WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


CENTRO POP DE ILHÉUS É REFERÊNCIA NA REGIÃO, ASSEGURA COORDENADOR

O Centro Especializado de Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) continua sendo uma das mais eficientes portas de entrada para atendimento às pessoas em vulnerabilidade social em Ilhéus. O serviço segue sendo prestado em tempos de pandemia, com o fornecimento da alimentação (café, almoço e lanche) realização da higienização pessoal e o serviço de abordagem.

A informação foi prestada ontem (01) pelo psicólogo Gustavo Pestana. Ele participou de forma remota da sessão da Câmara, atendendo a um convite do presidente da Casa, Jerbson Moraes (PSD) para falar sobre as ações da equipe. Ele é o responsável pela abordagem social do Centro POP.

“É através do Centro POP e da alimentação que oferecemos que conseguimos encaminhar essas pessoas para ser assistidas com outras políticas públicas”, revela. O especialista explica que o Centro POP é um espaço físico onde os serviços são prestados. Mas há, também, serviços como a abordagem volante. O Centro POP não faz condução compulsória. A pessoa atendida tem que demonstrar interesse pelo serviço. “A maior dificuldade deste público é aceitar participar do serviço. As abordagens são diárias. Mas muitos deles não querem sair desta condição de vida. Eles não podem ser forçados, a ida deles para o Centro POP tem que ter o caráter voluntário”, explica Gustavo Pestana.

Localizado na avenida Candeias, bairro da Conquista, o Centro POP tem como principal objetivo reinserir na sociedade o cidadão em situação de rua e garantir a melhor qualidade de vida possível enquanto este se encontra nesta situação de vulnerabilidade.

Uma das falas mais surpreendentes do psicólogo esteve relacionada a um possível encaminhamento para Ilhéus de moradores de rua de outros municípios. “Infelizmente é verdade. Esta população chega aqui, porque corre os rumores de que na nossa cidade as soluções são mais rápidas e que o atendimento do Centro Pop é bom, pela oferta de comida e outros encaminhamentos”, revela Pestana. :: LEIA MAIS »

VICE-LÍDER NA PRODUÇÃO DE ENERGIA EÓLICA DO BRASIL, BAHIA REFORÇA GERAÇÃO DE ELETRICIDADE EM MEIO À ESCASSEZ HÍDRICA

Parque eólico na Bahia — Foto: Paula Fróes/GovBa

A Bahia é vice-líder na produção de energia eólica do Brasil, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte. Com isso, o estado tem sido um grande reforço na geração da eletricidade, em tempo de escassez hídrica, nos últimos dez anos.

Por causa da grande faixa litorânea e da área tropical, o Nordeste é a região brasileira que tem mais potencial de geração dessa atividade e detém a maioria dos parques eólicos do país. Esses parques são espaços terrestres onde ficam os aerogeradores, que transformam o vento em eletricidade.

Como o vento vira energia?

“O vento é transformado em energia quando ele encontra um motor mecânico, chamado turbina. Então nós temos as turbinas eólicas, que têm um motor e que têm três pás, o aerogerador. O vento encontra as três pás, gera uma força neste motor mecânico, que é transformada em energia elétrica”.

:: LEIA MAIS »

PRAZO DO MEI É PRORROGADO E CONTRIBUINTES PODEM REGULARIZAR DÍVIDAS ATÉ 30 DE SETEMBRO

O pagamento dos tributos evita que o MEI perca benefícios previdenciários

A Receita Federal prorrogou até 30 de setembro o prazo para os Microempreendedores Individuais (MEIs) com impostos atrasados regularizarem suas dívidas fiscais. De acordo com a Prefeitura de Ilhéus, para quitar o débito, o contribuinte pode se dirigir ao Balcão do Empreendedor, localizado no Anexo da Prefeitura – Centro, ou acessar o site do Simples Nacional até o final do mês. Clique aqui.

O pagamento dos tributos evita que o MEI perca benefícios previdenciários. Os débitos não regularizados serão encaminhados para inscrição em dívida ativa da União.

Fique atento ao prazo e fuja da inadimplência.

HOSPITAL MATERNO-INFANTIL SERÁ ADMINISTRADO EXCLUSIVAMENTE PELO GOVERNO DO ESTADO

Referência para toda a região sul em cirurgia pediátrica e parto de alto risco, o Hospital Materno Infantil localizado município de Ilhéus, será gerido de forma direta e exclusiva pelo Governo do Estado. A unidade será inaugurada em breve pelo governador Rui Costa.

Um acordo firmado em 2019 previa que, após a conclusão das obras que tiveram um investimento de R$ 40 milhões, a unidade passaria a ser administrada pelo município de Ilhéus. Porém, análises dos custos de viabilização do processo apontaram que a gestão seria inviável.

Diante disso, de forma pactuada, o contrato de cessão foi suspenso, retomando a gestão e administração completa do hospital para o Governo do Estado. Ainda de acordo com a decisão, os servidores da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) cedidos ao município de Ilhéus serão reincorporados ao quadro estadual e realocados para atuar na unidade.

Polo de Ensino :: LEIA MAIS »

MAIS DE 4 MILHÕES DE PESSOAS COMPLETARAM IMUNIZAÇÃO CONTRA COVID-19 NA BAHIA

Taxa corresponde a 48% dos indivíduos adultos do estado

A Bahia tem 8.772.874 de pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, dos quais 3.795.587 receberam também a segunda aplicação, e mais 261.050 vacinados com o imunizante de dose única. Ou seja, há 8.977.843 baianos que receberam, ao menos, a primeira dose de imunizantes contra o coronavírus e, entre estes, 4.255.799 completaram a imunização.

Até esta quinta-feira (2), a Bahia já vacinou 80,9% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.087.169) com, pelo menos, a primeira dose ou com a vacina de dose única e 38,4% está totalmente imunizada.

Em Salvador, 1.899.955 receberam a primeira dose ou dose única da vacina, o que corresponde a 89,7% do público alvo (2.119.195 pessoas, sendo 1.977.574 indivíduos com 18 anos ou mais e 141.621 adolescentes cadastrados) vacinado. A parcela da população totalmente imunizada é de 909.758 pessoas, ou seja, 42,9%.

Já a terceira dose, de reforço, para os idosos com 80 anos ou mais e imunossuprimidos, foi aplicada em 4.534 indivíduos na capital baiana.

FEMINICÍDIO QUE CHOCOU ITABUNA SERÁ TEMA DO REALITY INTELIGÊNCIA POLICIAL DESTA SEXTA-FEIRA (3)

Na edição desta sexta-feira (3), o reality Inteligência Policial: Desvendando Crimes mostrará o trabalho de investigação, realizado pela Delegacia de homicídios de Itabuna, de um crime bárbaro que chocou a população itabunense ano passado.

O caso trata-se de um feminicídio ocorrido no dia 23 de novembro de 2020, na Zona Rural do município, área próxima ao Ribeirão dos Cachorros. Uma mulher, identificada como Márcia Luísa dos Santos Melgaço, 40 anos, foi brutalmente assassinada pelo seu ex marido, que utilizou uma motosserra para deferir golpes contra a vítima. :: LEIA MAIS »

POLÍCIA CIVIL DE ILHÉUS DEFLAGRA OPERAÇÃO “UNUM CORPUS”

A 1ª Delegacia Territorial de Ilhéus, através de seu Delegado Titular e do Serviço de Investigação, contando com o apoio logístico e operacional da DEAM do município de Ilhéus e da 7ª COORPIN, cumpriu Mandado de Busca e Apreensão domiciliar no âmbito dos autos nº 8005178-23.2021.8.05.0103, expedido pelo juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ilhéus, numa residência localizada no bairro da Conquista, município de Ilhéus/BA.

A investigação versa sobre crimes praticados por meio cibernético, eis que a suspeita C.R.R.N., a partir do mês de maio de 2018, criou diversos perfis nas redes sociais Instagram e Facebook , a fim de praticar reiteradamente crimes contra a honra de K.F.A.C., que se trata de uma médica atuante neste município, perdurando essa situação durante mais de 3 (três) anos.

Destarte, a vítima vinha sendo sistemicamente atacada por diversos perfis criados em redes sociais, bastando bloquear um perfil para outros surgirem, causando novas importunações indevidas e reiterações de práticas delituosas. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: SAÚDE CONVOCA GESTANTES E PUÉRPERAS COM 2ª DOSE MARCADA PARA 2 DE SETEMBRO

Gestantes e puérperas (mulheres no período pós-parto até 45 dias) que receberam a primeira dose da vacina da Pfizer e estão com segunda dose marcada no cartão para 2 de setembro devem comparecer ao CMAE nesta quinta-feira (2) para completar o esquema vacinal.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que a segunda dose não será antecipada. A pessoa deve comparecer na data indicada no cartão, obedecendo ao intervalo necessário entre as duas aplicações.

O CMAE está localizado na Avenida Canavieiras, 275 – Cidade Nova, com funcionamento das 8h às 12h e das 13h às 15h. É imprescindível a apresentação do CPF, cartão SUS e cartão de vacinação constando a primeira aplicação do imunizante.

Serviço

Vacinação contra a Covid-19

Data: 02/09/2021

Público-alvo: gestantes e puérperas com 2ª dose da Pfizer marcada para 2 de setembro :: LEIA MAIS »

OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL EM COMBATE A CRIMES CONTRA A VIDA E O PATRIMÔNIO CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO E BUSCA NO INTERIOR DA BAHIA

Operação ‘Unum Corpus’ tem o objetivo de investigar e prender envolvidos com diversos crimes. Participam da ação todas as 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) do estado.  

Uma operação da Polícia Civil foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (2), com o objetivo de combater crimes contra a vida e o patrimônio no interior da Bahia. Participam da Operação “Unum Corpus” todas as 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) do estado.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), mais de 450 policiais cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão em cidades de todas as regiões da Bahia.

Os alvos são pessoas envolvidas em diversos crimes, desde os praticados contra o patrimônio, até o tráfico de drogas, homicídios, feminicídios e os que têm como vítimas crianças e adolescentes.

:: LEIA MAIS »

BAHIA SUPERA 80% DA POPULAÇÃO ADULTA COM PRIMEIRA DOSE OU DOSE ÚNICA DA VACINA

Mais de 80% da população baiana com 18 anos ou mais recebeu a primeira dose ou dose única da vacina contra Covid-19, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Nesta quarta-feira, 1º, o vacinômetro contabilizava 8.671.555 de pessoas que receberam a primeira dose e outras 254.964 que foram imunizadas com a vacina de dose única na Bahia.

A secretária de Saúde em exercício, Tereza Paim, comemorou o número, mas chamou a atenção para a necessidade de vacinar toda a população o mais rápido possível. “Principalmente com a chegada da variante delta ao nosso estado, é essencial que as estratégias de vacinação sejam reforçadas pelos municípios. Os gestores devem criar meios para facilitar o acesso ao imunizante, como horários estendidos e vacinação de domingo a domingo”, declarou. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia