WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque2’

ILHÉUS INTEGRA CÂMARA DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DA BAHIA; LANÇAMENTO ACONTECEU NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA

Lançada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) na última quinta-feira (4), a Câmara de Inovação e Tecnologia (CIT) visa ampliar o trabalho desenvolvido pelo pequeno empresário ao redor do estado, oferecendo por meio de qualificações, mentorias e eventos, possibilidades de ampliação dos negócios geridos pelo setor.

A Prefeitura de Ilhéus, representada pela Secretaria de Gestão e Tecnologia, participou do evento realizado em Salvador e será membro na composição da nova Câmara. Além do fomento à inovação no comércio de bens, serviços e turismo da Bahia, a iniciativa vai abrir o leque de oportunidades na área, através de parcerias com entidades ligadas às esferas pública e privada.

“Ilhéus foi a única cidade do interior a participar desse importante encontro. É uma grande honra e reconhecimento dos nossos esforços. Buscamos cada vez mais estreitar as relações com os diversos atores de inovação em todo o estado. A iniciativa da Fecomércio acontece em um momento importante de retomada do crescimento da economia. Por isso, queremos firmar novas parceiras com empresas e entidades, capacitar pequenos empresários e empreendedores e estruturar o nosso município para atrair grandes investimentos nos próximos anos”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre. :: LEIA MAIS »

PONTO FACULTATIVO NOS DIAS 15,16 E 17 DE FEVEREIRO DO CARNAVAL É SUSPENSO EM ILHÉUS

Para evitar aglomerações e o aumento da contaminação pela Covid-19, o prefeito Mário Alexandre resolveu acompanhar o que outros Estados e Municípios já vêm decretado para a suspensão do ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro em Ilhéus, período de carnaval.

De acordo com o coordenador do Gabinete de Crise e Subprocurador do Município, Regis Aragão, a medida se faz necessária em razão do cenário da Covid-19 na cidade, que está com alta ocupação dos leitos de UTI. O objetivo é evitar superlotações em praias, aglomerações em áreas públicas, estabelecimentos de bares e restaurantes.

“Nosso propósito é contribuir para que os números do Boletim Covid-19 de Ilhéus continuem controlados e o alastramento da pandemia seja contido. O comércio continua aberto e os servidores seguirão trabalhando normalmente”, explicou. Aragão reforçou ainda que os protocolos aprovados com medidas de prevenção continuam vigentes, assim como a fiscalização dos estabelecimentos.

A população deve manter os cuidados habituais como os usos de máscaras e álcool 70%, distanciamento social e não fazer aglomerações.

MINISTÉRIO PÚBLICO ACIONA DOIS SERVIDORES DE IBICARAÍ POR ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Servidores teriam se candidatado ao cargo de vereador nas eleições municipais do ano passado apenas para usufruírem de afastamento remunerado.

O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública contra dois servidores do Município de Ibicaraí que teriam se candidatado nas eleições municipais em 2020 apenas para usufruírem de afastamento remunerado. Segundo o promotor de Justiça Dioneles Leone Santana, autor da ação, os servidores municipais teriam gozado licença remunerada dos cargos que ocupam a fim de se candidatarem ao cargo de vereador nas eleições municipais de 2020 em Ibicaraí, não obtendo nenhum voto no pleito eleitoral, o que implicaria possível cometimento de ato de improbidade administrativa, com violação de princípios e eventual enriquecimento ilícito

Na ação, o promotor de Justiça Dioneles Leone requer que os servidores municipais Fabricio de Oliveira Costa e Sandy de Jesus Silveira Matos devolvam ao Município de Ibicaraí os valores auferidos de forma indevida. ´Os servidores disputaram a última eleição municipal, mas não angariaram voto algum, nem eles mesmos votaram em suas candidaturas no pleito municipal, tratando-se, claramente, de candidaturas suspeitas”, ressaltou o promotor de Justiça. Ele complementou que Sandy de Jesus se afastou de suas atividades acadêmicas em razão de candidatura a mandado eletivo, entre os dias 14 de agosto e 15 de novembro de 2020, auferindo rendimentos públicos nesse período no total de R$ 4.854,33. Já o servidor Fabrício de Oliveira Costa afastou-se das suas atividades como agente administrativo municipal, no mesmo período que Sandy, auferindo rendimentos públicos no total de R$ 3.544,86. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: FEIRA SEGURA CAPACITA PROFISSIONAIS DA CENTRAL DE ABASTECIMENTO

Uma capacitação para conscientizar os feirantes da Central de Abastecimento de Ilhéus quanto aos hábitos adequados de limpeza e higiene dos produtos comercializados, foi realizada nos dias 1º e 2 de fevereiro pelo SENAR em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR) e de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Ilhéus. Cem feirantes foram treinados para que os cuidados necessários sejam adotados na prática, inclusive para proteger os produtos agrícolas da contaminação pelo coronavírus e promover segurança alimentar.

Realizado no auditório da Central de Abastecimento de Ilhéus com 5 turmas de 20 feirantes em cada, o treinamento ofertado demonstrou as práticas corretas durante todo o processo produtivo, desde o manuseio e tratamento dos produtos agrícolas no campo, até o momento final da comercialização, quando o alimento é vendido ao consumidor.

“Essa capacitação é uma continuidade do trabalho que desenvolvemos desde o início da pandemia, quando realizamos treinamentos nas feiras da Urbis e do Guanabara, sendo Ilhéus a primeira cidade da Bahia a implantar esse projeto piloto. A união faz a força. Quando reunimos os propósitos, Município e Estado conseguem transformar para melhor a qualidade de vida dos cidadãos, e esse é o nosso papel”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

IEL ANUNCIA VAGAS PARA ESTÁGIO, JOVEM APRENDIZ E PROFISSIONAIS NA BAHIA; CONFIRA

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com 302 vagas abertas para estágio, jovem aprendiz e profissionais na Região Metropolitana de Salvador e regiões sul, central, sudoeste, oeste e norte da Bahia. Os interessados devem efetuar cadastro no site do IEL Bahia.

Para aqueles que têm interesse em ingressar no mercado de trabalho como estagiário, o IEL Bahia está com 251 vagas abertas para alunos do ensino médio, técnico e superior. As oportunidades são para diversas áreas, como Administração, Comunicação, Tecnologia da Informação e Engenharia (Elétrica, Civil, de Produção, da Computação).

Estão abertas 17 vagas para quem deseja começar a carreira como jovem aprendiz, de auxiliar administrativo nos municípios de Salvador, Jequié e Ilhéus. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: COMANDANTE DE OPERAÇÕES DOS BOMBEIROS VISTA PRESIDENTE DA CÂMARA

O presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, vereador Jerbson Moares, recebeu ontem (02) à noite, em seu gabinete, no Palácio Teodolino Ferreira, o coronel PM Miguel Filho, comandante de Operações dos Bombeiros Militares do Interior, com sede em Feira de Santana. Além de já ter atuado em Ilhéus, o coronel Miguel tornou-se amigo do presidente da Câmara quando trabalharam em parceria no combate às manchas de óleo no litoral de Ilhéus. À época Jerbson era o secretário municipal de Meio Ambiente e o trabalho realizado em Ilhéus foi considerado referência nacional.

O coronel Miguel comanda 20 unidades operacionais do Corpo de Bombeiros da Bahia, sendo 15 no interior e cinco em Salvador. Em Ilhéus, o grupamento conta com 126 militares e foi fundamental no trabalho de limpeza dos mais de 90 quilômetros de litoral do município. O trabalho é lembrado pelas duas lideranças como um modelo vitorioso de parceria da sociedade civil com a instituição militar. A criação de um comitê gestor de crise no desastre ambiental serviu como referência para a criação do comitê municipal de crise da Covid-19.

Presença militar :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: ATLANTIC NICKEL REALIZA PRIMEIRO EMBARQUE PARA EXPORTAÇÃO EM 2021

A Atlantic Nickel, única empresa no Brasil produtora de níquel sulfetado, matéria-prima fundamental na fabricação de baterias para carros elétricos, realizou o primeiro embarque de 2021 para exportação de sua produção pelo Porto de Ilhéus, região sul da Bahia.

Após alcançar a marca de 67,7 mil toneladas de concentrado de níquel direcionadas ao mercado internacional em 2020, a empresa inicia o ano cumprindo os cronogramas e metas de produção para atender à crescente demanda do mercado mundial da eletrificação. Os resultados são fruto de uma operação que emprega mais de 1.700 pessoas em Itagibá, valorizando a mão de obra local e proporcionando distribuição de renda na região.

O navio com o primeiro carregamento de 2021 partiu transportando quase 10 mil toneladas de concentrado de níquel em direção ao Porto de Xingang, na China. :: LEIA MAIS »

ADOLFO MENEZES (PSD) É ELEITO NOVO PRESIDENTE DO LEGISLATIVO BAIANO

Resultado saiu no início da noite desta segunda-feira (1°). Deputado venceu Hilton Coelho (PSOL), por 60 x 1. Houve três abstenções.

O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) foi eleito no final da tarde desta segunda-feira (1°), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Adolfo venceu Hilton Coelho (PSOL), por 60 x 1. Houve três abstenções.

Adolfo Menezes tem 62 anos e é um dos mais experientes deputados da casa. Ele está em seu quarto mandato e já tinha tentado a presidência da Alba, no começo de 2019, quando perdeu para Nelson Leal (PP), que ocupou a presidência nesses dois últimos anos.

Além do presidente, foram eleitos os outros oito integrantes da mesa diretora da Casa. A mesa terá Neusa Cadori (PT) como única mulher do grupo. A mesa é formada por cinco deputados da bancada governista e outros três da oposição.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS: SANCIONADA LEI DE INCENTIVO, APOIO, INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E EMPREENDEDORISMO

Sancionada pelo prefeito Mário Alexandre em dezembro último, a Lei 4.097/2020 estabelece a Política de Incentivo e Apoio à Inovação, com foco no fomento ao desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo inovador, por meio da concessão de incentivos fiscais ao contribuinte.

De acordo com Mário Alexandre, o Município trabalha de forma constante para reativar o ecossistema local de inovação, atraindo novos investimentos e gerando oportunidades de emprego.

“É isso que a gente quer, promover o crescimento através da ciência e tecnologia. Vamos desburocratizar a instalação de empresas deste importante setor em Ilhéus para atrair um número cada vez maior de negócios. Isso é fundamental. Queremos fazer da nossa cidade referência em desenvolvimento humano e tecnológico. Eu não tenho dúvida de quem ganha é o nosso povo”, enfatizou o prefeito. :: LEIA MAIS »

ROTARY CLUB JORGE AMADO IMPLANTA PROJETO ” BANCO DE CADEIRAS DE RODAS”

O Rotary Club Jorge Amado vai lançar na próxima semana, dia 4 de fevereiro, o projeto “Banco de Cadeiras de Rodas”, em Ilhéus. O lançamento, que será realizado no Ilhéus Hotel, às 18 horas, também será feito em clima de homenagem pelo aniversário de 15 anos do Club, com a apresentação do projeto, que tem como parceira a ONG Human Network do Brasil.

O projeto se inicia com 12 cadeiras de rodas que foram doadas pelo Rotary Club Jorge Amado e Human Network do Brasil, para apoiar pessoas com deficiências físicas, que não tem acesso e nem condições de adquirir o equipamento. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia