WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

ILHÉUS REGISTRA QUEDA NA TAXA DE INTERNAÇÕES, CASOS E MORTES POR COVID-19


De acordo com a Sesau, houve diminuição de aproximadamente mil atendimentos no Centro Covid-19.

No último mês, Ilhéus registrou queda na taxa de internações de pacientes com Covid-19. Os números também demonstram tendência de redução no índice de casos e mortes pela doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), houve diminuição de aproximadamente mil atendimentos no Centro Covid-19, comparando os meses de março e abril deste ano.

Referência na região sul da Bahia, o município prestou 4.527 atendimentos no mês de março, com 67 óbitos e média diária de 40 pacientes internados na UTI. Já em abril, o número de atendimentos caiu para 3.495. A média de internação diária era de 23 pacientes e o vírus vitimou 43 ilheenses.

Além das medidas restritivas adotadas pela Prefeitura para conter a disseminação da Covid-19, a estratégia de vacinação estruturada para atender idosos e grupos mais vulneráveis ao contágio da doença contribuiu significativamente para manter a tendência de queda. Embora o cenário apresente certa estabilidade, a Sesau alerta que a pandemia não acabou. As medidas restritivas versam sobre o toque de recolher, atualmente das 22h às 5h, e suspensão de eventos e atividades que geram aglomeração de pessoas. :: LEIA MAIS »

CAMPANHA MAIO AMARELO EM ILHÉUS PROMOVE AÇÕES SOBRE SEGURANÇA E REFORÇA CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO

As ações educativas para prevenção são propostas pela Sutram, em parceria com órgãos de segurança e demais segmentos.

Durante o mês de maio, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), realizará um trabalho educativo voltado à promoção da segurança viária na cidade. Com o tema “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”, a Campanha Maio Amarelo tem o objetivo de reduzir o número de mortos e feridos em decorrência de sinistros de trânsito, chamando a atenção de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às sinalizações e normas estabelecidas.

O prefeito Mário Alexandre destaca que o engajamento de toda a sociedade é necessário para preservar vidas. “O Maio Amarelo é uma campanha importante para conscientizar a população, mas o foco na prevenção de acidentes deve ser diário. Mesmo com a pandemia, vamos desenvolver ações pontuais e um trabalho educativo, envolvendo diversos órgãos para combater à violência no trânsito da nossa cidade e em respeito às medidas contra a Covid-19”.

A agente de trânsito Jackeline Santos, especialista em Gestão e Legislação de Trânsito, observadora certificada do Observatório Nacional de Segurança Viária e representante do Maio Amarelo no estado da Bahia, explica que a campanha também será realizada no ambiente virtual, devido aos protocolos de prevenção. Ela chama atenção para a ocupação de leitos de UTI, que abrigam pacientes infectados pela doença. :: LEIA MAIS »

BAHIA RECEBE MAIS DE 430 MIL DOSES DE VACINA CONTRA A COVID-19 NESTA SEGUNDA (03)

Essas vacinas possuem uma logística diferenciada em relação aos demais imunobiológicos entregues pelo Ministério da Saúde

A Bahia recebe nesta segunda-feira (3), às 9h45, 431.910 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 405 mil da AstraZeneca e 26.910 da Pfizer.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, estará presente no Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), para recepção e conferência do primeiro carregamento de vacinas da Pfizer, que será entregue ao município de Salvador. Essas vacinas possuem uma logística diferenciada em relação aos demais imunobiológicos entregues pelo Ministério da Saúde, em virtude da necessidade de serem armazenada em temperaturas de até – 70°C.

A imprensa terá acesso entre 9h45 e 12h30 para fazer imagens. É importante destacar que as vacinas da Pfizer são transportadas em uma caixa especial, lacrada, que somente será aberta no local de armazenamento definitivo na capital baiana. As vacinas chegarão em solo baiano em temperaturas que variam de -25°C a -15°C, com a validade de 14 dias, porém se submetidas a temperaturas de 2°C a 8°C, o prazo de utilização cai para cinco dias.

AVIÃO COM 1 MILHÃO DE DOSES DA VACINA DA PFIZER CHEGOU AO BRASIL NA NOITE DESSA QUINTA (29)

A aeronave carregada com 1 milhão de doses da vacina da Pfizer/BioNTech comprada pelo Brasil pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 19h22 desta quinta-feira (29). O desembarque e entrega do primeiro lote de um contrato para 100 milhões de doses foi acompanhado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O voo saiu da Bélgica, fez escala em Miami, nos Estados Unidos e, por fim, a Viracopos. De acordo com o G1, o esquema montado para realizar o desembarque envolve pelo menos 120 profissionais e forte esquema de segurança da Polícia Federal.

De Campinas as doses serão encaminhadas para o centro de distribuição do governo federal em Guarulhos (SP), onde serão armazenadas em câmaras frias a uma temperatura de -70ºC.

Por conta do curto espaço de tempo e das exigências de armazenamento, o Ministério da Saúde informou que irá distribuir a vacina entre as 27 capitais do país de maneira proporcional e igualitária entre sexta-feira (30) e sábado (1º).

Avião com 1 milhão de doses da vacina da Pfizer chega ao Brasil por  Viracopos | Campinas e Região | G1

BAHIA CRIA 9.820 POSTOS DE TRABALHO EM MARÇO E LIDERA O NORDESTE

A Bahia liderou a geração de emprego no Nordeste em março de 2021, com a criação de 9.820 postos de trabalho com carteira assinada. O resultado positivo decorre da diferença entre 57.868 admissões e 48.048 desligamentos. Os dados são do Ministério da Economia, que divulgou hoje (28) as Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o Novo Caged, sistematizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

“Mesmo com o agravamento da pandemia do coronavírus em todo o país e a necessária intensificação das medidas restritivas, a Bahia lidera a geração de emprego no Nordeste em março e também no acumulado deste ano, com 42.718 postos criados entre janeiro e março, ocupando a sexta colocação entre os estados da Federação. Vale destacar que desde julho de 2020 a Bahia vem apresentando saldo positivo na geração de trabalho com carteira assinada”, ressalta o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

No terceiro mês do ano, no Nordeste, cinco estados criaram posições de trabalho. A Bahia (+9.820 postos) foi acompanhada pelo Maranhão (+3.629 postos), Rio Grande do Norte (+2.116 postos), Paraíba (+2.082 postos) e Piauí (+1.236 postos). Em contrapartida, Alagoas (-8.310 postos), Pernambuco (-2.762 postos), Ceará (-1.564 postos) e Sergipe (-1.457 postos) encerraram posições celetistas. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: HOMENAGEM AOS TRABALHADORES DO CENTRO COVID-19 MARCA 1 ANO DO HOSPITAL DE CAMPANHA

Homenagem aconteceu no auditório do Centro de Convenções de Ilhéus.

A terça-feira deste 27 de abril de 2021 foi marcada por gratidão e reconhecimento em Ilhéus. Todos os profissionais e parceiros do Centro Covid-19 foram homenageados por meio de uma iniciativa da secretaria de Comunicação da Prefeitura de Ilhéus, no dia em que o hospital de campanha completou 365 dias de relevantes serviços prestados à comunidade. Todas as regras de distanciamento social, protocolos de segurança e limite de pessoas, foram respeitados.

O prefeito Mário Alexandre e a primeira dama Soane Galvão transmitiram dois comunicados por vídeo, saudando os homenageados e os parabenizando por este um ano de muita luta no cuidado para com a população. “Vamos na direção de dias melhores”, acresentou o prefeito. A coordenadora do Centro Covid-19, Daniela Navarro, proferiu um discurso encorajador a todos os presentes, ressaltando a importância dos profissionais de saúde e o juramento de salvar vidas, na continuidade da missão.

A mesa foi composta com as presenças do presidente da Câmara de vereadores, Jerbson Moraes, a coordenadora da Alta e Média Complexidade, Erika de Jesus, o secretário de Saúde, Geraldo Magela, e o coordenador do Comitê Operacional de Emergência (COE), André Cezário. “Ilhéus saiu na frente com a criação desse hospital de campanha, o que ajudou o município a controlar o avanço da pandemia na cidade e no tratamento dos pacientes de Ilhéus e de mais 41 municípios”, lembrou Cezário, que enfatizou uma gestão de visão do prefeito Mário Alexandre. :: LEIA MAIS »

VACINAÇÃO EM ILHÉUS: SESAU ULTRAPASSA 45 MIL DOSES APLICADAS CONTRA A COVID-19

Ilhéus aplicou 46.362 doses da vacina contra a Covid-19 até a última sexta-feira (23).

Ilhéus aplicou 46.362 doses da vacina contra a Covid-19 até a última sexta-feira (23), conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Desse total, 31.742 doses correspondem ao primeiro ciclo (D1) e 14.620 referem-se ao segundo ciclo (D2) do esquema vacinal das pessoas que integram os grupos prioritários. Os dados são divulgados diariamente no painel de acompanhamento da cobertura vacinal Covid-19 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Balanço semanal– De acordo com a Sesau, dos dias 19 a 23 de abril, foram aplicadas 2.612 unidades da vacina referentes à primeira dose e 3.724 doses de reforço, relativas ao segundo ciclo do esquema vacinal dos grupos prioritários da primeira fase da campanha. No total, foram imunizadas 6.336 pessoas, entre trabalhadores da saúde, idosos, indígenas, pacientes renais e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A Sesau reitera que mesmo com o início da vacinação de parcela da população, é necessário manter as medidas de prevenção à Covid-19, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico (social). :: LEIA MAIS »

CORPO DE PRESIDENTE DA CÂMARA DE ITAPETINGA É ENCONTRADO EM REPRESA; REDE DE PESCA PODE TER CAUSADO A MORTE

O corpo do presidente da Câmara de Itapetinga, Leonardo Rodrigues Matos, de 46 anos, foi encontrado, na manhã deste domingo (25), na zona rural do município.

O vereador estava desaparecido desde sexta-feira (23), quando saiu para a fazenda onde o corpo foi localizado.

Léo Matos, como é mais conhecido, teria ido para a fazenda para fazer o pagamento de salário dos seus funcionários. Na manhã do domingo (25), o  corpo foi encontrado boiando na represa, enroscado com uma tarrafa (rede de pesca), sem sinais de violência.

Nascido em Itapetinga em 14 de abril de 1975, Léo Matos, formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Foi eleito vereador pela primeira vez nas eleições municpais de 2020, com 890 votos, posteriormente, tornou-se presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga para o biênio 2021-2022.

O velório ocorreu no Plenário Ulysses Guimarães, na sede da Câmara de Vereadores. Léo deixa mulher e um filho.

BAHIA RECEBE MAIS 222.500 DOSES DE VACINA CONTRA COVID-19

Uma nova remessa com 222.500 doses de vacinas contra a Covid-19 chegou a Bahia nesta quinta-feira. O avião que trouxe os imunizantes pousou no aeroporto de Salvador por volta das 17h. Do total, 180.500 foram produzidas pela Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e 42.000 pelo Butantan/Sinovac. Com esta nova carga, a Bahia chega ao total de 3.893.450 doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas.

Os imunizantes que chegaram hoje começarão a ser enviados para os municípios em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

Esta nova remessa dará possibilidade para que continuem sendo imunizados os idosos acima de 60 anos, de forma escalonada, profissionais de saúde, população quilombola, pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise, profissionais das forças de segurança e trabalhadores da educação com 55 anos ou mais.

Os munícipios que conseguiram concluir a vacinação dos idosos podem também começar a aplicar as doses na população com comorbidades.

Na avaliação do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “a chegada de mais doses de vacinas representa uma esperança para a sociedade”. Vilas-Boas ainda destaca que a “Bahia continua aguardando a liberação da Anvisa para importação da vacina Sputnik V adquirida pelo governador Rui Costa para avançarmos mais rápido na imunização”.

EQUIPE MÉDICA DENUNCIA HOMEM SUSPEITO DE ESTUPRAR FILH ADOLESCENTE NO INTERIOR DA BAHIA

Caso aconteceu em Licínio de Almeida. De acordo com a PM, o homem fugiu do local ao perceber a denúncia.

Um homem suspeito de estuprar a filha adolescente foi denunciado por uma equipe médica, na última segunda-feira (19), no distrito de Jurema, em Lincínio de Almeida, município que fica a cerca de 675 km de Salvador. A informação é da Polícia Militar.

De acordo com a polícia, militares da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados através de ligação telefônica. Ao chegar no hospital, a guarnição não localizou o suspeito do crime, pois ele fugiu após perceber que tinha sido denunciado.

A PM ainda informou que a vítima ficou sob os cuidados do Conselho Tutelar da cidade, que foi acompanhado pela equipe policial durante todo o trabalho.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia