:: ‘Geral’
CARNAVAL DE SALVADOR: ‘NÃO TENHO DÚVIDAS QUE VAI TER’, AFIRMA COMANDANTE DA PM

Durante audiência pública realizada nesta terça-feira (19) na Câmara Municipal de Salvador para debater a realização do Carnaval e demais festas populares, o coronel Xavier, comandante de Operações da Polícia Militar disse não ter dúvidas de a capital baiana contará com a festa de rua em 2022.
“Eu não tenho dúvida que vai ter [Carnaval]. A questão é como será? Essa é a nossa preocupação do ponto de vista da segurança pública, qual vai ser a modelagem desse Carnaval, nós vamos manter o que sempre existiu, ou nós teremos algumas adaptações para que o Carnaval ocorra. O grande inimigo do Carnaval é o tempo. O tempo conspira contra o Carnaval”, afirmou o coronel.

Ainda de acordo com Xavier, a PM já planeja ações de atuação em conversas com a Secretaria de Turismo (Saltur).
“Nós já estamos mergulhados no planejamento do próximo Carnaval, já existe um diálogo com Isaac Edignton [presidente da , e já começamos a tratar sobre esse grande evento. Nosso estado precisa disso, são muitos interesses envolvidos, e o que nós pudermos fazer para que a festa aconteça, a Polícia Militar irá fazer”, acrescentou.
ITABUNA: APENAS UM NOVO CASO DE COVID-19 É REGISTRADO NAS ÚLTIMAS 24H

Na noite desta terça-feira (19), a Vigilância Epidemiológica de Itabuna divulgou um quadro atualizado sobre os casos notificados à respeito da pandemia de infecção pelo coronavírus, causador da Covid-19.
Itabuna registrou apenas um novo caso nas últimas 24h, subindo de 35.148 para 35.149 pessoas infectadas. O município contabiliza 658 óbitos em decorrência da doença.
Os dados apontam ainda que cinco pacientes estão internados em leito clínico, e outros dez estão em Unidade de Terapia Intensiva. Em contrapartida, 34.173 pessoas já foram curadas da doença.
COVID-19: MAIS DE 106 MILHÕES ESTÃO TOTALMENTE IMUNIZADOS; 152 MILHÕES TOMARAM A 1ª DOSE

Informações G1
Mais de 106 milhões de brasileiros estão totalmente imunizados contra a Covid. Os dados do consórcio de veículos de imprensa, divulgados às 20h desta terça-feira (19), apontam que 106.182.830 pessoas estão totalmente imunizadas. Este número representa 49,78% da população.
Os que tomaram a primeira dose de alguma vacina contra a Covid são 152.032.616 pessoas, o que representa 71,27% da população.
A dose de reforço foi aplicada em 4.949.007 pessoas (2,32% da população).
Somando a primeira dose, a segunda, a única e a de reforço, são 263.164.453 doses aplicadas desde o começo da vacinação.
De ontem para hoje, a primeira dose foi aplicada em 292.980 pessoas, a segunda em 1.167.172, a dose única em 12.271, e a dose de reforço em 366.063, um total de 1.838.486 doses aplicadas.
Os estados com maior porcentagem da população imunizada (com segunda dose ou dose única) são: São Paulo (64%), Mato Grosso do Sul (62%), Rio Grande do Sul (56,09%), Paraná (52,81%) e Santa Catarina (52,44%).
Já entre aqueles que mais tem sua população parcialmente imunizada estão São Paulo (80,02%), Santa Catarina (74,37%), Rio Grande do Sul (73,90%) Espírito Santo (72,68%) e Paraíba (72,41%).
- BA – 1ª dose: 10.178.383 (67,92%); 2ª dose + dose única: 6.440.598 (42,98%); dose de reforço: 241507
O levantamento é resultado de uma parceria do consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, “O Globo”, “Extra”, “O Estado de S.Paulo”, “Folha de S.Paulo” e UOL. Os dados de vacinação passaram a ser acompanhados a partir de 21 de janeiro.
IBGE CANCELA PROCESSO SELETIVO DE 204 MIL VAGAS PARA O CENSO 2022
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, nesta segunda-feira (18/10), que está cancelado o processo seletivo para a contratação de recenseadores e agentes censitários para o Censo Demográfico de 2022.
O concurso previa a abertura de 204 mil vagas. Ele já havia sido suspenso, em abril deste ano, após aprovação do Orçamento de 2021, pelo Congresso, que reduziu para R$ 71 milhões o valor destinado ao Censo, inviabilizando a realização do certame.
De acordo com o órgão, o contrato com a empresa que seria organizadora do processo, a Cebraspe, se encerrou e não será prorrogado.
POLÍCIA MILITAR RECUPERA VEÍCULO ROUBADO NA RODOVIA ILHÉUS-ITABUNA

Na noite de ontem (18), às 21h30, a guarnição do PETO, após receber informação de que haviam três indivíduos armados em um veículo, se deslocaram até a localidade de Porto Seco, BR 415.
A guarnição ao chegar no local foi vista pelos meliantes, que fugiram pelo matagal, deixando para trás um veículo tomado de assalto na noite anterior na cidade de Itabuna.
O veículo e material apreendido foram apresentados na Delegacia.
“CIRANDA, ILHÉUS NA PRAÇA” SERÁ RETOMADA NO SÁBADO (23)

Realizada com apoio da Prefeitura, a próxima edição do Projeto “Ciranda, Ilhéus na Praça” acontecerá neste sábado (23), das 17h às 21h, na Praça Dr Antônio Vianna – Cidade Nova. De acordo com os organizadores, a iniciativa atende aos protocolos de prevenção à Covid-19 expedidos pelos órgãos responsáveis, com uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos, com disponibilização do álcool 70% em todos os stands.
O projeto chega à 27ª edição e será retomado de forma simplificada, com quantidade de expositores e atrações reduzidas, a fim de evitar aglomeração. O apoio do público é muito importante para garantir a manutenção do evento. Recomenda-se que pessoas com sintomas gripais (coriza, tosse seca, dor de garganta), dores no corpo ou na cabeça, diarreia, perda parcial ou total do olfato ou paladar, entre outros sintomas da Covid-19 evitem comparecer ao evento e procurem atendimento médico para receber as orientações adequadas.
O Município presta apoio por meio das secretarias de Cultura, Meio Ambiente e Saúde. Nesta edição haverá contação de história, ciranda e música ambiente. Participam do evento as ONGS Filtro dos Sonhos, Organização Gongombira de Cultura e Cidadania e o Coletivo Absorvendo, que fará a coleta de doações de absorventes para as mulheres vulneráveis do assentamento Itariri.
Serviço
– Ciranda na Praça
Local: Praça Dr Antônio Vianna – Cidade Nova
Data: 23 de outubro de 2021
Horário: Das 17h às 21h
ILHÉUS TERÁ MUTIRÃO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NESTA QUARTA-FEIRA (20)

A Prefeitura de Ilhéus realiza nesta quarta-feira (20) um mutirão de vacinação com aplicação da 1ª, 2ª e 3ª dose contra a Covid-19. A estratégia acontece das 17h às 20h, nas unidades básicas de saúde Euler Ázaro, Sarah Kubitschek e do Hernani Sá, além da Loja Maçônica Regeneração Sulbaiana, localizada no Centro, próximo à Igreja São Jorge.
Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), o objetivo é ampliar o acesso à primeira dose para o público com idade igual ou superior a 18 anos, motivar o comparecimento das pessoas com segunda dose dos imunizantes Oxford e CoronaVac marcada até 20 de outubro, bem como antecipar a aplicação da segunda dose da Pfizer para o público com retorno marcado até 17 de novembro.
O serviço também disponibiliza a dose de reforço para idosos e profissionais de saúde que receberam a segunda aplicação há pelo menos seis meses e imunossuprimidos que já completaram 28 dias da segunda dose.
A Sesau esclarece que a adesão das faixas etárias preconizadas é crucial para melhorar os indicadores de cobertura vacinal, além de possibilitar que o Município alcance a meta de imunização completa da população ilheense, o mais rápido possível. O mutirão é uma oportunidade para quem está com a segunda dose em atraso.
Documentação – Para tomar a 1ª dose o público deve portar CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação, caso possua. Já para receber a 2ª dose é imprescindível a apresentação do CPF, cartão SUS e cartão de vacinação constando a primeira aplicação.
A dose de reforço será aplicada mediante apresentação do CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação constando as duas aplicações. Os imunossuprimidos também devem apresentar o laudo ou relatório médico que comprove a comorbidade. Além da documentação mencionada, os profissionais de saúde devem portar crachá ou carteira profissional.
Vacine-se! Vacina salva vidas!
Locais:
– UBS Euler Ázaro (Teotônio Vilela)
– UBS Sarah Kubitschek (Malhado – Parque Infantil)
– UBS Hernani Sá
– Loja Maçônica Regeneração Sulbaiana
Endereço: Rua Antônio Lavigne de Lemos, próximo à Igreja São Jorge – Centro
Horário: Das 17h às 20h
PREFEITURA DE ILHÉUS REALIZA ABERTURA DE CURSOS GRATUITOS PARA CAPACITAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Ilhéus realizou a abertura de cursos de capacitação ofertados gratuitamente por meio da secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, nesta última segunda-feira, 18, no salão nobre do Palácio Paranaguá. Cursos de cuidador, estética e autodefesa para mulheres estão sendo ofertados para pessoas a partir de 18 anos para qualificação da mão de obra, inserção no mercado de trabalho, oferta de serviços e geração de renda. Materiais de estudo e os vales-transportes foram entregues, na oportunidade, para os alunos inscritos pelos secretários Rubenilton Silva, de Promoção Social, e Soane Galvão, de Desenvolvimento Econômico.
“São políticas públicas de capacitação para a inserção dos nossos jovens e mulheres no mercado de trabalho. É mais conhecimento, resgate da cidadania e aprimoramento pessoal para a melhoria da qualidade de vida, por meio da oferta de serviços e geração de renda. Tudo isso com parcerias importantes para capacitar e cuidar de gente, o que reflete no nosso desenvolvimento social e econômico”, disse Soane Galvão.
Para a aluna do curso de autoproteção, Jordana Alves, 33, o curso veio para fortalecer as mulheres. “Hoje em dia, o feminicídio está muito presente em nossa sociedade, então o curso vem para aprimorar mais as nossas capacidades, para sermos mais ativas e ter cuidado com nós mesmas. Gostei muito do curso e da iniciativa da prefeitura”.
Também marcaram presença o Superintendente de Desenvolvimento Econômico, Maurício Galvão, também representando o vice-prefeito Bebeto; o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Renilson Soares; o Subcomandante da CIPE Cacaueira Capitão Gerson; e a soldada Adriana Lima (Caerc).
PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR ABRE INSCRIÇÕES PARA PROJETOS QUE FOCAM NO DESENVOLVIMENTO DAS MPE

CIDADELLE NÃO TEM MAIS A INTENÇÃO DE EMPREENDER NO SETOR DE SHOPPING CENTERS NA REGIÃO DE ILHÉUS-ITABUNA

Denis Guimarães – Diretor Comercial do Grupo André Guimarães/Cidadelle
“A empresa Cidadelle não tem mais a intenção de empreender no setor de shopping centers, na região de Ilhéus-Itabuna”, afirma o diretor comercial do Grupo André Guimarães, Denis Guimarães.
O Grupo hoje possui quatro áreas principais de atuação e irá manter os investimentos nestes segmentos:
– Incorporação Imobiliária, com mais de 3 mil imóveis entregues, em Salvador;
– Urbanização de Bairros Planejados com a marca Cidadelle: 02 empreendimentos de alto padrão entregues, com 900 lotes, no total.
– Imóveis BTS – construídos sob medida para locação;
– Obras de grande porte para indústria e varejo, a exemplo da atuação na expansão das redes de supermercados Atacadão e Assaí, em mais de 40 cidades, em vários estados do Brasil.









