WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

“NÃO HÁ NADA CONTRA O GOVERNO DESDE QUE SEJA CORRETO E POSITIVO PARA A CIDADE”, DIZ JERBSON MORAES EM ENTREVISTA AO PROGRAMA TROPA DE ELITE

Na manhã dessa quarta-feira (9) o vereador e atual Presidente da Câmara de Ilhéus Jerbson Moraes (PSD), concedeu entrevista ao Programa Tropa de Elite da Rádio Gabriela FM, na oportunidade de esclarecer acerca dos últimos acontecimentos políticos da cidade, Jerbson deixou claro que não existe oposição contra o governo por sua parte,” Não há nada contra o governo desde que seja correto e positivo para a cidade. Não serei presidente bom ou ruim, serei um presidente justo” ressaltou o edil.

Quando questionado pelos apresentadores, Marinho Santos e Robertinho Scarpitta, sobre a luz amarela que se acendeu, Jerbson esclareceu que a mesma não foi acesa pelo legislativo ilheense, e sim por apenas um membro da casa.

Ainda de acordo com o Presidente, o poder legislativo é independente e nunca deve ser usado com os problemas políticos. “Precisamos mostrar a população essa capacidade de entender a responsabilidade do poder legislativo dentro do sistema político da cidade, das melhorias necessárias. E nós estamos conduzindo a Câmara dessa forma respeitosa. Deixando claro não ter problema algum com nenhum dos 20 vereadores, seja de qual partido for, respeitando sempre o mandato de cada parlamentar.
Sobre a devolução dos dois Projetos de Lei encaminhados pelo Poder Executivo, que tratam da abertura de crédito suplementar e da abertura de crédito especial, por existirem irregularidades no teor dos referidos projetos, Moraes explicou que em um dos Projetos de Lei foi identificado o cancelamento de dotações em saldos inexistentes e de emendas impositivas de vereadores. No outro, o Executivo não informou quais dívidas não seriam amortizadas no exercício financeiro de 2021.

E que os projetos de lei não se referem a abertura de crédito suplementar e de crédito especial para promover ações que visam conter o avanço da covid-19 na cidade. Como foi divulgado por alguns meios de comunicação, Jerbson atribui a um “Comitê de ódio” a autoria e divulgação das fake news.

Conforme o presidente, o projeto corrigido foi entregue na Câmara na ultima terça-feira (8).

Balanço da gestão de JM: Quando questionado sobre esses primeiros seis meses a frente da Câmara Municipal de Ilhéus, suas decisões, e a “mágica” de conduzir a casa com um déficit de aproximadamente R$ 2 milhões de reais em caixa, Jerbson disse ser necessário planejar, arrumar e fazer a gestão conforme as diretrizes, e que a atitude de diminuir em 19% o salário dos vereadores foi para que a casa atingisse o limite permitido por lei, de usar somente 70% dos recursos recebidos em pagamentos. ” A redução foi uma adequação à lei”, acrescentou.

Para o presidente, com a economia feita durante esses primeiros seis meses, a Câmara Municipal terá uma realidade mais confortável, com saldos positivos e garante aos servidores o retorno do pagamento do ‘ticket’ alimentação, a primeira parcela do 13.º salário e o pagamento de 1/3 de férias.

ILHÉUS: SESAU REALIZA TREINAMENTO PARA APLICAÇÃO DA VACINA PFIZER/BIONTECH

 O imunizante possui características específicas de armazenamento e manuseio, sendo necessária a qualificação das equipes para aplicação correta das doses.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou na última semana uma capacitação destinada às equipes que atuam na estratégia de imunização da cidade de Ilhéus. O treinamento aconteceu na Cruzada do Bem pelo Bem, com a finalidade de orientar as equipes sobre a administração da vacina Pfizer/BioNTech. O imunizante possui características específicas de armazenamento e manuseio, sendo necessária a qualificação das equipes para aplicação correta das doses.

Enfermeiros; técnicos; agentes de combate às endemias; agentes comunitários de saúde e voluntários da Sesau participaram do encontro que abordou informações sobre dosagem, diluição da vacina e uso de agulhas e seringas específicas dos fabricantes, que requerem vigilância na administração. A capacitação atende à recomendação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

De acordo com Walkíria Freitas, coordenadora do setor de Imunização, as informações e orientações repassadas às equipes sobre a metodologia da vacina foram adquiridas durante capacitação prévia, ministrada por representantes da Pfizer. A Sesau aguarda repasse do imunizante, que será destinado à vacinação de gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), com ou sem comorbidades, a partir de 18 anos.

COVID-19: SAÚDE DIVULGA PROGRAMAÇÃO SEMANAL DA VACINA EM ILHÉUS

Serão atendidos as lactantes a partir de 30 anos, profissionais da Educação básica tanto do Município, quanto do Estado e da rede privada a partir de 30 anos, pessoas com mais de 50 anos, e rodoviários e taxistas a partir de 30 anos.

Com a disponibilização de novas doses, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da secretaria municipal de Saúde, divulgou a programação da próxima semana para a vacina contra a Covid-19. Públicos como lactantes a partir de 30 anos, profissionais da Educação básica tanto do Município, quanto do Estado e da rede privada a partir de 30 anos, pessoas com mais de 50 anos, rodoviários e taxistas a partir de 30 anos, serão contemplados com a estratégia de imunização. Confira datas e locais específicos.

De acordo com a Sesau, e o plano nacional de vacinação, serão imunizadas as lactantes a partir de 30 anos, que amamentam crianças de 2 meses a 12 meses de vida, a partir de segunda-feira, 7, até enquanto durarem as doses da vacina nas unidades de saúde: PSF Conquista; UBS Joaquim Sampaio; UBS Euler Ázaro; UBS Banco da Vitória; UBS Posto Sarah Kubitscheck; PSF Nelson Costa; UBS Hernani Sá; PSF Nossa Senhora da Vitoria; PSF Ilhéus II; e UBS Olivença. A genitora além da própria documentação como RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e Cartão de Vacina, deve levar a xerox da certidão de nascimento da criança.

De segunda, 7, a sexta-feira, 11, estarão sendo ofertadas as segundas doses para o público vacinado com a primeira dose, tanto da vacina de Oxford quanto da Coronavac, de 8h às 12h, e das 12h às 15h, no Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE), antigo Colégio Fênix, que fica na Avenida Canavieiras.

Os profissionais da Educação Básica Municipal e Estadual a partir de 30 anos, terão a chance de receber a vacina especificamente nesta próxima segunda-feira, 7, na Escola Municipal Heitor Dias (Avenida Canavieiras), das 8h às 14h. Já os profissionais da Educação Básica da rede privada a partir de 30 anos, serão imunizados especificamente também nesta próxima segunda-feira, na Cruzada do Bem Pelo Bem, das 8h às 14h, que fica na Rua Teodoro Sampaio, Boa Vista (próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade). :: LEIA MAIS »

BAHIA RECEBE MAIS 37.440 DOSES DE VACINAS CONTRA COVID-19

As vacinas serão distribuídas para os municípios baianos, onde serão destinadas para a primeira aplicação.

Uma nova remessa com 37.440 doses de vacinas contra Covid-19 foi recebida nesta quinta-feira (03), na Bahia. Os imunizantes foram produzidos pela Pfizer/BioNTech. O voo comercial trazendo a carga pousou no aeroporto de Salvador por volta das 15h. As vacinas serão distribuídas para os municípios baianos, onde serão destinadas para a primeira aplicação.

As vacinas serão conferidas pela equipe da coordenação de imunização do Estados e devem começar a ser distribuídas nesta sexta-feira (04). Com esta carga, a Bahia chega ao total de 6.813.150 doses de vacinas recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.566.750 da AstraZeneca/Oxford e 210.600 da Pfizer/BioNTech.

ILHÉUS RECEBE NOVAS DOSES E PÚBLICOS ESPECÍFICOS SERÃO VACINADOS NESTA SEXTA-FEIRA (4)

É indispensável a apresentação do CPF, cartão do SUS e cartão de vacinação, se o usuário tiver.

A Prefeitura de Ilhéus informa que a vacinação será retomada na próxima sexta-feira, 4, mesmo sendo ponto facultativo no município, conforme publicado no Diário Oficial. Com a chegada de novas doses esta semana, a secretaria municipal de Saúde (Sesau) atenderá alguns públicos, previamente agendados e em locais específicos, como a população em situação de rua, caminhoneiros de uma empresa e os portuários, na sexta-feira.

De acordo com as informações repassadas pela pasta, a população em situação de rua será atendida no Centro Especializado de Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), que fica na Avenida Candeias, bairro Conquista; os portuários serão vacinados no próprio Porto do Malhado; e os caminhoneiros na sede da empresa específica cadastrada junto ao órgão municipal de saúde.

É indispensável a apresentação do CPF, cartão do SUS e cartão de vacinação, se o usuário tiver.

A Sesau informou ainda que a oferta da segunda dose está suspensa em razão de que os pontos que ofertam segunda dose não vão estar funcionando especificamente nesta próxima sexta-feira, 04.

NOVO LOTE COM 366 MIL DOSES DA VACINA CONTRA A COVID-19 CHEGA À BAHIA

Todos os imunizantes que chegaram nesta quarta (2) são da Astrazeneca e serão utilizados para aplicação da primeira dose.

Um novo lote com 366 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia na manhã desta quarta-feira (2). Todos os imunizantes da carga são da Astrazeneca.

O lote chegou em um voo comercial, que pousou por volta das 9h40 no aeroporto de Salvador. Todas as vacinas que chegaram neste lote serão usadas na aplicação da 1ª dose no estado.

Após conferência e contagem das doses, as vacinas começarão a ser distribuídas pelas cidades baianas.

Os últimos dois lotes com vacinas contra a Covid-19 chegaram à Bahia no dia 26 de maio. Pela manhã, chegaram 351.750 da AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz. No final da tarde, chegaram 37.440 doses do imunizante da Pfizer.

COVID-19: IMUNIZAÇÃO DA 1ª DOSE É SUSPENSA EM ILHÉUS ATÉ A CHEGADA DE NOVA REMESSA; 2ª DOSE CONTINUA

A previsão é que cheguem novos imunizantes até o final desta semana, informa a Sesau.

escoamento acelerado das doses para a vacinação contra a Covid-19 no município de Ilhéus, gerou a aplicação de todas as vacinas disponíveis para a primeira dose, desde o recebimento da última remessa. Por esta razão, é que a secretaria municipal de Saúde da Prefeitura informa que para a primeira dose, a vacinação contra a Covid-19 está suspensa nas unidades de saúde, até o recebimento de uma nova remessa de vacinas. A aplicação da segunda dose continua no CMAE (antigo Colégio Fênix).

De acordo com o setor de Rede de Frio da Sesau, a previsão é que cheguem novos imunizantes até o final desta semana, o que será informado nos canais oficiais do município, com a reconvocação da população prioritária para primeira dose e divulgação das datas e locais.

“Temos a capacidade de aplicar até 5 mil doses por dia. Em razão da rápida aplicação, as vacinas para primeira dose já acabaram. A secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) têm priorizado o envio de novas remessas do imunizante contra a Covid-19 aos municípios que atendem mais rápido a população e Ilhéus é um desses, o que é bom para a imunização da nossa população. Estamos na expectativa de receber novas doses”, ressaltou o titular da Saúde, Geraldo Magela.

ATENÇÃO– A Sesau informa que está assegurada a vacina para os serviços especializados e que foram previamente agendados. Em relação à segunda dose tanto da vacina de Oxford, quanto da Coronavac, a oferta continua acontecendo no CMAE no antigo Colégio Fênix, de segunda sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. É indispensável a apresentação do CPF ou cartão do SUS e do cartão de vacinação constando a primeira dose.

MULHER FOI BALEADA EM TROCA DE TIROS NA AVENIDA SOARES LOPES E TEVE PULMÃO PERFURADO

Casal foi abordado por assaltantes na Avenida Soares Lopes

A noite dessa segunda-feira (31), foi marcada por trocas de tiros na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus. Segundo informações, uma mulher identificada por Rafaela Santana de Jesus,29 anos, foi atingida no ombro. Ela estava na companhia de um policial de nome não divulgado, quando foram abordados por dois assaltantes, o policial reagiu, havendo troca de tiros.

Segundo informações obtidas pelo repórter da Radio Bahiana, Thiago Raposo, Rafaela foi encaminhada para o Hospital Regional Costa do Cacau, e na mesma noite foi submetida a intervenção cirúrgica. Segundo boletim médico,  a mulher teve seu pulmão perfurado, e foi necessário a inserção de dreno torácico –  procedimento no qual um dreno é inserido no espaço entre o pulmão e a parede torácica -, e seu quadro é estável.

A tentativa de assalto ocorreu nas  imediações da Tenda do Teatro Popular de Ilhéus e da quadra de beach tênis.  O ex- vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, estava perto do local e  fez fotos das viaturas policiais e de uma ambulância do Samu. :: LEIA MAIS »

CONSELHO DA UESC PERMITE REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DE FORMA PRESENCIAL PARA 11 CURSOS

De acordo com o grupo, 95 disciplinas serão ministradas conforme um protocolo criado pela Comissão de Biossegurança e a legislação sanitária em vigor.

O Conselho Universitário da Universidade Estadual De Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, cidade do sul da Bahia, liberou nesta quinta-feira (27), a realização de atividades presenciais, com carga horária prática, no segundo semestre desse ano.

Segundo o conselho, a autorização é para o seguintes cursos: Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Agronomia, Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia Civil.

De acordo com o grupo, 95 disciplinas serão ministradas conforme protocolo criado pela Comissão de Biossegurança e a legislação sanitária em vigor.

COVID-19: ILHÉUS PRORROGA TOQUE DE RECOLHER ATÉ 1º DE JUNHO

As normas têm o objetivo de conter o avanço da doença no município.

A Prefeitura de Ilhéus prorrogou por mais uma semana o toque de recolher, das 23h às 5h, e as medidas de combate à Covid-19 determinadas no decreto anterior. As normas foram mantidas no período compreendido entre 26 de maio de 2021 até 1º de junho de 2021 e têm o objetivo de conter o avanço da doença no município.

Segundo o novo documento, continua suspensa a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas e amadoras, que promovam contato físico, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Seguem vedados eventos recreativos em logradouros públicos ou privados; cerimônias de casamento; circos; parques; solenidades de formatura; passeatas e afins no período de vigência do decreto.

O último boletim epidemiológico, divulgado na terça-feira (25), contabiliza 17.080 pessoas curadas e 206 pacientes infectados pela Covid-19. Dos 81 leitos de UTI habilitados, 29 abrigam pacientes de Ilhéus e 32 estão ocupados com pacientes oriundos de outras cidades baianas. Os dados são informados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia