WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


PREFEITURA DE ILHÉUS RECUPERA ESTRADA DO RIO DE ENGENHO; VILA CACHOEIRA E JAPU SERÃO AS PRÓXIMAS

A secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) da Prefeitura de Ilhéus, retomou os trabalhos para a recuperação de estradas, dessa vez em todo o trecho da estrada vicinal do Rio do Engenho. A equipe está em campo operacionalizando cinco caçambas e máquinas como uma patrol, uma retroescavadeira e um rolo. A conclusão do serviço depende das condições do tempo, para que as máquinas operem sem chuvas. De acordo com o cronograma da Seinfra, as próximas estradas a serem beneficiadas com o serviços são Vila Cachoeira e Japu.

“Nossas equipes estão realizando os serviços de recuperação de estradas, conforme o cronograma. Aprimorar os acessos aos distritos, com estradas melhoradas e com trafegabilidade, é a nossa tarefa”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

ITABUNA: BARES, RESTAURANTES,CINEMA, BEBIDA ALCOÓLICA E SOM AO VIVO ESTÃO LIBERADOS ATÉ ÁS 22 HORAS

A Prefeitura de Itabuna cedeu à pressão de donos de bares e restaurantes e liberou a abertura destes estabelecimentos até as 22h, com venda de bebidas alcoólicas e som ambiente ao vivo. O município também liberou a reabertura das salas de cinema do Shopping Jequitibá. A decisão foi tomada em reunião nesta quinta (29) da qual nenhum representante da área de Saúde do município participou.

Negociaram com os donos de bares e restaurantes os secretários Ricardo Xavier (Indústria, Comércio, Emprego e Renda), Josué Brandão Junior (Governo) e Almir Melo Jr (Infraestrutura e Urbanismo), encarregados de receber a comissão de representantes do segmento econômico pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). Os empresários fizeram protesto saindo do Jardim do Ó até o Centro Administrativo Firmino Alves, sede da Prefeitura.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS INICIA VACINAÇÃO CONTRA A COVID- 19 PARA PORTADORES DE HIV

Os pacientes foram imunizados com a vacina Oxford/AstraZeneca.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio do Centro de Tratamento e Acolhimento (CTA), iniciou na quarta-feira (28) a campanha da vacinação contra a Covid- 19 para usuários do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, ofertando a 1ª dose do imunizante aos pacientes portadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação ocorreu em atendimento aos protocolos do Ministério da Saúde. Os pacientes foram imunizados com a vacina Oxford/AstraZeneca.

O grupo foi elencado na lista de prioridade para receber a vacina nesta etapa da campanha, que também visa imunizar pacientes com comorbidades específicas. O Programa IST/AIDS e Hepatites Virais funciona no CAE III, antigo Sesp, situado à Avenida Canavieiras. A iniciativa pretende reduzir o risco de hospitalização e, consequentemente, óbito entre pessoas dos grupos mais vulneráveis.

EM SESSÃO HISTÓRICA, REPRESENTAÇÃO TUPINAMBÁ PRESIDE CÂMARA DE ILHÉUS PARA DESTACAR O “MÊS ABRIL INDÍGENA”

A história, as lutas, conquistas e desafios dos povos indígenas do sul da Bahia foram tema de debate na sessão especial realizada hoje pela Câmara de Ilhéus. Um dos momentos mais simbólicos da audiência foi quando a sessão passou a ser presidida, pela primeira vez na história, por uma representação indígena, o vereador Cláudio Magalhães (PCdoB).

A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD) que destacou a importância da representação indígena na composição do Poder Legislativo de Ilhéus, através do mandato do vereador Cláudio Magalhães (PCdoB). “É um mandato que ajudará bastante o povo Tupinambá a mostrar sua forma de viver e valorizar esta sua história”, afirmou. Jerbson fez questão de destacar ainda a contribuição efetiva que os índios do sul da Bahia deram para a chegada de outros povos ao Brasil.

Durante a sessão, Jerbson Moares autorizou e oficializou a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Tradicionais Indígenas e de Matriz Africana, requerimento que já tramitada na Câmara, de autoria dos vereadores que compõem a bancada da minoria da Casa – Augusto Cardoso e Enilda Mendonça, do PT, e o próprio Cláudio Magalhães, que vai coordenar a frente.

Resistência :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: SESAU FAZ REPESCAGEM PARA VACINAS POLICIAIS E PROFISSIONAIS DO ENSINO BÁSICO NESTA SEXTA (30)

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta sexta-feira (30) uma repescagem para policiais acima de 45 anos, lotados em Ilhéus, e profissionais das redes municipal e estadual de ensino com idade acima de 55 anos que por algum motivo não puderam comparecer aos pontos de vacinação na data agendada para receber a 1ª dose contra a Covid-19. O serviço será ofertado no CMAE, das 8h às 12h e das 13h às 15h. Além da vacinação da 1ª dose, será aplicada a 2ª dose da vacina Oxford/AstraZeneca para as pessoas que estão dentro do prazo de agendamento.

A Sesau reitera que a repescagem da vacinação é destinada às pessoas cujo nome já está cadastrado na lista enviada pelos respectivos órgãos. Para aplicação da 1ª dose é necessária a apresentação do documento pessoal com foto; cartão de vacinação; cartão do SUS e comprovante de residência. A 2ª dose só será ministrada mediante apresentação do CPF e do cartão de vacinação constando a 1ª dose.

A ação tem o objetivo de atender ao público que por algum motivo não conseguiu tomar a vacina no dia estipulado. Os profissionais da educação que ainda não realizaram o cadastro, contudo pertencem à faixa etária preconizada, devem acessar o link: https://forms.gle/m5vpk2oX75MwNKh5A e preencher o formulário disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).

Serão imunizados servidores que atuam nas seguintes funções: secretários, auxiliares de serviços gerais, vigilantes, porteiros, agentes administrativos, merendeiras, diretores, vice-diretores, docentes de todos os ciclos da educação básica, incluindo os professores temporários, e coordenadores pedagógicos. :: LEIA MAIS »

BAHIA: OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS CONTRA SONEGAÇÃO

Operação contra empresas do setor supermercadista é deflagrada em Irecê — Foto: Natália Verena/Polícia Civil

Uma operação conjunta da Polícia Civil, Ministério Público Estadual (MP-BA) e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) cumpriu, na manhã desta quinta-feira (29), mandados de prisão e busca e apreensão contra empresas do setor supermercadista de Irecê, norte da Bahia, suspeito de sonegação de R$ 12 milhões.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a Operação Marca-Passo visa coletar provas para instruir investigação que apura a prática de sonegação fiscal. Ainda de acordo com a SSP-BA, os investigados criaram empresas em nome de “laranjas”, com o intuito de reduzir ou suprimir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido.

“As empresas envolvidas vinham sendo monitoradas pelos órgãos fazendários desde o ano de 2017, sendo que, desde então, foram remetidas três notícias-crime relativas ao grupo”, informou o diretor do Draco, delegado José Alves Bezerra Júnior.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS: LIBERADA A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS DURANTE O FINAL DE SEMANA, ATÉ ÀS 22 HORAS

A Prefeitura de Ilhéus, autorizou por meio do Decreto n. 044 de 27 de abril de 2021, a venda de bebidas alcoólicas neste fim de semana entre os dias 20/04 a 03/05.

Consta no decreto, a permissão, em todo o território do município, a comercialização de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) durante o final de semana (sábado e domingo), das 05h até as 22 hs, durante o período de vigência desse decreto.

Sobre o toque de recolher, a medida de restrição de locomoção noturna e permanência, das 22 horas às 05h, de 28 de abril até 04 de maio de 2021.

HILQUIAS DEIXA PRESIDÊNCIA DO JUVENTUDE DEMOCRATAS DE ILHÉUS

Hilquias Pereira, então presidente da Juventude Democratas em Ilhéus, divulgou carta aberta, entregando o cargo e faz críticas à condução política da cidade.

Veja abaixo a carta na íntegra:

Sou Hilquias Pereira, jovem atuante, batalhador e um sonhador , estive durante anos da minha vida envolvido direta e indiretamente com política , onde passei a compreender esse fenômeno como um instrumento que deve ser utilizado a favor dos menos favorecidos e não da classe dominante. Motivado por esses ideais, guiado por meus sonhos de oportunidades e de crescimento social e pessoal , aceitei nas últimas eleições o convite para ocupar o cargo de Presidente da Juventude Democratas de Ilhéus, através do então pré candidato e coordenador da sigla no município, Valderico Júnior , aceitei a proposta imaginando que teríamos um partido aberto as discussões , ao diálogo e a execução da “ nova política “ de fato , pensei que levantaria a bandeira da ética , da possibilidade de um novo modelo de gestão que fosse capaz de transformar e pelas boas práticas políticas , mais infelizmente , todo esse sonho não passou de um sonho .
O resultado das eleições de 2020, nos impôs a duras penas, ter um olhar diferenciado acerca da realidade da conjectura política local e talvez , posso afirmar por razões óbvias que os Ilheenses, tenham feito a melhor escolha, e seguido o melhor caminho , com isso um pensamento de Santo Agostinho: “mesmo que já tenha feito uma caminhada sempre haverá mais um caminho a percorrer “ .
Nesse sentido , entrego o cargo de Presidente do Juventude Democratas de Ilhéus , em carta aberta , por não ser envolvido nas decisões , por não ter o direito sequer de envolvimento nas discussões internas referente a condução da sigla da cidade . Para nós militantes , que estávamos nas ruas, praças , altos , distritos e povoados para vermos uma Ilhéus pujante , esse sonho ficou preso na evidência da falta de compromisso com o grupo , na falta de habilidade política . O fracasso nas urnas , representa para mim , o triste momento pelo qual passa e passará o Partido Democratas (DEM) em ilhéus , autoritarismos, decisões isoladas e falta de diálogo além falta de um líder para condução do projeto político DEM Ilhéus , foram os motivos relevantes para minha decisão de sair do partido e da presidência da juventude Democratas.
Agradeço a juventude pelo trabalho de garra e esforço que realizamos , agradeço os momentos vivenciados , as caminhadas, as buscas para atingir um sonho que não passará disso ! Finalizo com o pensamento de Franco Montoro que diz : “ mais grave que a miséria dos famintos é a inconsciência dos fartos “ .

Hilquias Pereira
Militante Político .

MINISTRO DO STF DETERMINA REALIZAÇÃO DO CENSO 2021

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ontem (28) que o governo federal adote as medidas necessárias para realização do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), previsto inicialmente para 2020 e adiado para 2021, devido à pandemia do novo coronavírus. Cabe recurso contra a decisão.

Na semana passada, o Ministério da Economia informou que o Censo não será realizado por falta de orçamento. Inicialmente, estavam previstos R$ 2 bilhões para realização da pesquisa, mas, durante a tramitação da lei orçamentária no Congresso Nacional, R$ 1,76 bilhão foram cortados pelos parlamentares, inviabilizando a realização da contagem populacional.

O ministro atendeu ao pedido liminar feito pelo governo do Maranhão, que alegou omissão da União na alocação de recursos para realização do censo. Segundo Marco Aurélio, a Constituição obriga a realização do levantamento de dados.

“Surge imprescindível atuação conjunta dos Três Poderes, tirando os compromissos constitucionais do papel. No caso, cabe ao Supremo, presentes o acesso ao Judiciário, a aplicabilidade imediata dos direitos fundamentais e a omissão dos réus, impor a adoção de providências a viabilizarem a pesquisa demográfica”.

Procurada pela reportagem, a Advocacia-Geral da União (AGU) informou que ainda não foi notificada sobre a decisão.

Os dados populacionais do Censo são utilizados para os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e para uma série de outras transferências da União para estados e municípios. A última contagem da população foi realizada no Censo Demográfico de 2010.

ILHÉUS GERA EMPREGO E RENDA COM A EXPANSÃO DA CLARO QUE TRAZ MAIS CONECTIVIDADE PARA O PÚBLICO

A empresa vai implantar também o Fala Bahia 1 e 2, com telefonia móvel de tecnologia 3G para alguns distritos da cidade, ainda neste ano de 2021.

Vai ser implantado amanhã, 29, em Ilhéus, o serviço de conectividade da Claro, uma das maiores internets de fibra ótica do Brasil, com uma tecnologia mais moderna e ofertas para 120, 240 e 500 megas. O anúncio foi feito na manhã de hoje no escritório da Claro, durante reunião com o secretário de Comunicação, Mauro Alves. A interlocução com a gestão municipal do prefeito Mário Alexandre, focada em atrair novos negócios, desenvolvimento para a cidade, geração de emprego e renda, viabiliza 800 novos postos de trabalho, entre diretos e indiretos, somente com a expansão dos negócios Claro Fibra. A empresa vai implantar também o Fala Bahia 1 e 2, com telefonia móvel de tecnologia 3G para alguns distritos da cidade, ainda neste ano de 2021.

“Agradecemos à Claro por acreditar em Ilhéus. São notícias muito positivas para a nossa cidade, que vai receber novas vagas no mercado de trabalho, além de mais conectividade e telefonia móvel para os distritos, com a instalação de antenas  em localidades como Banco do Pedro, Inema, Ponta de Mamoã e Banco Central. Tudo isso é fruto da nossa parceria de credibilidade com o Governo do Estado, nosso secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti, a quem também agradeço. Vamos continuar trabalhando para trazer as benfeitorias para o nosso povo”, declarou o prefeito Mário Alexandre.
De acordo com o diretor regional Bahia Sergipe, Marco Aurélio, a Claro está trazendo o que há de mais moderno em termos de conectividade, com altíssimas velocidades para Ilhéus. “Todos nós precisamos de uma boa conexão, para tudo, seja para negócios, para casa, para o lazer. E isso chegou aqui. Agradeço ao prefeito Mário Alexandre pela parceria. O propósito é esse: a gente contribuir para o desenvolvimento da cidade, junto com o poder público. Continuamos muito fortes nesse projeto de trazer conexão para todo o Estado da Bahia”, disse.

A Claro oferece multisserviços ao conjugar telefonia móvel, conexão de internet por fibra ótica, telefonia fixa e tv. “Vamos trazer essas quatro tecnologias para o cliente ilheense, com ofertas especiais para a nossa cidade”, acrescentou o gerente da filial Ilhéus, Allan Rivail.

 



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia