WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

ÍNDICE DE PESSOAS MORTAS PELA POLÍCIA NA BAHIA CRESCE 47% ENTRE 2019 E 2020; NÚMERO DE POLICIAIS MORTOS TAMBÉM SUBIU

Levantamento do Monitor da Violência aponta que, em 2019, Bahia teve 773 pessoas mortas pela polícia, enquanto em 2020 foram 1.137. Já o número de policiais da ativa mortos saiu de oito, em 2019, para 11 em 2020.

O índice de pessoas mortas por policiais da ativa cresceu 47% na Bahia no ano de 2020, em comparação a 2019. Segundo levantamento do Monitor da Violência, divulgado nesta quinta-feira (22), foram 773 pessoas mortas pela polícia em 2019, enquanto em 200 esse número foi para 1.137. Os dados estão relacionados a policiais civis e militares.

Em números absolutos, a Bahia foi o segundo estado do país na quantidade de mortes causadas por policias, em 2020, ficando atrás somente do Rio de Janeiro (1.239 mortes). Com relação ao índice de crescimento deste tipo de ocorrência, o estado baiano ficou em 4º lugar no país, atrás do Mato grosso (83%), Pernambuco (58%) e Tocantins (50%). O índice da Bahia ficou muito acima da média nacional, que registrou uma queda no número de pessoas mortas pela polícia (-3%).

Já em relação ao índice de mortes por policiais a cada mil habitantes, a Bahia ocupa o terceiro lugar no Brasil, com 7,6. Na frente do estado baiano, estão Amapá (12,8) e Sergipe (8,5).

Os dados sobre vitimização e letalidade policial, inéditos, fazem parte de um levantamento exclusivo feito pelo G1 dentro do Monitor da Violência, uma parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Foram solicitados os casos de “confrontos com civis ou lesões não naturais com intencionalidade” envolvendo policiais na ativa. Os pedidos foram feitos para as secretarias da Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal por meio da Lei de Acesso à Informação e das assessorias de imprensa. Apenas Goiás se recusou, mais uma vez, a passar as informações.

Morte de policiais

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS JÁ APLICOU 40 MIL DOSES DA VACINA CONTRA A COVID-19

Até o momento, foram aplicadas 29.110 doses correspondentes ao primeiro ciclo e 11.252 doses de reforço.

Ilhéus aplicou 40.362 doses da vacina contra a Covid-19 até o momento, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Desse total, 29.110 doses correspondem ao primeiro ciclo (D1) e 11.252 referem-se ao segundo ciclo (D2) do esquema vacinal das pessoas que integram os grupos prioritários. Os dados são divulgados diariamente no painel de acompanhamento da cobertura vacinal Covid-19 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Balanço – Conforme a Sesau, dos dias 12 a 16 de abril, foram aplicadas 1.360 unidades da vacina referentes à primeira dose e 2.640 doses de reforço, relativas ao segundo ciclo do esquema vacinal dos grupos prioritários da primeira fase da campanha. No total, foram imunizadas 4 mil pessoas, entre trabalhadores da saúde, idosos, indígenas e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A Sesau reitera que mesmo com o início da vacinação de parcela da população, é necessário manter as medidas de prevenção à Covid-19, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico (social). :: LEIA MAIS »

BAHIA: GOVERNO AMPLIA TOQUE DE RECOLHER; CONFIRA OUTRAS MUDANÇAS

O político revelou que pacientes chegam a esperar cerca de dois a três dias para conseguir uma vaga nas unidades do Estado

Em 208 municípios baianos (ver lista no Anexo 1 abaixo), o toque de recolher passa a vigorar das 20h às 5h de 18 a 26 de abril. Nos demais municípios, fica restrita a locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 21h às 05h, de 18 de abril até 26 de abril. A medida foi publicada neste domingo (18), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE).

Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres, localizados nos municípios do Anexo I deverão encerrar o atendimento presencial às 19h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h.

Fica vedada em todo o estado a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no período das 18h do dia 23 até as 5h de 26 de abril. Excepcionalmente, essa medida não se aplicará aos municípios listados no Anexo 2 abaixo em que a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantenha, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 75%.

Aulas e eventos :: LEIA MAIS »

ILHÉUS RETOMA DRIVE-THTU DE VACINAÇÃO PARA IDOSOS DE 61+ NESTA SEGUNDA (19)

O público-alvo deve comparecer aos locais definidos para receber a respectiva dose.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou a programação para aplicação da 1ª e 2ª doses contra a Covid-19 em Ilhéus. A nova remessa da vacina Oxford/AstraZeneca será usada para dar continuidade à aplicação da 1ª dose em idosos. O serviço será ofertado a partir das 8h, via drive-thru, na segunda-feira (19) para imunização de pessoas com mais de 61 anos; e na terça-feira (20) para pessoas com 60 anos, nascidas entre 1º de janeiro e 30 de junho de 1960. A vacinação da 2ª dose da CoronaVac também acontece nos dois dias, das 8h às 13h, nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Cruzada do Bem pelo Bem.

Para aplicação da 1ª dose é indispensável a apresentação do CPF; cartão de vacinação; cartão do SUS e comprovante de residência. As doses serão ofertadas enquanto durar o estoque do dia. Os pontos de drive-thru serão montados na Avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções; e na Praça São João Batista, no Pontal. À medida que novos lotes forem entregues, um novo cronograma será divulgado. :: LEIA MAIS »

PROGRAMA “E HAJA BABADO” COMEÇA A SER TRANSMITIDO TAMBÉM NA CACAU FM A PARTIR DESTE SÁBADO (17)

Apresentadores Égila Passos, Arthur Bernard, Monique Madureira

A partir deste sábado (17), o Programa E Haja Babado, sucesso consolidado na Rádio Bahiana de Ilhéus – AM 1310, será retransmitido na Cacau FM 88,5 – que possui sede em Ibicaraí. Além de Ibicaraí, mais 19 cidades circunvizinhas poderão acompanhar todo sábado a programação, das 09h às 11h, através da Cacau Fm. E, uma vez no mês o programa será apresentado direto do estúdio da Cacau FM, a partir de maio.

Há dois meses no ar, o E Haja Babado é apresentado por três profissionais renomados da comunicação de Ilhéus: Arthur Bernard, Égila Passos e Monique Madureira e traz uma linguagem leve, descontraída, com bastante diversão e informação a nível internacional, nacional e regional.

Os ouvintes podem acompanhar a transmissão do programa em vídeo pelo canal da Rádio Bahiana no Facebook e YouTube, como também acessar o site www.radiobahiana.com.br ou baixar o aplicativo da rádio disponível para Android.

COVID-19: GOVERNO DO ESTADO ANUNCIA PRIORIDADE DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE 55 ANOS PARA VACINAÇÃO

O governador Rui Costa anunciou nas suas redes sociais que está garantida a prioridade para a vacinação contra Covid-19 dos trabalhadores da área da educação com 55 anos ou mais. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (dia 15). Rui também informou que será ampliada a imunização dos policiais e trabalhadores de segurança e salvamento que passa a incluir quem tem entre 45 e 49 anos. “Estamos trabalhando para que a vacina chegue a todos”, afirmou o governador.

Ao todo, o público-alvo da área de educação contempla 222 mil trabalhadores que serão vacinados de forma escalonada. É importante ressaltar que antes de iniciar a vacinação desse grupo, os municípios devem finalizar a etapa de vacinação dos idosos com mais de 60 anos e demais grupos pactuados anteriormente.

Ele destacou, no entanto, que a vacinação realizada pelos municípios depende da chegada dos imunizantes. “Por isso tenho cobrado celeridade do Governo Federal. Garantimos a Sputnik V e estamos lutando para que a Anvisa autorize a importação da vacina russa. Queremos salvar vidas”, ressaltou Rui.

ILHÉUS: GOVERNO ENTREGA REFORMA ADMINISTRATIVA PARA ANÁLISE E VOTAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES

O Projeto de Lei que versa sobre a nova Reforma Administrativa da Prefeitura de Ilhéus foi protocolado oficialmente no início da tarde de hoje (14) na secretaria da Câmara Municipal. O documento foi entregue pelo advogado e ex-vereador Marcos Flávio Rhem da Silva, assessor da Procuradoria Jurídica da Prefeitura, ao presidente do Poder Legislativo, Jerbson Moraes (PSD), solicitando regime de urgência na análise e votação da Casa.

Ainda hoje, o PL será encaminhado para a Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final e, em seguida, à Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos, que têm prazo de cinco dias para apresentarem parecer. Pela manhã, o presidente da Câmara participou no Centro Administrativo da Prefeitura de uma solenidade onde foi apresentada a Reforma de forma detalhada.

Um dos grandes objetivos de uma Reforma Administrativa é reorganizar secretarias para dar mais eficiência aos serviços prestados aos cidadãos. A proposta é desenvolvida para reorganizar as competências na lógica de dar mais efetividade à execução dos serviços e desenvolvimento de projetos para a cidade.

JUSTIÇA DETERMINA QUE UNIÃO FORNEÇA ‘KIT INTUBAÇÃO’ DA COVID-19 PARA HOSPITAIS E INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS DA BAHIA

Decisão foi tomada após pedido do Ministério Público Federal (MPF). Prazo para cumprimento é de cinco dias e multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

A Justiça determinou que a União deve fornecer o “kit intubação” da Covid-19 para Santas Casas de Misericórdia, hospitais e instituições filantrópicas da Bahia. A decisão foi tomada no sábado (10), após pedido do Ministério Público Federal (MPF) na última quarta-feira (7), e divulgada nesta terça-feira (13).

De acordo com a decisão, enquanto durar a pandemia, a União deverá fornecer sedativos, analgésicos e bloqueadores neuromusculares para as instituições e, em caso de descumprimento, terá que arcar com multa diária de R$ 100 mil.

O pedido foi feito à Justiça pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) na última quarta-feira, um dia após o recebimento de documento da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA) informando a escassez de disponibilidade e a dificuldade na aquisição das medicações.

:: LEIA MAIS »

GOVERNADOR RUI COSTA ASSINA DECRETO QUE PERMITE EVENTOS COM ATÉ 50 PESSOAS NA BAHIA

O governo da Bahia publicou na edição desta terça-feira (13) do Diário Oficial do Estado um decreto que libera a realização de eventos no estado, com público de até 50 pessoas.

Anteriormente, o decreto de restrições no estado, por causa da pandemia, suspendia em todo território da Bahia, os eventos e atividades, independentemente do número de pessoas.

Com a medida publicada nesta terça, a suspensão agora se aplica a “eventos e atividades com a presença de público superior a 50 (cinquenta) pessoas, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos, religiosos, cerimônias de casamento, feiras, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica”.

Outras medidas em vigor

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS: PRESIDENTE DA CÂMARA APRESENTOU, NESTA SEGUNDA, RELATÓRIO DOS 100 PRIMEIROS DIAS DE GESTÃO COM RESULTADOS POSITIVOS PARA O LEGISLATIVO

Ao completar os 100 primeiros dias à frente da gestão do Palácio Teodolindo Ferreira, sede do Poder Legislativo municipal, o presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Moraes (PSD), apresentou no final da tarde de hoje (12) um relatório aos demais parlamentares, contendo as principais ações administrativas já executadas pela atual Mesa Diretora. Para além de uma medida que visa dar total transparência às ações da presidência, o encontro serviu para projetar novas medidas administrativas e financeiras para o decorrer do ano.

Dentre as ações destacadas, está a implantação de uma Instrução Normativa que regulamenta mecanismos de controle mais eficazes para boas práticas de governança na utilização de recursos públicos. As solicitações de diárias e passagens passaram a ser realizadas através de formulário próprio, com antecedência mínima de 10 (dez) dias para a data de início do deslocamento, resguardadas as situações excepcionais, devidamente justificadas. O número de diárias atribuído aos agentes públicos não poderá exceder a 30 (trinta) dias por ano. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia