WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Bahia’

COVID-19: ILHÉUS REDUZ OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI COM 62% DA POPULAÇÃO ELEGÍVEL VACINADA

Expectativa é que até o final do ano, com a chegada de novas remessas de vacinas para a Bahia, cerca de 90% dos ilheenses elegíveis (acima de 18 anos) estejam vacinados e a cidade chegue ao status de controle da pandemia.

A secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Ilhéus (Sesau) atualizou as informações do número de ilheenses vacinados contra a Covid-19 e da ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pela população da cidade. De acordo com o órgão, até o final do dia de hoje, 16 de junho, Ilhéus chega à marca de 62 mil ilheenses elegíveis (acima de 18 anos) vacinados, o correspondente a 62% dessa população, conforme os últimos dados de densidade demográfica de Ilhéus informados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicados em 2010.

A Sesau avalia que o avanço da vacina e das ações restritivas e de prevenção adotadas pelo município, refletiram no decréscimo gradativo de internações por ilheenses em leitos de UTI. A ocupação ddesse público nos dois últimos meses varia de 28% a 38%. Segundo a última informação repassada, do dia 15 de junho, dos 81 leitos de UTI existentes na cidade, 39,5% são ocupados por ilheenses, o que corresponde a 32 internações. Ao todo, 68 leitos de UTI estão ocupados. Trinta e seis pacientes internados são de outros municípios.

Já no dia 31 de maio, Ilhéus ocupava 23 leitos de UTI, 28,4% dos 81 existentes, mês em que a ocupação de leitos por ilheenses variou de 30% a 39%. Já em junho, o cenário mostrou uma redução, uma vez que a ocupação de leitos de UTI por pessoas de Ilhéus ficou, prevalentemente, entre 29,6% e 32% de ocupação. :: LEIA MAIS »

MUNICÍPIOS DE COARACI, ALMADINA E ITAPITANGA PROÍBEM FOGUEIRAS E FOGOS DE ARTÍFICIO APÓS RECOMENDAÇÃO DO MP

O Ministério Público estadual expediu recomendação aos Municípios de Coaraci, Almadina e Itapitanga para que coíbam a realização de festejos juninos nas cidades e proíbam a população de acender fogueiras assim como soltar fogos de artifício. Além disso, os Municípios devem adotar medidas para conscientização da população a respeito das medidas para evitar a propagação do coronavírus. As recomendações foram acatadas pelos Municípios.

“Os fogos de artifício podem agravar ainda mais a necessidade do uso das emergências hospitalares com a intensificação da demanda na unidade de queimados. Já a fumaça das fogueiras pode agravar a situação causada pelo vírus Sars-Cov-2 causador da Covid-19”, destacou o promotor de Justiça Inocêncio de Carvalho Santana, autor das recomendações. Os Municípios também deverão suspender a concessão de alvará para barracas de venda de fogos, bem como de sua comercialização, e aumentar a fiscalização com o objetivo de evitar aglomerações adotando as medidas legais, na eventualidade, da prática dos crimes previstos nos tipos penais do art. 267 (pandemia), art. 268 (infração de medida sanitária preventiva) e art. 269 (omissão de notificação de doença).

As recomendações também foram expedidas para a Guarda Municipal e para a Polícia Militar de Coaraci, Almadina e Itapitanga.

RUI ANUNCIA CONVOCAÇÃO DE 611 RESERVISTAS DA PM E 54 INVESTIGADORES PARA REFORÇAR SEGURANÇA PÚBLICA

O governador da Bahia Rui Costa (PT) anunciou, durante o programa Papo Correria da noite da última terça-feira (15), a convocação de 611 reservistas da Polícia Militar (PM) para reforçar a segurança pública do estado. O gestor também anunciou a nomeação de 54 investigadores da Polícia Civil.

De acordo com Rui, os reservistas voltarão a atuar em cargos não operacionais. O objetivo da medida é melhorar o trabalho da PM nas ruas, com a liberação de profissionais que hoje atuam em regime administrativo. A lista com os nomes será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (16).

Após as nomeações dos investigadores, a área de segurança pública passa a contar com 237 novos profissionais somente no último ano, entre delegados, investigadores e escrivães.

Esta é a segunda nomeação para a Polícia Civil da Bahia referente ao último concurso público do órgão. O certame foi organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho (Fundação Vunesp), contratada pela Secretaria da Administração (Saeb).

BAHIA RECEBERÁ 300 MIL DOSES DA VACINA SPUTNIK V EM JULHO

acordo foi divulgado nesta terça-feira (15), em reunião entre representantes do Fundo Soberano Russo e governadores do Nordeste, e anunciado pelo governador Rui Costa durante o Papo Correria.

No mês de julho, a Bahia receberá 300 mil doses da vacina russa Sputnik V. O acordo foi divulgado nesta terça-feira (15), em reunião entre representantes do Fundo Soberano Russo e governadores do Nordeste, e anunciado pelo governador Rui Costa durante o Papo Correria. O Fundo confirmou para o início de julho o envio das primeiras doses e informou que entregará até o fim de junho o cronograma de distribuição das doses.

“Aplicando as duas doses, teremos 150 mil pessoas imunizadas. Ainda nesta semana, nós vamos definir quatro ou cinco cidades onde vamos aplicar essas vacinas em toda a população adulta acima de 18 anos e que ainda não foi vacinada. Resolvemos concentrar essa vacina em alguns municípios para gerar um efeito demonstração. Após a vacinação, nós vamos fazer a coleta dos dados e apresentar para o Brasil e para o mundo inteiro os resultados, mostrando a da eficácia dessa vacina que já vem sendo aplicada com sucesso em vários países”, afirmou Rui.

Em março, o consórcio de governadores do Nordeste formalizou a compra de 37 milhões de doses da Sputnik V. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, com restrições, a importação do imunizante. Num primeiro momento, as vacinas serão para apenas 1% da população de cada um dos seis estados do Nordeste que fizeram o pedido à Anvisa: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí.

HOMEM SUSPEITO DE MATAR JOVEM DE 23 ANOS COM GOLPES DE FACAS NA CABEÇA E NO PESCOÇO EM SALVADOR É PRESO EM ILHÉUS

Segundo a polícia, suspeito de 44 anos estava com mandado de prisão em aberto. Crime aconteceu em janeiro de 2020, na Boca do Rio, na capital baiana.

Um homem de 44 anos foi preso nesta segunda-feira (14), por policiais da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Ilhéus, no sul da Bahia, suspeito de atacar e matar a jovem Rafaela Lima Souza, de 23 anos, com golpes de facas, em Salvador.

Segundo informações da Polícia Civil, o homem, que teve o mandado prisão cumprido nesta segunda, era investigado pela Delegacia de Homicídios (DH) Atlântico, que apurava o crime ocorrido em janeiro de 2020, na Boca do Rio.

Na oportunidade, Rafaela Lima de Souza, que foi atingida na cabeça e no pescoço, chegou a ser socorrida e levada para o Hospital geral do Estado (HGE), mas não resistiu.

Com o cumprimento do mandado expedido pela 2ª Vara Crime, o suspeito foi submetido aos exames de lesões corporais e teve a prisão comunicada à Justiça.

ALBA SUSPENDE RECESSO PARLAMENTAR DE JULHO E PROGRAMA CALENDÁRIO DE VOTAÇÕES

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) irá suspender, pelo segundo ano consecutivo, o recesso parlamentar do mês de julho. A informação foi confirmada pelo presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD). A decisão tem por base o fato de as votações sessões estarem acontecendo em ambiente virtual, sem a necessidade de deslocamento dos parlamenteares, e sob demanda, por meio de convocação extraordinária

O presidente garantiu que as lideranças partidárias e dos blocos de situação e oposição estão negociando um calendário de votações, com foco em propostas de lei protocoladas na Casa pelos próprios deputados. A listagem contempla apreciações até o próxima dia 6 de julho. De acordo com o Regimento Interno da Casa, o recesso seria iniciado no primeiro dia do mês de julho.

Nesta terça-feira (14), conforme convocação publicada no Diário Oficial, a pauta de votação contempla quatro projetos de autoria do Executivo, além da renovação do decreto de calamidade pública, em função das necessidades geradas pela pandemia, do município de Ribeira do Pombal.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enviada pelo Executivo no mês de maio, não deve integrar a lista de projetos pautados para as próximas semanas.

A AL-BA adotou o plenário virtual em março de 2020. Como medida de controle à proliferação da Covid-19, o acesso do público externo à sede do Legislativo baiano permanece suspenso até final de julho. A decisão foi confirmada pela Mesa Diretora na semana passada.

INFLUENZA: SAÚDE CONVOCA NOVOS PÚBLICOS PARA IMUNIZAÇÃO CONTRA A GRIPE

É preciso respeitar um intervalo de 14 dias entre a data de recebimento da vacina contra a Covid-19 e a da Influenza.

A secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus (Sesau) está convocando o público da terceira etapa da campanha de imunização contra a Influenza para receber a vacina. Até o dia 9 de julho, serão imunizadas pessoas com comorbidades e com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

As vacinas contra a Influenza serão ofertadas nas seguintes salas de imunização: CAE III; PSF Conquista; UBS Joaquim Sampaio; UBS Euler Ázaro; UBS Banco da Vitória; UBS Posto Sarah Kubitscheck; PSF Nelson Costa; UBS Hernani Sá; PSF Nossa Senhora da Vitoria; PSF Ilhéus II; e UBS Olivença.

A Sesau orienta que é preciso respeitar um intervalo de 14 dias entre a data de recebimento da vacina contra a Covid-19 e a da Influenza.

Para o recebimento da vacina, o usuário deve apresentar documentos como CPF, cartão de vacinação (se tiver), cartão do SUS, o comprovante de residência, e, no caso de pessoas com comorbidade ou deficiência permanente, a cópia do laudo ou relatório médico; no caso do público restante, apresentação de documento válido que comprove a condição profissional.

Serviço:  Vacinação contra a Influenza :: LEIA MAIS »

BAHIA: FILHA JOGOU ÁGUA FERVENTE NA MÃE APÓS SER ACUSADA DE NÃO TER FEITO REPASSE DO BENEFÍCIO DO GOVERNO FEDERAL, DIZ POLÍCIA

Caso aconteceu em Jaguaquara, na região sudoeste. Filha arremessou a panela com água fervente na própria mãe durante uma discussão.

A mulher de 27 anos presa em flagrante depois de jogar água fervente na mãe, de 49, foi acusada pela vítima, de não ter repassado um valor referente ao benefício concedido pelo governo federal. O caso ocorreu nesta quinta-feira (10), na cidade de Jaguaquara, distante 336 quilômetros de Salvador.

Segundo informações do delegado Chardison Castro de Oliveira, a filha arremessou a panela com água durante uma discussão. A mãe reclamava que a mulher estaria recebendo o benefício do governo federal e não repassava para ela.

Segundo informações da polícia, a vítima teve queimaduras de 1° e 2° grau e está internada em uma unidade de saúde. O delegado Chardison Castro de Oliveira, titular de Jaguaquara, informou que enviou uma equipe à unidade hospitalar para coletar depoimentos de testemunhas.

A autora da agressão foi encontrada horas depois do crime, no distrito de Piabanha, na zona rural de Jaguaquara. Ela fez exame de lesões corporais e está presa na DT/Jaguaquara, à disposição da Vara Criminal.

DESENVOLVIMENTO DE ITABUNA E REGIÃO FOI A PAUTA DA ENTREVISTA DO PREFEITO AUGUSTO CASTRO A RÁDIO BAHIANA DE ILHÉUS

Prefeito de Itabuna concedeu entrevista por telefone a Rádio Bahiana nesta quinta (10)

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, falou nesta quinta-feira (10) durante entrevista no Programa Falando Direito, da Rádio Bahiana de Ilhéus AM1310, sobre as novas obras para o município. Dentre elas a implantação do Centro de Imagem, no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães que será entregue no aniversário da cidade, 28 de julho, e a construção do complexo educacional.

Augusto Castro anunciou  a reinauguração da nova Policlínica Municipal localizado na Avenida Beira Rio, que contará com um Day Hospital  – unidade voltada para realização de procedimentos cirúrgicos de pequeno e médio porte que demandem curta permanência de internamento do paciente no máximo 12 horas após a realização da cirurgia -, a reabertura do Novo Hospital Cemepi, através de emenda parlamentar do Deputado Federal Paulo Magalhães (PSD).

Segundo o gestor Itabunense, além dos investimentos na infraestrutura, saúde, educação, em tempos de pandemia, a Prefeitura de Itabuna através da Secretária de Promoção Social tem feito ações nas comunidades mais carentes. Cerca de 22 mil quilos de peixe foram distribuídos, entregas mensais de cestas básicas, além do auxílio emergencial municipal para mais de 3 mil cidadãos.

DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO

Questionado sobre desenvolvimento da região cacaueira, Augusto Castro acredita muito no potencial da macrorregião, e investimentos como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), a construção do Porto Sul, intensifica ainda mais crescimento da região, contribuindo na formação de emprego e renda.

“Itabuna está em uma localização estratégica boa, cortada pelas BR-101 e 415. Já  Ilhéus se tem a zona litoral toda, então da para unir essa região num proposito. Um crescimento econômico, unificando cidades da região”. Disse Augusto, que quando Deputado foi o autor do projeto de lei para formar uma região metropolitana do sul da Bahia.

Conforme o projeto, 13 municípios comporão essa nova unidade geoeconômica, social e cultural: Almadina, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, São José da Vitória e Uruçuca.

DUPLICAÇÃO ILHÉUS – ITABUNA

O trecho de 19 quilômetros de extensão, que faz a ligação entre os municípios  é fundamental para o desenvolvimento da região sul, a obra contará com recursos próprios do Governo do Estado, com estimativa inicial de 150 milhões de reais.

O trecho deixará de ser uma BR para se transformar em uma nova rodovia estadual (BA). Ela será integrada à BR-415 através de pontes incluídas no projeto da obra.

De acordo com Augusto Castro, a obra é essencial para o desenvolvimento, da mobilidade urbana de Itabuna, Ilhéus e todas as cidades vizinhas.  “O governador está de parabéns de como definiu esse novo modal, da BA 649, uma nova BA”, salientou.

BAHIA: DOIS IRMÃOS SÃO PRESOS APÓS CONFESSAREM TER MATADO PAI

Caso aconteceu nesta quarta-feira (9), na cidade de São José da Vitória. De acordo com o registro de ocorrência, dupla alegou ter assassinado o pai, porque a vítima havia tentado golpear um dos filhos com um facão.

Dois irmãos foram presos nesta quarta-feira (9) após confessarem tem matado o pai na cidade de São José da Vitória, no sul da Bahia.

Segundo a Polícia Civil, policiais militares apresentaram, na Delegacia Territorial de São José da Vitória, integrante da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna), dois homens que confessaram ter matado o pai, Agnaldo da Cruz Matos, de 42 anos.

De acordo com o registro de ocorrência, a dupla alegou ter assassinado o pai, porque a vítima havia tentado golpear um dos filhos com um facão.

Foram apreendidos uma espingarda calibre 32, um cutelo, um celular, munições e uma bucha com substância análoga a maconha. Foi lavrado o auto de prisão em flagrante da dupla.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia