WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


ILHÉUS JÁ APLICOU QUASE 60 MIL DOSES DA VACINA CONTRA A COVID-19

Em um período de 8 dias, foram aplicadas 9.364 doses da vacina, entre 3 e 11 de maio de 2021.

A vacinação em Ilhéus segue com o atendimento dos grupos prioritários. A saúde municipal já aplicou 59.631 doses, sendo 41.635 pessoas vacinadas com a primeira dose e 17.996 com a segunda dose até o dia 11 de maio de 2021, é o que divulgou a secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Ilhéus.

Em um período de 8 dias, foram aplicadas 9.364 doses da vacina, entre 3 e 11 de maio de 2021.

Dentro do público recentemente atendido, estão os trabalhadores dos serviços urbanos da limpeza pública; pacientes do Caps; taxistas, motoristas de cooperativas, de vans escolares ou de turismo, trabalhadores das escolas particulares, do público do BPC e pessoas com deficiências (auditiva, motora, visual e mental), todos a partir de 40 anos; força de segurança e salvamento; idosos acamados; indígenas; quilombolas; farmacêuticos e balconistas; professores da área de saúde e pessoas com comorbidades com mais de 18 anos.

De acordo com a secretaria municipal de saúde, das comorbidades listadas e autorizadas para a vacina contra a Covid-19, estão os transplantados, pessoas com síndrome de down, e portadoras de doenças como as renais e oncológicas, obesidade mórbida, diabetes, hipertensão, anemia falciforme, tuberculose, hanseníase, HIV, pessoas com deficiência (auditiva, motora, visual e mental) e pneumopatias graves.

ILHÉUS: CÂMARA DE VEREADORES APROVA PROJETO DE LEI QUE HOMENAGEIA NÉO BASTOS

Em sessão presencial ocorrida na tarde desta terça-feira, dia 11, os vereadores de Ilhéus aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei 032/2021, de autoria do vereador Ivo Evangelista (Republicanos), que altera a Lei nº 4024 de 03 de julho de 2019. O PL inclui a denominação de rua do bairro Nossa Senhora da vitória, em Ilhéus, que deverá passar a se chamar Rua Vereador Manuel Felix Kruschewsky Bastos. De acordo com o PL o Poder Executivo fica obrigado a atualizar o Anexo 24 da Lei 4024/19, no prazo de trinta dias após a publicação, de acordo com os mapas que integram esta Lei.

O Projeto de Lei considera os relevantes serviços prestados ao município de Ilhéus pelo saudoso vereador Manuel Felix Kruschewsky Bastos, popularmente conhecido por Néo Bastos, tanto no Legislativo quanto no executivo, cujo falecimento ocorreu em julho de 2020 em decorrência de complicações da COVID-19. “Uma justa homenagem desta Casa Legislativa a um de seus membros, que também teve papel essencial na divulgação e incentivo do esporte em Ilhéus”, reiterou o parlamentar.

DELEGACIA DE PROTEÇÃO À PESSOA DISPONIBILIZA PÁGINA NO INSTAGRAM PARA AUXILIAR BUSCA PRO DESAPERECIDOS

delegada Jussara Andrade Gomes – Foto: Camila Souza/GOVBA

Mais uma ferramenta para auxiliar na busca de pessoas desaparecidas está em funcionamento. A Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) criou o perfil @desaparecidospcba no aplicativo Instagram para que a população possa visualizar fotos e dados de desaparecidos em todo o estado da Bahia.

Desde o início do funcionamento, no último dia 3, o aplicativo já apresentou resultados. Três casos que estão sendo investigados receberam informações precisas, que fizeram as investigações avançarem. O perfil já registrou 14 mil visualizações e mais de 1,4 mil pessoas alcançadas.

“O Instagram é a rede social que oferece o maior número de pessoas acessando. [Com o perfil], temos os nossos olhos e os olhos de outras pessoas auxiliando o trabalho”, destaca a titular da DPP, delegada Jussara Maria Andrade Gomes.

Além do Instagram, a DPP disponibiliza um número de Whatsapp (71 99631-6538) e uma página no Facebook. A delegacia ainda recebe informações pelo Disque Denúncia, por meio dos números 3235-0000, na capital, e 181, no interior do estado. As fotos e os dados de todos os desaparecidos registrados na delegacia também estão disponíveis na página do Disque Denúncia.

Registro

:: LEIA MAIS »

COVID-19: NOVO LOTE DE VACINAS COMEÇA A SER DISTRIBUÍDO NESTA QUINTA

Estoque inclui 5,7 milhões de doses da CoronaVac e da Pfizer

O Ministério da Saúde envia aos estados a partir desta quinta-feira (13) um novo lote com 5,7 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Nesse estoque, estão doses da Oxford/AstraZeneca e da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

A nova remessa é destinada à segunda dose para trabalhadores da área de saúde e para as faixas etárias de 65 a 69 anos e de 85 a 89 anos, além de povos indígenas, ribeirinhos e comunidades quilombolas e pessoas com deficiência permanente.

A orientação do Ministério da Saúde é que as pessoas tomem a segunda dose, mesmo que tenha sido ultrapassado o tempo indicado para ela. A recomendação foi dada em razão da falta de doses para a segunda aplicação pela falta de matérias-primas, especialmente no caso da CoronaVac, cuja produção foi retardada pelo atraso no envio do ingredientes farmacêuticos ativos (IFA) da China para a fabricação do imunizante. :: LEIA MAIS »

TOQUE DE RECOLHER É PRORROGADO EM ITABUNA

A Prefeitura de Itabuna prorrogou, até segunda-feira (17), o toque de recolher, das 22h às 5h, de acordo com o Decreto Municipal 14.400/2021, publicado no Diário Oficial.

Nesse período, os estabelecimentos comerciais e de serviços devem encerrar suas atividades às 21h30min, para que seus colaboradores tenham tempo de retornar para suas residências. Os atos litúrgicos religiosos poderão ocorrer também até o mesmo horário limite.

O mesmo vale para as academias e centros de treinamento, bares, restaurantes e similares. O decreto reafirma que fica proibida a comercialização de bebidas alcoólicas, inclusive por delivery, após às 21h30min. Já o transporte coletivo poderá funcionar até as 22h.

Também está proibida a realização de atividades e eventos (públicos ou particulares) que causem aglomeração, bem como atividades físicas coletivas que promovam contato físico.

Fora do horário de restrição, fica permitido o som ao vivo nos bares, restaurantes e similares (som ambiente), desde que seja mantido o distanciamento social e demais medidas de saúde e segurança.

Está permitida a realização de eventos científicos ou profissionais, com ocupação de até 50% da capacidade do local, limitado a 100 pessoas, e o funcionamento de salas de cinema, com capacidade de 50% e cumprimento de todas as medidas estabelecidas no protocolo de segurança.

PRINCIPAIS MEDIDAS DO DECRETO :: LEIA MAIS »

COVID-19: SAÚDE ESTÁ VACINANDO PESSOAS COM COMORBIDADES ACIMA DE 18 ANOS EM ILHÉUS

No momento da vacinação, devem ser apresentados documentos como CPF, cartão do SUS, carteira de vacinação (caso tenha), receita ou relatório médico que comprove a comorbidade.

Pessoas portadoras de determinadas comorbidades, que têm acima de 18 anos, estão sendo vacinadas contra a Covid-19 nas salas de imunização dos postos de saúde do município de Ilhéus. É o que informa a secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura sobres os grupos elegíveis para o recebimento do imunizante.

De acordo com o órgão, das comorbidades listadas e autorizadas para a vacina contra a Covid-19, estão os transplantados, pessoas com síndrome de down, e portadoras de doenças como as renais e oncológicas, obesidade mórbida, diabetes, hipertensão, anemia falciforme, tuberculose, hanseníase, HIV, pessoas com deficiência (auditiva, motora, visual e mental) e pneumopatias graves. Além de apresentar alguma (s) dessas comorbidades, o paciente precisa possuir mais de 18 anos para poder receber a dose da vacina.

No momento da vacinação, devem ser apresentados documentos como CPF, cartão do SUS, carteira de vacinação (caso tenha), receita ou relatório médico que comprove a comorbidade.

As salas de vacina em Ilhéus funcionam nos seguintes pontos: CAE III; PSF Conquista; UBS Joaquim Sampaio; UBS Euler Ázaro; UBS Banco da Vitória; UBS Posto Sarah Kubitscheck; PSF Nelson Costa; UBS Hernani Sá; PSF Nossa Senhora da Vitoria; PSF Ilhéus II; e UBS Olivença.

SPP LANÇA SERVIÇO QUE PERMITIRÁ DEVOLUÇÃO DE CELULARES APREENDIDOS

Dificultar a revenda de aparelhos furtados e roubados e facilitar a devolução dos itens subtraídos em ações criminosas. Esses são os destaques do Alerta Celular, sistema disponibilizado pela Secretaria da Segurança Pública, a partir de hoje (11), para a população baiana.

Ao acessar o site alertacelular.ssp.ba.gov.br e fazer o cadastro do IMEI – número que identifica o aparelho, o proprietário vincula o equipamento ao seus dados. O IMEI consta na nota fiscal, na embalagem original do bem e pode ser consultado discando *#06# do próprio aparelho. Com o cadastro realizado, caso o celular seja alvo de criminosos, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta.

Após esse passo, a vítima deve registrar o boletim de ocorrência na Delegacia Digital (nos casos de crimes sem violência física) ou em qualquer unidade da Polícia Civil e aguardar. O proprietário tem 48 horas para, após acionar o sistema de alerta no site, registrar o BO. Caso não conclua esse processo, o alerta é cancelado.

O Alerta Celular permite que, nas abordagens, policiais consigam consultar o banco de dados e verificar se o item apreendido ou em análise está cadastrado na página como fruto de roubo ou furto. Confirmado de que se trata de um equipamento de origem ilícita, ele é apreendido, encaminhado à Delegacia e, com base nos dados cadastrados no site, o dono é acionado através do e-mail cadastrado e o aparelho é devolvido. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: TOQUE DE RECOLHER SERÁ PRORROGADO E PASSARÁ A VALER DAS 23H ÀS 5H EM ILHÉUS

O decreto passará a viger entre 12 e 18 de maio.

Um novo decreto que será publicado na noite desta terça-feira, 11, no Diário Oficial do Município de Ilhéus, vai prorrogar o toque de recolher, com restrição de circulação noturna, passando a viger das 23h às 5h, de 12 a 18 de maio, em todo o território municipal. A comercialização de bebidas alcoólicas estará permitida no próximo final de semana, dias 15, sábado, e 16 de maio, domingo, das 5h às 23hs, inclusive por sistema de delivery.

Durante a vigência do decreto, estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo os bares, restaurantes e congêneres, deverão encerrar as suas atividades às 22h30, a fim de garantir o deslocamento dos colaboradores às residências. Por outro lado, está permitido o delivery de alimentos, até meia noite.

De acordo com a nova medida, o transporte coletivo municipal funcionará até às 22h.

Eventos e atividades, independentemente do número de participantes, permanecem suspensos no território municipal, exceto os eventos exclusivamente científicos e profissionais, com público limitado a cinquenta pessoas, desde que respeitados os protocolos sanitários estabelecidos no art. 1º do Decreto Estadual nº 20.400.

Atividades esportivas coletivas amadoras, que promovam contato físico, também continuarão proibidas. Já as práticas individuais, funcionamentos de academias e estabelecimentos afins, voltados para a realização de atividades físicas, desde que não gerem aglomerações, dentro do horário permitido e respeito aos protocolos sanitários, permanecerão autorizadas, com distanciamento social, uso de máscaras, manutenção da circulação de ar natural dos ambientes e capacidade máxima de lotação de 50%. :: LEIA MAIS »

“ACHO ABSOLUTAMENTE VIÁVEL”, DIZ RUI COSTA SOBRE REALIZAÇÃO DO CARNAVAL EM 2022

Governador da Bahia também se mostrou otimista com relação às atividades de turismo no próximo verão.

O governador da Bahia, Rui Costa, disse em live realizada na terça-feira (11) que acha ser possível a realização do carnaval de Salvador em 2022.

Para o governador, a população baiana, e brasileira como um todo, já deverá estar vacinada até o fim do ano, o que permitira a realização da festa momesca.

“Acho absolutamente viável. Acho que tem todas as condições de vacinar a população brasileira e baiana ate o final do ano”, falou Rui, que também se mostrou otimista em relação às atividades de turismo no próximo verão.

“Acho possível ter não só carnaval, mas o verão, com a volta do turismo com mais força, a partir de janeiro do ano que vem”, falou.

ILHÉUS: PLENÁRIO ACOMPANHA RELATÓRIO DA COMISSÃO DE ÉTICA E CÂMARA VAI INVESTIGAR VEREADOR LUCA LIMA

A Câmara Municipal de Ilhéus decidiu hoje (11) pela abertura de uma comissão processante que irá analisar e julgar os fatos contidos na denúncia de quebra de decoro parlamentar do vereador Luca Lima (PSDB). O vereador é acusado por três ex-servidoras do seu gabinete de tentar praticar “rachadinha” e utilizar servidores pagos com recursos públicos para funções em suas atividades empresariais. O plenário decidiu acompanhar parecer da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara – formada pelos vereadores Abraão Santos (PDT), relator; Fabrício Nascimento (PSB), presidente e Nerival Reis (PSL), membro – que avaliou uma série de documentações recebidas e acatou pela formalização do pedido de denúncia.

Por decisão do plenário, o vereador Luca Lima permanecerá no exercício do mandato, mas terá que se afastar da função de 2º Secretário da Mesa Diretora, enquanto durar procedimento da comissão processante. O cargo passa a ser exercido temporariamente pelo vereador Kaíque Souza (Podemos). O presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD) ressaltou durante a sessão que a Comissão Permanente de Ética e Decoro Parlamentar, mesmo com a decisão pela abertura do processo, não está emitindo nenhum juízo de mérito ou julgamento antecipado com relação aos fatos denunciados. Isso caberá à Comissão Processante criada logo em seguida para avaliar com profundidade a denuncia.

Conforme determina Lei Orgânica do Município, a escolha dos três membros da Comissão Processante ocorreu através de sorteio, durante a sessão ordinária. Os vereadores Ederjúnior dos Anjos (PSL), será presidente; Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD), será relator e Augusto Cardoso (PT), membro. A Comissão Processante irá, a partir de agora, conduzir as investigações e terá um prazo de 90 dias para uma decisão de mérito.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia