WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque2’

PREFEITO MARIO ALEXANDRE RECEBE MARCOS GALVÃO, PREFEITO DE IBICUÍ

Durante reunião no gabinete, os gestores dialogaram em favor do fortalecimento da região Sul da Bahia.

O prefeito Mário Alexandre recebeu na manhã desta quarta-feira (06) a visita do prefeito reeleito de Ibicuí, Marcos Galvão, colega partidário pelo Partido Social Democrático (PSD) no centro administrativo de Ilhéus. Durante reunião no gabinete, os gestores dialogaram em favor do fortalecimento da região Sul da Bahia.

“A união faz a força. É uma honra muito grande receber Marcos Galvão, grande prefeito reeleito de Ibicuí, a terra do São João, onde tenho familiares. Sou muito grato pela região e feliz por tê-los como parceiros. Vamos fortalecer essa parceria de Ilhéus cada vez mais com toda a região e Ibicuí não poderia ficar de fora”, declarou o prefeito Mário Alexandre.

“A gente agradece à Marão pela recepção. Ibicuí é um município pequeno e depende sempre da estrutura da saúde de Ilhéus, onde a gente conta com o Hospital Costa do Cacau. Fico muito feliz de dialogar com Ilhéus. A gente vai estar sempre a disposição para receber o povo ilheense e toda a região sul da Bahia. Ibicuí está sempre de braços abertos”, agradeceu o prefeito Marcos Galvão.

PRF-BA DIVULGA BALANÇO DA OPERAÇÃO ANO NOVO

PRF registra aumento de 200% no número de mortes nas rodovias baianas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou aumento de 200% no número de mortes nas rodovias federais da Bahia, durante a Operação Ano Novo, entre o dia 30 de dezembro e a noite de domingo, 3. As informações foram divulgadas na última segunda-feira (4).

O aumento foi em comparação com o mesmo período da operação no ano passado. Nesta ação (2020-2021), foram registradas seis mortes nas rodovias, enquanto no último ano foram duas.. O número de acidentes também aumentou: de 36 (2019-2020) para 55 (2020-2021) – um aumento de 166%.

Dos 55 acidentes, 21 foram considerados graves – quando há feridos graves ou morte. O número de pessoas feridas nos acidentes se manteve em 59.

Durante a operação, a PRF autuou 3.271 motoristas cometendo diversas infrações. Entre as mais notificadas está a ultrapassagem proibida, com 1.184 registros.

Além disso, 30 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, uma infração gravíssima que tem multa de R$ 2.934,70. Durante a operação, foram feitos 212 testes com etilômetro (bafômetro).

Ainda nas fiscalizações, a PRF também registrou 75 autos de infração para motociclistas e/ou passageiro sem capacete, e outros sete motoristas flagrados manuseando o aparelho celular. Os registros de falta do cinto de segurança foram 219.

PREFEITURA DE ILHÉUS CONCEDE INCENTIVOS FISCAIS AO SETOR PRODUTIVO

Duas leis foram criadas pela Prefeitura de Ilhéus para estimular a retomada econômica da cidade, em virtude da crise financeira provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Conforme a Administração Municipal, a medida leva em consideração a necessidade de incremento das receitas próprias e cobrança da dívida ativa, bem como estimula a atividade empreendedora no âmbito local.

Em novembro último, o prefeito Mário Alexandre sancionou a Lei nº 4.088/2020, que trata do Programa Especial de Incentivos Fiscais ao Turismo (PROTURISMO), destinado a fomentar o empreendedorismo e os investimentos privados em potenciais áreas ligadas ao setor. Para o gestor, as leis de estímulos econômicos fortalecem as atividades produtivas e compensam os efeitos da queda na arrecadação tributária.

“A gente avança dentro do processo de desenvolvimento do setor produtivo, reduzindo os impostos e auxiliando as empresas locais a se desenvolverem. Essa estratégia facilita a recuperação da economia e ao mesmo tempo possibilita a geração de emprego e renda para o nosso cidadão”, enfatizou Mário Alexandre.

Nesta lei há a previsão de redução de até 40% do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e o diferimento do pagamento de 30% do valor do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) relativo aos serviços de construção civil, restauração, recuperação ou reforma, tomados por contribuintes que desenvolvam as atividades de hotelaria ou hospedagem, restaurantes, bares e similares, parques temáticos e recreativos, Centros de Convenções e Shoppings Centers. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: MARÃO FALA SOBRE DESAFIOS EM MEIO À PANDEMIA

De acordo com Mário Alexandre, a Prefeitura dará continuidade às medidas adotadas no combate à Covid-19.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, terá uma série de desafios para enfrentar no novo mandato, principalmente, os provocados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A cidade, todavia, mantém firme o plano de retomada econômica e mesmo com queda de receitas, as obras públicas seguem em bom ritmo e o setor produtivo mostra sinais positivos.

De acordo com Mário Alexandre, a Prefeitura dará continuidade às medidas adotadas no combate à Covid-19, com operacionalização dos 50 leitos de UTI exclusivos para pacientes infectados pela doença. O chefe do Executivo esclareceu ainda que o Município pretende firmar um convênio junto ao Governo da Bahia e ao Ministério da Saúde para assegurar que a população tenha acesso à vacina o mais breve possível.

Segundo informou, a meta é aumentar para 75% a cobertura da Atenção Básica, com ampliação das unidades para fortalecer o atendimento na rede primária de saúde, que hoje possui 56% de cobertura.

“Sofremos um impacto econômico por conta da paralisação de diversas atividades produtivas, o que gerou queda na arrecadação tributária da cidade. No primeiro momento salvamos vidas, não apenas das pessoas que moram em Ilhéus, mas daquelas vindas de outros municípios. Agora, damos incentivos aos empresários e descontos às pessoas para quitar seus débitos junto à Prefeitura”, frisou Mário Alexandre. :: LEIA MAIS »

MESMO APÓS ADIAMENTO DA VALIDADE, TESTES PARA COVID-19 COMPRADOS PELO GOVERNO CORREM RISCO DE EXPIRAR

Ministério da Saúde terá que distribuir 6,5 milhões de exames estocados para o SUS até o mês de abril.

Mesmo após o adiamento do prazo de validade dos testes RT-PCR para detecção do coronavírus autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Ministério da Saúde terá que se apressar para conseguir distribuir todos os 6,5 milhões de exames, ainda estocados, para o Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o início da pandemia, foram utilizados 7,9 milhões de testes.

No início de dezembro, o governo decidiu adiar a data de vencimento dos exames comprados para a Covid-19 de dezembro para abril e de janeiro para maio. Isso significa que o ministério tem no máximo quatro meses para distribuir todos os testes.

Desde maio, diversos profissionais da área da saúde alertaram sobre a falta de planejamento da compra dos exames de diagnóstico. O SUS não foi equipado com os insumos necessários para obter capacidade de análise de todos os testes comprados pelo governo. A detecção da infecção é feita com o uso de materiais como cotonetes “swab” e máquinas para investigação de amostras coletadas.

Os testes estão armazenados em um galpão do Ministério da Economia no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Além dos 6,5 milhões do governo, ainda estima-se que existem cerca de outras três milhões de unidades guardadas em posse dos Estados.

“A POLÍCIA MILITAR NÃO IRÁ TOLERAR QUALQUER TIPO DE FESTA” DIZ COMANDANTE-GERAL

O Comandante-geral se pronunciou através de sua rede social.

O comandante-geral da Polícia Militar, Anselmo Brandão, reforçou que a corporação está empenhada em coibir a realização de festas, como determinado pelo governador Rui Costa. O objetivo é impedir eventos que aumentem as taxas de transmissão do coronavírus no estado.

“A Polícia Militar não irá tolerar qualquer tipo de festa e aglomerações que venham a perturbar a ordem pública e colocar em risco a vida das pessoas”, frisou Brandão em vídeo divulgado nas redes sociais, nesta segunda-feira (28). Ele ressalta que o objetivo da corporação é “preservar vidas, manter a ordem e dar segurança a todos os baianos e turistas” que estão visitando o estado.

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DA BAHIA SOLICITA AO MEC ADIAMENTO DO ENEM

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) encaminhou ofício ao Ministério da Educação (MEC) solicitando o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o mês de maio de 2021. As provas, na versão impressa, estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Esta é a segunda vez que a SEC envia ofício ao MEC e também ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela execução do ENEM, requerendo a prorrogação da aplicação do exame.

No ofício atual, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, aponta o aumento expressivo das taxas de contaminação pelo novo Coronavírus, que teve crescimento recente acentuado em todo território brasileiro. “Entendemos que não é razoável expor milhões de estudantes ao risco de aglomeração e contaminação quando o adiamento das provas – não falamos em cancelamento – terá impactos financeiros e logísticos administráveis e plenamente justificáveis face ao valor incalculável de tantas vidas”, afirmou o secretário. :: LEIA MAIS »

MARÃO ANUNCIA ZONA AZUL NO CENTRO DE ILHÉUS

O prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre anunciou na manhã dessa quarta-feira (23), que a região central de Ilhéus, vai ganhar uma zona azul. O prefeito não definiu a data de quando o projeto deve entrar em funcionamento.

Além da Zona Azul, o prefeito anunciou que vai realizar obras de urbanização nos bolsões de estacionamento no entorno da pista que leva à nova ponte para criar novas vagas, hoje existentes, mas sem estrutura e organizada pelos flanelinhas que tomaram conta do local.

O anuncio foi feito durante entrevista no Programa O Tabuleiro, da Ilhéus Fm.

OITO MULHERES FORAM PRESAS APÓS TENTAREM ENTRAR NO PRESÍDIO DE ITABUNA COM DROGRAS

Nesta terça-feira (21), oito mulheres foram flagradas tentando entrar no presídio de Itabuna com drogas.

Os agentes penitenciários ao perceberem, acionaram a polícia militar que as encaminhou para averiguação.

Não há detalhes para quem as mulheres estavam levando as drogas e nem a quantidade apreendida.

PSB DE ILHÉUS DECLARA APOIO AO CANDIDATO DO PSD PARA ELEIÇÃO DA CÂMARA

Nesta segunda-feira (21), parte da direção do PSB Ilhéus, se reuniu com os vereadores eleitos do partido, Fabrício Nascimento e César Porto, para decidirem juntos o posicionamento na eleição da Câmara de Vereadores.

Dessa forma, ficou decidido que o PSB e seus vereadores apoiaram o candidato escolhido do partido do PSD, partido do prefeito Mario Alexandre, confirmando assim a união através de uma candidatura única da base governista.

“O momento de união permanece, os partidos da base estão sendo ouvidos e o nosso partido se posiciona pensando, como sempre, no melhor para a cidade de Ilhéus”, explicitou o presidente do PSB, Diego Messias.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia