:: ‘Destaque1’
TRANSPORTE INTERMUNICIPAL NA BAHIA SERÁ SUSPENSO TRÊS DIAS ANTES E DEPOIS DO SÃO JOÃO

O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, na noite desta terça-feira (25), durante o programa Papo Correria.
A circulação de ônibus do transporte intermunicipal será suspensa três dias antes e três dias depois do São João, para evitar que as pessoas viajem no período e aumentem as taxas de transmissão do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, na noite desta terça-feira (25), durante o programa Papo Correria.
“Eu me reuni hoje com o secretário de Infraestrutura [Marcus Cavalcanti] e ele irá publicar a portaria com os detalhes nos próximos dias. Alguns dias antes do São João, vamos proibir a colocação de horários extras e estipular a lotação máxima dos ônibus de 70%. Nos dias mais próximos ao São João, três dias antes e depois, nós vamos suspender totalmente o transporte. Então, funcionará dessa forma para não prejudicar quem precisa fazer uma viagem por necessidade de saúde ou de trabalho, sem estimular que as pessoas se locomovam com a intenção de se aglomerarem em festas e reuniões vinculadas ao período das festas juninas”, afirmou o governador.
Rui também fez um apelo aos comerciantes em decorrência do aumento das taxas de contaminação na Bahia. “Nos ajudem a reduzir os casos de covid-19. Não deixem entrar nas suas lojas quem estiver sem máscara, higienize a mão das pessoas ao entrarem e mantenha a higienização e o álcool gel acessível a todos. Vamos fazer um mutirão pela vida, um mutirão pela saúde, um mutirão pela redução dos casos. Com a sua participação, a gente chega lá, com fé em Deus”, disse.
Sputnik V :: LEIA MAIS »
13º DO INSS COMEÇA A SER DEPOSITADO HOJE

Datas estão sendo informadas no aplicativo Meu INSS
Antecipada para maio por causa da pandemia de covid-19, a primeira parcela do 13º do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a ser paga hoje (25). Os depósitos ocorrerão até 8 de junho.

A segunda parcela do 13º será paga entre 24 de junho e 5 de julho. As datas são distribuídas conforme o dígito final do benefício, começando pelos segurados de final 1 e terminando nos de final 0.
Essas datas valem para quem recebe aposentadorias, auxílios e pensões de até um salário mínimo. Para quem ganha acima do mínimo, o calendário é um pouco diferente. A primeira parcela será paga de 1º a 8 de junho; e a segunda, de 1º a 7 de julho. Começam a receber os segurados de final 1 e 6, passando para 2 e 7 no dia seguinte e terminando nos finais 9 e 0.
As datas estão sendo informadas no site e no aplicativo Meu INSS. A primeira parcela do 13º é isenta de Imposto de Renda e equivale à metade do benefício mensal bruto pago pelo INSS. O imposto só é cobrado na segunda parcela. :: LEIA MAIS »
FISCALIZAÇÃO ENCERRA FESTA CLANDESTINA NO LITORAL NORTE DE ILHÉUS

Agentes do setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Ilhéus, efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e guarnições da Polícia Militar encerraram na noite do sábado (22) uma festa no estilo “paredão” na localidade conhecida como Prainha, litoral norte da cidade. O evento clandestino também aconteceu no dia anterior, no Morro de Pernambuco, e cerca de 200 pessoas sem máscara foram dispersadas dos locais, após descumprirem as normas de prevenção à Covid-19 estabelecidas no município, com toque de recolher e proibição de eventos que envolvam aglomeração.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) explica que o momento é de alerta, visto que a taxa de ocupação de leitos de UTI na região voltou a apresentar curva crescente, bem como o número de casos confirmados. Ademais, foi identificada a variante indiana do coronavírus na última semana, no estado do Maranhão. A Administração Municipal conta com a colaboração da população para cumprir os protocolos de saúde e explica que denúncias de aglomerações podem ser feitas através do número 190. :: LEIA MAIS »
PREFEITURA DE ILHÉUS EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO ACERCA VÍDEO QUE CIRCULA NAS REDES SOCIAIS

Em virtude do vídeo que circula nas redes sociais e aplicativos de mensagem com a presença do prefeito Mário Alexandre em um restaurante na cidade de Salvador, a Administração Municipal informa que o gestor e sua equipe cumpriram uma extensa agenda de trabalho, com o intuito principal de dialogar sobre pautas de interesse público, propostas para a cidade de Ilhéus. Devido ao dia exaustivo de reuniões, sequer foi possível almoçar.
O prefeito, juntamente com a equipe finalizou os trabalhos por volta das 20h, e logo após, se dirigiu a um famoso restaurante da capital baiana, acompanhado de familiares. Os presentes foram orientados pela gerência do estabelecimento sobre o horário limite de funcionamento e o cardápio foi escolhido a fim de que todos pudessem jantar dentro do horário permitido.
Ressalta-se que o cidadão responsável pela gravação e veiculação do vídeo fez acusações infundadas. Conforme o plano de retomada econômica de Salvador, a cidade encontra-se na fase amarela. Restaurantes e similares, portanto, estão autorizados a funcionar até as 21h30. O vídeo foi gravado às 21h07, horário permitido para permanência da clientela, uma vez que o período de vigência do toque de recolher na capital é das 22h às 5h.
O cidadão estava completamente alheio à situação e de maneira difamatória expôs a imagem do prefeito, acusando o mesmo sem respaldo para tal. O fato revela o único objetivo: minimizar todo o trabalho realizado pela gestão, que vem buscando de maneira constante investimentos não apenas para Ilhéus, mas para a região.
Reitera-se que não houve desrespeito ou descumprimento do decreto nem por parte dos clientes e nem do proprietário do estabelecimento. A Prefeitura de Ilhéus repudia fake news e lamenta a postura de pessoas que disseminam esse tipo de material. O Município está à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.
PRESIDENTE DA CÂMARA PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DE TORRE DE TREINAMENTO PARA SALVAMENTO EM ALTURA, DO CORPO DE BOMBEIROS

O presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, vereador Jerbson Moraes (PSD).
O presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, vereador Jerbson Moraes (PSD), participou hoje (20) da solenidade de inauguração da Torre de Treinamento para Salvamento em Altura construída recentemente no 5º Grupamento de Bombeiros Militares, com sede em Ilhéus.
O evento contou com a presença do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Cel BM Adson Marchesini; do Comandante do Interior da Bahia, Cel BM Miguel Filho, Coronel do Exército Júlio Renó e o Capitão-de- Corveta da Marinha e Comandante da Capitania dos Portos de Ilhéus, Giovani Andrade.
A estrutura é a simulação de um prédio, com escadas, janelas, sacadas, sistema de hidrante tudo pensado para simular o cotidiano de um prédio convencional. “Este tipo de equipamento melhora a qualidade de atuação do Corpo de Bombeiros e amplia a capacidade técnica de enfrentamento a incêndios em prédios de toda a cidade”, elogia Moraes.
SECRETÁRIO ALERTA PARA CRESCIMENTO PROGRESSIVO DA MÉDIA MÓVEL DE CASOS ATIVOS DA COVID-19 NA BAHIA

Em 45 dias, média móvel de casos em uma semana teve crescimento de mais de 13%: cerca de 2 mil registros a mais
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, alertou, nesta quinta-feira (20), para o crescimento da média móvel de casos ativos da covid-19 no estado. O indicador, que registra a média de casos em uma semana, iniciou o mês de abril abaixo de 15.000 registros e, no início desta semana, a média chegou a praticamente 17.000. Em cerca de 45 dias, então, o aumento foi de mais de 13%.
O gestor da pasta afirmou que o aumento é progressivo, ou seja, tende a continuar evoluindo. E, com o São João chegando, período onde geralmente há grandes aglomerações, ele reforçou a importância de seguir as medidas sanitárias de proteção à doença. “[Para] interromper essa curva, apenas com medidas de distanciamento e uso de máscaras”, afirmou.
Vilas-Boas também citou a demora na chegada de novas remessas de vacinas contra o coronavírus, o que torna a vacinação lenta e não abrange ainda um público imunizado suficiente para a diminuição dos casos e mortes pela doença. De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, a Bahia aplicou a primeira dose da vacina em 3.052.551 pessoas até esta quarta-feira (19), o que representa 20,44% da população. Destas, 1.396.873 receberam o reforço: 9,36% dos habitantes do estado.
Até esta quarta-feira (19), segundo dados do boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o estado registrou, desde o início da pandemia, 966.268 casos confirmados da doença e 20.131 mortes. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com covid está em 85%.
LULA CONFIRMA QUE VAI CONCORRER À PRESIDÊNCIA EM 2022 ” SEREI O CANDIDADO CONTRA O BOLSONARO”

Petista assume abertamente projeto de tentar derrotar o bolsonarismo nas urnas em 2022.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que será candidato à presidência da República em 2022. A informação foi trazida pela coluna Radar, da revista Veja, nesta quinta-feira (20).
A confirmação foi feita em entrevista a um site da França, Lula assumiu textualmente que será candidato ao Planalto para derrotar Jair Bolsonaro.
“Serei candidato contra Bolsonaro”, disse Lula. A possibilidade já vinha sendo especulada desde o mês de março, quando o Supremo Tribunal Federal
PREFEITO ACOMPANHA ENTREGA DE EQUIPAMENTOS PARA HOSPITAL MATERNO-INFANTIL DE ILHÉUS

Mário Alexandre frisou que o funcionamento do hospital materno-infantil vai evitar transferências para outras unidades de saúde.
O prefeito Mário Alexandre visitou o Hospital Materno-Infantil Dr Joaquim Sampaio na segunda-feira (17), onde acompanhou a primeira entrega de equipamentos e mobiliário que serão instalados na unidade de alta complexidade. O gestor destacou que o apoio do Governo da Bahia é primordial para suprir a demanda e melhorar o atendimento obstétrico e pediátrico em Ilhéus e na região. Entre os equipamentos, camas de parto motorizadas com tecnologia de ponta, aparelhos de tomografia computadorizada, raio-x e ultrassom. As entregas ocorrerão de forma gradativa no decorrer da semana.
“Um sonho que está se tornando realidade para atender nossas mães, crianças e nossos recém-nascidos com dignidade. Quantas pessoas não conseguimos salvar por não ter uma estrutura hospitalar adequada? Agradeço ao governador Rui Costa, ao secretário Fábio Vilas-Boas, aos deputados federais como Paulo Magalhães, que esteve com a gente durante esses dois anos de muita luta. Meu coração se enche de alegria quando eu vejo essa estrutura, que poucos não acreditaram, mas muitos acreditaram. Quando a gente tem fé em Deus as coisas acontecem. Aqui está mais um equipamento para salvar as vidas das nossas crianças e das nossas mães”. :: LEIA MAIS »
EM ÁUDIO ATRIBUÍDO AO VEREADOR LUCA LIMA, PARLAMENTARES DE ILHÉUS SÃO CHAMADOS DE SAFADOS E MENTIROSOS
Mais um áudio atribuído ao vereador de Ilhéus, Luca Lima, circula em redes sociais, onde o parlamentar do PSDB chama os colegas vereadores de safados e mentirosos.
Esse é mais um áudio vazado, que se junta a vídeos e denúncias contra o vereador Luca Lima, acusado por três assessoras de assédio moral, sexual, rachadinha de salários, e de utilizar servidores pagos com recursos públicos para funções em suas atividades empresariais.
Na última terça-feira (11), a Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou a abertura de uma comissão processante que irá analisar e julgar os fatos contidos na denúncia de quebra de decoro parlamentar do vereador Luca Lima.
Por decisão do plenário da Câmara, o vereador Luca Lima permanecerá no exercício do mandato, mas teve que se afastar da função de 2º Secretário da Mesa Diretora, enquanto durar o procedimento da comissão processante.
Além da Câmara, a denúncia também está tramitando no Ministério Público Estadual.
No campo partidário, segundo informações colhidas pelo Blog Agravo, uma comissão composta por filiados do PSDB foi criada para acompanhar as investigações e ouvir a defesa do vereador, que pode ser expulso do partido.
Tentamos contato com o vereador Luca Lima para ouvir sua defesa, mas não obtivemos êxito. O espaço está aberto para a defesa do vereador.
Por Blog Agravo
DATAFOLHA: 49% APOIAM IMPEACHMENT DE BOLSONARO, E 46% SE DIZEM CONTRÁRIOS

A parcela da população que apoia o impeachment aparece pela primeira vez na pesquisa numericamente à frente dos contrários ao afastamento.
O Instituto Datafolha divulgou uma pesquisa em que pergunta se o Congresso Nacional deveria ou não abrir um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. A parcela da população que apoia o impeachment aparece pela primeira vez numericamente à frente dos contrários ao afastamento. Os índices representam um empate técnico dentro da margem de erro, que é de dois pontos, para mais ou para menos.
No fim de abril de 2020, 48% responderam que o Congresso não deveria abrir um processo para afastar o presidente. Em maio, 50%; em janeiro deste ano, 53%; em março, 50%; e agora, 46%.
Na primeira pesquisa, 45% disseram que o Congresso deveria abrir um processo de impeachment contra Bolsonaro. Em maio, 46%; em janeiro, 42%; em março, 46%; e agora, 49%. Seis por cento não sabiam; depois, 4%; 4%; 3%; e agora, 4%.
O Datafolha ouviu, de maneira presencial, 2.071 pessoas, nos dias 10 e 11 de maio.









