WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque2’

APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA PREFEITURA DE ILHÉUS SÃO CONVOCADOS PARA RECADASTRAMENTO

Aposentados e pensionistas devem comparecer dentro do período estipulado para o recadastramento para que não tenham os pagamentos suspensos no mês seguinte ao final do prazo estabelecido.

A secretaria de Gestão e Tecnologia do Município de Ilhéus convoca todos os ex-servidores municipais aposentados, os que recebem complementação e pensionistas, no âmbito da Prefeitura Municipal de Ilhéus, para realizar o recadastramento pessoal e obrigatório no período de 18 de janeiro a 05 de fevereiro de 2021, de segunda à sexta-feira. Os convocados devem se dirigir ao Auditório da Secretaria de Saúde que fica na Rua Araújo Pinho (antigo Prédio da Embratel), entre 8h30 e 12h e de 13h30 às 18h.

Os ex-servidores deverão comparecer munidos de cópia e originais de documentos como RG, CPF, comprovante de residência atualizado (últimos três meses) e extrato do benefício do INSS. Em caso de doença grave, impossibilidade de locomoção ou ausência do domicílio, conforme comprovação, o recadastramento poderá ser realizado por instrumento público de procuração específica (com firma reconhecida e registro em Cartório) e, cujo prazo não poderá ultrapassar 30 dias, a contar da data da sua outorga ou, se necessário, o interessado deverá realizar agendamento com o setor. :: LEIA MAIS »

GOVERNO BAHIA ANUNCIA QUE TERÁ 5 MIL SALAS E MAIS DE 50 MIL PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA VACINAÇÃO

O governador Rui Costa anunciou nesta sexta-feira (15), através das redes sociais, que a Bahia terá mais de 5 mil salas de vacina e 50 mil profissionais de saúde envolvidos na operação da imunização contra a Covid-19. A previsão é de que a vacinação comece na manhã da próxima quarta-feira (20).

“Só falta a vacina chegar para iniciarmos a vacinação nos 417 municípios”, disse o governador na postagem.

Segundo o governo do estado, a operação terá início com a distribuição de 10,2 milhões de seringas e agulhas que já estão em estoque na Bahia.

Ainda de acordo com a administração estadual, outros 19,8 milhões de seringas e agulhas foram comprados pela Secretaria Estadual da Saúde, para a vacinação após as 4 primeiras fases estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

ILHÉUS: SEDUC DIVULGA CALENDÁRIO DE MATRÍCULA PARA 2021

As unidades estarão abertas de segunda e sexta-feira, das 8h às 13h.

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) iniciou nesta quarta-feira (13) a transferência de concluintes das séries/ciclos da Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental para os estudantes regularmente matriculados na rede de ensino de Ilhéus no ano letivo de 2020, cujas escolas não oferecem a série subsequente.

As unidades estarão abertas de segunda e sexta-feira, das 8h às 13h. Para evitar a transmissão do novo coronavírus (Covid-19), os profissionais e os pais ou responsáveis devem seguir todos os protocolos de segurança sanitária, com uso máscara de proteção e distanciamento social. A rematrícula dos estudantes que permanecerão na mesma escola ocorreu por meio de processo automático, com vaga garantida. O início das aulas não presenciais está previsto para 8 de fevereiro de 2021. :: LEIA MAIS »

SERVIDOR QUE ESTAVA DE FORMA IRREGULAR NA CÂMARA É EXONERADO

O servidor Humberto Nascimento de Oliveira, que ocupava o cargo de contador desde o ano de 1991, demitido em 2017 e readmitido em 2019, foi exonerado do cargo pelo atual presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Moraes.

De acordo com informações do presidente, o então servidor sempre foi admitido através de contrato, não possuindo vínculo vitalício na função que exercia. “O contrato foi interrompido por inexistir fundamentação legal, e a própria justiça já tinha considerado o contrato irregular” , explicou Jerbson.

Ainda de acordo com Jerbson, nenhum indício de irregularidade será fomentado na atual gestão, e nesse primeiro momento eles estão tomando conhecimento de todas as situações da Câmara para arrumar a casa. :: LEIA MAIS »

ITABUNA: AUGUSTO CASTRO AGRADECE A VISITA DO SECRETÁRIO DE SAÚDE FÁBIO VILAS-BOAS

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), agradeceu a visita do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, nesta terça-feira, dia 12, ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, e ao Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. O titular da Sesab fez uma visita de inspeção técnica às unidades de saúde, o que incluiu também hospitais de Ilhéus.

Durante a visita ao Hospital de Base, o secretário percorreu as instalações, incluindo as enfermarias e espaços dedicados ao tratamento e acolhimento de pacientes com o novo coronavírus.

Para o prefeito a visita dá início a uma nova parceria entre a Secretaria de Saúde da Bahia e município. “Itabuna vai dar um salto de qualidade na média e alta complexidade com o apoio do Governo do Estado, na atenção básica e na criação de um Setor de Traumas no Hospital de Base” disse Augusto Castro. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: SECULT RESPONDE SOBRE ACUSAÇÕES DE ILEGALIDADES NO EDITAL ARTE LIVRE DA LEI ALDIR BLANC

Nesta segunda-feira (11), o professor e produtor cultural Edson Ramos, se pronunciou através de nota enviada à impressa sobre mau uso da execução da Lei Aldir Blanc no município de Ilhéus. Na denúncia é apontado possíveis ilegalidades na distribuição dos recursos.

Procurada pela redação do Bahiana Notícias, a Secult por meio da Comissão Especial Análise de Projetos (CAP), informou que os critérios de seleção e contemplação ao auxílio emergencial Lei Aldir Blanc, tem como parâmetro as diretrizes da Política Municipal de Cultura, que visa fomentar a diversidade cultural. A nota ainda informa que a Comissão contempla projetos de alto, médio e pequeno orçamento, sempre sendo avaliadas seguindo os critérios estabelecido no Art.51, da Lei Municipal n.º 3.949/2018, que são: avaliação das três dimensões culturais (simbólica, econômica e cidadã); adequação orçamentária; viabilidade de execução; capacidade técnico-operacional do proponente.

Ao ser questionado sobre os critérios de seleção das propostas, a secretária informou que foi realizado ANÁLISE DE MÉRITO (ANEXO I) e CHECK LIST (ANEXO II) através da Comissão Especial de Análise de Projetos – CAP conforme item 7.1 do Edital Arte Livre e designado na portaria de n° 395/2020 publicada no diário oficial em 04 de Dezembro de 2020, que tem atribuições para avaliar os projetos de acordo com os critérios indicados no edital supracitado.

A CAP ainda informou que sempre será indicado os selecionados e até três substitutos, e em caso de empate a comissão segue as orientações preexistentes no edital. :: LEIA MAIS »

DE VALENÇA A ITACARÉ: GOVERNO DO ESTADO VAI RECUPERAR 118KM DA BA-001

A ordem de serviço que garante o início das obras, orçadas em R$ 50 milhões, foi assinada na tarde desta segunda-feira (11), na sede da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), em Salvador.

Os 118 quilômetros da BA-001 que separam as cidades de Valença e Itacaré serão restaurados pelo governo estadual, beneficiando as costas do Cacau e do Dendê, duas das regiões mais procuradas pelos turistas que visitam a Bahia. A ordem de serviço que garante o início das obras, orçadas em R$ 50 milhões, foi assinada na tarde desta segunda-feira (11), na sede da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), em Salvador.

De acordo com o titular da Seinfra, Marcus Cavalcanti, as obras começam na próxima semana. “A BA-001 é uma das rodovias mais importantes da Bahia e, assim como outros eixos estruturantes, está sendo recuperada por nós. A obra vai ter impacto em todas as cidades pelas quais passa a estrada, que formam um dos principais polos turísticos do nosso território”, avaliou o secretário.

A iniciativa – que também envolve a manutenção da rodovia por cinco anos – será executada em dois trechos. O primeiro, saindo de Valença com destino a Camamu, com 70 quilômetros, e o segundo, de Camamu a Itacaré, com 48. A recuperação irá alcançar ainda os municípios de Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Igrapiúna.

Atrações turísticas como a Cachoeira da Pancada Grande, Morro de São Paulo, Barra Grande, Praia de Pratigi, Guaibim, além das praias de Itacaré, estão localizadas no sul e baixo sul baianos, regiões que serão alcançadas pelos serviços de melhoria.

CENTRO COVID-19 DE ILHÉUS ATENDE UMA MÉDIA DE 100 PACIENTES POR DIA

O Centro de Atendimento Covid-19 para pessoas suspeitas de contaminação ou infectadas pelo coronavírus.

O Centro de Atendimento Covid-19 para pessoas suspeitas de contaminação ou infectadas pelo coronavírus, instalado no Centro de Convenções pela secretaria municipal de saúde (Sesau) em parceria com a secretaria de saúde do Estado da Bahia (Sesab), continua com funcionamento 24 horas todos os dias da semana. Em torno de 100 a 120 pessoas de Ilhéus e região Sul são assistidas na unidade com atendimento médico e realização de testes swab RT-PCR ou testes rápidos, conforme a avaliação da equipe e os protocolos estabelecidos pela Sesab.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Centro Covid-19, Daniela Navarro, a unidade funciona atualmente como centro de triagem e não de internamento, onde os casos são avaliados e, caso necessário, são direcionados para internação hospitalar. A unidade possui 10 leitos de urgência vermelha montados funcionando com equipamentos de monitorização multiparamétrica e ventilação mecânica, com todo suporte para sustentar o paciente com segurança até a transferência dele para a unidade hospitalar. :: LEIA MAIS »

GRÁVIDA NÃO SOBREVIVE APÓS COMPLICAÇÕES NO PARTO NA MATERNIDADE SANTA HELENA EM ILHÉUS

Na manhã deste domingo (10), a  jovem Érica de 28 anos, não sobreviveu após ter complicações durante seu parto na maternidade Santa Helena de Ilhéus, a récem-nascida Cecília sobreviveu.

De acordo com informações de familiares, Érica deu entrada na maternidade no sábado (09), após sentir fortes contrações. Contudo, durante cirurgia a então gestante, teve um choque hipovolêmico (situação grave que acontece quando se perde grande quantidade de líquidos e sangue, o que faz com que o coração deixe de ser capaz de bombear o sangue necessário para todo o corpo e, consequentemente oxigênio), evoluindo para uma hemorragia, em que a jovem não resistiu.

Érica era moradora do bairro Hernani Sá, o corpo foi velado no CAFI e o sepultamento ocorreu na manhã desta segunda-feira (11) no cemitério São João Batista.

MP LIBERA COMPRA DE VACINAS SEM APROVAÇÃO PELA ANVISA E SEM LICITAÇÃO

A MP determina ainda que o profissional de saúde esclareça ao paciente ou seu representante legal que o produto não tem registro definitivo na Anvisa.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, editou medida provisória que flexibiliza regras para facilitar a aquisição de vacinas e insumos. A MP 1.026/2021 vai possibilitar a compra em fase de desenvolvimento e antes do registro sanitário ou de autorização de uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ideia do governo é dinamizar o processo de aquisição de vacinas. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6).

Além disso, a MP flexibiliza normas de licitação, possibilitando que as partes estabeleçam termos contratuais sobre eventual pagamento antecipado, inclusive com a possibilidade de perda do valor antecipado, hipóteses de não penalização da contratada, bem como outras condições indispensáveis para obter o bem ou assegurar a prestação do serviço.

O texto também firma o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 como “instrumento estratégico” de vacinação de toda a população. A MP determina ainda que o profissional de saúde esclareça ao paciente ou seu representante legal que o produto não tem registro definitivo na Anvisa, assim como seus riscos e benefícios.

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia