WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Bahia’

COVID-19: DECRETO PROÍBE FOGUEIRAS, FOGOS E VENDA DE BEBIDA ALCOÓLICA EM ILHÉUS

O documento entra em vigor nesta quarta-feira (23), com validade até o dia 29 de junho de 2021.

A Prefeitura de Ilhéus vai publicar na edição do Diário Oficial desta terça-feira (22) decreto com novas medidas de enfrentamento da Covid-19. As regras ficarão em vigência entre 23 e 29 de junho, mantendo o toque de recolher das 23h às 5h. A norma proíbe ainda o acendimento de fogueiras e a venda e queima de fogos de artifício até 27 de junho. Conforme o texto, fica suspensa a comercialização de bebidas alcoólicas, inclusive por sistema de entrega em domicílio, das 18h do dia 25 de junho até às 5h do dia 28 de junho de 2021.

De acordo com o documento, também fica vedada a utilização de caixas térmicas, de isopor, coolers e similares para guarda e manutenção de bebidas alcoólicas, em vias públicas, após às 20h30, entre os dias 23 e 29 de junho. A medida visa desestimular a permanência nos logradouros e equipamentos públicos, em atendimento ao toque de recolher e às medidas restritivas para conter aglomeração e o contágio pela Covid-19.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo bares, restaurantes e similares, deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência. Também estão autorizados, excepcionalmente, desde que respeitados os protocolos sanitários e em atendimento ao disposto no decreto estadual nº 20.400/21, os eventos exclusivamente científicos, profissionais e institucionais, com público limitado de 50 pessoas. :: LEIA MAIS »

EMPRESA DO SETOR DE ALIMENTOS PRETENDE INVESTIR R$121 MILHÕES EM DUAS UNIDADES DO SUL DO ESTADO

A Barry Callebaut Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios assinou um protocolo de intenções com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A empresa pretende investir R$ 121 milhões nas suas duas unidades produtivas, uma no Distrito Industrial de Itabuna e outra no Distrito Industrial de Ilhéus.

Atualmente, a Barry possui 1.065 colaboradores e produz cacau em pó, manteiga, líquor e torta de cacau. Com a modernização e ampliação da produção de ambas as unidades, a empresa deve gerar mais 86 empregos.

“Uma boa notícia para toda a cadeia do cacau, na região sul do estado, um investimento que pretende dinamizar e aumentar a sua produção, e ampliar, ainda mais, o seu quadro de funcionários”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal.

Além disso, explica Leal, com o investimento, a empresa vai manter a capacidade instalada de moagem de 60 mil toneladas ao ano de amêndoas de cacau e deve incrementar o faturamento em R$ 350 milhões/ano. :: LEIA MAIS »

PRESIDENTE DA CÂMARA ACOMPANHA TRABALHO DE VISTORIA TÉCNICA EM ÁREAS DE RISCO NOS ALTOS E MORROS DE ILHÉUS

 

Acompanhado de uma representação do 5º GBM – Guardião da Costa do Dendê à Costa do Cacau, o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), participou de uma vistoria técnica à localidades que são consideradas de risco no município de Ilhéus. A proposta é empreender ações preventivas para resguardar a segurança da população que mora nas adjacências destas regiões. Moraes citou como exemplo o Alto do Amparo. A comunidade está entre os 26 morros e uma das 48 áreas com alto risco de deslizamento de encosta e deve receber obras emergenciais do município. Os altos do Carvalho, Coqueiro, Nerival, Legião e Tapera também foram vistoriados.

“O que estamos fazendo com esta visita é cumprir a missão constitucional no que tange a execução de atividades de Defesa Civil, notadamente preventiva, com a iminência das chuvas previstas para o corrente mês”, destacou o presidente da Câmara. Ele esteve acompanhado do Comandante do 5º GBM, Ten Cel Ednei Factum, dos Oficiais Ten BM Nunes, chefe do Setor de Defesa Civil, e Asp BM Kruschewsky, coordenador de área. A proposta também foi ouvir as reinvindicações da população local, providenciando articulação junto a prefeitura e governo estadual para melhorar a qualidade de vida de quem reside nos altos e morros de Ilhéus.

VACINAÇÃO: ILHÉUS APLICOU CERCA DE 90 MIL DOSES CONTRA A COVID-19

Dessas doses, aproximadamente 60% foram aplicadas como D1.

O balanço parcial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) aponta que Ilhéus aplicou 88.296 doses contra a Covid-19 até o momento, somando a primeira e segunda dose. Desse total, 62.599 correspondem ao primeiro ciclo (D1) e 25.697 referem-se ao segundo ciclo (D2) do esquema vacinal dos grupos preconizados pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI). Os dados também são divulgados diariamente no painel de acompanhamento da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Balanço semanal – De acordo com a Sesau, dos dias 14 a 18 de junho foram ministradas 2.458 unidades da vacina referentes à primeira dose e 1.331 doses de reforço. No total, foram imunizadas 3.789 pessoas, entre profissionais do Ensino Superior; gestantes; puérperas; lactantes; pessoas com comorbidades; trabalhadores da saúde; idosos e população residente na zona rural.

A primeira dose já foi aplicada em pouco mais de 60 mil pessoas, o que corresponde a cerca de 70% da população elegível. Mesmo com o avanço da vacinação no município, a Sesau reitera a importância de manter as medidas de prevenção contra a Covid-19, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico (social).

Balanço semanal da vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus

Data 14/06 15/06 16/06 17/06 18/06
Dose D1 D2 D1 D2 D1 D2 D1 D2 D1 D2 Total
Oxford/AstraZeneca 737 16 19 22 904 37 196 1.071 357 58 3.417
CoronaVac 3 9 8 9 32 11 69 141
Pfizer 16 125 48 30 12 231
Total 756 25 144 30 952 46 226 1.103 380 127 3.789
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (Sesau)

FORD PAGA INDENIZAÇÃO DE R$ 3,15 BILHÕES AO GOVERNO DA BAHIA

Pagamento foi acordado entre as partes após a montadora fechar a fábrica de Camaçari.

A Ford pagou indenização de R$ 2,15 bilhões ao governo do Estado da Bahia nesta sexta-feira (18). O valor foi acordado entre as partes depois que a montadora decidiu encerrar sua produção no Brasil.

A indenização foi paga 5 meses depois de a Ford anunciar a saída do país e o fechamento do Complexo Industrial Ford Nordeste, construído em Camaçari, na Bahia. O pagamento foi confirmado pelo governo do Estado, em nota.

Segundo o governo baiano, a Ford aceitou fazer o pagamento porque havia assinado um contrato em 2014 comprometendo-se a realizar investimentos no complexo industrial de Camaçari como uma contrapartida a ações de fomento e financiamento de capital de giro instituídas pelo governo baiano. Os valores desse contrato serviram de parâmetro para a indenização, depois de corrigidos pela inflação.

Em nota, a Ford disse que “confirma que celebrou acordo com o Governo da Bahia no montante de R$ 2,15 bilhões e que o pagamento foi feito integralmente na data de hoje”.

Na Bahia, a Ford fabricava os modelos Ka e Ecosport e empregava cerca de 4.000 pessoas. A montadora também fez um acordo para indenizar esses trabalhadores.

Eis a íntegra da nota do governo da Bahia:

:: LEIA MAIS »

COMEÇA HOJE (21) SUSPENSÃO DO TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DURANTE O PERÍODO DO SÃO JOÃO; VEJA

Ficou suspensa a partir da 0h desta segunda, a circulação e a saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, público e privado.

Começou a valer na madrugada desta segunda-feira (21) a suspensão do transporte coletivo intermunicipal rodoviário e hidroviário, em toda a Bahia, no período junino. Segundo o governo, a restrição tem o objetivo de evitar a disseminação da Covid-19 e vale até as 5h de 28 de junho.

Ficaram suspensas, a partir da 0h desta segunda, a circulação e a saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A partir das 9h, fica suspensa também a chegada desses veículos.

Além disso, a circulação de ferry-boats fica proibida das 20h desta segunda até as 5h de 28 de junho, em todo território baiano.

De 28 de junho a 4 de julho, a circulação, a saída e a chegada dos transportes serão permitidas, desde que a ocupação seja limitada a 70% da capacidade. Não haverá disponibilização de transportes extras.

O governo informou que a fiscalização do decreto é de responsabilidade da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba).

ILHÉUS RETOMA VACINAÇÃO VIA DRIVE-THRU PARA PESSOAS COM 47 ANOS OU MAIS NESTA SEGUNDA (21)

As doses serão ofertadas enquanto durar o estoque em cada local.

Pessoas com idade igual ou superior a 47 anos receberão a primeira dose da CoronaVac nesta segunda-feira (21) em Ilhéus. A vacinação acontece nos pontos de drive-thru montados na Avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções, e na Praça São João Batista, no Pontal, das 8h às 13h. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), foram repassadas 1.020 doses do imunizante, que serão ofertadas enquanto durar o estoque em cada local.

Documentação – O público 47+ deve apresentar CPF; cartão do SUS; comprovante de residência e cartão de vacinação, caso possua.

Serviço

Drive-thru de vacinação (1ª dose CoronaVac)

Horário: Das 8h às 13h

Pontos:

– Avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções

– Praça São João Batista, Pontal

COVID-19: VACINAÇÃO NA BAHIA PASSA A SER SOMENTE POR CRITÉRIO DE IDADE

Decisão foi tomada nesta quinta-feira (17) em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

A vacinação contra a Covid-19 na Bahia passará a ser feita apenas por critérios etários. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (17) em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa que reúne gestores de saúde municipais e do Estado.

Com esta deliberação, a distribuição das vacinas seguirá apenas de forma proporcional à população de cada município e não mais será levado em conta o percentual de vacinação da influenza de anos anteriores mais o quantitativo de pessoas em grupos prioritários.

A decisão deve passar a valer a partir de amanhã com a publicação da nova resolução no Diário Oficial do Estado. A remessa de novos lotes de vacinas que chegarão nesta sexta-feira (18) já será distribuída seguindo este novo critério.

“A decisão foi tomada em função de várias assimetrias identificadas na distribuição das vacinas, com alguns municípios já tendo imunizado, com a primeira dose, cerca de 80% da sua população alvo e outros com apenas 20%”, explica o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

VILAS-BOAS PEDIRÁ AUTORIZAÇÃO PARA RATEIO DE VACINAS POR IDADE E PROPORCIONALIDADE DA POPULAÇÃO

Secretário de Saúde da Bahia fez coro a críticas de Leo Prates, titular da pasta municipal, ao questionar critérios de distribuição do governo federal.

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que pedirá autorização da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para que a distribuição das vacinas contra a Covid-19 levem em conta a proporcionalidade da população das cidades e obedeça à fila por idade. Em publicação no Twitter, o secretário disse que os critérios do Ministério da Saúde para a partilha dos imunizantes têm induzido a “assimetrias cada vez mais graves entre os municípios”.

Vilas-Boas informou que se reunirá nesta quarta-feira (17) com a CIB.

“Os critérios do Ministério da Saúde para distribuição das vacinas tem induzido assimetrias cada vez mais graves entre os municípios. Convoquei para hoje uma reunião extra da CIB, para que passemos a distribuir proporcional ao % da população do município, e exclusivo por idade”, escreveu o secretário.

Em entrevista a Rádio Metropole na última terça (15), o secretário municipal de Salvador, Léo Prates, já havia questionado os critérios de rateio das vacinas adotados pelo pasta federal. Para ele, está havendo uma distribuição desigual de doses de vacinas a estados e municípios :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: NOVO DECRETO MANTÉM TOQUE DE RECOLHER ATÉ 22 JUNHO

O novo decreto entra em vigor nesta quarta-feira (16) e mantém o toque de recolher das 23h às 5h.

A Prefeitura de Ilhéus prorrogou por mais uma semana as medidas de enfrentamento da Covid-19 no município. O novo decreto entra em vigor nesta quarta-feira (16), com validade até o dia 22 de junho de 2021. A norma mantém o toque de recolher das 23h às 5h, com o objetivo de conter o avanço da doença.

O prefeito Mário Alexandre destaca que as ações são definidas de acordo com o cenário epidemiológico do município. “Essas medidas são necessárias para manter a taxa de contaminação baixa e prestar uma assistência adequada às pessoas que necessitam de atendimento. Mas precisamos do apoio da população. O uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social são obrigatórios”.

De acordo com o texto, os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo bares, restaurantes e similares, deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência. Também fica permitida a comercialização de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) e no final de semana (sábado e domingo), das 5h até as 23h, durante o período de vigência do decreto. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia