:: ‘Destaque2’
ILHÉUS: FRENTE PARLAMENTAR DAS MULHERES AVANÇA E COMEÇA A DESENVOLVER AÇÕES EFETIVAS EM DEFESA DA MULHER

Durante reunião remota realizada ontem (05), integrantes da Frente Parlamentar das Mulheres, na Câmara de Vereadores de Ilhéus, realizaram uma avaliação dos primeiros trabalhos do grupo e a retomada das atividades, com ações efetivas em defesa da mulher. A reunião contou com a participação de 26 pessoas representando diversas entidades e dos parlamentares Enilda Mendonça (PT), Ivo Evangelista (Republicanos) e Vinícius Alcântara (PV).
Dentre as maiores dificuldades, foi constatada a falta de dados para monitorar o combate à violência contra a mulher e as ações em desenvolvimento de políticas públicas para o setor. Alguns encaminhamentos foram anunciados pelo grupo, a exemplo da realização de reuniões mensais, toda primeira segunda-feira do mês.
Para o dia 3 de maio, data da próxima reunião, a Frente Parlamentar vai convidar representações da Secretaria Municipal de Ação Social, CRAS, CREAS, CRAM, DEAM, MPE, DEFENSORIA, 68 CIPM, 69 CIPM, 70 CIPM e CORPIN, para apresentação de dados do atendimento e acompanhamento às mulheres de Ilhéus.
UNIDADE DE ASSISTÊNCIA RESPIRATÓRIA É IMPLANTADA NO HOSPITAL COSTA DO CACAU EM ILHÉUS

“Ilhéus agradece ao Governo do Estado da Bahia e à respectiva secretaria de saúde do Estado da Bahia (Sesab) pela implantação da Unidade de Assistência Respiratória (UAR), com sete novos leitos no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus”, agradeceu o prefeito Mário Alexandre ao governador Rui Costa e ao secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, pelo suporte. A estrutura disponibiliza profissionais de fisioterapia 24 horas para cuidar dos pacientes com necessidade de oxigênio.
A importância da UAR está no atendimento imediato dos pacientes que chegam com dessaturação, isto é, falta de ar. Inicialmente, os atendidos que não necessitam no momento de UTI, passam pela unidade respiratória para tentar ser realizada a compensação, a fim de que o quadro não evolua e para que a eventual necessidade de internamento em leitos de UTI, seja evitada.
PREFEITO SE REÚNE COM SINDICATO PARA AVALIAR SITUAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO EM ILHÉUS

Nesta terça-feira (23), o prefeito Mário Alexandre se reuniu com a diretoria do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Ilhéus (Sindtáxi) para avaliar a situação do transporte público e traçar melhorias na oferta do serviço. O gestor destacou a importância de manter o diálogo com representantes do setor, a fim de definir ações em benefício da população ilheense.
“Estamos discutindo a situação do transporte de forma geral, visando proporcionar conforto e segurança ao cidadão e para não gerar prejuízos àqueles que pagam seus impostos. Então, esse trabalho é feito em conjunto com todos os representantes de transporte oferecido ao povo de Ilhéus. A gente discute propostas que sejam boas, especialmente, para a população. Também colocaremos em pauta o sistema de transbordo, que já está nas nossas negociações e vai melhorar a qualidade do transporte na nossa cidade”.
O prefeito frisou que o Município pretende implantar o terminal de transbordo para facilitar o acesso e gerar economicidade ao usuário do serviço. Também esteve presente na reunião o diretor da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), George Moreno.
BAHIA: GOVERNADOR RUI COSTA SUSPENDE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL NA SEMANA SANTA

Em postagem nas redes sociais, Rui cobrou da Anvisa a autorização de outros imunizantes contra a Covid-19, como a vacina Sputnik V.
O governador Rui Costa (PT) anunciou ontem (23), em uma transmissão ao vivo, que o transporte intermunicipal será suspenso durante o feriado da Semana Santa e Páscoa em todas as cidades da Bahia. O período corresponde aos dias 1º a 6 de abril. A medida visa frear o avanço da pandemia do coronavírus no estado.
“Queremos interromper e dificultar que as pessoas tenham acesso ao interior. Se a gente permitir que haja o transporte intermunicipal em um feriado prolongado, onde a gente tem a tradição das pessoas viajarem, a gente vai gerar uma contaminação grande entre as pessoas e, portanto, nosso objetivo é reduzir a contaminação”, disse o gestor estadual.
APÓS NOVA ORIENTAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, GOVERNO DA BAHIA DIZ QUE NÃO É POSSIVEL USAR ESTOQUE DE VACINA COMO 1ª DOSE

Em nota, Secretaria da Saúde informou que orientação contraria acordo firmado em reunião técnica com estados e municípios e informe técnico do próprio ministério.
O governo da Bahia anunciou, na manhã deste segunda-feira (22), que não é possível utilizar como 1ª dose todas as vacinas armazenadas pelos estados e municípios para garantir a 2ª dose, conforme nova orientação do Ministério da Saúde (MS).
Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disse que a nova orientação do MS está errada e contraria o acordo firmado em reunião técnica com estados e municípios, realizada em 19 de março, e o informe técnico encaminhado no mesmo dia pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS).
“A orientação correta a ser observada é a seguinte: somente as vacinas Coronavac/Butantan entregues nos dias 17 e 20 de março (8ª e 9ª pautas de distribuição) devem ser integralmente utilizadas como primeira dose, conforme acordado”, disse a nota da Sesab.
A nota ainda destaca que “não é possível a utilização de todo o estoque existente, pois as doses distribuídas em etapas anteriores já estão sendo utilizadas como segunda dose, garantindo assim, a imunização em 28 dias, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, pela fabricante da vacina e na autorização emergencial da Anvisa para utilização da Coronavac”.
Nova orientação
PREFEITO DE VITÓRIA DA CONQUISTA MORRE POR COMPLICAÇÕES DA COVID-19; PREFEITO ESTAVA INTERNADO A QUASE 3 MESES EM SÃO PAULO

A Prefeitura de Vitória da Conquista informou por meio de Nota de Pesar, o falecimento do Prefeito Herzem Gusmão, ocorrido na noite desta quinta-feira (18), por volta das 21h, no Hospital Sírio Libanês.
Ele estava internado há quase três meses para tratamento da Covid-19 e na última sexta-feira (12) precisou ser intubado após apresentar uma piora no estado de saúde.
Informações do velório serão passadas em breve pela Secretaria Municipal de Comunicação.
Herzem foi diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro de 2020. Pouco mais de sete dias depois, ele foi internado em Vitória da Conquista, no Hospital Samur, com complicações pulmonares causadas pela doença. Em 26 de dezembro, ele foi transferido para o Hospital Sírio Libanês.
Por causa da doença, em 1º de janeiro a vice-prefeita Sheila Lemos (DEM), eleita no pleito de 2020, tomou posse do cargo de prefeita de Vitória da Conquista. Uma semana depois, Herzem tomou posse do cargo em cerimônia virtual.
ILHÉUS VACINA IDOSOS A PARTIR DE 74 ANOS EM DRIVE-TRHU DIAS 18 E 19 DE MARÇO

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que nos dias 18 e 19 de março montará pontos de vacinação no sistema drive-thru para aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos a partir de 74 anos. O drive-thru terá início às 8h, na Avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções; e na Praça São João Batista, no Pontal, próximo à Igreja São João Batista. É indispensável a apresentação do CPF; cartão de vacinação; cartão do SUS e comprovante de residência.
De acordo com a Sesau, as doses serão aplicadas até que o estoque da vacina seja esgotado. Portanto, o serviço será interrompido quando chegar ao limite de vacinas disponíveis. À medida que novas doses forem entregues, um novo cronograma será divulgado.
Serviço
Drive-thru de vacinação contra a Covid-19 (1ª dose)
Público-alvo: idosos a partir de 74 anos
Data: 18.03.2021 e 19.03.2021
Local: Avenida Soares Lopes – próximo ao Centro de Convenções
Praça São João Batista, Pontal – ao lado da Igreja São João Batista
ITABUNA: PREFEITURA VAI PERMITIR APENAS SERVIÇOS ESSENCIAIS NO FERIADÃO

A Prefeitura de Itabuna atualizou as medidas de restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20 h às 05 horas, desta terça-feira, dia 16 a 1° de abril, no Município, conforme estabelecido no Decreto Estadual n° 20.311 de 14 de março de 2021.
As hipóteses de deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos ou situações em que fique comprovada a urgência ficam excetuadas. A restrição não se aplica aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança.
Estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência no período estipulado para garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências. :: LEIA MAIS »
FIOCRUZ PROMETE ENTREGAR 1 MILHÃO DE DOSES DE VACINA PRODUZIDA NA FUNDANÇÃO ESSA SEMENA

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou, nesta segunda-feira (15), que vai entregar as primeiras doses da vacina contra Covid-19 produzidas pela instituição ainda nesta semana. Serão 1 milhão e 80 mil doses até sexta-feira (19).
As primeiras 500 mil vão ser entregues até quarta (17). As outras 580 mil até o dia 19. A entrega será feita ao Plano Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, que fará a distribuição aos estados.
Ainda de acordo com a Fiocruz, 3,8 milhões de vacinas serão entregues até março. A expectativa é que, no final do mês, a produção diária chegue a um milhão.
As vacinas são envasadas com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado da China.
Aumento da produção
COVID-19: CONFIRA TAXA DE OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI E CLÍNICOS EM ILHÉUS E ITABUNA

Confira abaixo os dados divulgados na noite dessa segunda-feira (15) pela Secretaria Estadual de Saúde, através do Painel de Monitoramento da Covid-19, em que mostra a taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI, em Ilhéus e Itabuna.
ILHÉUS
UTI adulto:
Hospital de Ilhéus: 91%
Vida Memorial: 40%
Costa do Cacau: 83%
Centro de Convenções: 70%
Leitos Clínicos:
Vida Memorial: 20%
Hospital de Ilhéus: 55%
Costa do Cacau: 100%
ITABUNA
UTI adulto:
Hospital de Base: 100%
Hospital Calixto Midlej Filho: 83%
Leitos Clínicos:
Calixto Midlej: 83%
Hospital de Base: 84%









