:: ‘Geral’
VEREADOR CLÁUDIO MAGALHÃES DEFENDE AÇÕES EFETIVAS PARA COMUNIDADES MAIS AFASTADAS DA SEDE

Na última quarta-feira (13), durante a primeira sessão do projeto Câmara Itinerante, na comunidade de Inema, distrito rural de Ilhéus, o vereador Cláudio Magalhães (PCdoB) pontuou que a prefeitura municipal precisa estabelecer ações efetivas nessas comunidades mais afastadas da sede para dar dignidade às suas populações e resgatar o sentimento de pertencimento e entidade de ser ilheense, de pertencer ao município.
O vereador defendeu que a comissão de agricultura da casa legislativa busque integrar secretarias municipais para estabelecer uma condição melhor para essas comunidades. “Isso é necessário, para em momentos como este, a gente possa apresentar realizações para essas localidades. Peço aqui, a todos os vereadores que apresentaram requerimentos, a união, para que essas solicitações cheguem ao prefeito da nossa cidade e que de imediato ele possa trazer algumas soluções factíveis, possíveis para estes locais”, disse.
“Estas pessoas dos distritos e povoados ficam assediadas, muitas vezes, pelos prefeitos circunvizinhos, porque a gestão municipal de Ilhéus não consegue atender vocês. A gente estava falando de uma pauta que nosso município já perdeu mais 20 mil habitantes, eu tinha dito em sessão da câmara, isso é reflexo da ausência do poder executivo nesses locais, o que estimula a diminuição da população”, complementou Cláudio Magalhães.
De acordo com o edil, moradores dessas comunidades precisam ir ao SUS, necessitam de escola e de outros equipamentos que ofertem serviços que melhorem suas condições de vida. “Aqui não tem, mas na cidade vizinha tem, é isso que a gente precisa ficar atento e prestar essa atenção necessária às comunidades mais afastadas da sede do município e dar a dignidade que esses ilheenses merecem”, concluiu.
PREFEITURA DE ILHÉUS REALIZA AÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS NO CREAS-PAEFI

A Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, realizou o dia das crianças do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (CREAS-PAEFI), nesta última sexta-feira, 15. Alegria e diversão foram promovidas para cerca de 50 crianças, com direito a lanche e diversas brincadeiras, como corrida de saco, cabo de guerra e a dança das cadeiras. A ação contou com o apoio dos Amigos Solidários, Guarda Civil Municipal de Ilhéus, do educador Davi Barbosa, com atividades recreativas para as crianças, além da participação das equipes de assistentes sociais, psicólogos, educadoras, advogada, auxiliar administrativo e de serviços gerais.
“É um momento muito importante, porque proporciona alegria, já que todas as crianças e adolescentes que estão aqui tiveram seus direitos violados, então hoje é um momento de diversão em um espaço que é deles”, salientou a coordenadora do CREAS-PAEFI, Margareth Santana.
A chefe da média complexidade do CREAS, Débora Palafoz, enfatizou o trabalho e empenho do prefeito Mário Alexandre. “Hoje é um dia muito especial para nós. Isso tudo graças ao prefeito, quem vem pedindo que nós tenhamos essa humanidade, principalmente com as crianças que são o nosso futuro. São crianças que tiveram seus direitos violados e esse dia é de grande importância para resgatar dentro deles que ainda existe alegria, amor, compaixão, amor ao próximo, que eles podem ter esperança”, salientou Palaforz, ao agradecer ao secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Rubenilton Silva, e à secretária de Desenvolvimento Econômico, Soane Galvão, pelo apoio e dedicação aos trabalhos sociais.
PREFEITURA DE ILHÉUS PROMOVE CURSO GRATUITO DE CUIDADOR

A Prefeitura Municipal de Ilhéus por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, vai oferecer curso gratuito de cuidador ou cuidadora, com início na próxima terça-feira, 19. Os interessados devem ter a idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e realizar as inscrições por meio do link: https://abre.ai/cuidadorios2021
“Fundamental a capacitação dos nossos jovens para a inserção no mercado de trabalho. Isso reflete em mão de obra qualificada para cuidar dos nossos idosos, oferta de serviços e renda. Cuidar do social, promovendo oportunidades de capacitação é uma política pública que deve ser defendida por todos”, destacou o prefeito Mário Alexandre.
Trinta vagas serão oferecidas nesta capacitação que acontece até o dia 22 de outubro. O objetivo é capacitar aqueles que desejam se inserir no mercado de trabalho, bem como, aprimorar os conhecimentos daqueles que já exercem a função de cuidar de um familiar, seja criança, adolescente, idoso ou pessoa com deficiência. Outras informações: (73) 3234-5861
SERVIÇO
Curso de formação para cuidador ou cuidadora.
Inscrições: https://abre.ai/cuidadorios2021
Quando: 19 a 22 de outubro.
Outras informações: (73) 3234-5861
Colaborou: Jéssica Alves
NOVOS RADARES COMEÇAM A SER INSTALADOS EM ILHÉUS

Em atendimento à solicitação do município de Ilhéus, o governo do Estado da Bahia iniciou nesta quinta-feira, 14, a instalação de redutores de velocidade com três radares no novo viário de Ilhéus, na via próxima da Catedral de São Sebastião, no início da duplicação sentido zona Sul e nas mediações da AABB.
“Nosso objetivo é promover a segurança da nossa população ilheense, visitantes, turistas e todos que trafegam pelo novo viário, tudo isso para evitar a violência no trânsito, principalmente em razão de alguns incidentes ocorridos”, declarou o prefeito Mário Alexandre.
As instalações de algumas placas informativas de velocidade já foram feitas, e dos aparelhos dos radares devem ser concluídas nos próximos dias.
MULHER FOI ACHADA MORTA NO VILELA E A SUSPEITA É QUE AMIGA FEZ UMA EMBOSCADA

O corpo de uma mulher encontrado em um rio localizado no bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus, no último sábado (08), foi identificado na sede do Departamento de Polícia Técnica do município.
Trata-se de Adriele Santos, moradora do bairro São Caetano, em Itabuna, e de acordo com informações preliminares de internautas, uma “amiga” da vítima, foi a responsável por atraí-la até os autores do assassinato.
O corpo de Adriele já estava em estado de decomposição e foi retirado do rio por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militares, e apresentava sinais de violência, como por exemplo, um corte oriundo de arma branca na região do pescoço.
Perícias posteriores constatarão a efetiva causa da morte, se por afogamento, ou se o corpo de Adriele foi lançado ao rio, após ter sido assassinada. A Polícia Civil investiga o caso.
DO VERDINHO
NOTA FALECIMENTO DO SR. MILTON SILVEIRA, MORADOR DO IGUAPE

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Milton Silveira, conhecido por Acarí, aos 86 anos.
Quem desejar prestar condolências, pode comparecer ao velório realizado em sua residência, na Rua Maria Luiza, Iguape. O sepultamento será feito no dia 12/10, às 16h no Cemitério Nossa Senhora da Vitória.
A família em luto antecipa agradecimentos.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ONLINE DO TEATRO POPULAR DE ILHÉUS PARA O MÊS DE OUTUBRO

Para o mês de outubro o grupo traz muitas atividades, por enquanto ainda não presenciais, e todas inteiramente gratuitas, transmitidas pelo TPIFLIX, o canal do Teatro Popular de Ilhéus no Youtube, sempre às 19 horas.
O Teatro Popular de Ilhéus apresenta ao público sua programação online de apresentações para o mês de outubro, trazendo muitas novidades. As atividades são transmitidas gratuitamente pelo TRIFLIX, o canal oficial do Teatro Popular de Ilhéus no YouTube, sempre às 19 horas.
Nesse mês, serão oito sessões de espetáculos, e uma programação especial do mês das crianças com recitações de poesias, além de quatro dias de debates com convidados especiais.
Confira a programação: :: LEIA MAIS »
CÂNCER DE MAMA: 488 MULHERES MORRERAM DA DOENÇA NA BAHIA NO PRIMEIRO SEMESTRE 2021

No mesmo espaço de seis meses, outras 1,6 mil foram internadas
Até junho deste ano, 488 mulheres tiveram suas vidas interrompidas pelo câncer de mama no estado da Bahia. O espaço de seis meses também registrou a internação de 1,6 mil pacientes pela mesma razão, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
O público que não resistiu à doença é formado por uma maioria de mulheres com idades entre 50 e 59 anos (127, 26%) e 40 e 49 anos (90, 18%).
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estimam-se 3.460 novos casos de câncer de mama na Bahia para cada um dos anos do triênio 2020 – 2022.
GRUPO DE AMIGOS DA PRAIA REALIZA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS NESTE SÁBADO (9)

Grupo de Amigos da Praia realiza mais uma atividade de Educação Ambiental no mês das Crianças. No dia 02 de outubro aconteceu a Roda Sensorial sobre Folhas e Sementes na Horta Urbana do Outeiro, outro projeto desenvolvido pelo Gap visando a segurança alimentar e estímulo a agricultura urbana, ao final as crianças ainda plantaram mudas que depois poderão colher as hortaliças.

Neste sábado pela tarde, dia 09 de outubro, a sequencia de ações continua como forma de sensibilizar as famílias para o problema do Lixo nos Mares e Oceanos, segundo a ONU em 2050 haverá mais plástico que Peixe no Mar.
Projeto: Crianças na SAPÊ terá :
-Roda de Conversa sobre Lixo e Poluição Marinha
-Contação de Histórias com Fada Dália
– Troca-troca de livros infantis ;
– Por do sol com crianças e família Gap
A criança deve vir com máscara, chapéu, uma canga ou esteira para sentarmos na grama.
Dia : 09/10 Horário : 15h
Local : Praça da Sapetinga
Organização : Gap- Grupo de Amigos da Praia de Ilhéus.
Contato : 📧 gapilheus@gmail.com
⏺ @gap_ilheus
PREFEITURA DE ILHÉUS ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO GRATUITO DE PREVENÇÃO E AUTOPROTEÇÃO PARA MULHERES

A secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza da Prefeitura de Ilhéus vai promover o curso gratuito de prevenção e autoproteção para mulheres no dia 19 de outubro, terça-feira, na Cipe Cacaueira, BA-262, distrito industrial, bairro do Iguape. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do link https://abre.ai/cursodeautoprotecao ou presencialmente no CRAS Norte, no Jardim Savóia.
O objetivo é conscientizar as participantes sobre a realidade atual da violência contra mulher e a importância da defesa pessoal, além de ensinar a autoproteção com estratégias de prevenção, uso da inteligência emocional e técnicas de reações. Entre os benefícios do curso, estão o aumento da segurança, melhoria da autoestima, aumento da concentração, autoconfiança e busca do equilíbrio.
A iniciativa chega em um momento importante da pandemia, que trouxe consequências negativas com o aumento da violência doméstica no Brasi.. No último ano, uma em cada quatro mulheres brasileiras já sofreu algum tipo de violência, seja física, psicológica ou sexual. Entre as agressões físicas, foram cerca de oito denúncias a cada minuto.









