:: ‘Destaque1’
BAHIA RECEBE NOVA REMESSA DE VACINAS CONTRA A COVID-19

A Bahia recebeu nesta quarta-feira (17) uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19. A carga, com 308.600 doses do imunizante fabricado pelo Butantan, chegou por volta de 3h30 ao aeroporto de Salvador em um voo comercial. Este é o oitavo envio que chega ao estado.
Com esta carga, a Bahia totaliza 1.598.400 doses recebidas, entre Coronavac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa.
As vacinas estão sendo enviadas para o interior da Bahia em aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador (CMG), após a organização das doses feita pela equipe da coordenação de imunização do estado. Elas serão encaminhadas para as centrais regionais no interior da Bahia, de onde serão despachadas para os municípios. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: GOVERNO PEDE 15 DIAS À CÂMARA PARA ESTUDAR POSSIBILIDADE DO AUXÍLIO EMERGENCIAL MUNICIPAL

O primeiro passo para viabilizar um estudo mais detalhado visando a criação do Auxílio Emergencial Municipal de Ilhéus, para atender a famílias em vulnerabilidade social por conta da pandemia, foi dado hoje (15) à tarde durante um encontro virtual, pela plataforma Zoom, entre os Poderes Executivo e Legislativo.
Liderada pelo presidente da Câmara, Jerbson Moraes, a reunião remota contou com a participação dos vereadores Fabrício Nascimento (PSB), Éderjúnior dos Anjos (PSL), Luca Lima (PSDB), Kaíque Souza (Podemos), Ivo Evangelista (Republicanos) e Enilda Mendonça (PT) e o secretário municipal de Gestão e Tecnologia, Bento Lima.
“A ideia neste primeiro encontro foi abrir este dialogo com a Prefeitura. E a intenção é chegar a uma formatação que seja viável para atender emergencialmente a população que não tem condições nem de comer, mas dentro da possibilidade do governo”, justificou Jerbson Moraes. “Entendemos a escassez de recursos financeiros e queremos saber as possibilidades reais diante de um momento delicado que parte dos ilheenses está atravessando”, completou.
Estudo autorizado :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: NOVO DECRETO PRORROGA MEDIDAS PARA CONTER AVANÇO DA COVID-19

Ilhéus continuará adotando todas as medidas publicadas no decreto do Governo da Bahia para reduzir a contaminação pela Covid-19. Conforme o decreto nº 20.311, fica estabelecido que:
– O toque de recolher segue das 20h às 5h, de 15 de março até 1º de abril de 2021;
– Estabelecimentos comerciais deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período estipulado;
– Bares, restaurantes ou similares deverão encerrar o atendimento presencial às 18h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até meia-noite;
– As atividades religiosas poderão ocorrer, desde que sejam atendidos os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como a limitação da ocupação ao máximo de 30% da capacidade do local; :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: SESAU AMPLIA PRAZO DE VACINAÇÃO DA 1ª DOSE CONTRA COVID-19 PARA IDOSOS A PARTIR DE 78 ANOS

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que ampliou o período de vacinação devido à baixa procura de idosos a partir de 78 anos pela vacina contra a Covid-19 em Ilhéus. As pessoas que integram esse grupo prioritário deverão se dirigir às unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte, Sul, Vilela ou Oeste nos dias 15 e 16 de março, das 8h às 15h, para receber a primeira dose do imunizante.
É indispensável a apresentação do CPF; cartão de vacinação; cartão do SUS e comprovante de residência. A Sesau reforça que as doses serão ofertadas conforme o quantitativo repassado ao município. Portanto, o serviço será interrompido quando chegar ao limite de vacinas disponíveis. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: ADOLESCENTE DE 15 ANOS MORRE POR COMPLICAÇÕES DA COVID-19; INFECÇÃO POR VARIANTE É INVESTIGADA

Vítima estava internada no Hospital Costa do Cacau.
Uma adolescente de 15 anos morreu por complicações da Covid-19, em Ilhéus, no sul da Bahia, e a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), investiga se ela estava infectada com a variante P.1, de Manaus. O óbito ocorreu no sábado (6).
A adolescente deu entrada no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, para fazer uma cirurgia e na unidade de saúde foi identificado que ela estava com Covid-19. Não há detalhes sobre o procedimento que a adolescente passou no hospital, nem se ela foi infectada na unidade de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus emitiu um alerta nas redes sociais informando que existe essa variante em circulação na cidade.
De acordo com a Sesab, a Bahia possui a confirmação de 19 casos da variante de Manaus, com quatro óbitos e seis do Reino Unido (VOC B.1.1.7), mas sem mortes.
DECRETO PROÍBE VENDAS DE BEBIDAS ALCÓOLICAS E FUNCIONAMENTO DE CABANAS DE PRAIA A PARTIR DE HOJE (12) EM ILHÉUS

Foi publicado na manhã dessa sexta-feira (12), o decreto nº024 em que fica proibida a venda de bebidas alcóolicas e o funcionamento de cabanas de praia durante este final de semana em Ilhéus.
De acordo com a publicação fica suspensa a venda de bebida alcóolica, inclusive por delivery, a partir das 18 horas de hoje (12) até às 05 horas da segunda-feira (15).
Sobre as atividades das cabanas de praia, estão suspensas apenas no sábado (13) e no domingo (14).
ILHÉUS MONTA DRIVE-THRU PARA APLICAR 1ª DOSE CONTRA A COVID-19 EM IDOSOS ACIMA DE 78 ANOS

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que montará nos dias 11 e 12 de março pontos de vacinação no sistema drive-thru para aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com mais de 78 anos. O drive-thru funcionará a partir das 8h, na Avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções; e na Avenida Lomanto Júnior, no Pontal, próximo à lanchonete Larica’s. É indispensável a apresentação do RG; cartão de vacinação; cartão do SUS e comprovante de residência.
A Sesau reforça que dá continuidade à imunização desse grupo prioritário e as doses serão ofertadas conforme o quantitativo repassado ao município. Portanto, o serviço será interrompido quando chegar ao limite de vacinas disponíveis. :: LEIA MAIS »
COVID-19: ASSOCIAÇÃO DOS FABRICANTES DE URNAS FAZ ALERTA NACIONAL SOBRE A POSSÍVEL FALTA DE CAIXÕES

Fabricantes de urnas funerárias na Bahia passam por dificuldades com a produção devido à escassez e aos reajustes de preço das matérias-primas.
Em meio ao aumento do número de mortes por covid-19, A Associação dos Fabricantes de Urnas (Afub) emitiu um alerta nacional sobre a possível falta de caixões se a demanda por enterros continuar crescendo. As fabricantes de urnas funerárias na Bahia passam por dificuldades com a produção devido à escassez e aos reajustes de preço das matérias-primas.
“As matérias-primas oriundas de commodities são tratadas como ‘jóias raras’. A especulação faz com que tenhamos aumentos sucessivos e sem garantia de fornecimento, principalmente quando falamos de Aço, Madeira, MDF e produtos químicos. Estes vêm sofrendo reajustes massivos e o seu abastecimento é incerto”, informa Marinho.
Algumas fábricas caminham para o encerramento das atividades.
COVID-19: ILHÉUS INICIA VACINAÇÃO NA ZONA RURAL PARA IDOSOS ACAMADOS E ACIMA DE 80 ANOS

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou nesta terça-feira (9) a vacinação contra a Covid-19 para idosos acamados e acima de 80 anos que residem na parte norte da zona rural de Ilhéus. Para receber a primeira dose do imunizante, o idoso deve levar o RG, cartão de vacinação, cartão do SUS e comprovante de residência. As doses serão aplicadas até a sexta-feira (12), sempre com início às 8h.
Confira o cronograma:
Vacinação zona rural – módulo Norte
09.03 (terça-feira)
– Carobeira
– São José
– Banco do Pedro
– Castelo Novo
10.03 (quarta-feira)
– Vila Olímpio
– Ribeira das Pedras :: LEIA MAIS »
PRESIDENTE DA CÂMARA INICIA CICLO DE VISITAS A HOSPITAIS QUE ESTÃO PRÓXIMO AO COLAPSO POR CONTA DA COVID

No momento em que os hospitais públicos e privados de Ilhéus estão próximos ao colapso por conta da gravidade da Covid-19 no município, o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), iniciou hoje (08) uma série de visitas à estas instituições, com o objetivo de verificar in loco o funcionamento das unidades e o atendimento que está sendo oferecido à população.
O presidente abriu a série sendo recebido pela direção do Hospital Regional Costa do Cacau. Jerbson visitou as instalações, conversou com familiares de pacientes nas recepções, ouviu dos profissionais médicos, enfermeiros e servidores administrativos, relatos sobre o dia-a-dia de quem vive o drama da doença. “É função do vereador fiscalizar, conhecer de perto a realidade do povo e se colocar à disposição no sentido de contribuir para melhorar o serviço prestado à coletividade”, destacou.
No Costa do Cacau, o presidente da Câmara percorreu toda a sua estrutura acompanhado pelo diretor técnico, médico José Américo Resende Júnior; pelo Assessor Técnico, médico Márzio Ázaro; pelo gerente de Enfermagem, Anderson Luís Franco e pela diretora Operacional, Cristine Alves Câmara.
Central Covid-19 :: LEIA MAIS »









