:: ‘Destaque2’
LACEN IDENTIFICA VARIANTE PERUANA DE SARS COV 2 EM CIRCULAÇÃO NA BAHIA

Mais uma cepa foi sequenciada e identificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-Ba).Trata-se da linhagem peruana C.14, que foi introduzida no estado a partir de um viajante que aportou em Salvador de navio, em fevereiro.
Desde que começou a realizar o sequenciamento genético do vírus Sars Cov 2, responsável pela infecção pandêmica que já fez mais de onze mil vítimas fatais na Bahia, o Lacen-Ba já identificou 13 diferentes linhagens do vírus em cerca de 1 ano, provavelmente vinculadas a múltiplos eventos de importações ocorridas simultaneamente e que justificam o alto número de infecções registradas no estado.
Os estudos indicam que o número de linhagens circulantes mudou com o tempo desde a identificação da linhagem B.1.1.162, a primeira confirmada por testes de sequenciamento genético em fevereiro de 2020, marcando a introdução primária de casos importados da Europa.
Em janeiro 2021 foram também detectadas no estado as novas variantes do SARS-CoV2 recentemente identificadas no Brasil, sendo elas a variante P.1 e P.2 isoladas pela primeira vez no Norte e no Sudeste do país. :: LEIA MAIS »
BAHIA: QUARTO DIA CONSECUTIVO COM MAIOR NÚMERO DE PACIENTES EM UTI

De acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira (22), 912 pacientes estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O número de casos ativos é 16.553.
Pelo quarto dia consecutivo, a Bahia registrou o maior número de pacientes internados em UTIs por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo informações do boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) nesta segunda-feira (22). De acordo com o boletim, são 912 pacientes adultos e pediátricos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no estado.
Foram confirmados 2.146 novos casos nas últimas 24h. No total, a Bahia registrou 655.481 casos, desde o início da pandemia. De acordo com o boletim, 63 óbitos que aconteceram em datas diversas, foram contabilizados. Assim o número de mortes pela Covid-19 na Bahia é de 11.254, que representa uma letalidade de 1,72%.
Desde sexta-feira (19) que a Bahia registra diariamente recordes de internações em UTI. Antes, o pico tinha sido registrado em 2 de agosto de 2020, quando 857 internações em UTIs foram contabilizadas.
O boletim completo está disponível no site da Sesab e em uma plataforma disponibilizada pela secretaria de saúde estadual.
ILHÉUS: IDOSOS A PARTIR DE 80 ANOS RECEBEM A 2ª DOSE DA VACINA NOS DIAS 22 E 23; CONFIRA PONTOS DE VACINAÇÃO

As doses são exclusivas para os idosos acima de 80 anos que já receberam a primeira dose do imunobiológico.
Pessoas com mais de 80 anos que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 devem receber a segunda dose do imunizante para completar o esquema vacinal. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a vacinação desse grupo acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro, segunda e terça-feira, respectivamente, das 8h às 12h e das 13h às 16h, nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Norte, Sul, Vilela, Olivença e Oeste (Banco da Vitória); na Escola Municipal Heitor Dias e no Colégio Estadual Professora Horizontina Conceição.
As doses são exclusivas para os idosos acima de 80 anos que já receberam a primeira dose do imunobiológico. É indispensável a apresentação do RG e do cartão de vacinação comprovando que a primeira dose já foi tomada. Todos os protocolos de segurança sanitária, com medidas de distanciamento social e uso da máscara de proteção e álcool em gel são obrigatórios.
O setor de Imunização informa que caso o idoso apresente febre; sintomas gripais; esteja aguardando resultado de RT-PCR ou tenha mantido contato com alguém que testou positivo deve adiar a vacinação e seguir as orientações da equipe de saúde. Os idosos acamados que também já receberam a primeira dose devem aguardar a administração da segunda dose da vacina contra a Covid-19.
Pontos de vacinação
BAHIA: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA CONFIRMA TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA DA VARIANTE DA COVID-19 DO REINO UNIDO NO ESTADO

Bahia identificou outros três casos suspeitos da variante do Reino Unido e confirmou a circulação da mesma linhagem da Covid-19 presente em Manaus.
A Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia confirmou nesta quarta-feira (17) a transmissão comunitária da variante B.1.1.7 do SARS-CoV-2, originalmente detectada no Reino Unido, no estado. A informação foi divulgada nesta quarta pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
De acordo com a Sesab, o resultado veio após o sequenciamento genético da amostra de um homem de 62 anos, residente em Salvador, sem histórico de viagem ao exterior, nem contactantes com esse perfil. O sequenciamento genético da amostra foi realizada pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.
Até o momento, a Bahia identificou outros três casos suspeitos da variante do Reino Unido e confirmou a circulação da mesma linhagem do SARS-CoV-2 presente em Manaus, que é a P.1, em 11 pessoas, todos com origem na região Amazônica.
De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, a transmissão autóctone ou comunitária ocorre quando as equipes de vigilância não conseguem mapear a cadeia de infecção, sem saber quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais.
SECRETÁRIO DE SAÚDE DA BAHIA TESTA POSITIVO PARA COVID-19

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, testou positivo para a Covid-19. O resultado foi confirmado nesta terça-feira (16), tanto pelo exame RT-PCR, que é o padrão ouro para a detecção do vírus, quanto por antígeno.
“Permanecerei em isolamento, em casa, cumprindo agenda virtual de trabalho. Estou bem, com sintomas leves, com medicamentos sintomáticos. Essa doença é muito séria!”, afirma Vilas-Boas.
VEREADOR ALDEMIR ESTÁ INTERNADO NO HOSPITAL ALIANÇA APÓS TESTAR POSITIVO PARA COVID-19

O vereador e médico Aldemir Almeida (PP) testou positivo para covid-19 e está internado no hospital Aliança em Salvador. A informação foi confirmada pelo Secretário de Saúde, Geraldo Magela, durante entrevista nessa terça-feira (16) no Programa na Boca do Povo, da Rádio Bahiana.
Segundo Magela, o parlamentar que já tomou a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, está estável. ” A equipe da sesau está acompanhando de perto, o estado de saúde do vereador”, finalizou.
Geraldo magela ainda fez um apelo os ilheenses, pedindo calma. ” Tenham mais um pouco de calma, a vacina está chegando e continuem recolhidos em casa. Utilizem a mascara, álcool em gel, distanciamento, evitem aglomeração. A pandemia não acabou e os números têm aumentado” disse o secretário.
ILHÉUS: PROFISSIONAIS DE SAÚDE E INDÍGENAS RECEBEM SEGUNDA DOSE DA CORONAVAC NESTA TERÇA-FEIRA

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) inicia nesta terça-feira (16) a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia e indígenas que receberam a primeira dose a partir do dia 19 de janeiro. A segunda dose do imunizante da CoronaVac será administrada de forma sequencial, no intervalo de até 28 dias entre as duas doses, conforme recomendação do fabricante.
A Sesau esclarece que é indispensável a apresentação do cartão de vacinação comprovando que a primeira dose já foi tomada. O cronograma de vacinação de idosos acamados e acima de 80 anos será divulgado nos próximos dias.
As doses do imunizante são reservadas exclusivamente para concluir o esquema vacinal de trabalhadores da saúde, população indígena e idosos, logo, ainda não há previsão para início do ciclo de vacinação de novos grupos.
ILHÉUS ULTRAPASSA MARCA DE OITO MIL VACINADOS CONTRA A COVID-19

O plano de vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus chega à quarta semana de campanha com 8.128 imunizados. Segundo o balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), 707 pessoas que integram os grupos prioritários foram vacinadas entre os dias 8 e 12 de fevereiro.
Na próxima terça-feira (16), a Sesau começará a aplicação da segunda dose do imunizante da Coronavac para aqueles que receberam a primeira dose no dia 19 de janeiro, conforme estabelecido pelo cronograma. As vacinas são reservadas exclusivamente para a aplicação da segunda dose, logo, ainda não há previsão para início do ciclo de imunização de novos grupos.
Balanço semanal – Na segunda-feira (8), foram vacinadas 338 pessoas, sendo 191 indígenas; 131 profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia e 16 idosos acima de 80 anos. Na terça-feira (9), foram aplicadas 143 doses da vacina, das quais 132 foram aplicadas em indígenas; 9 em trabalhadores da Saúde e 2 doses em idosos. :: LEIA MAIS »
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS ARQUEOLÓGICAS DA BAHIA COMEÇA A SER CONSTRUÍDO NA UESC

Será construído para comportar os acervos e documentos arqueológicos que ficarão sob guarda e cuidados permanente da Uesc.
As obras de construção do Núcleo de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Bahia (Nepab) na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) já começaram. O projeto tem recursos oriundos da empresa privada Gepexpan, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
O prédio terá dois pavimentos e está sendo construído em frente ao Pavilhão Pedro Calmon, no campus Professor Soane Nazaré de Andrade, da Uesc, em Ilhéus. O Nepab é um núcleo de pesquisas vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/Uesc), autorizado pelo Iphan para desenvolver atividades de pesquisa arqueológica e a guarda de acervos. Agrega pesquisadores, estudantes e técnicos de várias áreas do conhecimento e se configura como um grupo de pesquisa no Diretório do CNPq e como um laboratório multiuso. :: LEIA MAIS »
PRESIDENTE DA CÂMARA FALA SOBRE NECESSIDADE DE BUSCAR ALTERNATIVAS DE AJUDA PARA AS FAMÍLIAS CARENTES DE ILHÉUS

O presidente da Câmara de Ilhéus, vereador Jerbson Moraes, chamou a atenção hoje (09) para a crise econômica vivenciada por significativa parcela de ilheenses, agravada, especialmente, neste período de pandemia. Ao discursar na Câmara, durante a sessão ordinária desta terça, Moraes reforçou a necessidade de se buscar alternativas de auxílio emergencial municipal, diante de um quadro social e econômico preocupante que se desenha especialmente entre pais e mães de família de baixa renda.
“É inconcebível, numa altura desta, aceitar esta condição em plena pandemia. Não podemos permitir que o ilheense passe fome. Uma coisa é dizer tem que trabalhar ou essa conta não pago. Discurso fácil e óbvio. Mas tem gente que está sem força, sem o leite, sem feijão, sem a carne e precisamos reagir a este momento difícil”, alertou.
Bolsa Família Municipal :: LEIA MAIS »









