:: ‘Destaque2’
OPERAÇÃO VERÃO DA MARINHA INICIA HOJE (21); ORGÃO REALIZARÁ AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO E FISCALIZAÇÃO

A partir de hoje (21), a Marinha iniciará a Operação Verão, para fiscalizar e orientar condutores, passageiros e banhistas. Com a chegada do final do ano e o verão, há um aumento no fluxo de embarcações no litoral.
A Operação Verão acontece por meio das Capitanias, Delegacias e Agências em todo Brasil. Na Bahia e Sergipe, a juridição é do 2º Distrito Naval, que vai contar com participação da comunidade náutica e marítima e de militares e servidores civis da Marinha, além da Capitania dos Portos da Bahia, que vai intensificar as ações.
A Marinha informa que o uso de bebida alcoólica a bordo é proibido, porém, um problema comum nesta época de festas e de férias. Diante disso, serão utilizados bafômetros nas abordagens.
Ações de conscientização também serão realizadas em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, com palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação, além da preservação ambiental.
PREFEITURA DE ILHÉUS LANÇA OPERAÇÃO “VERÃO SEGURO” NESTE SÁBADO (19)

Neste próximo sábado (19), a Prefeitura de Ilhéus vai lançar a Operação Verão Seguro com a participação e parceria de instituições como a Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, SAMU, Guarda Civil Municipal, Sutram e Corpo de Salva Vidas. Uma reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira (17) para a definição dos últimos detalhes da operação, que vai acontecer no km 3 da Praia dos Milionários, durante toda a alta estação, até o dia 21 de fevereiro. Seis stands com salas climatizadas serão utilizados para as ações do Verão Seguro no local.
“Essa importante união e parceria institucional tem a missão de promover a segurança e conscientização dos cidadãos na estação mais quente do ano, onde, em conjunto, nossos propósitos comuns de bem servir as pessoas são agregados para realizar um trabalho benéfico para a sociedade, sobretudo nesse período de pandemia, em que as atenções e cuidados devem ser redobrados”, destacou o prefeito Mário Alexandre. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: PARQUES DE DIVERSÃO, FEIRAS, CINEMA E TEATRO ESTÃO PROIBIDOS DE FUNCIONAR ATÉ 21 DE DEZEMBRO

A partir desta quarta-feira (16) parques de diversão, feiras, cinema e teatro estão proibidos de funcionar em Ilhéus. A paralisação atende ao decreto municipal publicado na noite de hoje, que determina a suspensão das atividades até o dia 21 de dezembro de 2020. De acordo com o documento, os estabelecimentos que descumprirem quaisquer das medidas restritivas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) ficarão sujeitos às penalidades previstas no decreto.
A medida foi tomada considerando as conclusões obtidas pelo Gabinete de Crise e o retorno do aumento de casos da Covid-19 no município, conforme os boletins diários emitidos pela Secretaria de Saúde (Sesau). O objetivo, segundo informa a Prefeitura, é frear a transmissão da doença na cidade.
VEJA A VOTAÇÃO DE MARÃO, CACÁ E VALDERICO EM CADA COLÉGIO ELEITORAL

Por O Tabuleiro
O atual vice prefeito de Ilhéus, José Nazal, fez um levantamento de quantos votos os três principais candidatos a Prefeitura do município recebeu em cada colégio. Veja abaixo.

COLO-COLO VENCE PORTELA E SOMA 7 PONTOS JUNTO COM O VICE LIDER

Nesta quarta -feira (18), o Colo-Colo venceu o Portela de Teixeira de Freitas, pela quarta rodada do Campeonato Baiano da Série B, jogando fora de casa.
O Tigrão de Ilhéus, em busca da vitória, abriu o segundo tempo com um gol do atacante Pedro Augusto. Logo em seguida, Carlos Eduardo abriu a vantagem para o Colo-Colo fazendo 2×0. Pedro Augusto voltou a marcar fazendo seu segundo gol no jogo, que teve placar final Portela 0x3 Colo-Colo.
Com esse resultado, o Tigrão divide a vice-liderança liderança do campeonato com 7 pontos, com o Jequié. O Colo-Colo entra em campo novamente no domingo (22), no Estádio Mário Pessoa, contra o Barcelona de Ilhéus.

TCU LIBERA CONCESSÃO DA FERROVIA OESTE-LESTE, INVESTIMENTO SERÁ DE R$3,3 BILHÕES

O instrumento vai ajudar ainda no transporte de soja, milho e algodão, produzidos no Oeste baiano até Ilhéus.
O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou, com recomendações, o processo de concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), entre os municípios de Ilhéus e Caetité. A execução da obra se dará por meio de contrato com a iniciativa privada.
A expectativa é publicar o edital ainda este ano para que a licitação ocorra no 1º trimestre de 2021. Estão previstos R$ 3,3 bilhões em investimentos privados e 65 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda (quando um emprego é gerado a partir da transformação da renda dos trabalhadores e empresários em consumo).
As obras da FIOL, a cargo da Valec, estão divididas em dois segmentos: FIOL 1, entre ilhéus e Caetité, e FIOL 2, no trecho de Caetité a Barreiras. O trecho 1, que será concedido, possui 537 km de extensão e deve consolidar um corredor de escoamento de minério para o sul do estado da Bahia (Caetité e Tanhaçu). :: LEIA MAIS »
VALDERICO JR. FRACASSA E PERDE CANDIDATOS DO PSDB PARA MARÃO

A poucos dias das eleições municipais, candidatos a vereador pelo PSDB de Ilhéus abandonaram a campanha de Valderico Jr. para apoiar a chapa formada por Marão (55) e Bebeto, da coligação “O Trabalho não Para”. Entre eles, Cesar Cardozo, Tici Matos, Gal, Ravena, Almerindo, Marcio Segurança, Silvio Nascimento e Baiano do Amendoim.
Marão se reuniu com os novos aliados nesta sexta-feira (30), acompanhado por Bebeto, e falou sobre a alegria de receber o grupo. “Eu realmente estou muito feliz, isso mostra que o trabalho realizado por nossa gestão está sendo reconhecido e mais pessoas querem aderir ao projeto de continuidade das obras e parcerias que estão transformando Ilhéus”, declarou o candidato à reeleição.
Os pesebistas destacaram que a falta de preparo e inexperiência de Valderico Jr para administrar uma cidade importante como Ilhéus foram alguns dos motivos que influenciaram a decisão.
ILHÉUS E SEABRA SÃO AS MELHORES CIDADES PARA ENVELHECER NA BAHIA, DE ACORDO COM ESTUDO

O indicador considera: cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e cultura, além de indicadores gerais de desemprego, expectativa de vida e violência.
De acordo com o indicador elaborado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, Ilhéus e Seabra (localizada na Chapada Diamantina), são apontadas como as melhores cidades do estado para envelhecer. A maior parte das cidades do Brasil com melhores condições de vida para idosos estão localizadas no estado de São Paulo. Na Bahia, 16 cidades participaram da análise no grupo de cidades maiores, e 58 entre as menores.
O ranking é formado a partir do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL). O indicador considera dimensões como cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e cultura, além de indicadores gerais de desemprego, expectativa de vida e violência. :: LEIA MAIS »
MORRE PASTOR ANTÔNIO NEVES, IRMÃO DO DIRETOR DA RÁDIO BAHIANA

Pastor Antônio Neves (na direita) deixa à esposa Ivana Miranda Neves e o filho Maicon Neves.
É com enorme tristeza, que informamos o falecimento do Pastor Antônio Neves, que deixa esposa e filho. Antônio Neves, irmão de um dos diretores do Rádio Bahiana, de 57 anos, grande líder eclesiástico da cidade, estava internado no Hospital Costa do Cacau há 30 dias por conta de um aneurisma. Após passar por uma cirurgia delicada, o pastor não resistiu e veio a falecer na tarde do sábado, 19. O sepultamento do corpo ocorrerá na manhã desta segunda- feira, 21, no Cemitério Municipal do Basílio, às 10h.
Toda equipe da Rádio Bahiana de Ilhéus se solidariza com a família enlutada.
VEJA QUAIS SÃO AS CHAPAS QUE DISPUTARÃO A PREFEITURA DE ILHÉUS.
Durante toda está semana a Rádio Bahiana de Ilhéus, esteve presente nas convenções partidárias municipais, para trazer até seus ouvintes com exclusividade as chapas que estão na corrida eleitoral para a prefeitura de Ilhéus.
Veja abaixo os candidatos a Prefeito e Vice e seus respectivos partidos.
- Prefeito Mário (PSD). / Vice Bebeto (PSB).

Mario Alexandre e Bebeto
- Prefeito Cacá (PP). / Vice Everaldo Anunciação (PT)

CACÁ E EVERALDO
- Prefeito Valderico Júnior (DEM). / Vice Prof Dorival (DEM).

Valderico e Dorival
- Prefeito Dr Cosme Araújo (PDT). / Vice Capitão Ildiceu Bastos (PDT).

Cosme Araújo e Capitão Ildiceu Bastos
- Prefeito Prof. Reinaldo Soares (PTB). / Vice Clóvis Junior (PTB).

Prof. Reinaldo Soares e Vice Clóvis Junior
- Prefeito Roberto Barbosa (Solidariedade). / Vice Gildo Pinto (Solidariedade).

Roberto Barbosa
- Prefeita Bernadete Souza(PSOL) / Vice Jacke Meira (PSOL).

Bernadete Souza e Jacke Meira
- Prefeito João Barros (PRTB). / Vice Enfermeira Daud Lima (PRTB).

João Barros e Enfermeira Daud Lima









