WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Bahia’

Ita Pedro 2026 consagra o forró como o coração da festa, com 55% da grade de artistas destinada ao ritmo

O balanço oficial detalha a distribuição dos gêneros musicais que integram a maior e mais diversificada programação da história do Ita Pedro 2026, na Arena Zé Cachoeira. A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), apresenta a radiografia da programação do Maior São Pedro do Brasil. O evento contará com quase 40 atrações de peso nacional, regional e local, distribuídas em uma grade estratégica.

Assim como eu outras edições, uma das grandes marcas da festa é a valorização da identidade junina, trazendo a tradição do forró como o centro absoluto dos gêneros musicais. Nas quatro noites de festa, que vão de 25 a 28 de junho, o piseiro e o forró tradicional ditam o ritmo e a energia do público, ocupando a fatia majoritária de 55% de toda a programação. Esses números fazem jus à magnitude do Ita Pedro e provam que, embora o evento abrace a diversidade, a tradição é a base que sustenta a estrutura da festa.

Para além do protagonismo do forró, a grade foi desenhada para dialogar diretamente com as preferências do público sul-baiano. O arrocha, um dos gêneros mais queridos e aclamados pela população local, representa 25% da programação, garantindo a sofrência e a forte identidade cultural da nossa região.

Em terceiro lugar no ranking, o sertanejo chega com 17%, enquanto o eletrônico, com 3%, completa o ecossistema da festa, atraindo públicos de diversos segmentos e de várias partes do país. Essa integração de ritmos populares enriquece o Maior São Pedro do Brasil sem descaracterizar suas raízes.

O Ita Pedro 2026 prova que é possível ser gigante, moderno e plural, mantendo a essência viva. De 25 a 28 de junho, todas as vozes e ritmos se encontram em Itabuna, mas é a sanfona quem dita o compasso do maior e melhor São Pedro do país.

PSB e vereador Maurício Galvão realizam encontro para ouvir moradores do Banco do Pedro

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Ilhéus realizou, no último sábado (6), a primeira edição do projeto “Ouvindo a Cidade”, no distrito de Banco do Pedro. A iniciativa foi liderada pelo vereador Maurício Galvão e reuniu moradores para discutir os principais desafios enfrentados pela comunidade.

O objetivo do projeto é criar um canal direto de diálogo com a população para identificar demandas e construir propostas a partir da realidade vivida nos bairros e distritos do município.

Durante o encontro, os moradores relataram problemas como a falta de médicos nas unidades de saúde, a precariedade das estradas, a ausência de pavimentação em diversas ruas, a falta de merenda escolar e a insuficiência de linhas de ônibus para atender à população.

Para Maurício Galvão, ouvir a população é fundamental para a construção de políticas públicas mais eficientes. “Não dá para planejar o futuro de Ilhéus de dentro de um gabinete. Precisamos estar nos bairros e nos distritos, ouvindo quem vive o dia a dia e conhece de perto os problemas da comunidade. Vamos utilizar as demandas apresentadas para cobrar providências e propor soluções ao Executivo Municipal”, afirmou o vereador.

O projeto “Ouvindo a Cidade” integra uma série de encontros que o PSB de Ilhéus pretende realizar em diferentes bairros e distritos, com o objetivo de aproximar as decisões políticas das necessidades reais da população.

Dois acidentes em menos de 24 horas reacendem debate sobre trânsito na Ponte Jorge Amado

Em menos de 24 horas, dois acidentes foram registrados na Ponte Jorge Amado, em Ilhéus. Um deles terminou com uma vítima fatal. Embora as causas das ocorrências ainda sejam desconhecidas, os casos voltaram a provocar discussões sobre segurança viária, excesso de velocidade e imprudência no trânsito em um dos principais acessos da cidade.

Na noite de sábado (6), um carro capotou na ponte. Apesar da gravidade do acidente, o motorista saiu ileso. Já nas primeiras horas da manhã de domingo (7), uma tragédia marcou o mesmo trecho da via.

O motociclista, identificado por populares como Rafael, morreu ainda no local após sofrer um grave acidente no sentido Centro da cidade. Uma mulher que estava na garupa sobreviveu e foi socorrida por uma equipe do SAMU 192, sendo encaminhada para atendimento médico.

Equipes da Polícia Rodoviária Estadual e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram na ponte para realizar a perícia e a remoção do corpo. As circunstâncias do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades.

Embora as causas do acidente fatal ainda não tenham sido oficialmente confirmadas, a sequência de ocorrências em um intervalo tão curto levantou um debate sobre o excesso de velocidade no local. Frequentemente, moradores e condutores relatam a circulação de veículos e motocicletas em velocidades incompatíveis com a segurança da via, cujo limite máximo permitido é de 60 km/h.

Clima de tensão em Ilhéus diante de especulações sobre afastamento do Prefeito Valderico

Prefeito de Ilhéus Valderico Júnior

Os bastidores da política de Ilhéus vivem dias de tensão. Após a deflagração da Operação Merenda Digna, da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que investiga supostas irregularidades em um contrato de R$ 15,5 milhões para fornecimento de merenda escolar, o clima nos corredores do poder é de apreensão.

O blog Política Ao Vivo trouxe a informação na manhã deste sábado (06) de que circulam nos bastidores especulações sobre a possibilidade de medidas mais duras por parte da Justiça, incluindo um eventual afastamento do prefeito Valderico Júnior. Procurada pela nossa reportagem, fontes ligadas ao grupo político do prefeito confirmaram ao Bahiana Notícias que existe preocupação e tensão entre aliados diante dos possíveis desdobramentos do caso.

A operação cumpriu mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, residências e empresas ligadas à investigação, ampliando a pressão sobre a administração municipal. Um detalhe que chamou atenção foi o fato de o prefeito e parte do secretariado estarem em Brasília no dia da ação. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, a ausência da cúpula do governo facilitou o acesso a documentos e setores da estrutura municipal.

Além da investigação da merenda escolar, a gestão enfrenta questionamentos sobre a continuidade da operação do transporte coletivo pela empresa Atlântico Transportes após o encerramento do contrato emergencial firmado com a Prefeitura. A situação foi alvo de cobranças da vereadora Enilda Mendonça, que pede esclarecimentos sobre a base legal para a continuidade do serviço.

Quatro pessoas perdem a visão após mutirão de cirurgias de catarata em clínica de Salvador

Ao menos quatro pacientes perderam a visão de um dos olhos depois de participar de um mutirão de cirurgias de catarata realizado em uma clínica oftalmológica em Salvador. O caso alarmante foi notificado na Clínica Clivan, localizada na Avenida Garibaldi, e gerou a interdição do estabelecimento pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Segundo relatos, os pacientes começaram a apresentar complicações de visão no período pós-operatório, incluindo dor intensa no olho e perda visual significativa. Alguns dos atendidos precisaram ser encaminhados ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde médicos constataram infecções graves e recomendaram intervenções urgentes. 

Além dos quatro casos de perda visual total em um dos olhos, outros 34 pacientes relataram problemas oculares após o procedimento, como dor, inflamação e piora da acuidade visual. Por conta das denúncias, a SMS suspendeu o convênio da clínica com a Prefeitura e proibiu temporariamente a realização de novos procedimentos no local enquanto as investigações prosseguem. 

Em nota, a clínica afirmou que todos os protocolos clínicos e de biossegurança foram seguidos durante o mutirão. A direção também destacou que realiza milhares de cirurgias por ano e classifica as intercorrências como um episódio isolado. 

A Polícia ainda não informou oficialmente as causas dos problemas, e famílias das vítimas aguardam mais detalhes sobre o que teria provocado as complicações e quais medidas serão tomadas para responsabilizar os responsáveis, caso fique comprovada negligência ou falhas nos procedimentos.

Governador Jerônimo Rodrigues e o ministro do Turismo Gustavo Damião Feliciano lançam projeto Brasil Mais Crédito para o Turismo, nesta segunda (2)

O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro do Turismo, Gustavo Damião Feliciano, e do secretário estadual de Turismo, Maurício Bacellar, lança o projeto Brasil Mais Crédito para o Turismo – Jornada Nacional de Acesso ao Fundo Geral de Turismo (Fungetur), nesta segunda-feira (2), às 9h30, no Hotel Quality Suítes – Stiep, em Salvador.

Integrada com estados e municípios, a iniciativa terá foco na viabilização do acesso ao crédito do Fungetur para prestadores de serviços turísticos do Brasil. O Brasil Mais Crédito para o Turismo também vai oferecer apoio para a regularização no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e envolve, ainda, a inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, que orienta políticas públicas do órgão e proporciona benefícios aos municípios integrados à ferramenta estratégica.

*Serviço:*
*Data:* Segunda-feira (2/3/26)
*Horário:* 9h30
*Local:* Hotel Quality Suítes – Stiep

Prefeito de Ilhéus aparece ao lado de Wesley Safadão durante passagem por Lisboa

O prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior (União Brasil), foi fotografado em Lisboa ao lado do cantor Wesley Safadão. O encontro aconteceu em um restaurante de alto padrão na capital portuguesa e ganhou repercussão nas redes sociais após a publicação do registro.

A imagem foi compartilhada pelo empresário José Wagner, conhecido na internet como Galeguinho das Encomendas. Além do artista e do prefeito, também aparecem na foto o empresário André Dantas, que atua na gestão de nomes como Dorgival Dantas, Eric Land e Natanzinho Lima, e Julio Cesar, conhecido como Julio Camarote, ligado à empresa OK Promo, responsável pelo gerenciamento de carreiras no segmento do forró e arrocha.

O local escolhido para o encontro é conhecido por oferecer uma proposta gastronômica que reúne influências da culinária indiana, tailandesa, chinesa e japonesa, em um ambiente inspirado nas grandes metrópoles asiáticas. Segundo avaliações disponíveis em plataformas especializadas, a experiência no restaurante pode chegar a cerca de 300 euros para duas pessoas, o equivalente a aproximadamente R$ 1,8 mil na cotação atual.

Crise na base: insatisfação do Republicanos pressiona ACM Neto por vaga de vice ao Governo da Bahia


A disputa pela composição da chapa de ACM Neto (União Brasil) ao Governo da Bahia entrou em uma fase delicada. Segundo informações divulgadas pelo site Central de Política, o Republicanos, um dos principais aliados do ex-prefeito de Salvador, demonstra forte insatisfação com os rumos das negociações internas.

De acordo com bastidores apontados pela Central de Política, o partido não aceita mais permanecer à margem das decisões estratégicas e avalia que já fez concessões significativas no arco de alianças, a exemplo do recuo na disputa por uma das vagas ao Senado.

Para a cúpula do Republicanos, o posto de vice é considerado inegociável e estratégico para o fortalecimento da legenda no estado. Entre os nomes colocados à disposição para compor a chapa estão o do deputado federal Márcio Marinho e o do ex-deputado Marcelo Nilo.

Além da disputa por espaço, a sigla também teria feito críticas à condução política de ACM Neto, apontando um perfil centralizador e demora na definição da chapa completa, o que, segundo avaliação interna, pode favorecer os articuladores do governo estadual no controle da agenda eleitoral e no ritmo da campanha.

A pressão cresce à medida que outros nomes ganham força nas especulações para a vice, como os prefeitos José Ronaldo (Feira de Santana), Sheila Lemos (Vitória da Conquista) e Zé Cocá (Jequié). Entre eles, o nome visto como mais viável seria o da prefeita de Conquista, Sheila Lemos, por representar o interior e ampliar o alcance político da chapa.

Ainda conforme a Central de Política, caso a escolha recaia sobre Sheila Lemos, o vice-prefeito Dr. Aloísio Alan, filiado ao Republicanos, assumiria a prefeitura. Diante do cenário, o partido sinaliza que não aceitará um papel secundário na estrutura que disputará o comando do Palácio de Ondina.

Caso Ranilta Bonella: julgamento de empresário é marcado para maio de 2027

Screenshot

A Justiça da Comarca de Ilhéus definiu para o dia 25 de maio de 2027, às 8h, a realização do júri popular que irá julgar o empresário Tharciso Romeiro Santiago Aguiar. Ele é acusado de homicídio após atropelar a dentista Ranilta Bonella, em junho de 2022, na zona sul de Ilhéus.

De acordo com as informações do processo, o atropelamento resultou na morte da vítima ainda no local do acidente. O caso teve grande repercussão na cidade e segue em tramitação desde então.

Em despacho assinado na última quinta-feira (26 de fevereiro), o juiz responsável pelo caso determinou ajustes na fase final da ação. Entre as medidas estão a adequação da lista de testemunhas e a organização dos pontos técnicos que deverão ser esclarecidos antes da sessão do júri.

Com a data marcada, o processo entra na etapa decisiva. Durante o julgamento, o Conselho de Sentença será responsável por analisar as provas apresentadas e deliberar sobre a responsabilidade criminal do acusado.

A expectativa é que o júri reúna familiares da vítima, representantes da acusação e da defesa, além de membros da sociedade civil convocados para compor o Conselho de Sentença.

Comissão e Frente de Mulheres da Câmara de Ilhéus preparam ações para o Março Mulher

A Comissão e a Frente Parlamentar das Mulheres da Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) se reuniram, nesta quarta-feira (25/02), para discutir ações alusivas à campanha ‘Março Mulher 2026’. Na ocasião, já foram definidas duas atividades que serão realizadas no município pelos coletivos, no mês dedicado ao combate à violência e à desigualdade de gênero.

Está prevista uma audiência pública na CMI para debater a construção do Pacto Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio, além da organização de uma caravana para levar aos bairros da cidade atendimentos psicológicos a vítimas de violência, por meio de um ônibus itinerante.

Participaram da reunião as vereadoras Enilda Mendonça (PT) e Rúbia Carvalho (AGIR), o vereador Maurício Galvão (PSB) e a assessoria do vereador Neto da Saúde (PMB).

*Novas ações*
O encontro também avançou na discussão sobre o calendário anual e definiu algumas das ações para depois de março: encontros mensais para debater campanhas de combate à violência contra as mulheres; aula de conscientização para pais e estudantes das escolas dos distritos; corrida contra o feminicídio; e uma campanha de doação de sangue.

— —
_Comunicação da Câmara Municipal de Ilhéus (CMI)_
_@camaradeilheusoficial_



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia