HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU REALIZA PRIMEIRAS CAPTAÇÕES DE CÓRNEAS DE 2021

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou as primeiras captações de córneas deste ano. O primeiro procedimento foi realizado na primeira quinta-feira de maio, dia 6, e o segundo na última segunda-feira (13), essas intervenções seguiram os protocolos de segurança estabelecidos pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
O enfermeiro da CIHDOTT do HRCC, Wagner Campos, ressalta que a captação de órgãos envolve o trabalho dedicado de uma equipe multidisciplinar. “No caso das córneas, estas podem ser captadas por enfermeiros treinados, se for múltiplos órgãos, o procedimento é feito por um médico especializado. Outra questão importante é a atuação dos psicólogos e assistentes sociais que ajudam a confortar e sensibilizar a família do doador para a importância da doação, que pode salvar outras vidas”, destacou.
Wagner Campos disse que a atitude de um familiar conceder a captação beneficia pacientes que tanto aguardam nas filas de transplante. “Esse ato de doação permite um benefício ao próximo, em meio ao luto da perda do ente querido, reconhecemos a grandeza, o carinho e a generosidade da família que nos permite, com essa captação, dar esperança e nova perspectiva de vida para outras pessoas”, declarou.
De acordo com enfermeiro Ronaldo Vital Pereira, coordenador da CIHDOTT, este ano o hospital já realizou uma captação de múltiplos órgãos. “A pandemia da Covid-19 impactou diretamente as captações em todo o estado. Com a adoção de medidas e ajustes necessários de segurança sanitária, conseguimos no final do ano passado e em janeiro deste ano captar múltiplos órgãos”, relatou.
Protocolo de Segurança – O HRCC segue a orientação da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (COSET) da Bahia, resguardando o nível máximo de segurança no serviço de captação, inclusive com as medidas adequadas para o fluxo desse procedimento. É feita a coleta do material biológico do doador, por meio do exame PCR, para detecção da Covid-19, caso o teste apresente resultado negativo a doação prossegue, caso positivo a captação é suspensa.
EDUCAÇÃO: PAIS ENTREGAM ATIVIDADES NAS ESCOLAS EM ILHÉUS

A cada 15 dias os pais entregam as atividades dos alunos respondidas.
As cinquenta e quatro unidades da rede municipal de educação de Ilhéus seguem com a programação não presencial, conforme a proposta pedagógica da secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura de Ilhéus (Seduc).
Nesta semana, os pais dos alunos entregaram as atividades pedagógicas nas unidades escolares, de acordo com o ciclo quinzenal, momento em que recebem um novo roteiro de aprendizagem com novas tarefas para os alunos. O cronograma também é repassado pela Seduc aos pais pelas redes sociais da escola e via grupos de Whats App.
Esse planejamento pedagógico contempla a educação infantil, o ensino fundamental, a educação de jovens e adultos (EJA) e a educação especial.
As atividades compreendem roteiros de aprendizagens, livros didáticos, atividade permanente de leitura, livros de literatura infanto juvenil e atividades impressas como materiais de apoio aos estudos.
MINERAÇÃO DA BAHIA RECEBERÁ R$70 BILHÕES EM INVESTIMENTOS ATÉ 2025

Valor representa 35% dos aportes que serão distribuídos para todo país.
A produção mineral nacional apresentou um crescimento de 15% em toneladas no primeiro trimestre de 2021, e garantiu um investimento de R$200 bilhões, que devem ser distribuídos por mineradoras pelo país até 2025. A maior parte desses investimentos está destinada à Bahia, com cerca de R$70 bilhões sendo aplicados em cerca de 28 municípios. Os dados são do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o valor representa 35% dos aportes catalogados pelo órgão em todo país.
O destaque para a Bahia está relacionado ao crescimento significativo na produção de minerais no estado. Nos três primeiros meses de 2021, o faturamento baiano bateu a marca dos R$10,5 bilhões, contra o índice de R$5,8 bilhões atingido no mesmo período do ano passado, representando um crescimento de 94% na receita.
Antonio Carlos Tramm, presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), reconhece a valorização do produtor da mineração, em especial do minério de ferro, e a desvalorização do real como alguns dos fatores responsáveis pelo incremento no faturamento das mineradoras. “Este aumento no volume de investimentos confirma que a mineração irá ocupar cada vez uma posição de destaque no desenvolvimento econômico da Bahia, na geração de empregos e de tributos”, afirma. :: LEIA MAIS »
R$ 1 MILHÃO EM PASTA BASE DE COCAÍNA É LOCALIZADO EM PRAIA NA BAHIA

Outros 17 tabletes da droga já haviam sido encontrados pela PM no extremo sul.
A Polícia Militar encontrou em duas mochilas, nas areias da praia de Pau Fincado, no município de Nova Viçosa, extremo sul baiano, 46 tabletes de pasta base de cocaína avaliados em pouco mais de R$ 1 milhão.
O material foi apreendido por equipes da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Mucuri) e, conforme relatou a comandante da unidade, major Ana Paula Oliveira Calheiros, o levantamento de informações após a apreensão de 17 tabletes em uma área de mata de difícil acesso, na última segunda feira (10), foi importante para a descoberta dessa nova carga. Denúncias anônimas também ajudaram a chegar à outra parte do material ilegal.
“As informações iniciais apontam que essas drogas tenham sido dispensadas por traficantes, pelo mar, através de um navio cargueiro. Estamos dando prosseguimento ao patrulhamento na orla para capturar os suspeitos”, contou a oficial.
Assim que as equipes chegaram ao local, encontraram as duas mochilas com os tabletes da droga, que pesam no total cerca de 52 quilos. Todo o material apreendido foi encaminhado para a sede da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Teixeira de Freitas). :: LEIA MAIS »
BAHIA: GOVERNO PRORROGA ATÉ DE 25 DE MAIO TOQUE DE RECOLHER

O Governo do Estado decidiu prorrogar a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, em toda a Bahia e em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos decretos municipais, até o dia 25 de maio. A medida, que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus, foi publicada em decreto neste domingo (16), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE).
Em 227 municípios (ver lista abaixo), o toque de recolher vale das 20h às 5h. Já nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h. Por ter alcançado esta meta, o toque de recolher em Salvador continua em vigor das 22h às 5h. :: LEIA MAIS »
COVID-19: ILHÉUS VACINA PÚBLICO DA 2ª DOSE DA CORONAVAC COM DATA PROGRAMADA ATÉ 05/05 NESTA SEGUNDA

As pessoas que estavam com a data da segunda dose da vacina Coronavac/Butantan programada até o dia 5 de maio, terão a chance de serem imunizadas das 8h às 14h, nesta próxima segunda-feira, 17, em Ilhéus, nos drives thrus e, também, nos pontos fixos da Cruzada do Bem pelo Bem e nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Confira detalhes
“Recebemos 3.950 doses, do Núcleo Regional de Saúde Sul da Sesab. No entanto alertamos que cada frasco, não completa 10 doses. Neste contexto, iremos ofertar enquanto durar o estoque “, declarou o secretário Magela.
Além disso, a Sesau informa que as 3.950 doses recebidas não atenderão a necessidade do município em relação à demanda de segunda dose da Coronavac. :: LEIA MAIS »
GOVERNADOR DEMONTRA PREOCUPAÇÃO COM TAXAS DA COVID- E DESCARTA REALIZAÇÃO DO SÃO JOÃO

Nesta quinta-feira (13), o governador Rui Costa disse que “não há nenhuma hipótese de acontecer nem o São João nem o São Pedro no estado da Bahia” este ano. Ele falou sobre a preocupação com os índices de contaminação da covid-19 no estado e informou que houve um aumento do número de pessoas procurando os gripários e as UPAs nos últimos dias.
O governador pediu que a população continue tomando cuidado e reafirmou que aposta na realização do carnaval em 2022 porque seguirá trabalhando pela vacina.
SUSPEITO DE BALEAR VEREADOR EM TEIXEIRA DE FREITAS É DETIDO

Ataque a Antônio Marques Ferreira da Silva (foto) aconteceu na última terça-feira; motivação é desconhecida
Um homem foi preso na quinta-feira (13), suspeito de balear o vereador Antônio Marques Ferreira da Silva (PC do B), em um atentado na cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. Segundo a delegacia do município, ele será ouvido nesta sexta-feira (14).
O homem está detido na 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Com ele, foram encontrados um revólver e uma faca. A motivação é desconhecida.
O ataque aconteceu na terça-feira (11). O vereador passava de moto no bairro Caminho do Mar, quando foi abordado pelo suspeito. Antônio Marques foi atingido por cinco tiros, sendo dois nas costas, um em um dos ombros e dois que atingiram a cabeça de raspão. Para fugir dos disparos, ele se escondeu em um carro-forte. Ele passou por cirurgia no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e foi liberado.
FIRMINO ALVES: TSE NEGA RECURSO A PADRE AGNALDO E CIDADE TERÁ NOVA ELEIÇÃO

O município de Firmino Alves, no Médio Sudoeste baiano, terá nova eleição. Em decisão da noite desta quinta-feira (13), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou recurso do candidato Padre Agnaldo, o mais votado na eleição do ano passado. Por unanimidade, os ministros da Corte Eleitoral votaram contra o pedido de Agnaldo, segundo informou o Políticos do Sul da Bahia.
O ex-prefeito já tinha tido uma derrota no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) em janeiro passado. Os desembargadores indeferiram a candidatura de Agnaldo por abuso de poder econômico. Com isso, o presidente da Câmara local, Fabiano Sampaio, assumiu interinamente o Executivo da cidade.
Padre Agnaldo foi prefeito de Firmino Alves entre 2004 e 2012. No período teve duas contas rejeitadas, o que o colocou na lista de ficha suja e tornou a candidatura irregular. No dia 18 de dezembro do ano passado, eleitores de Padre Agnaldo chegaram a fechar um trecho da BA-262, na entrada da cidade, em que pediam a diplomação de Agnaldo, marcada para aquele dia.
PREFEITURA DE ILHÉUS COMUNICA QUE SUPOSTO PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS NO HOSPITAL DA MULHER É FAKE NEWS

No momento adequado, o anúncio da seleção será amplamente divulgado pela comunicação oficial da Prefeitura de Ilhéus, e distribuído para a imprensa local em todos os meios de comunicação.
A Prefeitura de Ilhéus vem a público comunicar que é falsa a informação que circula nas redes sociais sobre suposto processo seletivo para preenchimento de vagas do Hospital da Mulher, que é o hospital Materno-Infantil de Média e Alta Complexidade, com UTI Neonatal e Pediátrica, onde funcionava o antigo Hospital Regional, no bairro da Conquista.
A gestão dessa unidade de saúde será municipal e uma empresa deve ser licitada pelo município para gerenciar a estrutura de recursos humanos, com seleção para vários setores, conforme é praxe em outros hospitais. No entanto, até o momento não há processo de seleção aberto.
No momento adequado, o anúncio da seleção será amplamente divulgado pela comunicação oficial da Prefeitura de Ilhéus, e distribuído para a imprensa local em todos os meios de comunicação.









