WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

MINISTÉRIO DO TURISMO ANUNCIA VOLTA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS EM NOVEMBRO

Suspensos no país desde o início da pandemia de covid-19, os cruzeiros marítimos retornarão à costa brasileira em novembro, anunciou neste sábado (2) à noite o Ministério do Turismo. Em nota, a pasta informou que uma portaria será assinada nos próximos dias.

Após a publicação da portaria, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editará uma norma com os protocolos sanitários. As viagens também deverão respeitar as regras das cidades onde os navios atracarem.

Entre os protocolos a serem definidos pela Anvisa, estão a realização de testes antes do embarque em todos os passageiros, vacinação e testagem dos tripulantes, uso de máscaras, distanciamento, ocupação reduzida nos navios, desinfecção e higienização constantes nas embarcações e fornecimento de ar fresco sem recirculação (nos moldes dos filtros especiais dos aviões). :: LEIA MAIS »

A PRAIA DA AVENIDA PRECISA SER INTEGRADA A OUTROS EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS JÁ EXISTENTES NA CIDADE

É fundamental integrar a praia da avenida Soares Lopes aos equipamentos turísticos já existentes em Ilhéus. “Precisamos fazer esta conexão. Eles não conseguem dialogar e sobreviver distantes um do outro”, explicou o presidente da Comissão da Avenida, vereador Vinícius Alcântara (PV), sobre o resultado do encontro que a comissão teve ontem (01) com o segmento do Turismo.

A comissão foi criada pela Câmara para debater o futuro de um dos principais cartões-postais de Ilhéus e tem um prazo de 120 dias para apresentar um relatório, após ouvir a população, se reunir com moradores, profissionais da engenharia e arquitetura e representações empresariais, ambientais, culturais e esportivas do município.

“A primeira coisa que precisa ser feita é arrumar a casa para nós, para que a cidade esteja boa para o turista”, destaca a consultora em Turismo, Fabíola Paes Leme, que participou da sessão. Essa organização – com profissionalização de todos os segmentos – é também considerada como fundamental pelo presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Átila Eiras. :: LEIA MAIS »

POLÍCIA APREENDE ELEMENTO ACUSADO DE TER PRATICADO HOMICÍDIO

Na noite deste domingo (03) por volta das 22h30, a 70ª CIPM foi informada sobre três elementos armados que estariam causando terror na localidade de São Jose, em Ilhéus.

Durante a diligências no local foram encontrados três indivíduos, e com eles duas armas de fogo. Os mesmos confessaram ter cometido um homicídio, com o uso delas, no último sábado.

Os envolvidos e o material apreendido foram apresentados na delegacia para adoção de medidas cabíveis.

POLÍCIA DESCOBRE ESQUEMA DE FURTO DE GASOLINA EM ITABUNA

A retirada do combustível era feita em um condomínio residencial. Dois homens foram presos em flagrante.

Dois homens foram presos em flagrante por policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Itabuna. Os homens foram acusados de furto qualificado na quinta-feira (30), após subtrair 12 galões de gasolina de 20 litros cada de um caminhão tanque da empresa Hora Distribuidora de Petróleo.

“Descobrimos um esquema de venda de combustíveis que ocorria em um condomínio residencial na cidade. No curso correto o caminhão deveria abastecer e se dirigir para Feira de Santana, porém o motorista desviava o caminho para esse condomínio faziam a retirada de parte da gasolina e substituía por água”, relatou o titular da DRFR, delegado Luciano Lima de Medeiros.

O porteiro do condomínio relatou que o esquema já ocorria há bastante tempo e que outros caminhões faziam a retirada do material no local. “Prendemos o motorista e um homem que estava em cima do caminhão. Eles informaram que vendiam o litro da gasolina por R$ 2,50. Estamos investigando outros envolvidos na quadrilha, já que em depoimento o porteiro disse que tinha uma determinação para que caminhões tanques pudessem entrar no condomínio, e que esse não teria sido o primeiro”, explicou o delegado.

A dupla e o material apreendido foram encaminhados para a delegacia onde permanecem presos à disposição da justiça

LIMITE DE TRANSFERÊNCIA NO PIX À NOITE PASSA A VALER NESTA SEGUNDA-FEIRA

O Banco Central criou um pacote de novas regras para garantir mais segurança nas transações por meio do Pix. A principal delas, que é o limite de transferência de valor no período da noite, vale a partir desta segunda (4). As demais vão entrar em vigor no dia 16 de novembro.

O limite estabelecido para transferência é de R$ 1.000, no horário das 20h às 6h. A regra é para as transações entre pessoas físicas, incluindo os MEIs (microempreededores individuais).
Também será possível pedir a ampliação, porém, este tipo de alteração não será automática – também como medida de segurança para inibir, por exemplo, sequestro-relâmpago– e o banco terá entre 24 e 48 horas para atender o pedido.

Outra medida de segurança é a possibilidade de cadastro de contatos que poderão receber Pix acima de R$ 1.000 a qualquer hora do dia. Neste caso, a alteração também só vale após 24 horas do pedido. :: LEIA MAIS »

CORTE DE ENERGIA POR FALTA DE PAGAMENTO É AUTORIZADO A PARTIR DESTA SEXTA

O corte de energia por falta de pagamento voltará a ser permitido em todo o Brasil a partir desta sexta-feira, 1º. A suspensão do serviço por inadimplência para os beneficiários da tarifa social foi proibido em abril pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em razão da crise provocada pela pandemia do coronavírus.

Foi suspenso o corte dde energia de consumidores de baixa renda, ou seja, aquelas com renda menor ou igual a meio salário mínimo ou inscritos no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos e que tenham na residência algum portador de doença crônica cujo tratamento necessite do uso contínuo de equipamentos vitais que dependam de energia elétrica.

Também são contemplados pela tarifa social os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), idosos ou pessoas com deficiência que tenham renda familiar de até um quarto do salário mínimo por pessoa. :: LEIA MAIS »

PREFEITURA DE ILHÉUS EMITE COMUNICADO SOBRE LIMPEZA PÚBLICA

Serão executados os trabalhos de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares, comerciais e industriais, limpeza e desobstrução de redes de drenagem e galerias de água pluviais com equipamento de vácuo e alta pressão, lavagem e desinfecção de feiras livres e vias, além de limpeza nas praias.

A prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) informa que será retomada a coleta dos resíduos sólidos na cidade. O ato, foi publicado na noite desta quinta-feira (30), em diário oficial do município através de processo administrativo nº 023/2021ª para homologação da empresa FG Soluções Ambientais Ltda.

Está sendo aguardada para este sábado (02), a chegada da nova frota de caminhões compactadores dando início com maior celeridade a retirada dos rejeitos no município. Para amenizar os impactos, o governo municipal, realiza a coleta com equipes munidas com máquinas, caçambas e caminhões para a realização dos serviços de limpeza nesta sexta-feira (1º).

Serão executados os trabalhos de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares, comerciais e industriais, limpeza e desobstrução de redes de drenagem e galerias de água pluviais com equipamento de vácuo e alta pressão, lavagem e desinfecção de feiras livres e vias, além de limpeza nas praias.
As rotas seguirão uma programação emergencial nas seguintes localidades: *Rota Dia – Atacadão, Salobrinho, Banco da Vitória, Condomínio, Vilela, Urbis, Princesa Isabel, Nelson Costa, Iguape, Savóia, São Miguel, São Domingos, Ilhéus II, Nossa Senhora da Vitoria, Sol e mar e Cabana de Praias zona sul. *Rota Noite – Pontal, Centro, Malhado, Avenida Esperança, Olivença (Volta passa pela passarela do álcool), Atlântico 1,2,3, Sinal Verde, Pérola do Mar, Cabanas Zona Norte, Condomínios Fechados, Condomínios aberto (Azulão, mar de Ilhéus 1 e 2). :: LEIA MAIS »

POVOS TRADICIONAIS DE TERREIRO E RELIGÕES AFRODESCENDENTES REIVINDICAM NA CÂMARA MAIS ESPAÇO POLÍTICO EM ILHÉUS

Hoje (30), dia da Consciência Municipal Indígena, foi realizada Audiência Pública para debater ações afirmativas de políticas para os povos tradicionais de Terreiro e religiões afrodescendentes de Ilhéus. O debate ocorreu em plenário da Câmara Municipal de Ilhéus, instituição responsável pela iniciativa, com transmissão ao vivo nas redes sociais.

A Audiência contou com a participação da vereadora do PT e líder da minoria, Enilda Mendonça, que afirmou a importância de trazer este demanda para a Casa Legislativa, pois “esta é uma porta que se abre e que não se pode mais fechar, para que nós tenhamos o cumprimento da lei contra a intolerância religiosa”.

A discussão sobre os povos tradicionais também contou com a presença do vereador Cláudio Magalhães (PCdoB) que começou a Audiência Pública destacando todas as leis municipais já existentes em Ilhéus que garantem a integridade do povo negro. No entanto, o parlamentar lembrou que “elas precisam sair do papel e serem executadas. Principalmente o combate ao racismo”. O vereador de origem indígena relembra que a história de Ilhéus através da cultura e monocultura do cacau utilizou a mão-de-obra escrava e, portanto, “partindo desse contexto é que precisamos construir uma reparação para este povo”, reivindicou. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: TRIAGEM PARA CASOS DE COVID-19 SERÁ REALIZADA NA UPA E NO PA DA ZONA SUL

Todas as pessoas com sintoma gripal ou distúrbio respiratório devem buscar atendimento nas unidades de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa à população que o fluxo de atendimento aos casos suspeitos e confirmados da Covid-19 será remanejado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Conquista e Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul, a partir desta quinta-feira (30), ambos com sala de assistência 24 horas. Conforme a Sesau, a coleta de RT-PCR (Swab) acontece às segundas, terças e quintas-feiras, das 7h às 12h. Já os testes rápidos serão realizados 24 horas, todos os dias da semana.

Todas as pessoas com sintoma gripal ou distúrbio respiratório devem buscar atendimento nas unidades de saúde, visto que possuem gripário e passam a funcionar como referência para a Covid-19 em Ilhéus. A secretaria destaca que os exames são realizados mediante solicitação médica.

O município registrou nos últimos três meses baixa procura por atendimento ambulatorial e, consequentemente, desaceleração na taxa de contaminação e redução das solicitações para internamento de pacientes infectados. A estratégia adotada é responsável e foi montada após análises criteriosas dos dados existentes.

O boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30) contabiliza 19.752 pessoas curadas e 15 infectadas pela Covid-19. Dos atuais 41 leitos de UTI habilitados, 2 estão ocupados com pacientes de Ilhéus e 5 abrigam pacientes oriundos de outras cidades baianas.

CÂMARA DE ILHÉUS CRIA EM PARCERIA COM A SOCIEDADE ORGANIZADA O COMITÊ PERMANENTE DE PREVENÇÃO À DEPRESSÃO E AO SUICÍDIO

A criação do Comitê Permanente de prevenção à depressão e ao suicídio foi o ponto alto da Audiência Pública realizada hoje (30) à tarde pela Câmara de Vereadores de Ilhéus, que marcou o encerramento do “Setembro Amarelo” em Ilhéus. Criado para fomentar políticas públicas de prevenção ao suicídio, o comitê é destinado as atender às pessoas de baixa renda, especialmente aos jovens matriculados nas escolas públicas municipais e estaduais. A iniciativa terá a participação do Poder Legislativo, sociedade civil organizada e Faculdade de Ilhéus, fortalecendo a rede de proteção à vida. “A gente pensa campanhas como forma de apagar incêndios. Tem mesmo que haver debate e políticas públicas permanentes de prevenção”, afirma a professora Rozemere de Souza, doutora em Enfermagem Psiquiátrica e docente da UESC. “Não podemos perder a perspectiva de uma rede de cuidados”, completou.

Presente à audiência, o médico psiquiatra Gentil Neto era a imagem da realidade que ganhou contornos preocupantes durante a pandemia. Ele atende, em média, 50 pacientes – oriundos do SUS e ou particular – com quadros depressivos ou ansiosos por dia em Ilhéus. “Nem os profissionais estão aguentando mais”, reconheceu. Hoje, por exemplo, dia do encerramento da campanha nacional, ele atendeu a 10 novas tentativas de suicídio e, ao sair da audiência, ia acompanhar três outros pacientes que se recuperam na rede hospitalar. “É preciso pensar em investimento à saúde mental, gerar movimento de políticas públicas. Nenhum de nós pode afirmar que nunca vai precisar de um serviço de saúde mental”, reforçou a professora Rozemere de Souza. Nas últimas 24 horas, Ilhéus registrou três suicídios. “Os índices estão imensos. Vamos precisar de mais profissionais, mais capacitação e mais acolhimento”, reconheceu doutor Gentil. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia