:: ‘Bahia’
COVID-19: ILHÉUS PRORROGA TOQUE DE RECOLHER ATÉ 1º DE JUNHO

As normas têm o objetivo de conter o avanço da doença no município.
A Prefeitura de Ilhéus prorrogou por mais uma semana o toque de recolher, das 23h às 5h, e as medidas de combate à Covid-19 determinadas no decreto anterior. As normas foram mantidas no período compreendido entre 26 de maio de 2021 até 1º de junho de 2021 e têm o objetivo de conter o avanço da doença no município.
Segundo o novo documento, continua suspensa a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas e amadoras, que promovam contato físico, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Seguem vedados eventos recreativos em logradouros públicos ou privados; cerimônias de casamento; circos; parques; solenidades de formatura; passeatas e afins no período de vigência do decreto.
O último boletim epidemiológico, divulgado na terça-feira (25), contabiliza 17.080 pessoas curadas e 206 pacientes infectados pela Covid-19. Dos 81 leitos de UTI habilitados, 29 abrigam pacientes de Ilhéus e 32 estão ocupados com pacientes oriundos de outras cidades baianas. Os dados são informados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
JERBSON MORAES NAS ELEIÇÕES DE 2022? ATUAL PRESIDENTE DEIXA SUBTENDIDO CANDIDATURA PARA DEPUTADO

Presidente Jerbson Moraes (PSD) poderá ser candidato nas próximas eleições.
O atual Presidente do legislativo ilheense, Jerbson Moraes (PSD), agitou os bastidores político da cidade com a suposta candidatura nas próximas eleições. Durante a 28.ª sessão ordinária que ocorreu hoje (26), o Presidente fez o seguinte comentário:
“Tá chegando a eleição para deputado, governador … E essa casa aqui já teve um Presidente que foi candidato a Deputado Federal e ganhou a eleição: Raimundo Veloso. Então, não se pode subestimar essa casa nessa correria de disputa, porque política é igual nuvem, olha para o céu e mudou tudo”.
Moraes, cumpre seu segundo mandato como vereador na cidade, e venceu a última como o mais votado com 1.512 votos. E tem sido destaque na política ilheense nos últimos anos, e seu nome como deputado estadual ou federal, poderá mudar o rumo da política ilheense.
BAHIA RECEBE REMESSA COM 351.750 DOSES DE VACINAS CONTRA A COVID-19

As doses serão remetidas aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses recebidas anteriormente.
Mais 351.750 doses de vacinas contra a Covid-19 chegarão à Bahia nesta quarta-feira (26). O avião comercial que trará a carga está previsto para pousar no aeroporto de Salvador às 9h45. Toda a remessa foi produzida pela AstraZeneca/Fiocruz. As vacinas serão destinadas para a primeira aplicação do esquema vacinal.
Os imunizantes começarão a ser enviados ainda nesta quarta-feira para as regionais de saúde em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Quando as vacinas chegam nas regionais de Saúde, elas são distribuídas para todos os seus municípios de abrangência, completando assim a entrega.
As doses serão remetidas aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses recebidas anteriormente. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.
Com esta nova carga, a Bahia chega ao total de 6.372.270 doses de vacinas recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.200.750 AstraZeneca/Oxford e 135.720 da Pfizer.
TRANSPORTE INTERMUNICIPAL NA BAHIA SERÁ SUSPENSO TRÊS DIAS ANTES E DEPOIS DO SÃO JOÃO

O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, na noite desta terça-feira (25), durante o programa Papo Correria.
A circulação de ônibus do transporte intermunicipal será suspensa três dias antes e três dias depois do São João, para evitar que as pessoas viajem no período e aumentem as taxas de transmissão do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, na noite desta terça-feira (25), durante o programa Papo Correria.
“Eu me reuni hoje com o secretário de Infraestrutura [Marcus Cavalcanti] e ele irá publicar a portaria com os detalhes nos próximos dias. Alguns dias antes do São João, vamos proibir a colocação de horários extras e estipular a lotação máxima dos ônibus de 70%. Nos dias mais próximos ao São João, três dias antes e depois, nós vamos suspender totalmente o transporte. Então, funcionará dessa forma para não prejudicar quem precisa fazer uma viagem por necessidade de saúde ou de trabalho, sem estimular que as pessoas se locomovam com a intenção de se aglomerarem em festas e reuniões vinculadas ao período das festas juninas”, afirmou o governador.
Rui também fez um apelo aos comerciantes em decorrência do aumento das taxas de contaminação na Bahia. “Nos ajudem a reduzir os casos de covid-19. Não deixem entrar nas suas lojas quem estiver sem máscara, higienize a mão das pessoas ao entrarem e mantenha a higienização e o álcool gel acessível a todos. Vamos fazer um mutirão pela vida, um mutirão pela saúde, um mutirão pela redução dos casos. Com a sua participação, a gente chega lá, com fé em Deus”, disse.
Sputnik V :: LEIA MAIS »
PREFEITURA DE IBICUÍ REGISTRA PREJUÍZO DE R$5 MILHÕES POR CAUSA DO CANCELAMENTO DOS FESTEJOS JUNINOS

Comerciantes e prestadores de serviços relatam perdas e dificuldades com a suspensão das festas.
Pelo segundo ano consecutivo, os festejos juninos estão suspensos na Bahia. Em Ibicuí, na região sul, as perdas em volume de negócios chegam a cerca R$ 5 milhões por causa do cancelamento, segundo informações da prefeitura municipal. A cidade é uma das mais procuradas no estado, nesta época do ano.
Segundo o prefeito de Ibicuí, Marcos Galvão, o prejuízo é imenso para a cidade. “Vamos para o segundo ano que Ibicuí não se veste para o São João. Quem conhece nossa cidade e nossa história, sabe como ela se prepara e se transforma para os festejos juninos. É triste”, comenta.
Quem também sentiu o impacto do cancelamento do São João foi o motorista Davi Malta. Ele alugava casas para turistas durante o período. “Com a falta desse dinheiro as contas apertam, porque já fazia uma programação com o dinheiro do São João”, explicou.
Os festejos juninos não serão permitidos na Bahia por causa da pandemia Covid-19. A decisão foi anunciada na semana pelo governador Rui Costa, que afirmou também que o transporte intermunicipal será suspenso entre os dias do São João e São Pedro, para evitar aglomerações no interior.
BEBÊ MORTO É ENCONTRADO DENTRO DE CASA EM JEQUIÉ; MÃE É UMA MENINA DE 11 ANOS

Polícia apura morte e as circunstâncias em que a garota engravidou.
Um bebê de apenas um mês foi encontrado morto dentro de uma casa em Jequié, no sudoeste da Bahia. A mãe da criança é uma menina de 11 anos de idade. A Polícia Civil investiga a morte do bebê e as circunstâncias em que a garota engravidou.
Segundo a polícia, no último sábado (22), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado por vizinhos. Ao chegar ao local, a equipe encontrou o bebê morto.
De acordo com o Samu, a morte da criança provavelmente foi natural, porém, a causa está sendo investigada. O bebê não tinha registro de nascimento.
Os profissionais de saúde perceberam no local que a mãe era uma criança e acionaram a polícia. De acordo com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Jequié, ela tem somente 11 anos de idade.
A situação, que se enquadra como crime de estupro de vulnerável, também passou a ser investigada pela polícia.
CERCA DE 70 MIL DOSES CONTRA A COVID-19 FORAM APLICADAS NOS GRUPOS PRIORTÁRIOS EM ILHÉUS

Desse total, 45.405 doses correspondem ao primeiro ciclo e 22.551 referem-se ao segundo ciclo do esquema vacinal.
Ilhéus aplicou 67.956 doses da vacina contra a Covid-19 até o momento, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Desse total, 45.405 doses correspondem ao primeiro ciclo (D1) e 22.551 referem-se ao segundo ciclo (D2) do esquema vacinal dos grupos prioritários. Os dados também são divulgados diariamente no painel de acompanhamento da cobertura vacinal Covid-19 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Balanço – Conforme a Sesau, dos dias 17 a 21 de maio foram ministradas 699 unidades da vacina referentes à primeira dose e 4.139 doses de reforço. No total, foram imunizadas 4.838 pessoas, entre pacientes com hipertensão arterial sistêmica; obesidade mórbida; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; transplantados; pacientes diabéticos; renais crônicos e com cirrose hepática.
No período mencionado também foram imunizados portadores de Síndrome de Down; hemoglobinopatia; pneumopatia; trabalhadores do transporte coletivo; profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior; servidores da limpeza pública; profissionais das forças de segurança e salvamento; puérperas; idosos; pessoas com deficiência e imunossuprimidos. :: LEIA MAIS »
GOVERNO DA BAHIA PRORROGA TOQUE DE RECOLHER ATÉ 1º DE JUNHO EM TODO O ESTADO; VEJA MEDIDAS

A restrição da locomoção noturna de pessoas está mantida das 21h às 5h, em toda a Bahia e em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos decretos municipais.
O governo da Bahia prorrogou o toque de recolher em todo o estado até o dia 1º de junho. A medida, que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus, foi publicada em decreto neste domingo (23), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE).
A restrição da locomoção noturna de pessoas está mantida das 21h às 5h, em toda a Bahia, e em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos decretos municipais.[Confira relação abaixo]
Nas regiões da Chapada, Oeste, Sudoeste e Extremo-Sul, as medidas de restrição de locomoção têm validade das 20h às 5h.
Nos municípios onda a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantiver igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h.
O funcionamento de bares e restaurantes deve ficar limitado às 19h todos os dias, até 1º de junho. A venda de bebida alcoólica em fica proibida, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 28 maio até 5h de 31 de maio. A exceção fica para regiões que alcancem a taxa de 75% ou menos de ocupação de leitos de UTI, durante cinco dias consecutivos.
Aulas
As unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para tanto, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos.
FISCALIZAÇÃO ENCERRA FESTA CLANDESTINA NO LITORAL NORTE DE ILHÉUS

Agentes do setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Ilhéus, efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e guarnições da Polícia Militar encerraram na noite do sábado (22) uma festa no estilo “paredão” na localidade conhecida como Prainha, litoral norte da cidade. O evento clandestino também aconteceu no dia anterior, no Morro de Pernambuco, e cerca de 200 pessoas sem máscara foram dispersadas dos locais, após descumprirem as normas de prevenção à Covid-19 estabelecidas no município, com toque de recolher e proibição de eventos que envolvam aglomeração.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) explica que o momento é de alerta, visto que a taxa de ocupação de leitos de UTI na região voltou a apresentar curva crescente, bem como o número de casos confirmados. Ademais, foi identificada a variante indiana do coronavírus na última semana, no estado do Maranhão. A Administração Municipal conta com a colaboração da população para cumprir os protocolos de saúde e explica que denúncias de aglomerações podem ser feitas através do número 190. :: LEIA MAIS »
APÓS VILAS-BOAS COGITAR FECHAMENTO DE CERVEJARIAS NA BAHIA, RUI DESAUTORIZA SECRETÁRIO: “NÃO HÁ HIPÓTESE”

O secretário da Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas, avaliou, em entrevista à TV Bahia na manhã desta segunda-feira (24), o fechamento de cervejarias como medida de combate ao avanço da Covid-19. No entanto, o governador Rui Costa (PT) “desautorizou” Vilas-Boas.
“Sobre essa declaração eu não tomei conhecimento e nem concordo com ela. Não há análise de fechar fábrica de cerveja no estado na Bahia”, garantiu o chefe do Executivo baiano, em entrevista à rádio Metrópole, há pouco.
“Não está em cogitação. Primeiro que isso não tem eficácia nenhuma. Não há essa hipótese. O que fizemos foi ligar a sirene de alerta e suspender bebidas alcoólicas na sexta, sábado e domingo”, acrescentou o petista.
Em seguida, o secretário negou em suas redes sociais que tenha dito em fechamento de fábricas de cerveja.
Em momento algum eu sugeri fechamento de fábricas de cerveja. Meu comentário foi um mero exercício de retórica, em cima de 2020 ter sido o ano que mais vendeu cerveja e o papel do álcool nas aglomerações.
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) May 24, 2021









