-feira (26).
A Polícia Federal (PF) prendeu no último domingo (23) onze foragidos da Justiça que estavam inscritos para as provas do concurso da corporação no Distrito Federal e mais nove estados.
Os candidatos tinham mandado de prisão em aberto e foram retirados do local do exame. Segundo os investigadores, os mandados de prisão foram cumpridos de forma discreta e sem causar tumulto ou prejuízo para aplicação das provas”, medida que “garantiu a segurança do concurso”.
Além de Brasília, as prisões ocorreram nos estados: Acre, Bahia, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
A PF não divulgou a identidade dos presos e nem quais crimes eles respondiam.
No último domingo, as provas aplicadas foram escritas para os cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista da PF. O concurso tem, ao todo, 1,5 mil vagas e mais de 320 mil inscritos. Os salários iniciais variam de R$ 12 mil a R$ 23 mil.
PACIENTE DENUNCIA CÓPIA DE DADOS EM VACINAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA

Publicitária de 34 anos, que mora em Salvador, aparece no sistema da cidade como imunizada no último mês de março; prefeitura apura caso.
Um caso de suposta fraude na vacinação contra a Covid-19 é apurado pela Prefeitura de Feira de Santana, no centro-norte do estado. Na noite desta quarta-feira (26), a publicitária Jéssica Almeida, de 34 anos, denunciou nas redes sociais que seus dados do Sistema Único de Saúde (SUS) teriam sido usados para a imunização de outra pessoa.
O cadastro mostra que Jéssica teria sido vacinada em Feira com a CoronaVac, em 17 de março. No entanto, a publicitária reside em Salvador e não faz parte dos grupos prioritários que estavam sendo imunizados naquele período.
Em contato com a redação do site Metro1, Jéssica relatou que o erro foi identificado quando ela foi checar os dados do SUS, para verificar se estava apta a se vacinar como lactante em Salvador. “Eu tenho uma filha de 9 meses e moro em Salvador. Eu nasci em Feira, então tenho documentos de Feira, meu cartão do SUS foi feito em Feira, mas nunca precisei usar por causa do plano de saúde. Quando entrei no aplicativo do SUS, com meus dados, meu CPF, nome de minha mãe, estava lá que eu já tinha tomado uma dose da Coronavac. Só que já tem mais de um ano que eu não vou a Feira de Santana. Até perguntei a minha mãe se ela tinha usado meu cartão, só que não tem como. Pensei ‘cara, se eu não denunciar isso, não vou conseguir me vacinar de verdade’. Eu não sou idosa, tenho 34 anos, não faço parte da área da Saúde, não sou de nenhum grupo prioritário que estava sendo vacinado em março”, disse. :: LEIA MAIS »
BAHIA TEM REDUÇÃO DE 60% A 85% DOS CASOS DE DENGUE, ZIKA E CHIKINGUNYA EM 2021

Ao considerar incidência por 100 mil habitantes, as cidades baianas com os maiores índices são Barreiras, Muquém do São Francisco, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães e Várzea Nova.
Os registros de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti registram queda em todo o país em comparação com o ano passado. Na Bahia, os índices de redução vão de cerca de 60% a 85% em relação a Dengue, Zika e Chikungunya.
Os casos de Dengue na Bahia apresentaram redução de 64,4% entre janeiro e o dia 15 de maio em comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto nos primeiros meses de 2020 o estado registrou 45.273 casos prováveis, este ano o número é, até o momento, de 16.278 ocorrências. Mas essa redução pode não estar relacionada a uma redução real nas infecções. Autoridades de saúde trabalham com a possibilidade da pandemia da Covid-19 colocar uma espécie de cortina de fumaça no problema das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
A Bahia acompanha a tendência nacional. De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), no país a redução dos casos de dengue no Brasil entre janeiro e abril foi de 62,1% em comparação com 2020. A pasta destaca que, até o momento, o Brasil não enfrenta uma epidemia de dengue, pois os casos estão dentro do esperado para o período. O MS contabiliza 279.743 casos.
O ministério destaca que desde o início da pandemia da Covid-19, tem observado uma redução dos registros de casos prováveis e óbitos de dengue. Duas possíveis causas são apontadas pela pasta: a de ser consequência do receio da população em procurar atendimento em uma unidade de saúde; ou a possibilidade de haver subnotificação ou atraso nas notificações das arboviroses, associadas a mobilização das equipes de vigilância e assistência para o enfrentamento da crise sanitária. :: LEIA MAIS »
BAHIA REGISTRA QUEDA DE 13,9% NAS INTERNAÇÕES DE PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS COM COVID-19

A Bahia começou a assistir a uma redução do número de idosos hospitalizados com diagnóstico para Covid-19. As pessoas com 60 anos ou mais representavam no primeiro trimestre do ano 53,1% dos pacientes internados com a infecção pelo novo coronavírus, agora eles correspondem a 39,2%. Uma redução de 13,9%. Enquanto isso, os baianos com idade entre 20 e 49 anos passaram de 26,6% para 35,7% dos internados com a infecção.

Fonte: Secretaria da Saúde da Bahia
Houve redução também em relação aos óbitos confirmados por Covid-19 nessa faixa etária. Em 1º de janeiro de 2021 as pessoas com 60 anos ou mais eram 74,7% das mortas pela doença. Em 17 de janeiro, dia em que foi iniciada a vacinação contra a Covid-19 na Bahia, o índice era ainda maior: 74,9%. Nesta quarta-feira (25), quatro meses depois, o percentual é de 71,9%, segundo dados disponibilizados pela Secretaria da Saúde (Sesab).
No mês de março o estado passou por um agravamento da pandemia da Covid-19 e registrou os índices mais altos de internação pela infecção em todas as idades. Mas desde então houve redução expressiva dos internamentos de idosos. No grupo de pessoas com idade entre 70 e 79 anos a queda das hospitalizações pela doença foi a maior, 81% na comparação de março com maio. Entre os de 60 e 69 anos a redução ficou em 70% e 80 anos ou mais 72%. :: LEIA MAIS »
DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA ATINGE 97% DA ZONA URBANA EM ILHÉUS

Ilhéus conta com cinco estações de tratamento de água – Centro, Distrito, Pontal, Olivença e Banco Central – e três barragens de captação localizadas nos rios Iguape, Santana e Tororomba.
A universalização do fornecimento de água tratada à população é uma realidade em Ilhéus, município do litoral sul do estado. Afinal, lá a cobertura da rede de distribuição chega a 97% da zona urbana e também beneficia mais seis distritos da área rural –Sambaituba, Aritaguá,São José, Couto, Santo Antônio e Banco Central. Outro distrito de Ilhéus é Olivença, única estância hidromineral localizada no litoral brasileiro, também é abastecido pela Embasa por meio de um sistema próprio.
Atualmente, o sistema de abastecimento de água (SAA) de Ilhéus atende 58.991 domicílios, o equivalente a uma população de 174.489 habitantes por meio de uma malha de 519.220 metros de tubulações. Nos últimos 14 anos, graças aos investimentos realizados na ampliação do acesso aos serviços de água, o município teve um incremento de 58,5% no número de ligações de água. Ilhéus conta com cinco estações de tratamento de água – Centro, Distrito, Pontal, Olivença e Banco Central – e três barragens de captação localizadas nos rios Iguape, Santana e Tororomba.









